Resenha - Amélie O Jardim e o Piano

22 julho 2021


Amélie nasceu em Lyon na França em 1983. Seus pais sempre quiseram ter filhos e o seu nascimento foi motivo de grande alegria e felicidade para eles. Sempre muito amada e cuidada por seus pais Michele e Roy Moreau, executivos no ramo da informática e um casal muito apaixonado.

À medida que cresce, Amélie demonstra um comportamento sempre solitário preferindo a companhia de seu cachorro em detrimento de outras pessoas. Os pais demoram a entender o que se passa com ela e a mãe acredita que com o tempo Amélie mudará. Porém, quanto mais cresce mais reclusa ela fica e agora além do cachorro, Amélie passa a maior parte de seu tempo ao piano sempre tocando no jardim, local em que se sente extremamente bem.

Tempos depois e já adolescente, Amélie perde o pai em um acidente de avião. Agora ela só tem a mãe e as duas sempre se deram muito bem, mas Amélie começa a ter sonhos sucessivos com um homem do qual ela não consegue ver o rosto e só escuta um assovio. Os sonhos lhe fazem muito bem e lhe transmite paz, mas ela teme nunca conseguir ver o rosto do homem dos seus sonhos. Até que um dia ela conhece Pierre, filho do motorista de sua família e os dois se encantam um pelo outro.


Com a aproximação eles se apaixonam perdidamente, mas Pierre não sabe lidar com as mudanças bruscas que acontecem quando estão juntos, pois de um momento para o outro Amélie o afasta, ficando irritada e muito estranha.

Buscando ajuda para a filha, Michele descobre que Amélie nasceu com um grau leve de autismo conhecido como Asperger e sofre por não ter se dado conta do problema ainda em sua infância. O autismo impediu Amélie de interagir e socializar com outras crianças e sua transição de criança para adolescente foi algo extremamente difícil, já que ela não conseguia ir às festas da escola e ter amigos e acabava sempre ficando sozinha em seu mundo por não conseguir que as pessoas a compreendessem como ela era  e assim sofrendo discriminação por parte da sociedade que não soube lidar com o seu jeito esquivo e retraído de ser.


"Com o tempo, Michele começou a estranhar o comportamento da filha, sempre distante da realidade das coisas. Viajava em seus pensamentos, preferia ficar por muito tempo sentada em seu jardim e contemplar o vai e vem das pessoas e veículos que passavam em frente a sua casa."



O diagnóstico de Autismo assusta a todos, mas com ajuda profissional, orientação de especialistas e terapias Amélie passa a levar a vida de um jeito mais tranquilo tendo no piano o escape perfeito para suportar as dificuldades e transpor as barreiras impostas por sua condição. E com isso tem a possibilidade de se relacionar romanticamente e viver uma linda e intensa história de amor e se tornar uma pianista conhecida internacionalmente. Ela é uma personagem doce, forte, corajosa e muito inspiradora e mesmo com medo, ela não deixou de correr atrás de seus sonhos e lutar para viver da melhor forma possível.




[- Minhas Impressões -]


Ao ler a história de Amélie pude conhecer um pouco como é a vida de pessoas com autismo e perceber o cuidado do autor ao abordar o assunto, pois toda a história trouxe as dificuldades que as mesmas enfrentam perante a sociedade e junto aqueles que não entendem e muito menos sabem lidar com a situação. 

Então no decorrer da história o autor deixa muito claro para o leitor os anseios, medos e inseguranças que tomam conta de pessoas autistas e através de Amélie podemos entender um pouco como é para a pessoa conviver com o autismo e a necessidade indiscutível de acompanhamento profissional. Outra coisa que salta aos olhos é a importância do apoio familiar e como isso faz toda a diferença, já que receber amor e cuidado no momento em que mais se precisa contribui muito para o avanço positivo no desenvolvimento.

Toda a história é bastante fluida e muita coisa acontece no livro, o que nos faz ler com ainda mais vontade e também é cheia de revelações, reviravoltas e adrenalina. Já a emoção, ficou por conta do relacionamento de Amélie com a mãe que é muito lindo e durante todo o livro,porque o autor dosou muito bem esses momentos e é impossível não sentir e não se emocionar com o amor que une as duas. Outro ponto muito positivo na história e que encanta é a cumplicidade entre Amélie e Pierre. Ele é um fofo! Os dois juntos transbordam amor e companheirismo e nos enche de amor.

A escrita do autor envolve e instiga o leitor por ser leve e ao mesmo tempo cativante e cada uma das situações vividas por Amélie foram muito bem construídas e abordadas.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção enquanto lia foi que em nenhum momento o autor permitiu que a história ficasse pesada e até mesmo dramática. Isso não aconteceu, muito pelo o contrário, e por isso, eu gostei muito porque isso permitiu que a leitura fosse mais apreciada em sua totalidade.

Amélie O Jardim e o Piano é uma obra sensível, importante e extremamente necessária e quanto mais pessoas lerem melhor será, pois vale muito a pena! Uma obra mais do que recomendada com toda certeza.







 
Livro: Amélie O Jardim e o Piano
Cortesia: Maurício Oliveira (Autor Parceiro)
Número de páginas: 181
Amazon

Superação, garra e coragem.

Essas são as qualidades de uma francesa de nome Amélie Blanche Moreau, que leva consigo um transtorno do espectro autista conhecido como Asperge. Passa por várias situações complexas no decorrer de sua vida devido a síndrome. Com a música clássica tocada em seu piano no seu jardim começando com apenas doze anos, supera as dificuldades que aparecem. Mais adiante já casada muda-se para o Brasil com o marido e seu filho, onde no decorrer dos anos terá uma revelação que transformará sua vida, envolvendo-a em uma ação policial.




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.