Resenha - Draco Cola: A Cauda do Dragão

04 março 2022


Draco Cola e a Cauda do Dragão vai contar a história de três personagens que, ao ter suas vidas entrelaçadas por uma cadeia de segredos e aventuras, começam a desbravar algumas terras e descobrir tecnologias nunca antes pensadas nos séculos XV e XVI. Edoardo, Yohanna e Miguel tem interesses diversos, mas um único objetivo: obter conhecimento e poder comercial sob os países em questão (Espanha e Portugal, duas das potências da época).

O autor Douglas Portelinha escreveu uma ficção histórica com ricos detalhes acerca do Tratado de Tordesilhas e de como eram as expedições naquela época, além de mesclar ficção e realidade introduzindo personagens que foram historicamente importantes para o andamento das explorações científicas do mundo.

A linguagem trazida para Draco Cola é robusta, e composta por várias e várias notas de rodapé, a fim de deixar o leitor por dentro de toda aura histórica/aventureira do livro. É um livro bem explicativo, e dá pra ver claramente que o autor pesquisou muito sobre o contexto em que se propôs a escrever. Mesmo com a ficção presente, o enredo é muito mais sobre o que aconteceu na História, do que propriamente na construção de personagens e seus conflitos internos e externos.


Confesso que, para mim, apesar do livro ser curto e o assunto interessante, a leitura foi lenta, porque são muitas informações, tanto na narrativa, quanto nas notas de rodapé, então me senti muito mais numa aula de história do que propriamente numa experiência literária. Isso não é ruim, só diferente; por esse motivo, os personagens ficaram um pouco apagados pelo background criado.

Minhas partes favoritas sempre eram quando o autor inseria algum instrumento diferente que fez parte da ciência da época, sobretudo para o desenvolvimento das navegações. Ver aqueles termos tão antigos sendo explicados de forma clara na história foi muito legal, porque realmente me senti uma exploradora indo desbravar terras desconhecidas e enfrentando os perigos do vasto oceano.

Enfim pessoal, por hoje é só! Recomendo Draco Cola para quem está procurando uma leitura diferente, mais robusta, cheia de aventuras e informações relevantes para entendermos a História do Mundo de maneira mais dinâmica.









Livro: Draco Cola: A Cauda do Dragão 
Autor: Douglas Portelinha (Autor Parceiro)
Editora: Chiado Editora
Número de Páginas: 205
Amazon / Skoob

Sinopse: Uma embaixatriz que comanda uma agência de espionagem, um cartógrafo e navegador que trocou seu nome e assumiu uma nova nacionalidade por razões não muito claras, um cavaleiro templário com a missão de conseguir mais conhecimento e informações para transformar uma pequena nação em um Império Naval.
Esta aventura se passa em uma época de acontecimentos extraordinários, descobertas fantásticas, avanços tecnológicos e transformação das artes, como se fosse nos dias de hoje.
As pessoas também usavam a tecnologias de ponta que se tinham na época. Em vez de GPS, astrolábio e bússola, em vez de grandes navios de contêineres cruzando os mares, caravelas e naus.
Um alquimista surpreende seus convidados soltando um mecanismo autônomo fantástico em forma de mosquito que voa e sempre volta na palma de sua mão.
A história antecipa invenções que em pouco tempo apareceriam como relógios, lápis e telescópio e também mostra no lugar de nobres e fidalgos com roupas espalhafatosas, nobres de ternos como se fossem executivos.



Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.