Resenha - Six of Crows

09 março 2022

 



Six off crow, Seis fora da lei e uma missão que ajudará a salvar o mundo em que eles estão inseridos e com o dinheiro que eles vão ganhar realizando esse serviço, eles terão a chance de recomeçar. E para o líder desse grupo tudo é possível se tiver um bom plano e cartas certas na manga.

Uma nova droga está sendo comercializada, essa droga potencializa o poder dos grisha, fazendo eles serem fatalmente mais perigosos, mas como toda doga vicia e causa danos irreparáveis em quem usa, pessoas importantes querem pôr a mão na fórmula que dá acesso a todo esse poder, e por isso, uma equipe é contratada para resgatar o criador dessa droga, pois ele está em uma prisão fortemente fortificada no qual nunca foi invadida antes e sempre tem um louco para abrir as portas e mostrar do que são realmente capazes.

Os grisha são pessoas com poderes, mas que são condenados e julgados como escória da sociedade, erro dos deuses como muitos dizem, eles têm suas vilas atacadas, onde mulheres, crianças e todos são massacrados por caçadores e muitos são vendidos como escravos. São torturados e expostos a todo tipo de injustiça. Aqui podemos observar uma conecção com diversos massacres que tivemos em nossa realidade.

E é em uma caçada dessas que Matthias um soldado fjerdano prende Nina, uma estudante a espiã, pelo simples fato de ter nascido com poderes. Esses dois se conheceram como inimigos, mas em um perigoso acidente eles são os únicos sobreviventes. Então a única forma de continuarem vivos é um contando com a ajuda do outro, pois ela uma sangradora que com um simples movimento das mãos pode parar o coração de uma pessoa e ele um jovem que acredita na política que seu país prega. 

Eu até observei que nesse livro mesmo sendo um livro de ficção fantasiosa, ele aborda temas importantes e relevantes como o caso desses dois jovens com crenças diferentes que foram criados para odiar um ao outro. Desde muito jovens já foram ensinados a atacar aquilo que era diferente e desconhecido.




Nina é uma mulher que foi treinada para entrar no mundo dos fjerdanos e lutar pela liberdade dos grisha, desde que ela foi tirada de sua terra natal Ravka. Ela vive no submundo como uma integrante de uma das muitas gangues que convivem na esbornia da cidade de katterdam. Ela presta atendimento médico quando os seus colegas sofrem algum ferimento. Ela é sangradora mas quando foi treinada ensinaram ela usar seu poder também para curar, como um grisha curandeiro, já que ela é da classe dos corporalki a ordem dos vivos e dos mortos. Ela é uma peça fundamental da história, e como eu adoro personagens femininas é claro que ela me conquista já de cara, com seu senso de justiça, e força para lutar mesmo quando tudo está parecendo o fim.

Uma equipe é formada por Kas, também conhecido como mãos sujas, com sua peculiar forma de fazer as coisas ele domina os becos escuros e perigosos do distrito de entretenimento conhecido como barril, ele é apenas um garoto, mas um garoto com bagagens inimagináveis. Muito jovem perdeu o irmão mais velho para uma peste, ele imergiu do lixo e desde então trabalhou para ser temido e ir de encontro com sua vingança. Ele é sombrio e se esconde atrás de suas luvas e uma bengala com cabeça de corvo, o qual em suas mãos é uma poderosa arma. Kas não trabalha só por dinheiro como ele faz parecer, ele tem motivos escondido por trás de cada ação e de sua determinação.

Seu braço direito é Inej, uma jovem que ele comprou de uma das casas de prostituição do barril. Ela é chamada de espectro, por ser silenciosa e escalar qualquer lugar, sua forma de espionar superava qualquer um dos espiões de kas assim sendo os olhos e ouvidos para que Kas tivesse todos em suas mãos. Ninguém a via se ela não quisesse ser vista. Junto com suas poderosas e afiadas facas ela é também uma das mulheres mais temível, porque tentar enfrentar ela é correr um sério risco de perder a vida. Com o dinheiro da parte dela no serviço ela ambiciona poder voltar para casa de onde foi tirada e vendida como escrava, para ver se sua família sobreviveu a guerra. Mas deixar seu líder pode ser a parte mais difícil para ela.





Um atirador também foi contratado por kas, Jesper era viciado em jogos de cartas, então precisava do dinheiro para pagar suas dívidas, pois ele esconde de todos que na verdade não é um simples atirador, ele também é um grisha, um ferreiro, mas por medo de ser escravizado ele esconde sua verdadeira condição, a qual herdara do seu pai. Nessa aventura ele irá trabalhar junto com Wylan, filho do homem que contratou kas, para o serviço. Pode ser impressão minha mas ele parece se apaixonar por um dos seus colegas de serviço, ou seja teremos um casal homossexual. E ambos têm muito o que aprender um com o outro.

Além de fabricar diversos tipos de explosivos e ser um desenhista talentoso, Wylan é a apólice de seguro de que eles irão receber o pagamento pelo serviço. Já que é seu pai quem contrata Kas para realizar a missão. Ele é uma pessoa que não agradava muito ao pai, pois não era muito bom com palavras, não sabia ler, o que não ajudaria o pai nos negócios, ele foi expulso de casa por ter essa dificuldade e acabou parando nas mãos de uma gangue. Que mais tarde seria seus melhores amigos.



[- Minhas Impressões -]  

Esse livro é uma introdução ao mundo caótico em que esse grupo de criminosos vivem, todos tem suas histórias e traumas, fazendo eles serem quem são. Cada capítulo é contado pela visão de um dos personagens, não tem um protagonista, mas sim seis, onde cada um tem sua função dentro do serviço.

Mas cada um deles terá suas próprias intensões nessa missão, e elas podem não bater com o plano do líder deles. Causando alguns desentendimentos entre o grupo. Essa droga está sendo uma nova prisão para os grisha pois eles são usados para caçar e prender outros grisha e com essa droga os fjerdanos podem controlá-los e usar os poderes formando assim o exército mais poderoso de todo o mundo.

Uma historia envolvente do inicio ao fim, já estava familiarizada com o mundo dos grisha, pois li sombras e ossos, uma triologia que a autora nos apresenta esse mundo incrível dos Grisha. O mundo criado pela a autora é incrível e aborda toda a parte da guerra e luta por liberdade, porque os grisha são considerados bruxos e feiticeiros, erros da natureza.

Cada um da equipe tem uma função, Kas é meticuloso e faz diversos planos para que consiga achar uma entrada e uma saída da prisão, e que todos os seis da sua equipe saiam vivos e ricos dessa perigosa missão.

A habilidade de todos eles serão postos a provas com pequenos serviços que precisam ser realizadas antes de embarcarem na fatídica missão. Temos intensões de romance no livro mas como os perigos são tantos não há tempo para eles pensarem em amor, mas eles contam com esse sentimento para confiar nos parceiros de equipe. O que nem sempre acontece.

O livro é o primeiro de uma duologia, onde a autora nos apresenta uma história incrível e nos carrega por um mundo criado com tramas envolvendo mentiras, desconfiança, traumas e sobrevivência, repleto de aventuras e reviravoltas que nos fazem ficar apreensivos.

E como a história é narrada pela visão de seis personagens diferente, temos uma visão privilegiada, pois sabemos o que todos sentem, e acompanhamos a história de todos eles onde cada um se conecta, e Kas é o centro de tudo, pois todos devem a ele. Ele dá a todos um caminho pelo qual seguir. Uma leitura eletrizante que vale cada página lida.









Livro: Six Of Crows
Autora: Leigh Bardugo
Cortesia: Gutemberg
Número de Páginas: 376
Amazon / Skoob

A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES......fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.




Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.