Resenha - Espectro Estático

28 junho 2023


Espectro Estático é uma Antologia com 6 contos que tem como elo de ligação três elementos indispensáveis às histórias. E são eles: suspense, mistério e sobrenatural. A obra inicia-se com o conto intitulado de "O Cogumelo" e conta com uma aura de mistério que seduz o leitor ainda no comecinho da leitura. O personagem do primeiro conto depara-se com um objeto estranho no meio da mata ao parar o carro na beira da estrada para atender ao chamado urgente da natureza.

 
"Era impreciso pensar a quanto tempo aquilo estava na mata. Ele estava curioso, a tanto de considerar valer a pena se expor aos esporos daquele estranho bolor para descobrir os mistérios do conteúdo daquele pote."



Sua curiosidade é tanta que o faz levar consigo o estranho objeto e ao conseguir abri-lo, ele se depara com algumas páginas arrancadas de um diário, contendo várias anotações de uma pesquisa misteriosa descrita por uma pessoa que lhe é completamente desconhecida.

 
"Sua expressão foi marcante -- medo? -- Franziu a testa, estatelou os olhos, e ressonou em tom sombrio por todos os cantos daquela pequena sala: este lugar é perigoso! Não vou expor minha equipe e não me responsabilizo!"


"Estúdio 6" é o segundo conto e apresenta a história de um funcionário de uma emissora de televisão (que não possui nome, assim como no conto anterior) narrando experiências e vivências de outros funcionários ao longo dos 20 anos que trabalha no local. Alguns desses relatos envolvem variações de temperatura do ambiente, mudanças repentinas de humor por parte das pessoas, bem como aparições e barulhos estranhos no estúdio. 


"Eu estava consciente de que não presenciava os fenômenos por não frequentar o estúdio vazio, por isso levava minha experiência como absoluta me fazendo negar para mim mesma a existência de quaisquer aparições no estúdio."


Os dois contos destacados são uma prévia mínima do que o leitor irá encontrar nesses e nos outros quatro contos que completam a Antologia, intitulados de: F.V.E., A Bala e o Capuz, Afora dos Quadrinhos e Esfinge do Enigma.



[- Minhas impressões -]

Espectro Estático é um livro com menos de 100 páginas e traz em cada conto uma trama mais instigante e curiosa que a outra. A criatividade e originalidade que o autor emprega em sua escrita prende completamente nossa atenção e nos faz querer nos aprofundar ainda mais nos mistérios por trás de cada conto e personagem. 

A leitura flui facilmente de tão envolvente que o livro é. E conforme passamos de uma história para outra sentimos a ansiedade crescer, bem como a vontade de descobrir como tudo terminará, uma vez que os contos estão interligados uns aos outros, ainda que cada um tenha um título diferente e estejam divididos por partes de 1 a 6. À medida em que as tramas vão se desenrolando com a chegada de mais personagens, várias pistas aparecem em igual medida e as histórias tornam-se cada vez mais interessantes e prazerosas de ler. 

Cada conto possui particularidades distintas, mas que no final une e dá liga a todos eles, além de contar com personagens inquietantes, curiosos e acontecimentos surpreendentes. Eu gostei imensamente de ler a antologia e mais ainda de como o autor construiu as narrativas e personagens, fazendo uso de situações reais como luto e bullying para dar mais veracidade a obra. 

Por se tratar de um livro composto por contos é perfeitamente compreensível que tenhamos o nosso conto preferido, aquele que mais nos chamou a atenção e aguçou nossa curiosidade e isso aconteceu comigo. Particularmente eu gostei bastante dos contos F.V.E. que tem como enredo uma pesquisa denominada como "Fenômeno de voz eletrônica'' que é justamente a sigla do conto e trouxe uma descoberta chocante para mim e para, assim como para o próprio personagem. O outro conto que mais me impactou foi o sexto e último, denominado como "Esfinge do Enigma" e eu imagino que vocês já tenham uma ideia do porquê, afinal de contas, trata-se do conto final, aquele que dá sentido em todas as coisas que aconteceram desde o início cumprindo o seu papel com maestria. Eu simplesmente adorei a maneira como o autor uniu os contos, encerrando a Antologia com um merecido gran finale. Gosta de ler contos? Então essa Antologia é perfeita para você.

Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.