03 agosto 2015

Resenha - Eu te darei o sol





Eu Te Darei o Sol - Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Livro:
Eu te darei o Sol
384 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito|| Onde Comprar ||










Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.

Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Segredos são pedras pesadas que são carregadas por quilômetros e quilômetros. A princípio eles não pesam. Parecem algo a aguentar por toda uma vida. Depois, começam a fazer diferença. E as vezes esses segredos são carregados por uma traição.

Então se tornam pedras que puxam para baixo, sufocam. Traições são dolorosas, destrutoras, levam o respeito e o amor por alguém embora. Traições unem e desunem, fazem viver e as vezes morrer.

"É verdade. Outras crianças têm livros infantis, nós temos livros de arte. - Vamos começar a fazer visitas a museus e galerias neste fim de semana. Vai ser ótimo. Vocês dois podem fazer concursos de desenhos."

Jude e Noá são irmãos gêmeos que fazem tudo juntos e ao mesmo tempo disputam por tudo. A afeição dos pais, os amigos e também uma vaga em uma grande escola de arte na qual sua mãe deseja que eles entrem. Noá é o gênio. Desenha maravilhosamente bem. Jude também é inteligente, porém apenas constrói desenhos na areia ou costura vestidos, sempre de uma maneira mais discreta não compartilhando com ninguém.

Quando começam a se preparar para concorrer a vaga na escola de arte, as disputas entre eles também começam a ficar mais forte. A preferência da mãe está claramente para Noá. Até que algo acontece, deixando toda a família abalada e uma dezena de segredos pendentes.

"Ou talvez uma pessoa seja feita de várias pessoas - digo. - Talvez estejamos acumulando novas personalidades o tempo todo. - Carregando-as ao fazermos nossas escolhas, boas e más, enquanto erramos, organizamos, perdemos a cabeça, encontramos nossa cabeça, desabamos, nos apaixonamos, sofremos, crescemos, nos retiramos do mundo, mergulhamos no mundo, ao criarmos coisas e destruirmos coisas."

Com tantos segredos e sufocados pela tragédia, Jude e Noá se afastam, bem como o resto da família. E percorrem um grande caminho cheio de destruição até chegarem novamente em um ponto de partida onde as coisas podem começar a ser desenhadas mais uma vez.

"Não sei como isso é possível, mas é: uma pintura é ao mesmo tempo exatamente igual e completamente diferente todas as vezes que você olha para ela. É assim que são as coisas entre mim e Jude agora."

Eu te darei o sol era um livro sob o qual coloquei grandes expectativas. E claro, mais uma vez acabei me surpreendendo, de forma não tão positiva. Recebeu três estrelas devido mais a fatores relacionados ao que eu desejo em um livro. Em primeiro lugar a linguagem é bastante cansativa. Os personagens ficam fazendo alusão a artes, espíritos, magias e coisas secretas, o que fica entediante, em certos momentos, mas no decorrer do livro é possível se acostumar com isso. Em segundo lugar os gêmeos, Jude e Noá, além de outros personagens que aparecem no decorrer do livro são artistas bastante excêntricos e diferentes, com mentes carregadas de reflexões, e suas personalidades e atitudes não me atraíram.

Por outro lado a relação de irmãos gêmeos que é mostrada é muito sensacional. Ambos possuem uma forte ligação, o que é bonito de ler. Uma amizade enorme. Há também o fator de que vários temas bastante atuais são abordados. A homossexualidade é um deles, mostrado de uma forma perfeita. Os temas segredos e traição também estão presentes, recebendo uma grande apresentação.

Preciso destacar que não consegui me sentir presa por nenhum personagem em especial, apenas por algumas de suas características.

O livro é narrado em primeira pessoa. Hora por Noá, aos treze anos, quase quatorze, e hora por Jude, aos dezesseis anos. Esse método de narração alternada permite que possamos conhecer como era e o que mudou em dois anos, o que se torna muito interessante. O título é a melhor parte e demonstra o amor que os gêmeos sentem um pelo outro e desejam as coisas, a ponto de no meio do livro surgir tal citação.

Esse livro é sobre relacionamentos, principalmente. Relacionamento entre irmãos, pais, amigos, amores. Fala sobre o quanto uma relação pode mudar de uma hora para a outra com segredos e o quanto também relações podem ser construídas e reconstruídas.

Indico para todos aqueles que gostam de histórias sensíveis, um pouco dramáticas, construída por muita arte.


49 comentários:

  1. achei a história inteira singela, delicada, tratando de diversos temas atuais com extrema delicadeza, falando de sentimentos que são tão reais que parece que a história ganha mais vida!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2015/07/resenha-mentiras-que-confortam.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado da ideia do livro, espero que possa apressiar muito a leitura.

      Excluir
  2. Bom, uma dica perfeita para quem quer dá férias a leitura romântica, recentemente li o enredo parecido, a diferença era que elas eram primas, no entanto se gostavam como irmãs. É na adolescência que começa a intriga e ciúmes.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o enredo que você leu que era parecido. Fiquei muito curiosa e sempre gosto de novas dicas.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?! Conheci seu blog e gostei muito, já segui o blog, o twitter e também curti a página no facebook. Sucesso!

    Que pena que sua leitura não foi totalmente proveitosa, estou com muita vontade de lê-lo, parece ser bastante emocionante.

    Abraços do Dan :)
    •bookdan.blogspot.com
    •twitter.com/@leitura_dan
    •facebook.com/leituradan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, obrigada por seguir e nos acompanhar por aqui, tenho certeza que a silvana e todas as colaboradoras ficamos muito felizes.
      Espero que curta a leitura.

      Excluir
  4. OI Tamara...
    As opiniões sobre este livro se dividem. Bom, eu quero ler, mas vou tentar não criar expectativas, parece que sempre acontece algo quando criamos né.
    Não imaginava que pudesse ter uma escrita cansativa.
    Gostei de ver o que achou, gosto de historias sensíveis.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as expectativas nos livros são os caminhos para a decepção, na maioria das vezes. E quando não esperamos nada acabamos gostando. Espero que curta muito a leitura.

      Excluir
  5. achei a história inteira singela, delicada, tratando de diversos temas atuais com extrema delicadeza, falando de sentimentos que são tão reais que parece que a história ganha mais vida!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2015/07/resenha-mentiras-que-confortam.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado da ideia do livro, espero que possa apressiar muito a leitura.

      Excluir
  6. Olá, Tamara. Eu Te Darei o Sol parece ser um ótimo livro, a capa é bem diferente e a história parece ser emocionante. Assim que eu tiver a oportunidade irei lê-lo!
    Beijos,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, realmente, é um enredo bem... peculiar, não li muita coisa parecida.
      Boa leitura!

      Excluir
  7. Oi Tamara, que pena que o livro não foi tudo o que você esperava, eu também criei muitas expectativas diante dele mas ainda não li. Ele será uma das minhas próximas leituras, ainda quero ler, mas já estou abaixando as expectativas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, espero que você goste, esse livro está no ame ou odeie, rs.
      Quero ver sua opinião :)

      Excluir
  8. Olá!
    Esse é um dos livros que irei ler e fiquei meio decepcionada ao ler a sua resenha e ver que o livro não é tão bom. confesso que desanimou pra mim ler, mas pelo menos tem a relação de irmãos gêmeos para nos emocionar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a relação de Jude e Noá é emocionante, a ligação de gêmeos fascina.
      Espero que a leitura possa ser boa para você, fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  9. Mesmo que a sua resenha não tenha sido tão positiva, eu achei a história bem interessante e espero um dia conseguir ler esse livro. Achei os quotes maravilhosos <3
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Isa, pois é, infelizmente não foi tão boa a leitura, talvez não fosse a hora. Destaquei aqui no blog, em outra postagem vários quots lindos do livro, espero que possa conferir.

      Excluir
  10. Olá!
    Eu Te Darei o Sol é uma das minhas próximas leituras. A sua resenha foi a única que li com a menor nota, mas gostei bastante dos pontos que você ressaltou e do seu ponto de vista.
    Estou bastante curiosa com a história e quero ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Aline.
      Fico bem feliz que tenha gostado da resenha.
      Gostaria de saber sua opinião. Ainda não investiguei as resenhas desse livro por aí, mas vou procurar, rs.

      Excluir
  11. Olá Tamara!
    Estou com esse livro para ler em parceria com a NC, mas ainda não tive tempo, espero que eu possa gostar da história, porque dificilmente gosto de livros com personagens tão jovens! Mas se existe algo que amei foi essa capa. Abraços!

    Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, me identifico com o seu gosto. Também não sou a maior fã de personagens jovens, só com algumas exceções.
      Espero que tenha uma boa leitura.

      Excluir
  12. Oi, Tamara!
    Leio resenhas muito positivas sobre o livro, mas ainda não senti aquele desejo em fazer a leitura. Não sei bem o porquê, acredito que a premissa não tenha me cativado. Ainda assim, não costumo desistir de alguns livro e espero futuramente poder ter uma oportunidade de conhecer a história.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. acontece isso de alguns não nos chamarem tanta atenção. Imagina também se todos chamassem, risos.
      Se ler, espero que goste

      Excluir
  13. Oie...

    Hum... Sua resenha não me deixou animada para ler o livro. =/
    Ele não é nada do que imaginei que seria, mas vou tentar ler do mesmo jeito. Uma pena que ele não tenha de agradado como tinha imaginado, é horrível quando isso acontece.
    Quem sabe em uma releitura a visão seja outra.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Juh.
      Verdade, talvez apenas não fosse o momento para a minha leitura.
      Pena a resenha ter lhe desanimado, mas espero que possa ter uma visão diferente da minha e gostar.

      Excluir
  14. Olá,

    *Sil o bicho chamado preguiça me mordeu e eu sumi da net. kkkk' Preciso voltar a ativa e me livrar da preguiça*

    Bom, eu já li um livro da Jandy e não achei aquela maravilha e confesso que não fiquei animada com essa leitura. Do PB a Mirian que irá fazer essa leitura. Eu trabalho com arte e acho que essa leitura vai até ser interessante para mim, mas ainda não me sinto muito atraída. Preciso ler coisas animadas que ando bem pra baixo esses tempos.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula. Bem-vinda de volta!
      Vou conferir a resenha da Miriam, então, e como você gosta de arte talvez se atraia pela leitura.

      Excluir
  15. Oi Tamara, sua linda, tudo bem
    Nossa, parece ser muito forte o drama por que eles irão passar, tantos segredos, traições. Porque a mãe tendo dois filhos manifesta expressamente a preferência por um dele? Não sabe como isso é destrutivo em relação ao relacionamento com o outro filho? Parece ser um bom livro, tratando de um assunto que considero muito importante: família.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila, também considero o tema família muito importante e gosto muito de ler coisas com o assunto, principalmente aqueles que tem uma família enormes.
      Sim, o drama é bem forte mesmo.

      Excluir
  16. Eu imaginava um livro totalmente diferente, mas lendo a sua resenha pude descobrir que não irei gostar do livro como imaginava que gostaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, pena ter lhe desanimado, mas se ler espero que goste. Eu também imaginava algo muito, muito diferente.

      Excluir
  17. Um amigo ia me dar esse livro, mas fiquei em dúvida se seria bom ou não, acabei que não quis o livro, mas só vejo opiniões boas sobre ele agora :(

    http://perdidoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUe pena que não quis o livro, vale a leitura. Mas quem sabe ainda possa vir a adquiri-lo. E espero que aproveite.

      Excluir
  18. Olá!
    Eu não havia me interessado muito pelo livro e a sua resenha só ajudou o meu desinteresse a aumentar haha. Vou passar longe da obra.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que pena que contribuí para a diminuição do seu interesse, mas resenhas sempre nos ajudam a peneirar um pouco a longa fila de leituras que temos, né?
      Boas leituras!

      Excluir
  19. Olá!
    Não leio muito livro sobre relacionamentos por isso não leria.
    Crianças quando entram no meio sempre me emociono e não te legal pra emoções fortes rsrs
    Todas resenhas que leio sempre falam que leem com as expectativas altas
    Sempre ferro quando isso acontece rsrs

    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, crianças/adolescentes sofrendo sempre nos afetam. Principalmente adolescentes, comoo no caso de Jude e Noá, que estão crescendo, evoluindo e cheios de conflitos com eles próprios.
      Boas leituras.

      Excluir
  20. Oii,
    Confesso que mal li sua resenha com medo de spoilers kkkk estou muito ansiosa pra esse livro e ele está na minha estante esperando.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila, não dou spoilers, mas espero que goste da leitura.

      Excluir
  21. Oiee ^^
    Por mais que o livro não tenha te agradado 100%, ainda o quero por causa da capa...haha' Parece ser muito interessante, gostei da premissa dele e do fato de mostrar as relações dos personagens entre si.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, espero que você possa aproveitar muito a leitura. A capa parece ser unânime que está boa. Novo conceito tem arrasado em suas capas.

      Excluir
  22. Oii Tamara!

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da capa e a história parece ser ótima! Ainda estou pensando se o leria pois como você disse é uma história sensível e não sei se quero ler livros assim agora.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Amanda.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Sim, é sensível, meio angustianter as vezes. Quando resolver ler espero que tenha uma boa leitura e compartilhe sua opinião.

      Excluir
  23. Olá, boa noite!

    Saber que a linguagem do livro é cansativa, me leva a desejar passar longe dele, gosto de leituras que fluem facilmente, como se nós, leitores, estivéssemos participando da coisa toda e quando vemos o livro acabou. A premissa é algo que me deixa em cima do muro também, hoje, diria que não leria. Quem sabe futuramente. Parabéns pela resenha e a sinceridade contida nela.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  24. Oiee.

    Olha, estou com os pés atrás com este livro, porém, vou ler e tirar minhas próprias conclusões, mas sem grandes expectativas.


    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Estou com esse livro na fila para ler já a um tempinho mas sempre enrolo com ele! Não sei, acho a capa dele linda, a história com um potencial bom e empolgante mas tenho medo de me decepcionar. Já aconteceu isso com você? Vou tentar enquanto ainda estou de férias e depois conto tudo lá no blog!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Tamara!!
    eu quero muito ler Eu te darei o sol, mas estou com um pouco de medo.
    me decepcionei horrores com um outro livro da autora, e o engraçado é que todos amaram kkk
    enfim lerei esse por que gostei muito do enredo, e quero dar uma segunda chance a autora ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá! Achei os temas abordados bem interessantes, assim como a narrativa intercalada. Entretanto, a sinopse não me chama muito a atenção, não sinto vontade de ler... Uma pena que o livro não foi tudo o que você esperava. Bjs!

    ResponderExcluir