29 setembro 2017

Resenha - Pines



Título: Pines
Autor: Blake Crouch
Cortesia: Editora Planeta
Skoob 
Páginas: 344
Onde comprar: Saraiva / Amazon

O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que conforme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.






Em “Pines” vemos Ethan Burke, um homem que foi enviado para procurar respostas sobre o estranho desaparecimento de dois agentes do serviço secreto. Porém, um grave acidente acontece e assim que desperta se vê sozinho em uma mata desconhecida sem seus documentos, além de estar completamente desorientado.

A única saída de Ethan é chegar à cidade mais próxima, Wayward Pines e lá, buscar por ajuda. Seu foco é encontrar uma maneira de entrar em contato com seu chefe e principalmente com sua esposa a fim de lhes informar do acidente e dizer-lhes que está tudo bem, porém ele não consegue contato com nenhum deles e aos poucos começa a perceber que há algo estranho com as pessoas daquela cidade. Mas, por mais que procure por ajuda, ninguém se dispõe a ajudá-lo e mesmo dizendo que é um agente secreto, ninguém acredita em sua história, principalmente o chefe de policia Pope que também tem um comportamento bastante estranho e suspeito.

A única pessoa não tão estranha que Ethan conhece nessa cidade é uma moça chamada Beverly que trabalha em um bar e tenta de alguma forma ajuda-lo e alertá-lo de que realmente há algo acontecendo ali. Ela lhe passa um endereço caso ele precise de alguma coisa, porém assim que ele resolve procurar o local, ele encontra uma casa abandonada e lá acaba encontrando um dos agentes morto.

Ethan fica sem compreender do porquê Berverly o enviaria até lá, mas quando vai procurar por respostas retornando ao bar, ela não se encontra mais lá. Apenas um rapaz lhe diz que não existe nenhuma mulher trabalhando ali.


Com o passar dos dias, ele começa a observar e a ficar mais atento aos acontecimentos e de repente, em um parque ele acaba se deparando com Kate, uma das agentes que também estava desaparecida. A diferença é que ela estava casada há uns anos e parecia mais velha, o que para Ethan não estava fazendo sentido nenhum, pois fazia dias e não anos que eles haviam se visto pela ultima vez.

Então, enquanto Ethan tenta desvendar todos os mistérios estranhos daquela cidade, seu chefe Adam Hassler e sua esposa Theresa começam a pensar que ele realmente morreu, pois eles sabem que algo de muito estranho aconteceu e a perícia não encontrou nenhum vestígio no local do acidente. O que eles não imaginam é que Ethan está fazendo de tudo para encontrar uma saída para voltar para casa. Mas será que ele irá conseguir sair? Será que ele conseguirá descobrir os mistérios que estão sendo escondidos em Wayward Pines?  Isso vocês só irão descobrir lendo!


[- Minhas Impressões -]

Blake Crouch criou uma trama cheia de mistério e suspense que conseguiu me prender de uma maneira impressionante. Nunca me senti tão envolvida em um livro como me senti em Pines. Essa história foi diferente de tudo que já tinha lido, até então, pois achei bastante diferente do que estou acostumada e sinceramente me surpreendeu de todas as formas. 

Confesso-lhes que em momento algum eu desconfiei do que se tratava, mas fiquei o tempo todo me perguntando o que estava acontecendo e o porque daquelas pessoas agirem daquela maneira.

Mas no decorrer das páginas me perguntei por várias vezes qual seria a explicação de todas as coisas estranhas que estavam acontecendo. Achei até que o autor conseguiu esconder muito bem todos os SEGREDOS da cidade, pois a trama no geral acabou sendo muito bem estruturada e não há outra maneira de descobrir todo o segredo senão devorando a obra toda até o fim. 


Assim que cheguei ao desfecho e percebi do que realmente se tratava todo aquele mistério da cidade, eu acabei me lembrando de um filme que assisti recentemente. A diferença é que se passa no espaço (risos), porém faz sentido. Achei o assunto bastante interessante, pois tem sido bastante abordado.

Agora um ponto que não curti muito e que não fez muito sentido para mim foi que em alguns momentos Ethan tinha alguns flashes de sua vida passada e isso eu achei um pouco desnecessário durante a história. Isso meio que não encaixou na historia, sabem? Porém, o autor tem  uma explicação sobre isso no fim do livro e que para mim também não fez muita diferença. Se não tivesse sido inserido na história não ia fazer nenhuma falta, pelo menos é minha opinião.

Quanto aos personagens, eu achei que todos foram muito bem trabalhados. Eu destaco Berverly e Pam que tiveram mais presença na trama e foram de uma importância muito grande durante toda a história. Claro que nosso protagonista, Ethan, foi o personagem que gostei mais por conta de sua persistência, pois da mesma forma que o leitor fica curioso para saber o que está acontecendo, ele também fica desesperado para encontrar as respostas para suas duvidas. Então uma coisa leva a outra né? Você passa a ficar lado a lado com o personagem para descobrir todos os mistérios que vão acontecendo e sendo revelados.


A minha curiosidade sobre o livro foi tanta que resolvi dar uma espiada na série de TV: Wayward Pines, para poder ter uma visão mais ampla de tudo que eu havia lido. E sabem de uma coisa? Eu fiquei mais surpresa, pois cada detalhe que acontece na série é bem fiel ao livro. Parecia que estava relendo o livro. Eu gostei muito. Fiquei bastante feliz, embora alguns detalhes sempre contém somente na série ou no livro. 

Mas vale a pena viu? Sério, se você gosta de um BOM MISTÉRIO, esse livro vai te prender de uma maneira que nem eu consigo lhes explicar.  E já na série vocês irão ver que acontecem coisas realmente impressionantes que não tem no livro. Algumas passagens poderão estar nos outros livros da série, porém ainda não foram lançados aqui no Brasil, mas já estão disponíveis na internet as duas temporadas da série para matar um pouco da curiosidade. 
Eu aconselho que todos vocês que gostarem e se sentirem curiosos em conhecer essa série, leiam o livro ``PINES`` primeiro para depois assistir a primeira temporada da série, pois vocês vão ver que tudo se torna ainda melhor !
Quanto à diagramação, eu achei que a capa tem tudo haver, pois já nos mostra algo misterioso e sombrio que faz todo sentido na história. A fonte é de um bom tamanho, as páginas são amareladas e não encontrei qualquer erro de revisão.
Um livro que tem muito POTENCIAL e que RECOMENDO MUITO!


Se Inscreva e Participe !!


11 comentários:

  1. Nossa que legal, bem do jeito que eu gosto. Gostei do suspense com a garota do bar e com a cidade estranha, no meu caso, me prenderia muito a leitura do livro... E agora que sei que tem uma série, vou dar uma atenção especial a este livro... ele não é muito grande, tem poucas páginas, tenho certeza que gostarei

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?
    Ah amo livro que aborda investigações e mistérios a serem resolvidos. Gostei muito da premissa do livro sobre a cidade estranha e da garota desaparecida. Adorei saber que tem uma série baseada no livro, vou correndo pra vê-la agora!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi! O livro parece ser daqueles que me prenderiam até o final com todo o suspense. Achei curioso o fato do personagem ter encontrado uma das pessoas desaparecidas e, para ela, ano se passaram, enquanto para ele só se passaram dias. Já me dá uma ideia sobre o que o livro vai abordar. Quero muito ler. Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Opa!! Mais um para minha lista de desejados!
    Não resisto a um mistério, e só pelo fato de o título do livro ser o nome da cidade já me despertou a curiosidade. Já adicionei ao meu skoob!
    Pela descrição, a cidade parece aquelas cidadezinhas das estórias de Stephen King, onde podemos perceber que algo está muito errado.
    Já estou ansiosa para descobrir os segredos ao lado de Ethan. A questão é: será que vou aguentar e esperar para ler o livro antes de dar uma espiadinha na série:
    Geralmente eu faço isso, mas esta me deixou beeeem ansiosa!
    Obrigada por nos apresentar este livro e série! Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu assisti um filme que lembra muito esse enredo, mas a diferença é que diferente de você o filme não se passava no espaço. Eu achei muito curioso o enredo e quero ler assim que possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Silvana!
    Acompanhei alguns capítulos da série, mas nem sabia que tinha um livro em que foi baseado.
    O filme gostei, porque tem muita ação e mistério, porém como não assisti toda, não sei como foi o final.
    E se é distopia, melhor, gosto muito.
    Pena os flashbaks desnecessários, mesmo com a explicação do autor, parece que não fez muito sentido, né?
    Deve ser uma boa leitura.
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, fiquei tipo "uou", que livro em. Uma historia de mistério que envolve uma cidade inteira e fiquei bastante curiosa por saber o que esta acontecendo com essas pessoas e de porque matar agentes secretos?!. A trama é muito incrível, a premissa realmente é boa, me fez ter muita curiosidade e ansiedade de conhecer a escrita do autor. Espero em breve ler ele!

    ResponderExcluir
  8. Oii, gente preciso desse livro urgente, esse mistério deve ser realmente ótimo só pelo enredo, quanto a série nunca tinha ouvido falar mas já irei pesquisar mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana.
    Que premissa intrigante.
    Eu adoro quando tem mistério e suspense na história, isso torna tudo mais intrigante e interessante, essa é a primeira vez que vejo falar do livro, porém já posso dizer que preciso conferir essa obra.
    Eu adoro quando os personagens são bem trabalhados e quando suas personalidades são bem descritas, fiquei feliz em saber que curtiu tanto a obra que foi conferir a série de tv, isso é bem minha cara kkkkk, e o fato de que ela foi fiel ao livro é maravilhoso, enfim gostei e quero conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil ;)
    Confesso que nunca tinha ouvido falar do livro ou da série, não sei como, pois adoro esse gênero, e gostei demais dos seus comentários.
    Sempre é bom ler/ver um bom mistério né, e se tem isso no livro com certeza já estou interessada e vou ler, te garanto kkkk
    Adoro livros assim que deixam o leitor confuso e animado pela leitura, e que bom saber que os personagens são bem trabalhados pelo autor.
    Enfim, adorei descobrir esse novo livro... já está na lista de leitura, muito obrigada pela indicação ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Adorei este post eu sou a louca dos livros e gostei deste vou procurar o seu blog muito top

    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/estilando-com-pouco1-maionese-nutritiva.html
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/contominhahistoria-1.html

    ResponderExcluir