Resenha - A Neblina

20 julho 2022



Você já pensou em estudar o tempo? Foi essa pergunta que me fiz diversas vezes quando estava lendo "A Neblina". Intercalando passado, presente, e "futuro", somos apresentados a um estudo profundo do quanto o tempo pode ser relativo. E do quanto a ganância pode ser perigosa.

"Homens obcecados adoecem."


Primeiro, é preciso entender que teremos 3 narrativas diferentes; uma, de 1972, outra de 2011 e uma outra que perpassa barreiras temporais. Três histórias que se tornam uma, e que se encaixam de maneira perfeita no final.

Antônio é um homem de negócios que, ao sofrer algum trauma que no começo não sabemos qual é, acaba ficando em estado vegetativo, tendo que deixar a empresa nas mãos de seu filho, Nélson. Esse, por não ter experiência e nem jogo de cintura, começa a fazer coisas com a empresa que Alice, funcionária antiga e filha de consideração de Antônio, suspeita de serem ilegais ou pior, capazes de afundar a empresa.

Movida pelo desejo de ver Antônio se recuperar e salvar a empresa, Alice começa a investigar Nélson, e acaba descobrindo uma terceira pessoa nessa teia: um cliente misterioso que, de alguma maneira, tem a ver com a situação vegetativa de Antônio. Alice então começa uma viagem dentro de seu presente para descobrir todos os nós que precisam ser desfeitos. Só que ela não sabe o perigo que corre ao fazer isso.

Voltando um pouco no tempo, em 1972 conseguimos ver a relação de Antônio com Maya, uma mulher misteriosa possuidora de um objeto muito antigo, porém poderoso. Encantado com a mulher e sua história, Antônio começa a se envolver ainda mais com ela e o Zhangda, mal sabendo o quanto isso ia impactar em seu futuro.


"Ainda assim, como num verdadeiro milagre, dentro de cada um de nós podem caber sentimentos e realidades tão grandes como o próprio infinito."


Ao longo da história, vemos o crescimento dos personagens, e as relações existentes no passado e no presente. A terceira narrativa é algo que prefiro não comentar, até pra não dar spoiler! Mas o autor escolheu temas difíceis para trabalhar, e foi muito feliz na execução. É um livro fluido, mas que recomendo ler com atenção aos detalhes; cada palavra conta aqui, e há muitas reflexões acerca de como enxergamos nossa vida, e de como nossas ações impactam diretamente o curso dela.


"E se, na verdade, aquilo que está para acontecer, de algum modo, também influencia o que já passou, num processo de causa e efeito, por assim dizer, às avessas?"


É uma pegada diferente do que eu geralmente costumo ler, mas com certeza foi uma grata surpresa. Luís de Oliveira mistura suspense e ficção especulativa de maneira MUITO inteligente e acessível. Temos um vilão bem definido, mas aqui ninguém é o mocinho; todos os personagens e suas histórias tem um quê de realidade, e o pano de fundo auxilia muito pra isso. Ficamos literalmente sob uma neblina, tentando nos encontrar, e encaixar as peças que faltam.

Enfim pessoal, essa foi a resenha de hoje! Gostei demais da experiência de ter lido A Neblina, e agradeço ao autor por ter disponibilizado o livro para nós! Se você gosta de suspense, personagens complexos e uma história que vai te fazer refletir sobre muitos aspectos da vida, a leitura é recomendada demais :-)








Livro: A Neblina
Autor Parceiro: Luis de Oliveira
Número de Páginas: 175

Sinopse: Um objeto antigo, capaz de provocar interações quase mágicas com aqueles que aprendem a utilizá-lo, tomado de seu portador e escondido por um colecionador obcecado.Apenas um homem misterioso, perplexo com o mundo ao seu redor, cuja única ferramenta consiste em ignorar a lógica do espaço e a passagem usual do tempo, tem a possibilidade de encontrá-lo.Como elo de ligação entre eles, a neblina de um passado obscuro.



Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.