Uma sociedade baseada em um governo que diz que precisa de ordem e disciplina para funcionar, que todos devem pensar primeiro no interesse da sociedade. E qualquer ameaça a sociedade deve ser eliminada imediatamente.
Em uma era onde tudo estava doente e que graças a descoberta da Vitória-régia azul conseguiram salvar a humanidade de doenças, agora o Brasil é dividido em complexos, e na Amazônia o complexo 68° era o maior, criado para conter a devastação da floresta.
Ana é filha de Augusto o mais novo eleito gestor do complexo, e junto com seu pai ela tinha regalias que muitos não podiam apreciar, e mesmo assim ela não estava contente, com sua inteligência ela sempre achou maneiras de furar a segurança do complexo e andar livremente. Ela tem como seu único amigo Felipe, que também é primo do rapaz que ela mais odeia, Diogo.
Jonas é um jovem órfão que já tinha aceitado o destino dele e do irmão mais novo Danilo, que eles seriam aqueles que limparam e organizariam o complexos para as pessoas que tiveram mais sorte e nasceram em famílias estruturadas. Mas tudo muda quando o auto conselheiro Valeriano o chama e diz que ele foi promovido, assim ele e o irmão passariam para os andares superiores, frequentaria as melhores turmas de estudo, e claro uma alimentação mais digna. E garantia de um lugar melhor para dormir.
[- Minhas Impressões -]
Esse livro é incrível e mereceu com todas as honras ter sido finalista do prêmio Geek 2021, a estrutura que o autor criou mostrou algo original e inovador, algo que aprecio muito nos livros e principalmente nas distopias. A escrita é jovial e fluída.
O que eu mais gostei é a construção das intrigas e mistério. Jonas mesmo tendo o extinto de guerreiro, por anos sendo mantido na organização de uma sociedade totalitária acabou desenvolvendo o medo de agir, e acreditando que para a segurança dele era melhor ficar na dele e quieto.
Ana é inquieta, mas também acredita muito no que o governo faz e que é o único que ela conhece seja a melhor opção, e aceita a verdade deles como a única. Mesmo que a forma como Jonas é tratado pelos colegas a incomode ela não faz nada para impedir.
Mas tudo muda quando em uma conversa entre Ana e Jonas, Diogo inimigo de Ana se mete e acabam rolando uma troca de socos entre os meninos, e no meio da confusão eles são levados para a sala do conselheiro, para serem punidos. Lá os três recebem uma missão, com a intensão de terem suas fichas limpas, Ana não queria manchar a imagem do pai, Diogo precisava de uma ficha perfeita para ser aceito no exército como o seu pai e Jonas não queria ser rebaixado para a escória da sociedade novamente.
E assim eles partem para uma missão dentro da Mata Atlântica para procurar por documentos que estão com rebeldes, documentos esses que contém uma fórmula secreta para eles continuarem evoluindo e sobrevivendo. Eles sendo jovens usariam a desculpa de uma excursão escolar para se infiltrar como espiões.
É claro que uma coisa dessas só poderia dar errado né, já na viajem Felipe melhor amigo de Ana se alto coloca na missão, e ele mesmo tendo ido por livre espontânea vontade, está sempre incrédulo e fazendo de tudo para atrapalhar a missão.
Ele estraga os alimentos e provisões que deveriam durar dias, ele modifica o GPS fazendo eles se perderem, e até é suspeito de tentar matar Jonas, depois que o mesmo salvou a vida de Felipe. Ele é um pé no saco na verdade.
Os quatro jovens e uma instrutora que fala menos do que sabe vão viver uma aventura atrás da outra e no meio de tudo isso segredos são revelados, intrigas fazem eles se odiarem ainda mais. E Jonas é um cordeirinho no meio de lobos, porque ele é o único que não tem valor vivo caso eles sejam pegos pelos rebeldes.
Um mistério faz eles duvidarem da própria missão, ao mesmo tempo que fazem eles duvidarem de si mesmos. Todos têm seus segredos e angústias, e muitas vezes é o gatilho que eles precisam para agir. Lutando pela sobrevivência eles vão descobri que estão no meio de uma briga entre o governo totalitário, os rebeldes e contrabandistas perversos.
A história toda é hilária, o final é de tirar o fôlego de qualquer um, a missão deles está fadada ao fracasso desde o início. Eles vão ter de lidar com inimigos dentro do próprio grupo. E as escolhas deles será o que vai definir o caminho de cada um.
E claro que agora eu preciso da continuação né, já que a aventura e a luta desses jovens está só começando. E a evolução deles é demasiada angustiante, já que nós como leitores estamos percebendo as armações por trás das intenções. A vontade de entrar no livro é grande. Um livro recomendadíssimo.
Livro: Amazônia 22 - Uma Distopia nos TrópicosAutor Parceiro: Eduardo MCNúmero de Páginas: 294Sinopse:Você trocaria o paraíso pela verdade? Na Amazônia do século XXII, milhões de pessoas vivem em complexos urbanos espalhados pela floresta. A descoberta de um medicamento milagroso trouxe uma era duradoura de prosperidade para a região, mas poucos sabem que há um grande preço a pagar por essa sociedade aparentemente perfeita. Cumpra seus deveres, não faça perguntas, receba suas recompensas. Ana e Jonas, dois jovens com passados muito diferentes, são uns dos poucos que sabem que esse equilíbrio está por um fio. As reservas de Vitória-régia Azul, a planta que atraiu os olhares do mundo todo para a floresta, são cada vez mais escassas, mas existe um meio de aumentar a produção... O único problema é que as instruções para o cultivo, escondidas no meio da Amazônia por uma cientista brilhante há muito desaparecida, podem ter caído nas mãos erradas. Nesta aventura, Ana e Jonas são os escolhidos para recuperar as informações que podem evitar uma catástrofe.
Escrito pela colaboradora Joseli Medeiros
Postar um comentário