29 setembro 2017

Observatório Literário #12 - Setembro Amarelo




Oi pessoal! Setembro está chegando ao fim, mas ainda está em tempo de fazer uma menção a essa campanha que vocês devem ter ouvido falar ao longo deste mês. O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que existe desde 2015, foi iniciada por organizações de medicina e psiquiatria com o objetivo de divulgar informações e promover discussões a respeito do suicídio, quebrando tabus e estimulando a prevenção.





Não é preciso de muitos dados para saber que o suicídio é um assunto sério, mas é chocante saber que entre 2011 e 2016, o número de suicídios registrados no Brasil atingiu a marca de 62.804, além de 48.204 de tentativas de suicídio, isso considerando as que chegam ao conhecimento dos órgãos de saúde. De 1980 para cá, o aumento da taxa de suicídios chega a 60%.*

Mais chocante que isso é o fato de, apesar de ter sido trazido à tona recentemente com o sucesso de 13 Reasons Why, ainda ser um assunto considerado tabu. Conhecimento é crucial, não só para as pessoas que precisam buscar ajuda, mas também para que as pessoas ao redor delas reconheçam o problema e forneçam orientações e apoio para a prevenção. Não é algo que possamos simplesmente fingir que não acontece.


Vi durante este mês muitas pessoas postando sobre a campanha e se oferecendo para conversar com pessoas que queiram desabafar e tudo mais, é uma atitude nobre, mas é sempre bom lembrar que nada substitui a ajuda e o tratamento adequado de um profissional. Sinais de depressão, ansiedade e estresse não devem ser ignorados, são alterações severas no nosso sistema e devemos cuidar da nossa saúde mental tanto quanto da nossa saúde física.

O Observatório Literário de hoje é mais sério que de costume, mas precisamos falar sobre isso, não é? Apesar de Setembro ter chegado ao fim, não deixem de buscar informações para que possam ajudar outras pessoas, pratiquem a empatia e, principalmente, busquem ajuda profissional ao menor sinal, não deixem que ninguém desestimule vocês. Vocês são importantes e merecem toda a felicidade do mundo! ♥


O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
LIGUE 141


*Dados retirados do BBC Brasil e do Portal Saúde



11 comentários:

  1. Acredito que depois de a gente se conscientizar de que os tempos que estamos vivendo são nebulosos, é preciso tocar neste assunto o ano todo.
    Os índices só aumentam e os mais afetados, são os jovens(segundo uma pesquisa que vi ontem).
    É preciso ficar alerta aos sinais e tentar ao máximo, ajudar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acredito muito que depois dessa campanha tenha diminuído esses fatos. Gostei bastante da iniciatividade das pessoas em querer ajudar aqueles que passa por isso, fazem com que acredite que tenha alguém ao lado para poder desabafa, mas como você diz sempre bom procura ajudar profissional e principalmente para os jovens.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana, tudo bem?
    Parabéns pelo post. O suicídio é realmente um assunto muito sério e que precisa sim ser discutido e divulgado como uma forma de prevenção. E é importante ressaltar que as pessoas precisam procurar um psicólogo e ajuda medicamentosa em alguns casos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acredito que as pessoas precisam muito de ajuda profissional, pois para quem esta em volta delas, não é fácil! Não é fácil le dar com pessoas que tem depressão, saber as palavras certas a dizer, ter paciência nos momentos difíceis deles e tudo mais. Essa campanha é muito importante.

    ResponderExcluir
  5. Também acredito que só após a série 13 Reasons Why as pessoas começaram a falar mais sobre esse assunto ainda considerado um tabu, é necessário que as pessoas falem sobre isso, que busquem tratamento porque isso "não é frescura".

    ResponderExcluir
  6. Oi Luana.
    A inciativa é muito bonita, as pessoas se oferecerem para conversar com elas, mas assim como você falou nada substitui um tratamento com um profissional e é bom manter isso em mente, ler esse dados é realmente muito triste e desanimador, saber que essas pessoas depois do ocorrido viram estatísticas torna tudo tão real, por isso apesar de ser triste, acho a campanha setembro amarelo muito linda e espero que ela tenha feito a diferença.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Acho que como o mundo está evoluindo tão rápido, os jovens acabam sofrendo as consequência disto. Os índices de suicídio só aumentam cada dia mais, então temos que falar sobre esse assunto tão tabu em nossa sociedade. AS pessoas ainda acham que isso é frescura, uma forma de chamar atenção, mas não é bem assim; Depressão é doença!
    #SetembroAmarelo

    ResponderExcluir
  8. Acho esta campanha super hiper mega importante. Por ironia do destino, na última quinta feira houve uma tentativa de suicídio no condomínio onde mora, bem na época em que estavam pululando as publicações #setembroamarelo no instagram e na internet em geral.
    Acredito que quanto mais publicarmos sobre a prevenção, quanto mais nos mostrarmos abertos às pessoas, menos isto vai acontecer. No entanto, concordo que podemos dar somente uma palavra amiga e um ouvido paciente, o trabalho terapêutico deve ser feito por alguém habilitado.
    Em relação às leituras no setembro amarelo, tive oportunidade de ler "Meu coração e outros buracos negros", "Suicide club", "Alucinadamente feliz" e reli "Thirteen reasons why". Postei fotos de todos com a hashtag. Acho que quanto mais nos informamos e incentivamos este tipo de leitura, mais pessoas serão atingidas pela campanha!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Que post maravilhoso. Toda vez que vejo alguém oferecendo ajuda eu sinto um conforto enorme no coração ao saber que ainda tem gente boa no mundo oferecendo o bem! Amei a iniciativa. Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Luana!
    Independente de setembro estar terminando e a campanha também, esse é um assunto crucial e deve ser discutido durante todos os meses do ano.
    Ultimamente tenho visto muitos livros e filmes que abordam o assunto e acho de grande relevância.
    É preciso mesmo que estejamos alerta para os que nos rodeiam e caso percebamos alguns dos sintomas, devemos orientá-los a precurar um especialista na área para fazer tratamento.
    Suicídio é proveniente de várias doenças psicológicas e merecem muita atenção...
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Oi Luana!
    Que bom que esse assunto do Setembro Amarelo foi falado aqui no blog, adorei o post!
    Achei seus comentários muito pertinentes, realmente nada substitui a ajuda de um especialista para quem está passando por problemas assim, eu sempre digo isso. Achei esse gif do coração batendo poderoso!
    Infelizmente o assunto da depressão ainda é tratado como um tabu e visto por algumas pessoas como sendo “besteira”, e isso é caso série em nossa sociedade. Mas temos que fazer a nossa parte, e ajudar quem precisa! Adorei o post S2
    Bjos

    ResponderExcluir