30 setembro 2017

Observatório Literário - Visibilidade LGBTQ+


Oi mores!! Hoje é a minha estreia  na coluna , e trago muita cores para vocês, estou um pouco nervoso para falar sobre isso (risos), mas espero que seja bem legal e acrescentador para mim e pra vocês também.

Eu não sabia sobre o que escrever aqui na coluna, então lembrei que ultimamente o mercado literário tem publicados inúmeras obras que trazem personagens LGBTQ+ , então achei que seria legal falar sobre os livros que já li com essa temática e dizer o que eu acho sobre esse espaço que está sendo conquistado na literatura mundial. Espero que vocês curtam!


O primeiro livro que li e que aborda esse tema foi o "Will e Will", essa obra me mostrou dois universos bastante distinto em relação a aceitação de si mesmo. Na narrativa temos dois personagens que são gays, de um lado Tiny Cooper que se encaixa no esteriótipo que a grande maioria tem dos gays: animado, feliz, sorridente, sempre com bom humor. Do outro temos o Will Grayson 2 (acho que já sabem a razão do número 2 hehe) extremamente triste, mal humorado e depressivo. 




Eu gostei muito da ideia de trazer personagens que apesar de terem a mesma condição sexual, não apresentam, necessariamente o mesmo tipo de comportamento, até por que cada um tem uma realidade de vida, não é mesmo? Nunca vejo ninguém reclamar de héteros que são chatos e mal humorados, ou por eles serem diferentes de outros héteros, então vamos aprendendo que nem todos os gays são animados 100% do tempo , afinal ninguém consegue isso! Esse não foi o melhor livro que li do Green e nem do Levithan (até porque foi o meu único contato com o autor ), mas é um livro até legal (será mesmo??). 



"Simon vs. A Agenda Homo Sapiens" foi uma das leituras mais fofas que já fiz na vida! Sabe aquele livro que abraça nosso core? Pois é! Simon é muito cativante e a trama se desenvolve quando o valentão da escola descobre que ele é gay e ameaça contar para toda a escola. Sabemos que bullying é muito frequente na vida dos homossexuais, principalmente quando crianças, pois não sabem a razão de serem tão "diferentes" dos outros e de não conseguirem se encaixar. A autora aborda essa temática de modo muito leve, acredito que seja pelo fato de ser psicóloga, e de um jeito que a mensagem sobre se auto-conhecer e auto-aceitar , independente da orientação sexual,  sejam passadas. Um livro que vale muito a pena ser lido! 

E por último, uma das minhas melhores leituras desse ano! "Apenas Uma Garota" (Resenha Aqui), nos mostra a vida de uma garota trans que após a transição, tenta recomeçar a vida em outra cidade junto com o pai que a abandonou outrora (sentiu o drama??). Esse foi um livro extremamente esclarecedor pra mim, pois eu tinha muita dificuldade de compreender a transsexualidade , e após essa leitura muita coisa foi compreendida por mim. Acredito que essa seja uma obra que todos deveriam ler, pois retrata a realidade de inúmeras pessoas que somente querem achar o seu lugar no mundo e serem felizes, sem que a opinião ou posicionamento dos outros atrapalhem suas vidas.


Eu acho crucial que os autores tragam essa temática em seus trabalhos , pois não podemos simplesmente fingir que essas pessoas não existem, como já aconteceu em diversos momentos da história. E quanto mais obras trabalharem esses assuntos, mais as pessoas compreenderam que ser diferente é normal e que a diversidade é muito importante.  

Mais que tudo, abordar tais temas em narrativas literárias , reforçam o direito ao respeito que todos nós temos. Ninguém precisa concordar para respeitar. Antes de julgar ou condenar alguém, devemos sempre lembrar que muito mais que uma cor de pele ou orientação sexual, somos todos humanos.  

PS: Eu escrevi um conto no Wattpad com essa temática. É uma história muito fofa ^^
Conheça clicando Aqui 
   
Se Inscreva e Participe !!


14 comentários:

  1. Woww parabéns Wes, amei o post. Eu ainda não li nenhum dos livros que vc citou, mas Will Will esta na minha lista a um tempo.
    Parabéns pelo post
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, parabéns por essa coluna maravilhosa. Eu li faz um tempo atrás Will & Will, é uma historia muito surpreendente, vemos como eles ficam por ser totalmente diferente, as personalidade e etc., Os outros livros citados eu não conhecia mas já estou curiosa por conhecer. Parabéns por essa coluna, está realmente maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ítalo, tudo bem?
    Eu acho super importante pots como este seu. Precisamos sair por aí disseminando o respeito as diversidades, e principalmente o amor que é justamente o direito que as pessoas querem ter. Eu sou louca para ler Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, e Will e Will tenho aqui, mas ainda não li.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca li nenhum livro que aborda esse tema especificamente, mas já li livros com personagens secundários.

    ResponderExcluir
  5. Dos livros citados o único que li foi Will e Will acabei gostando muitooo, e os outros acabaram de entrar para lista de leituras, gosto de livros que nos fazem refletir em como todos tem direito de serem amados sem nenhum julgamento, respeito em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  6. Will&Will acho um livro tão fofinho ♥
    Simon vs A Agenda Homo Sapiens e Apenas Uma garota ainda não, mas já quero!
    Adorei o post, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Italo.
    Adorei o post.
    Eu gosto bastante de livro que abordam temas LGBT, eu quero muito ler Simon vs. A agenda homo sapiens, ouvir e li maravilhas sobre o livro e tenho certeza que essa vai ser uma boa leitura para mim. Outro dos que recomendou e que também está na minha lista é: Apenas uma garota, desde o lançamento estou ansiosa parta por minha mãos nessa obra.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá Wesley, parabéns pelo seu conto!
    Como minoria, a LGBTQ+ sofre todo tipo de preconceito. E uma forma muito eficaz de se quebrar estes preconceitos é através da informação e da leitura. E isto está sendo feito de forma bastante positiva, até pouco tempo atrás não encontramos tantas publicações.
    Gostei bastante de Will e Will, foi meu primeiro contato com o autor e achei a escrita muito bem representada.
    Simon está na minha lista de futuras leituras há bastante tempo, preciso desencalhá-lo da estante com urgência!
    Neste mês, tive a felicidade de ler "Fera", que mostra um garoto com problemas de crescimento (ele é um gigante coberto de pelos e recebe o nome de Fera na escola, além de muito preconceito). Ele vai à terapia e conhece uma garota transgênero. É um livro maravilhoso, recomendo!!
    Acredito que deve haver muitos outros livros sobre o tema, e isto é muito necessário para acabar de vez com o preconceito.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Adorei o post. Nunca li um livro que aborde o assunto LGBT, e espero sinceramente ler algum dia. Anotei todos os livros citados. Obrigada pela dica! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Italo!
    Adorei que tenha trazido esse tema para conversarmos na postagem, afinal, em termos literário os livros LGBT tem feito grande sucesso e já estava na hora, não é mesmo? Para que tanto preconceito em pleno século XXI?
    Não li nenhum dos livros indicados, mas anotei aqui, porque quando tiver oportunidade, farei a leitura e também irei ler seus conto, pode deixar.
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. O primeiro livro que eu li com a temática foi Garoto Encontra Garoto e ele me marcou, amei demais. Aliás, desejo muito ler a história de Simon, já li várias resenhas e soube que esse garoto é super cativante e, apesar do sofrimento e de todas as questões que ele tem que enfrentar em sua vida, a simpatia dele irá me ganhar, com certeza. Ninguém precisa se encaixar, a gente só precisa SER o que nós somos. Adorei esse post.

    ResponderExcluir
  12. Oi Italo ;)
    Adorei seu post no Observatório literário, parabéns pela estreia!
    Dos livros que você citou não li nenhum, mas gosto de livros com essa temática LGBT, o último que vi e me interessei demais foi A Lógica Inexplicável da Minha Vida, que tem uma premissa e uma história linda S2
    Já vou la no Wattpad ver seu conto, muito obrigada pela indicação ;)
    Abç

    ResponderExcluir
  13. Acredito que o tema esteja sendo um dos mais abordados nos últimos tempos. E isso não é a toa né?
    Já que a tv, cinema, literatura parece que se uniram para isso, pregar o amor e acima de tudo, o respeito ao que não é tido como "normal" ainda para muita gente!
    Não ando tenho uma experiência muito bom na literatura. Li Will e não consegui me prender a história. E acho que 1+1? Não me recordo bem do título que também apesar de fofo, não me ganhou!
    Mas...
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Eu acho muito importante também falarmos sobre isso. Estou lendo Will e Will e é meu primeiro contato com literatura com personagens gays, eu acho. Não tenho certeza. Ah! Tem um personagem gay na série Os Imortais, mas ele não é o foco da história.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir