23 janeiro 2018

Resenha - A Princesa Escondida

Título: A Princesa Escondida
Autora: Laura Machado (Autora Parceira)
Editora: Novo Século
Páginas: 416         
Skoob
Onde comprar: Submarino / Amazon 

À primeira vista, Elisa Pariseau é uma garota normal. Como todos os jovens de Parforce, ela vai para uma Escola Preparatória, estilo internato, antes de ir para a universidade. Só uma coisa a separa dos outros: ela é uma princesa e a terceira na linha de sucessão do trono. Único detalhe? Ninguém pode saber!
Não que ela se importe, já que, na sua cabeça, há problemas maiores. Ela já não gosta mais de sua melhor amiga, está se interessando pelo cara mais popular da escola e é um alvo fácil para um blog de fofocas. Mas talvez o mais complicado seja entender o que se passa entre ela e seu grande amigo de infância, agora seu guarda pessoal. Além disso, Elisa é inscrita, contra sua vontade, em uma competição da escola. No meio de tanta confusão, quem tem tempo para se preocupar em esconder sua identidade? É um ano tumultuado na escola e ainda mais em seu coração. Altas emoções e grandes decisões. Descubra o que mais o destino guarda para ela ao ler as páginas emocionantes de seu diário.



A famosa princesa escondida, Elisa Pariseau, é uma jovem de 17 anos que sempre foi poupada dos holofotes. Logo no inicio, seus pais resolveram manda-la para Belforte, uma escola preparatória onde ninguém desconfia de sua verdadeira origem exceto dois amigos e alguns empregados que estão sempre por perto. Por isso, somente quando viesse a comprar os seus 18 anos, seria então revelada e apresentada para todo o mundo como a terceira na sucessão de seu trono.

Enquanto o grande dia não chega, Elisa além de guardar segredo, precisa aprender a conviver com sua ex-melhor amiga Portia no dia-a-dia, pois além de não ser mais o tipo de pessoa confiável, faz de tudo para disputar a atenção de seu amigo Ben, o qual Elisa tem um carinho muito grande. 

Mas como a nossa Princesa é como qualquer adolescente normal, precisa viver o mais normalmente possível frequentando as aulas em seu prédio na Casa das Artes e conviver com seus colegas de classe. Mas é claro que quanto menos amigos tivesse, menos ela chamaria a atenção e não seria alvo de fofocas para o blog Belforte Insider, que é administrado por Kira, uma garota que sempre está atenta a tudo e a todos da escola.

``Estou tão acostumada a não ter muitos amigos, a não dividir minha vida com os conhecidos e a ficar sozinha… Uma vez que souberem que eu sou, serei constantemente vigiada.``

Só que as coisas estão para mudar, pois Elisa acaba se envolvendo em um escândalo após uma discussão com Mattew (Garoto Popular) no corredor da escola. E também o que ela não imaginava é que para piorar ainda mais as coisas, tudo que acabara de acontecer vai parar ONLINE, fazendo com que toda sua escola fique por dentro do acontecido.

‘’Kira infelizmente mencionou meu nome, mas pelo menos a foto era de quando ainda estávamos longe o suficiente um do outro para não ter criado um rumor romântico’’
‘’A última coisa da qual eu precisava – depois de Mattew Wickham me odiando, Kira Giovanni escrevendo sobre mim, Portia sendo insuportável e o país inteiro especulando quem eu era – seria eles acharem que eu quero governar este país algum dia.’’

Apesar disso, Elisa e Mattew pouco a pouco vão se aproximando e se conhecendo melhor. Isso nos traz momentos bem fofos ao passar das páginas. Só que nossa princesa percebe que por outro lado tem dúvidas de se envolver demais e ter que contar a sua verdade que luta tanto para preservar. Ao mesmo tempo, também sente algo a mais por seu amigo Ben. Então, muitas dúvidas começam a rondar a sua mente, principalmente porque vê sua amizade com ele sendo ameaçada o tempo todo por Portia, o que faz seu medo de perdê-lo só aumentar.


Passaremos a acompanhar Elisa que vai nos contando através de seu diário detalhadamente como é passar toda uma vida escondida omitindo sua verdadeira identidade e como é seu relacionamento com seus novos e velhos amigos, com seus pais e seus irmãos. E veremos também como é ter que lidar com os seus próprios sentimentos e as suas dificuldades em aceitar certas decisões no qual deixa estremecida o seu relacionamento de amizade com Ben, seu amigo e ao mesmo tempo seu guarda pessoal. 

E lhes aviso que isso não é nem um terço do que acontece nessa história fascinante, por isso, se você gosta de livros muito bem escritos e com uma história envolvente, não pode deixar de tê-lo em sua estante. 

E eu me atentei a falar pouco nessa resenha, porque tive medo de dar spoiler porque o livro tem muito a contar! E como tem !! (risos)



[- Minhas Impressões -]

Primeiramente preciso dizer que achei bem interessante a autora ter desenvolvido a história em formato de diário, pois sua personagem Elisa vai nos contando tudo o que acontece com ela no seu dia-a-dia, mas principalmente nos fazendo compreender pouco a pouco os seus sentimentos: o amor, a amizade e do porquê ter sido privada de viver junto a família. 

Mesmo que este seja o primeiro livro de uma série, achei a história muito bem introduzida, pois todos os personagens foram muito bem construídos e tiveram uma evolução muito grande com o passar das páginas. O que mais me chamou atenção foram os ambientes que a autora criou, porque para mim foi muito REAL, principalmente porque acabei conseguindo me enxergar em todos os lugares que os personagens passavam. 

E por curiosidade, apesar de já ter o mapa da cidade no livro, achei no Site da Autora outras informações sobre a história e para minha surpresa acabei encontrando outro mapa mostrando os ambientes da escola. Gostei bastante de como a autora imaginou o local, que por sinal, imaginei da mesma maneira, impressionante (risos)


Quanto à narrativa, achei muito bom ter sido em primeira pessoa na visão da protagonista, pois fez com que eu me sentisse próxima à ela sentindo todas as suas frustrações de adolescente. Senti-me completamente parte da história. Às vezes como se estivesse na pele de cada um dos personagens que foram surgindo. Sem contar que além da narrativa ser fluida, é também bastante envolvente, pois você não consegue largar o livro até saber o que irá acontecer nesse turbilhão de acontecimentos na vida de todos, principalmente no da nossa princesa Elisa. 

Porém, ao iniciar a leitura, confesso que fiquei um pouco confusa em relação ao ressentimento entre Elisa e Portia, inclusive até voltei algumas folhas para ver se havia perdido alguma coisa, mas não, por isso, acabei compreendendo com o passar das páginas que nem toda amizade, por melhor que seja, dura para sempre, porque as pessoas normalmente tendem a tomar novos rumos na vida, até mudando a forma de agir e de pensar. 


Achei que a autora explorou muito bem essa parte da AMIZADE, pois apesar de Elisa ter ficado com raiva e ainda incomodada por ter que dividir a atenção de Ben com sua ex melhor amiga Portia, ela se mostrou madura o suficiente em aceitar algumas situações que para ela não foram nada fáceis. Claro que lá no fundo, Elisa sofreu sozinha com tudo que estava acontecendo e me senti compartilhando esse sofrimento, porque por mais que seja difícil de aceitar certas amizades, ela sabe que cada um tem uma maneira de escolher o que quer para sua vida. 

Agora se a amizade é certa ou errada, não cabe a nós julgar né? A única certeza é que Elisa e Ben mostram na história como a amizade de ambos é forte e principalmente que não se encontra algo verdadeiro assim em qualquer lugar. Por isso, compreendi o medo de Elisa em perder Ben e querer protegê-lo de Portia. 

Outro ponto que destaco é que odiei a maneira como Portia se comportou com Elisa apesar do que houve com elas, mas por outro lado amei e fiquei admirada como Ben se mostrou amigo e companheiro independente de tudo que estava havendo entre elas, ou seja, não se colocando no meio desse fogo cruzado. (risos)

Então, durante a trama,  Elisa vai fazendo outras amizades e sendo aceita. Começa também a se relacionar amigavelmente com Mattew, o garoto popular que até que é um bom pretendente para nossa princesa, porém não posso evitar dizer que ele me despertou certa desconfiança em alguns momentos. Pode até ser coisa da minha cabeça, mas não sei. (risos)

Enfim...

Para finalizar a resenha, adorei o enredo como um todo, pois dá para perceber que foi escrito com muita dedicação. Nossa literatura Nacional tem me surpreendido positivamente e espero poder conhecer outros trabalhos da autora Laura Machado, pois tenho certeza que ainda irei me surpreender muito com suas outras histórias. Além disso, espero poder terminar essa série da Princesa Elisa, pois já estou mais do que curiosa viu?! (risos)

Quanto à diagramação, gostei muito da capa, pois foi o que mais me chamou atenção, ainda mais porque sempre gostei de histórias que abordam princesas. As páginas são amareladas e a fonte é de um bom tamanho facilitando bastante a leitura. Não encontrei erros de revisão e se há, não percebi. Contudo, a Editora Novo Século está de parabéns! Mas também devo meus parabéns para autora e espero que vocês deem uma oportunidade de conhecer essa obra FASCINANTE, pois tenho certeza que vão se apaixonar e não irão se arrepender de ter mais um NACIONAL em sua estante. 


Se Inscreva e Participe!!!








6 comentários:

  1. Silvana!
    Já gostei porque é em forma de diário e fica bem pessoal a narração.
    Adoro quando a ambientação é bem descritiva e chega a nos transportar para o cenário do livro.
    Que bacana o livro trazer mapas, gosto demais porque facilita a lozalização da história,
    Bacana o lado da amizade ter sido explorado e aina assim, as amigas acabaram se distanciando.
    Enfim, um livro criativo e inteligente.
    Desejo uma semana produtiva e abençoada!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Eu também faço parte do time que anda tirando o chapéu para nossa literatura nacional. Não estamos ficando devendo em nada para os autores estrangeiros.
    Como não conhecia o livro acima, estou aqui fascinada com a capa do livro. Linda demais!!! E ao ler a resenha, entendi que a história não é apenas sobre uma moça se tornando mulher e tendo que se esconder de todos,mas também de família, de amizade e de descobertas no amor.
    Coisas comuns à uma personagem tão jovem,mas que pelo jeito, é muito madura!
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Silvana eu amei conhecer esse livro e fico mto feliz por ser um bom nacional, a autora pelo que acompanhei arrasou, a edição está linda, preciso conhecer esse enredo!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive um preconceito bem grande com obras brasileiras, mas tenho me surpreendido muito, adorei a capa desse livro, é perfeita. A história já me cativou só por ser de princesa, adorei, parece ter uma trama bem confusa, mas acho que por ser escrito em forma de diário fica mias fácil de entender e fechar todos os pontos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana, adorei a história do livro logo de cara. Primeiro me lembrou um pouco o diário de uma princesa por motivos óbvios rsrs. No entanto, pela sua resenha imagino uma história bem mais construída, cheia de sentimentos que descrevem bem essa fase da vida. Adoro livros assim mais leves, e ja pretendo dar uma chance rsrs A Elisa parece também uma personagem muito cativante o que é mais um ponto positivo para o livro (não consigo gostar tanto de um livro se nao amo a personagem principal rsrs)
    Achei uma pena que fui procurar o ebook na amazon e só tem a versão física mesmo.
    Enfim parabéns pela resenha, adoro conhecer novos autores bons nacionais, sempre é bom incentivar a literatura dentro do país.

    ResponderExcluir
  6. O livro me lembrou uma mistura de o Diário da Princesa com a trilogia Kiss of Deception Mas o que eu mais gostei foi o fato de envolver princesas eu sou um pouco Clichê e gosta um pouco de leituras assim mas também gostei do fato da escritora essa é uma escritora brasileira e isso deixou muito mais curiosa em meu livro

    ResponderExcluir