Hanna só quer curtir o último verão com seus amigos, o ensino médio acabou e cada um vai para uma faculdade diferente em cidades e estados diferente do que eles vivem atualmente. Eles combinam de ir nadar no lago Gap, um lugar lindo com trilhas de tirar o fôlego. Hanna é a cola do grupo que se formou quando eles ainda eram crianças.
Eles se chamam carinhosamente de os monstros, eles são aquele tipo de amizade com regras e pacto de sangue, monstro não dedura monstro. E a regra mais importante para Hanna é monstro não namora monstro. E quando eles estão curtindo o primeiro dia de férias no lago Gap, eles acabam cometendo o pior crime para aquela cidade, onde em meio a floresta eles decidem fumar cachimbo de maconha, e assim deixando Hanna indignada, porque eles estão em temporada de bandeira vermelha, onde qualquer faísca pode virar um incêndio.
O que o grupo não imaginava é que em meio a discussão entre Luke e Hanna, o cachimbo aceso cairia no chão cheio de folhas e pinhas secas, onde pequenos incêndios começaria e eles desesperados tentariam de algum jeito conter o fogo, apesar dos ventos naquele dia estarem muito fortes.
Mas que leitura eletrizante viu? O livro todo é um misto de incêndio e desespero, na cidade deles iniciar um incêndio mesmo que por acidente é um crime grave, e esse crime custou caro para os amigos, pois o incêndio queimou metade da cidade destruindo bairros inteiros e hectares de terras que acabaram que sendo consumidas pelas chamas.
Os amigos resolvem esconder que eles foram os causadores do caos, pois cada um tinha seu motivo para eles não serem acusados, Luke não poderia voltar para a cadeia e deixar o irmão sozinho com a mãe, Hanna não queria prejudicar a carreira do pai, Mo não queria desapontar seus pais, Drummer morreria se ficasse preso em uma cela e Violet era rica para pagar bons advogados e depois iria embora para sua cidade sem olhar para trás, e por isso, era a única que preferia contar a verdade.
E nesse turbilhão de sentimentos culpa, medo e desespero, a amizade deles vai ser posta em teste, personalidades até então adormecidas são expressadas, a leitura é acelerada, a todo momento algo acontece, e como é considerado um crime, o incêndio está sendo investigado e assim o cerco começa a fechar em volta dos jovens. Por outro lado, a cidade toda quer ver os culpados pagar pelo crime, já que custou a vida de muitas pessoas, principalmente por causa da destruição feita em toda cidade.
É uma história incrível e eletrizante. Com uma escrita fluída e abordado com muita inteligência e sabedoria. O incêndio seguiu rumos desastrosos, afinal ele é uma força da natureza. E o que me deixou de coração apertado foram os animais domésticos e os selvagens. Muitos animais domésticos foram deixados para trás na hora da evacuação, outros não conseguiram nem fugir. Já os animais selvagens tiveram suas florestas queimadas e muitos morreram carbonizados ou por inalação de fumaça.
Uma leitura que vale todo o hype que está tendo, a faro arrasou em trazer esse título para nós e também é claro a edição está lindíssima, nas páginas tem marcas de queimados para combinar com a história. Uma das minhas melhores leituras desse ano!
Livro: Mentiras IndendiáriasCortesia: : Editora FaroNúmero de Páginas: 320UM PACTO DE SILÊNCIO... E A RELAÇÃO ENTRE AMIGOS É POSTA À PROVA Todos os anos as montanhas da Califórnia sofrem com uma temporada de incêndios. Ninguém leva isso mais a sério do que Hannah, a filha do xerife. Até este verão... Quando ela e seus melhores amigos provocam um incêndio de forma acidental, o instinto os leva a fugir, mentir para a polícia e para os investigadores. Mas o que era um pequeno fogo toma proporções gigantescas, devorando tudo o que encontra pelo caminho: casas, animais, pessoas. É nesse momento que as relações de amizade se estremecem e cada um vai revelando faces de suas personalidades até então desconhecidas. O QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO CAPAZES DE FAZER DIANTE DO MEDO, DO DESESPERO OU POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA?
Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros
Postar um comentário