24 agosto 2015

Resenha - Memória Falsa




Miranda acorda sozinha em um banco do parque, sem memória. Em pânico, ela libera uma energia misteriosa que incita puro terror em todos ao seu redor. Exceto Peter, um menino que não está de todo surpreso com a capacidade chocante de Miranda. Deixada sem escolha a não ser confiar neste estranho, Miranda descobre que ela foi treinada para ser uma arma e fazer uma parte de uma força de elite de adolescentes geneticamente alterados que possuem habilidades de combate impecável e poderes fortes o suficiente para destruir uma cidade. Mas ajustar à sua antiga vida não é fácil, especialmente com Noah, o namorado que ela não consegue lembrar que ama. Quando Miranda descobre uma verdade sombria sua equipe precisa fugir. De repente, seu passado não parece importar quando não se pode ter certeza de um futuro...



Livro: Memória Falsa
320 páginas || Skoob || Cortesia: Vergara&Riba || OndeComprar ||









Miranda North. Dezessete anos. Cleveland. Shopping. Parecer normal. Não chamar atenção. Isso é tudo o que ela consegue se lembrar. Após ter acordado no meio de um shopping, Miranda não se lembra de nada sobre sua vida, apenas coisas básicas que lhe vem a mente sempre que ela se encontra próxima de fazer algo que seu corpo reconhece como uma lembrança.

Ela não sabe quem é, mas tem a sensação de que algo está errado e de que não deve chamar atenção, porém ela também sabe que deve se localizar e tentar o mais rápido possível descobrir quem é, assim ela toma coragem e vai até o segurança do shopping com a esperança de que ele possa lhe dizer quem ela é ou pelo menos lhe apresentar alguém que possa.

Porém as coisas não saem como esperado, ele não acredita que ela esteja falando a verdade, para ele tudo não passa de uma brincadeira de mau gosto que adolescentes costumam fazer e então os instintos de Miranda entram em ação e antes que ela se dê conta o segurança está no chão embaixo dela tentando pegar sua arma. Isso não pode acontecer. Uma dor lancinante toma conta dos seus olhos e algo — um calor — ser expande de dentro para fora dela e o caos começa.

Gritos. Dor. Correria. Choros. Mortes. Medo. Caos em seu mais primitivo estado e de alguma forma Miranda sabe que a culpa é dela, mas há uma pessoa em meio a todo este caos que permanece sentada calmamente no meio da praça de alimentação e assim que seus olhos encontram Miranda sabe que ele tem as respostas que ela precisa.

"Eu podia ficar ali e continuar sem respostas, ou podia me arriscar com o garoto maluco e sem medo. Eu não tinha muita escolha."

Seu nome é Peter. Ele a conhece desde sempre. Eles são em quatro. São chamados de Rosas. Possuem capacidades psíquicas capazes de despertar o medo nos outros. É por causa dessa capacidade que ela se esqueceu do seu passado. Eles tem que voltar logo para casa. E quem fez com que ela não tomasse a medicação responsável por manter suas memórias foi seu namorado, a pessoa que supostamente ela mais ama no mundo. E que ele fugiu com Olive e não com ela.

"Se você ama alguém, a ideia é respeitar essa pessoa o suficiente para confiar nela. E não roubar a liberdade dela. A vida dela."

Miranda se sente segura ao lado de Peter, seu suposto amigo e líder, mas a cada minuto que passa Miranda se pergunta quem é e por que motivo ela têm tal capacidade. Assim como o que de fato está acontecendo, porque ela pode não se lembrar de quem é mas ela com certeza sente que algo está errado e a cada momento fica mais difícil saber em quem ela pode confiar e o que de fato ela sente, sem ser os ecos do fantasma que ela foi no passado mas que agora não é mais.


Narrado em primeira pessoa do ponto de vista de Miranda, o livro passa imensamente rápido para qualquer fã de ficção científica, romance é uma boa história de modo geral.

Podemos em todo momento avançar com a protagonista, desde que o momento em que ela acorda sentimos sua confusão, sua dúvida, seu medo e conforme os acontecimentos se desenrolam vemos e entendemos todos os dilemas físicos e - principalmente - mentais pelos quais ela passa e nos sentimos convencidos da veracidade deles.

Mais importante ainda foi como o autor tratou todos os aspectos científicos e mesclou ação, suspense e romance em doses que para mim ficaram ótimas, enquanto o li não pude deixar de ter a sensação de estar vendo algum episódio de uma série de TV da Warner ou então Universal.


Para fãs de distopias como Maze Runner - não que esse livro seja uma, porque não é, mas ele tem um "Q" que me faz lembrar o ritmo delas -, de Neil Gaiman, filmes como Matrix, e séries de TV com uma pegada mais científica como Medium ou mesmo Beauty and Beast eu super recomendo este livro que me deixou louca pela continuação!

"Eu queria conhecer você", pensei. "Queria que fosse como antes, quando éramos uma família e não existiam problemas externos, quando não tínhamos que fugir de nós mesmos. Literalmente."

42 comentários:

  1. esse é com certeza um dos livro que leria
    por que sem sombra de duvida amo livros desse gênero ainda mas que ela perdeu a memoria fica mas emocionate (suspense)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Leticia.
      Sim a trama com certeza fica mais intensa por conta da perda de memória, então espero que curta bastante a leitura.
      Bjos

      Excluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas me interessei bastante.
    A premissa parece ótima e se o autor tiver conseguido criar um enredo envolvente e marcante (parece que conseguiu), deve ser uma ótima história.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aline.
      Sim o autor conseguiu criar uma ótima trama envolvendo os personagens e quase ninguém ouviu o que eu acho uma pena, dado o fato de o livro ser ótimo, espero que goste.
      Bjokas e obrigada.

      Excluir
  3. Oi, Agatha!

    Ao iniciar a leitura da resenha, pensei se tratar de uma distopia! E ao final vi que essa obra não é desse gênero. Mas olha, eu gostei bastante justamente por ter esse "gostinho" de distopia... Eu gostei tanto da resenha, da temática e da capa do livro que fui procurar se tinha na Amazon para o Kindle e fiquei bem triste que só tem a versão física pq agora não posso arcar com o valor! =( E agora? quero muitoooo <3 Ótima resenha.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Juliana.
      Fico bem feliz que tenha gostado da resenha e que tenha se interessado tanto no livro, porque ele é muito bom, mas eu bem sei que o preço é um pouquinho elevado mesmo, uma pena, pois isso as vezes dificulta a compra né?
      Bem, espero mesmo que você possa lê-lo logo logo, então rezando para surgir uma promo beeeem legal!
      Bjokas

      Excluir
  4. Oi Agatha, eu não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante apesar de eu não ser muito fã de distopias, achei legal e diferente da protagonista não se lembrar de nada exceto por alguns fatos. Fiquei bem curiosa. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kétrin.
      Então menina, o livro não é uma distopia, só tem um leve gostinho de uma, mas sim, é bem interessante essa situação.
      Bjinhos e obrigada!

      Excluir
  5. Tem tanta gente que ama e suga a liberdade do outro achando que assim que se demonstra o amor, não é mesmo? Que capa maravilhosa!! Ainda não conhecia o livro
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sim, pior que tem mesmo e eu não gosto muito disso sabe? Se você ama, de verdade, a felicidade do outro passa a ser uma prioridade é fato, mas a escolha dele(a) tem sempre que ser respeitada. Gostei de como isso foi tratado no livro.
      Bjs

      Excluir
  6. Oi que resenha esplêndida não conhecia o livro mais fiquei muito curiosa para ler , acho q este é o segundo livro depois de fragmentados que despertou realmente meu interesse e me fez querer le-lo ...
    E sim sua premissa contribuiu muito para isso
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aline.
      Quer bom que contribuiu e menina, estou lendo Fragmentados e "Nossa!!!", só posso dizer isso, mas não me arrependo de o ter escolhido para ser minha próxima leitura.
      Bjinhos e fico muito feliz com seu interesse.

      Excluir
  7. Oiii Aghata!!

    Eu não conhecia esse livro e nossa, foi dificil parar de ler sua resenha. Eu achei genial esse enredo. Adorei essa mescla de temas que o autor fez e principalmente o fato de que a narrativa foi super dinamica. Gostei muito do que você citou e espero conseguir ler em breve!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      Fico surpresa com a quantidade limitada de pessoas que o conhecem, o que eu acho uma pena, uma vez que a história promete muito. Fico contente que tenha gostado tanto e também espero que você consiga lê-lo logo, quero mais fãs de Memória Falsa para se juntarem a mim!
      Bjinhooos

      Excluir
  8. Que resenha maravilhosa, Agatha. Tão boa que to com vontade de ler esse livro. Adoro ficção cientifica e afins. Essa pegada meio misteriosa deixa o leitor com uma curiosidade enormeee! Já li livros de Neal Gaiman e curti. Se for parecido, assim como você disse na resenha, eu já quero ler esse livro da VeR.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Obrigada, de verdade. Eu também gosto dessa pegada mais ficção e acho fascinante, e sim, acho que alguns fãs de Neil podem gostar desse livro sim, pelo menos para mim foi como ler e ficar uma vozinha ao fundo indicando ele.
      Espero que goste do livro quando o ler.
      Bjs e não esqueça de deixar seu nome da próxima vez!

      Excluir
  9. Como você eu também pensei em seriados enquanto lia sua resenha, também achei que daria uma boa história em quadrinhos de super-heróis, não conhecia o livro mas esse foi o sentimento que sua resenha me passou.
    Fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com a protagonista.
    Parabéns pela resenha gostei muito.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dani.
      Olha menina devo dizer que é bem surpreendente o que acontece com a protagonista, quando eu li pensei "Uau, que reviravolta!", espero que leia e depois me diga o que achou.
      Bjs e obrigada, é muito importante saber que você gostou.

      Excluir
  10. Oi,

    Ainda não conhecia o livro, pelo que vi tem uns toque de distopia o que me deixa curiosa pela história.
    A minha curiosidade por saber o desfecho e destino da protagonista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mari.
      Fico contente que tenha ficado curiosa e espero que goste bastante da trama!
      BJs

      Excluir
  11. Bom, eu fiquei intrigada com o livro, e adorei sua resenha.
    A história é doida é confusa e eu amo livros assim, vamos desdobrando um pedacinho do enredo a cada Pagina.
    Parabéns pela resenha, bjs, Tay docLet It Shine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tayana.
      Eu também adoro quando o livro é uma confusão controlada e proposital que nos vai dando um parecer a cada nova descoberta por parte dos protagonistas, espero que adore a leitura!
      Bjinhos e obrigadaaa.

      Excluir
  12. Olá!
    Eu não conhecia o livro. Achei uma história bem diferente, Não sou muito de ler ficção cientifica. Não sei se leria, mas quem sabe mais pra frente.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Suelen.
      É mesmo uma trama bem diferente, mas mesmo para quem nunca leu ficção científica eu não desconsideraria pois ele pode ser um bom pé de partida para o gênero.
      Porém como você disse, quem sabe mais para frente não?
      Bjs

      Excluir
  13. OI Agatha..
    Ainda não conhecia o livro, mas gosto quanto tem suspense e ação com um pequena dose de romance. Gostei da premissa do livro e claro que gostaria de ler.
    Apesar de ter lido pouco ultimamente gosto de ficção científica. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Leticia.
      Menina a premissa é mesmo interessante não? E essas doses que você citou são perfeitas juntas, se bem feitinhas o livro fica com um ótimo gostinho!
      Bjokas e espero que venha a conhecê-lo logo!

      Excluir
  14. Olá!
    Como não leio quase distopia deixaria pra lá.
    Mas gostei da autora dosar romance , ação e suspense tão bem.
    Quem sabe um dia eu leio rsrs
    Adorei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      Então bem...o livro não é uma distopia, na verdade se passa nos nossos dias, eu disse que tem um ar meio distópico, só isso, mas quem sabe você não leia mais para frente não?
      BJs

      Excluir
  15. Olá!

    Acho que a leitura vale a pena por ter suspense e ação. É uma excelente sugestão de distopia, vou anotar para que eu possa ler em breve.

    resenhaeoutrascoisas.blogpsot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kamila.
      Como eu disse acima, o livro não é uma distopia, ele tem o ar de uma, mas se você curte, fica a dica e depois me conte o que achou!
      Bjinhos

      Excluir
  16. Uau! Super resenha e curiosidade alarmada, ainda quero esse livro.
    Parece o tipo de leitura que me atrai, se bem que ficção cientifica e outros não são lá meu gênero, mas não custa tentar não é.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie K.
      Sim, não custa nada, até porque as vezes é bom nos aventurarmos um pouquinho longe da nossa zona de conforto não? Espero que quando o leia fique satisfeita!
      Bjokas

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas confesso que fiquei super instigada por sua resenha. Além disso, a capa chamou bastante a minha atenção.

    Beijos,

    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Agatha!
    Geralmente não tenho interesse por ficção científica, mas esse livro despertou minha curiosidade. Parece ser muito bom.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua resenha.
    O fato de ter citado Maze Runner e que ele tem uma história que o faz lembrou já me agradou muito.
    Adoro livros que parecem distopia, mas são uma ficção científica, junto com suspense e romance, me deixam 100% ligada na história e termino correndo o livro

    ResponderExcluir
  20. Oi Agatha, tudo bem?
    Não conhecia o livro Memória Falsa ainda, mas confesso que não me interessei muito por ele.
    Achei a história muito confusa e isso me desanimou e fez não me interessar por realizar essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  21. Só de ler a sinopse eu gostei do livro, o tipo que eu leio e já decido comprar, após sua ressenha eu tive certeza, adoro livros com essa pegada, e pelas comparações que você fez eu tenho certeza que é uma otima leitura! Adoro ficção cientifica, ainda mais que lembre distopias, eu amo distopias!!! Parabéns pela sua resenha, ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  22. Nossa adorei!!!
    Querooooooo. Mas vou me conter e guardar a dica, esperar lançamento do próximo livro, para então comprar esse. É muito ruim esperar milênios pela continuação.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  23. Oi, não conhecia nem o livro, mas a história me pareceu ser bem tensa e um pouco confusa, não sei porque, mas me senti meio perdida na história lendo a sua resenha. Apesar de gostar de livros com ficção científica ou algo desse tema na história, eu não o leria por agora, mas quem sabe mais pra frente.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Aghata... menina a capa é bem distópica para o meu gosto kkkkkk, o tempo todo que venho lendo sua resenha, senti que lia uma distopia, mas como você disse não, mas ficou a minha curiosidade... porque gosto de personagens desmemoriados kkkkkk. Fiquei imensamente interessada pela narrativa desse livro... demais mesmo... O enredo parece eletrizante e parece que a confiança é bem trabalhada na desconfiança, foi pelo menos o que eu percebi, mas posso estar enganada... mas já sinto que necessito desse livro... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Ágatha!
    Fiquei sem fôlego só de ler sua resenha imagino com o livro!
    Adoro livros assim, com enredo eletrizante e cheio de ação, suspense e romance. Quero ler com certeza!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie linda.
    Eu estava curiosa para ler o livro e depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa.
    Adorei a premissa, e saber que o autor mesclou ação, suspense e romance me deixou mega feliz, pois realmente não tem como dar errado kkkkkkkk.
    Sendo o livro ainda narrado em primeira pessoa me deixa ainda mais feliz.

    ResponderExcluir