02 junho 2017

Resenha - Caraval #1


Título: Caraval #1
Autor: Stephanie Garber
Cortesia: Editora Novo Conceito
Skoob / Goodreads
Páginas: 400
Onde comprar: Saraiva / Amazon

Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval , e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta.
Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.









Scarlett Dragna, cresceu ouvindo histórias sobre Lenda; um misterioso homem que teve um final trágico ao se tratar do amor. Em busca por vingança, ele criou o Caraval, um mundo repleto de magia onde mistério e sedução andavam lado a lado. Encantada com a possibilidade, e sem nunca sair de Trisda, ela passa a escrever cartas anuais destinadas ao Mestre Lenda na esperança que ao lê-las ele voltasse com sua apresentação para a ilha em que vive, o que não costuma acontecer, uma vez que ele não repete lugares.

“Mas também avisou que todo desejo tem um preço, e, quanto mais ele se apresentasse, mais se transformaria nos papéis que desempenhava. Se fizesse o papel de vilão, Lenda se tornaria um na vida real.”

Agora aos dezesseis anos e com o casamento marcado com alguém que seu pai insiste em não revelar, e sem nunca receber respostas às suas cartas, ela já não tem mais esperanças. Apesar de ainda sonhar com a possibilidade de um lugar onde a mágica rege tudo, ela sabe que não poderá ter seu desejo atendido já que o poderoso Governador Dragna jamais a deixaria sair da ilha sendo capaz das maiores crueldades para impedi-la. Incapaz de dar adeus ao seu maior sonho sem ao menos uma despedida, ela escreve um último bilhete para que possa agradecer e encerrar esse ciclo de escrita que se repetia anualmente. Mas ao contrário do que ocorria todos anos, uma resposta chega a convidando para ir até onde ocorreria o festival desse ano.

“Nossa próxima apresentação será somente por convite, mas eu adoraria conhecer você e seu noivo se pudessem encontrar um modo de saírem da ilha e se juntarem a nós. Por favor, aceite o anexo como um presente.Da Pena do Mestre Lenda do Caraval.”

O convite consistia em três entradas, um para ela, um para sua irmã mais nova Donatella, e um para seu noivo. Com a possibilidade de finalmente conhecer esse mundo que sempre fez parte de sua vida através de histórias contadas por sua avó, Scarlett sente seu coração acelerar; mas sabendo como seu pai reagiria, tendo inclusive presenciado seus métodos vis e com resquícios de crueldade, ela nem se arrisca a cogitar essa chance. No entanto, sua irmã não nutre a mesma opinião que ela; e está determinada a ir até o Caraval. Enquanto Scarlett aprendeu desde cedo a ser responsável pelas duas, principalmente após não poderem mais contar com sua mãe, e fazer de tudo para que Tella pudesse ser feliz e protegê-la, a caçula nutria um espírito livre e aventureiro, não se importando com consequências e fazendo o que desejasse; inclusive se envolver com um misterioso marinheiro, Julian.

A tirania e crueldade do Governador Dragna é de conhecimento de todos, mas apenas Scarlett já havia presenciado até onde ele era capaz de ir ao ter uma de suas filhas indo contra as suas ordens.

Semanas são a única coisa que as separam dessa liberdade e das garras do pai, Scar só precisava proteger a irmã por mais alguns dias e tudo ficaria bem quando ela se casasse. Donatella já acha que isso é a pior coisa que pode acontecer e está determinada a impedir que sua irmã desista de seus desejos e se case com um completo desconhecido escolhido pelo seu pai; para isso ela insiste em participar do jogo aceitando o convite de Lenda, cuja reputação é das piores e intenções são desconhecidas.

“- Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem nesse no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo. O que acontece atrás desses portões pode assustar ou encantar, mas não deixem que nada os engane. Tentaremos convencer vocês de que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de conta. Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam.”

Ao tentar impedi-la, Scar se verá envolvida em uma armadilha e prestes a entrar no mundo de Caraval. Nessa ilha era terá duas escolhas: observar ou jogar, mas com sua irmã como parte do prêmio e com seu sonho podendo ser realizado, resistir a magia pode ser um pouco complicado.  Cinco dias são tudo que ela tem para desvendar os enigmas e ganhar a garota e o desejo, mas com o tempo correndo contra ela e com seu casamento marcado para a próxima semana, ela terá que dar um jeito de ser mais rápida se quiser estar a tempo para não perder a cerimônia.Em uma ilha onde tudo pode acontecer e onde tudo parece ser real, se manter afastada e protegida não será fácil e Scarlett esta prestes a descobrir o quão difícil pode ser vencer o Caraval e se manter são no caminho.

“Eles dizem que não devemos nos deixar levar longe demais, mas é esse o objetivo do jogo. Lenda gosta de... jogar.”

Você está pronto para jogar? Prepare-se e tente jogar junto com esses personagens encantadores e intensos... Fique atento aos comportamentos, faça suas apostas, observe... Porque os portões se fecharam e Caraval está prestes a começar! Resta saber quem conseguirá ganhar de um jogo onde o real é falso e o falso é real... Cinco noites se estendem pela frente com um enredo que irá te tirar o fôlego e te levará a duvidar acerca de tudo. Afinal, será Lenda tão vilão quanto todos os descrevem?



[- Minhas Impressões -]

Caraval é uma obra que eu desejaria poder esquecer apenas para ter o prazer de rele-la e redescobrir todo esse universo diferente e encantador novamente. Brincando com ficção e realidade, Stephanie leva o leitor a se questionar constantemente acerca do que é verdadeiro e do que é apenas mera encenação. Com um enredo eletrizante e emocionante, a todo momento você é inserido na história ao mesmo tempo que é levado a aprender que tudo que parece ser não é.

Bem mais do que um mero romance, essa obra é uma que irá lidar com questões familiares e de entrega, onde Scarlett terá que aprender a confiar em Julian, um completo desconhecido, se quiser resgatar sua irmã. Para se tornar a grande vencedora, ela terá que aprender a ir contra o tempo que parece correr mais rápido do que o normal nessa ilha e a proteger seu coração não se deixando envolver; nessa história confiar nunca é uma boa escolha, principalmente quando o preço a ser pago pode ser um mais alto do que se está disposto a pagar....

Lenda é conhecido por gostar de mexer com as emoções e seduzir aqueles que estão jogando, como o exímio jogador que é, ninguém conhece sua verdadeira face ou seu verdadeiro caráter, tudo que se tem conhecimento é que um dia ele amou demais e foi machucado e agora busca em seus jogos despertar sentimentos que não tem a intenção de retribuir. Ao mesmo tempo que isso se torna conhecido para nós, leitores, também surgem dúvidas ao nos depararmos com situações que parecem contradizer totalmente essa fama.

Um ponto importante a se falar é acerca dos personagens secundários que possuem uma forte presença na história, essenciais para a construção da trama e principalmente para ajudar na construção para o segundo volume dessa série que contam com eles como protagonistas. Donatella, já se mostra uma garota de personalidade forte e determinada no que quer. Lenda é um ser misterioso que não temos muito contato nessa história, mas o pouco que temos se torna possível saber que tem muito mais em sua história do que os boatos revelam. Scarlett é uma protagonista que não tem uma personalidade tão forte, mas é extremamente dedicada a família e não tem medo de fazer o necessário para salvar aqueles que gosta. Já Julian é um rapaz cheio de segredos que instiga o leitor a tentar descobrir seu verdadeiro papel nesse enredo. Em síntese, todos os personagens, independente de suas aparições em maior ou menos escala, são bem construídos e feitos para envolver o leitor na história buscando sempre saber mais e descobrir o que vem a seguir.

Quanto a edição por eu só ter tido contato, por enquanto, com a versão em E-book cedido pela Editora Novo Conceito não tenho conhecimento para comentar acerca de como serão suas versões físicas. Mas baseado no que me foi apresentado, é uma obra cuja revisão foi feita com esmero, onde erros ortográficos não foram notados - por mim - durante a leitura e que possuí uma diagramação com uma riqueza de detalhes de forma a fazer o leitor se sentir como se estivesse presenciando os bilhetes e enigmas pessoalmente. Outro ponto importante a ressaltar é acerca da edição especial em Capa-Dura que eles estão fazendo em parceria com a Saraiva para aqueles que adquirirem o livro durante a pré-venda; mas com o histórico da NC é de se imaginar que será um livro com um alto padrão, mas resta esperar para sabermos mais detalhes. E devo chamar atenção ao detalhe que a obra conta com um mapa que ajuda o leitor a se situar nos locais em que a história ocorre.

Em relação a narrativa,  mesmo eu não sendo muito fã de escritas em terceira pessoa, pela primeira vez em muito tempo, não me incomodou realizar a leitura; a complexidade da escrita e riqueza em detalhes acerca de tudo que acontece supriu a necessidade que eu tenho de me aproximar dos personagens e da história. Não tenho grandes ressalvas também sobre a forma como o enredo foi desenvolvido; achei que em alguns momentos foi dado uma atenção maior que não era necessária, enquanto em outros que mereciam uma maior dedicação acabaram por ser curtos demais. Mas isso não é algo que prejudicou o desenvolvimento e nem o prazer que senti ao ler cada página. E definitivamente o que mais me instigou foi um desfecho repleto de surpresas e um epílogo arrebatador, capaz de me fazer enlouquecer desejando o próximo volume da série.

Em resumo essa obra é aquele tipo de livro que você não consegue largar desde o momento em que se inicia a leitura e que ao acabar se ver ansiando por mais ou por alguma forma de esquecer tudo que já leu apenas para ter o prazer de reler e descobrir tudo novamente. Empolgante, cada página é repleto de surpresas e descobertas combinando emoção, alegria, drama e romance na medida certa sem deixar nada exagerado. Uma história completa sem deixar pontas soltas, mas com um epílogo de enlouquecer qualquer curioso,

Caraval, é capaz de se tornar viciante desde a primeira frase e de já ter um espaço em seu coração ao seu término. É impossível não se sentir instigado em sua presença, é um livro que te desafia a ir e pensar além, sem falar da diagramação preparada com esmero pela Editora Novo Conceito.

Bom jogo para vocês e nos encontramos em Caraval!




PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!






13 comentários:

  1. Olá!
    Vi algumas resenhas negativas no booktube brasileiros e resenhas super positivas no booktube gringo. Estava muito na dúvida entre ler ou não ler. Mas você conseguiu expressar muito bem o quanto você gostou desse livro e como ele parece ser bom. Espero ter a oportunidade de comprar e ler em breve! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu vi muito esse livro aqui na internet, mas não parei para ler nada sobre ele!
    Parece ser um livro muito bom e cheio de mistério! Ouvi dizer que irá virar filme, estou certa? Lerei ele em breve para poder assistir ao filme!

    ResponderExcluir
  3. Bruna!
    Por ser uma leitura viciante desde o primeiro capítulo, parece mesmo que o leitor está participando junto com a protagonista de todo o jogo para salvar a irmã.
    Tenho lido muitas resenhas do livro e apesar de todo marketind, parece um livro envolvente.
    Desejo um mês cheio de prosperidade!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tá parecendo muito bom. Estou gostando de ver como falam bem dele e achei engraçado dizer que queria esquecer só pra ler de novo xD
    A trama dele dá curiosidade pra ler, achei bem inteligente o jeito da história. E os personagens parecem ser bem feitos e encantam logo de cara. Faz a gente querer saber a jornada deles.
    Gostei que os secundários também tem um papel bom na história, não estão ali só por estar.
    A narrativa é de um jeito que adoro também. Essa forma de contar é bem interessante, acho que consegue explorar mais da história. E se o final dele deixar essa curiosidade toda, com surpresas e a vontade de mais deve ser muito bom.
    Estou bem animada com esse livro e quero ler.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, então a constante divulgação desse livro que tenho visto por aí não estava mentindo. Essa história é mesmo cheia de surpresas, o tipo de livro que te prende desde a primeira página. E que deliciosa foi essa resenha! Devorei cada palavra como se fosse o próprio livro. Mas vou aguardar detalhes em breve sobre a versão física também, viu?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi bruna tudo bem?
    Nossa fiquei encanta por esse livro. Ja tinha ouvido falar nele pois a Novo Conceito investiu bastante nas divulgações, mas caramba, não tinha imaginado que ele era tão perfeito assim. Fico imaginando o que nele te fez ter vontade de esquecer a estória só pelo mero prazer de reler e se encantar como na primeira vez, parece uma estória unica e muito marcante. Sua resenha está tão apaixonada e bem escrita que só aumentou meu desejo pela leitura, só me falta arrumar alguém para me presenteá-lo hahahha
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Caramba eu vi falar muito essa livro na insternet, pricipalmente no insta ! Em breve lerei❤

    ResponderExcluir
  8. Oi
    e aqui está mais uma resenha positiva desse livro, confesso que estou com muita curiosidade já que parece ser uma história diferente e até fico curiosa para saber se ela consegue resgatar a irmã e também para saber como funciona esse jogo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu estou vendo tantas pessoas falarem desse livro, que estou com muita vontade de ler ele. O enredo do livro parece ser muito interessante, e eu gosto muito de histórias que envolvem jogos assim. Gostei muito de saber que os personagens secundários também são bem importantes pra história, e eu acho que vou gostar muito dos personagens. Esse livro parece ser super viciante mesmo, e fiquei muito curiosa pra saber o que acontece nesse epílogo *u*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Livros de fantasia geralmente não me atraem, o que não é o caso , tudo nesse livro me instiga a ler, todos esses personagens bem construídos ,esse clima de mistério e ainda com um fim arreatador. Fico imaginando o quão maravilhoso deve ser esse mundo que mistura fantasia e realidade de uma forma tão criativa, a ponto de cativar tanta gente ao conhece-lo <3

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna,
    Vi tantos comentários desse livro quando foi anunciada a divulgação mas só agora entendi o motivo haha. Que bom que o livro é tudo isso, essa fantasia tem tudo para superar as minhas expectativas.
    Achei fascinante esse enredo, um cenário mágico mesclado com um jogo, cheio de aventuras e mistério, que trama mais rica! Uma leitura nem um pouco tediosa, pelo contrário, emocionante e cheia de surpresas que fisga o leitor até a última página. Os personagens bem construídos contribuem ainda mais para o envolvimento da história.
    Estou ansiosa para ler esse livro fantástico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Parece ser uma história incrível, adoro fantasia, deixar a realidade para trás e embarcar em uma viagem para um lugar onde a magia e contos de fadas existem, essa resenha me deixou super empolgada para embarcar logo nessa aventura, que pelo que você expressou será viciante, dica anotada, valeu!

    ResponderExcluir
  13. Olá !!
    Já ouvi falar do livro mas até então não tive oportunidade de le-lo.. Mas assim que puder que me aventurar em Caraval !
    Espero gostar tanto do livro quanto você !!
    Bjos

    ResponderExcluir