Resenha: O Despertar da Roseira

14 novembro 2023



O Despertar da Roseira é um livro de poesias profundas, delicadas e, por conseguinte, cheio de reflexão. E através dos versos que compõe os textos que o autor Fernando Latorraca leva o leitor a vivenciar momentos de puro deleite com as mensagens implícitas em suas poesias. 

O livro é dividido em partes, sendo "Prelúdio" o início, com a poesia "A Palavra" que antecede a primeira parte do livro e traz a esperança como sua principal estrela. Partimos então para a primeira parte, com "Rosas Cor de Nuvens" que conta com cinco poesias, sendo elas: "Mensagem", "Encontro", "Nascimento", "Comunidade" e "Tarefa", nos quais o autor chama atenção para alguns sentimentos e vivências que estamos sujeitos a nos deparar no dia a dia e ao longo da vida, como, sofrimento, perseverança, resiliência e coragem.

A parte II denominada por "Rosas Cor de Sol" também é composta por cinco poesias, e são elas: "A Marca", "União", "Revelação", "Grades" e "Pão" que aborda temas como, mudanças, ciclos que se fecham para que outros comecem, fala também sobre a vida, que pulsa e clama que a vivamos com intensidade e urgência, fala sobre o futuro e o amor, capaz de unir e transformar, fala de realização de sonhos e de se desprender daquilo que nos mantém no mesmo lugar e nos impede de tentar e ir além.


Grades

Vejo as grades da janela
E a luz que ultrapassa as frestas
Respiro fundo
O ar capaz de me encher o corpo
Em devoção engasgo
Com a água que sorvo, apressado

O que desejo é isto
O confronto, o susto, o choque

Com a luz que chega até mim
E me revela os limites

De tudo que há por aqui
Os limites duros da pedra estática

E, no entanto, sobre a mesma pedra, quente,
Queimamo-nos em vida

Difícil é enxergar
Sem ser tragado e consumido

Há uma força a mover o mundo
E outra a nos mover os sonhos

Mas é num sonho vivo
Que podemos deitar os olhos

Olhar a face definitiva, brilhante,
Do que poderíamos ser

E ali, através da janela,
Reside o portal que buscamos


A parte III "Rosas Cor de Tempestade" apresenta, também, cinco poesias: "Amargor", "Sob Ataque", "Humilhação", "O Fardo" e "Passagem", pontuando questões como o tempo, dores, feridas e abandono. A parte IV "Rosas Cor de Aurora" traz as seguintes poesias: "Triunfo", "Ascendente", "Sol de Despertar", "Roseira" e "Rainha", no qual o tempo se faz mais uma vez presente, sob um novo contexto e, por fim, chegamos ao final com "Desfecho - Uma Lembrança", com a poesia "Senhora", que amarra muito bem o livro e fala sobre gratidão.


[- Minhas impressões -]

As poesias, assim como a escrita do autor proporcionaram a mim momentos de pura satisfação e alegria, pois mergulhei profundamente em cada uma delas, me envolvendo completamente com cada sentimento e emoção despertada pela leitura, e para mim foi uma experiência extremamente prazerosa que tive com a leitura de O Despertar da Roseira.
 

O livro é super rápido de ler, por isso aconselho que seja lido como merece, apreciando uma após outra, absorvendo suas mensagens e os sentimentos incutidos em cada uma delas que não são poucos, já vou avisando.

Em cada uma das partes elegi a poesia de que mais gostei, e "Grades" foi uma delas, por isso eu a trouxe para compor a resenha, pois acredito que simbolize de forma eloquente o quanto gostei da mesma e do livro em si.
 

Sou uma grande apreciadora de poesias e toda vez que tenho oportunidade de ler um livro do gênero, sinto-me uma felizarda e procuro absorver o máximo de cada uma e espero que o meu entendimento sobre essas, especificamente, tenham se aproximado bastante das mensagens que o autor quis passar, pois não se trata somente de textos poéticos que possuem estética e beleza, vai muito além disso pode acreditar, por isso, para quem tem o costume de ler sabe muito bem o que quero dizer.

Gostei imensamente da leitura e da escrita do autor e espero ansiosa por mais leituras de outras obras suas o quanto antes, e deixo aqui o convite para os amantes de poesias conhecerem o belo trabalho do Fernando Latorraca.                              

Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.