Resenha - Hope: As cores da Verdade

05 julho 2021



Quando novas eleições são realizadas nos Estados Unidos um novo presidente assume o cargo trazendo mudanças extremamente significativas para a população. Em uma busca implacável por erradicar aqueles que pertencem a comunidade LGBT, Isaac Harper elabora um novo sistema de controle para a população. Aqueles que se enquadram no que é visto como o “correto” recebem uma identificação e ficam seguros, mas para os outros uma vida de terror passa a ter início.
 

“O chip era uma medida paliativa, porém necessária, para que homens voltassem a ser homens e mulheres apenas mulheres e que os jovens aprendessem desde pequenos que o correto é macho e fêmea. E que este contato seja o único possível.”


Sam acompanhou de perto a violência, discriminação e intolerância, sobrevivendo com a família mais afastado, ele nem imagina que sua vida está prestes a mudar quando é pego em meio a uma patrulha... Desconhecendo o novo sistema, ele se vê encurralado e prestes a ser levado. É então que sem escapatória ele acaba por realizar um ato que muda toda a sua vida.

Enquanto o governo continua a perseguição a comunidade adotando métodos cada vez mais cruéis e desumanos como uma vacina para forçar as pessoas a “mudarem” sua orientação sexual e uma prisão para aqueles que rejeitam as ordens do governo sobre quem devem Amar. Com o surgimento cada vez maiores de insurgentes o governo passa a se tornar ainda mais vigoroso em suas ações sem ter qualquer piedade em matar as pessoas da comunidade.


“- Não se deixe envolver, Sam - aconselhou. - O amor pode ser um dos pilares para sua vitória, mas também pode ser o da ruína. Quando se envolve, o inimigo não ataca você, ele ataca quem você se importa, porque sabe que o outro é a sua parte mais vulnerável.”


No entanto, determinado a não ceder às pressões do governo e principalmente não sendo afetado pela cura que o governo afirma existir, Sam inicia uma verdadeira guerra contra a opressão. E quando seu caminho cruza com um jovem tão determinado quanto e que faz seu mundo balançar, sua determinação passa a ser ainda mais dobrada. Mas quando toda uma sociedade passa a pensar de uma determinada forma, as coisas não parecem nada promissoras e o preço a ser pago pela mudança pode ser muito alto.


“Nenhum sistema legal pôde derrubar aquele monstro cheio de ódio e preconceito que se instalou como uma praga perenal no poder do nosso país, mas eu o farei, nem que seja com as minhas próprias mãos.”


Até onde você iria para defender aquilo em que acredita e principalmente para poder amar quem você quiser? Em Hope: As Cores da Verdade o autor M.V.Nery te convida a conhecer mais sobre como seria um mundo onde a liberdade é algo inexistente e a intolerância é a maior bandeira do governo.


“Isso é um erro sem precedentes. Sei que estou cavando minha própria cova sentimental, mas não posso evitar.”



[ - Minhas Impressões -]

Hope: As Cores da Verdade é uma obra que surpreende ao apresentar mais do que apenas uma simples história. Extremamente intenso, cada página é carregada de emoção, ação, revolta por parte do leitor e esperança em seu enredo, onde retrata sobre os preconceitos e obstáculos vividos por aqueles que desejam apenas poder amar quem desejam. Ensinando a não aceitar o que é imposto e muito menos se conformar com rótulos. Profundo e bem escrito, essa obra apresenta personagens cativantes, envolventes e bem apaixonantes.

Sendo o primeiro livro de uma série que promete muito e entrega ainda mais sendo bem perceptível que o que será entregue é um trabalho de excelente qualidade e muito surpreendente. Desde a diagramação que está de cair o queixo com detalhes que tornam a obra ainda mais bela em cada capítulo, até a revisão que foi feita com primor. Apesar de um grande número de páginas que pode assustar aqueles que não gostam de grandes volumes, essa é uma obra que se mostra extremamente fluída fazendo com que não se torne pesada. A capa também se encaixa perfeitamente com a história ao trazer os elementos na medida correta para demonstrar o clima da obra.


Sam Hatfield é um personagem extremamente real e intenso, porque é alguém que luta pelo que acredita e mergulha fundo no que sente. No entanto, ele está longe de ser alguém perfeito; suas falhas o fazem realmente adquirir aquela parte de realismo que nos aproxima da realidade. Vivendo uma situação complicada, onde sua vida e de outros correm perigo, não são muitos os momentos em que vemos reflexões de sua parte, contudo, sua força fica clara em cada capítulo assim como sua determinação. 

A ausência de hesitação mesmo em meio a perseguição e atos de violência desconstroem aquele estereótipo onde a fraqueza costuma ser associado a comunidade LGBT. 

Intenso, mas sem ser exagerado, esse personagem demonstra todas as imperfeições que encontramos até em nós mesmos o que nos faz refletir ainda mais. Por ser o primeiro volume acredito que o personagem ainda tenha muito mais a apresentar e que até mesmo os pontos negativos encontrados possam acabar por serem melhorados.

Max é, assim como Sam, um personagem necessário para a construção da obra. Tendo suas particularidades e chamando atenção também na sua vontade em mudar as coisas. Apesar de ser em grande parte bem diferente de Sam é muito bom observar a relação dos dois e ver como eles se aproximam e realmente se preocupam um com o outro sendo capazes de tudo não apenas um pelo outro, mas por toda a comunidade.

Apesar de a política não ser o foco do enredo, o autor soube muito bem fazer uma crítica ao governo e à intolerância que já chegamos a observar algumas vezes. Sendo o primeiro livro da trilogia, Hope é apenas o início de uma grande luta pelo fim a desigualdade e intolerância à orientação sexual de cada um.

Mesmo sendo uma fantasia, os acontecimentos da obra são facilmente imaginados de ocorrerem na nossa sociedade caso não haja mudanças realmente significativas na forma como lidamos com tudo, porque apesar de o foco aqui ser a busca e repreensão aos homossexuais, a intolerância pode ser observada em vários aspectos de nosso cotidiano - uma realidade triste e que já passou da hora de ser mudada.


Hope é um daqueles livros transformadores, trazendo temáticas extremamente necessárias, onde o autor leva o leitor a refletir sobre como o preconceito e a discriminação podem afetar de forma tão intensa a vida daqueles que sentem na pele o peso de não serem aceitos. Apesar de não ser nenhuma novidade, uma vez que diariamente somos bombardeados - infelizmente- com notícias de violência, essa é uma daquelas histórias que te levam a refletir e pensar mais sobre as nossas atitudes e posições diante de tantas injustiças.

O autor M.V. nery nos leva a entender e refletir sobre quem queremos ser e principalmente, sobre como lidamos e enfrentamos com desafios. Muitas das vezes acabamos por achar que temos problemas muito grandes e a cada página Nery nos mostra quão pequenos podem ser diante de situações ainda piores. Sem desvalorizar nenhuma situação e abordando de uma forma imparcial em sua escrita assuntos tão delicados, o leitor passa a elaborar suas próprias opiniões e ter suas próprias reações a cada capítulo. Raiva, angústia, lagrimas e sorrisos são apenas algumas das mais variadas emoções que são despertadas com cada parágrafo e cada avançar do livro.

Transformador, esse é um daqueles livros que realmente nos modificam não por trazer fatos inusitados, mas por nos forçar a encarar situações que muitas vezes preferimos ignorar ou que não compreendemos o verdadeiro peso. Com uma mistura dos mais diversos temas sensíveis essa obra tinha tudo pra poder ser um grande desastre, mas se mostra sensível e essencial na medida perfeita.

Leiam e se permitam um pouco mais de esperança.









 
Livro: Hope - As Cores da Verdade
Cortesia: M.V.Nery (Autor Parceir0)
Número de páginas: 468
Skoob / Amazon

UM GOVERNO DE TERROR INICIA-SE quando o tirano Isaac Harper conquista a presidência dos Estados Unidos. Principais alvos do novo presidente, a comunidade LGBT perde todos os seus direitos, sendo submetida a uma vacina que logo se descobre ser uma espécie de “Cura Gay”, capaz de inibir a sexualidade por um preço terrível. Ao se levantarem contra os horrores do governo Harper, milhares de insurgentes LGBT são impiedosamente assassinados ou presos em HOPE – Homossexual Prison and Exclusion, um novo nome para o inferno. IMUNE À VACINA, Sam Hatfield é um sobrevivente à perseguição sangrenta do governo Harper. O destino o coloca no caminho de Max Dillan, por quem se apaixona e une forças na guerra contra Isaac Harper. No entanto, Sam e Max descobrirão que a luta para derrubar um tirano em um país cego pela fé e pelo ódio precisará de muito mais que armas, e poderá custar muito mais que suas próprias vidas.




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.