25 junho 2017

Resenha - A Bailarina Fantasma



Título: A Bailarina Fantasma
Autor: Socorro Acioli
Cortesia: Cia das Letras / Editora Seguinte
Skoob / Goodreads
Páginas: 186
Onde comprar: Saraiva / Amazon / Submarino

Anabela mal podia conter a empolgação quando seu pai foi o arquiteto escolhido para coordenar uma obra no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A proposta era que aquela casa de espetáculos maravilhosa mantivesse as mesmas características de quando foi inaugurada, em 1910. Logo vira rotina para Anabela passar as tardes por ali, fazendo a lição de casa enquanto o pai trabalha. Mas essa reforma vai acabar desenterrando histórias escondidas há muitos e muitos anos, já que Anabela começa a ver uma bailarina translúcida, vestida de azul, que mais ninguém parece enxergar. Será que a garota vai conseguir ajudá-la?









Nossa história se inicia quando Marcelo chega em casa todo animado contando para sua filha, Anabela, que acabara de arrumar um emprego muito importante; pois tratava-se da reforma do “Theatro José de Alencar”. Um dos lugares mais prestigiados e um marco na vida de muitas pessoas devidos inúmeros espetáculos memoráveis apresentados ali.

Anabela tinha conhecimento da paixão que o pai tinha pela sua profissão, por isso ficou muito feliz, até mais depois que soube que passaria a acompanhá-lo todos os dias ao local. Mas antes mesmo que as reformas começassem, a menina foi convidada junto com sua melhor amiga Luciana para ir assistir uma última apresentação de Ballet no Theatro.



Então, na noite do espetáculo, assim que chega ao Theatro, Anabela fica completamente fascinada pelos detalhes do local e mais ainda quando se inicia a grande apresentação, pois tudo para ela é muito lindo e o que a surpreende mais é quando uma bailarina aparece dançando com uma veste azul completamente diferente das outras e também pela graça no qual executava cada passo, e isso, havia chamado bastante sua atenção.

"Ela era diferente. Dançava melhor, com mais leveza. Tanta leveza que... voava. Dançou um tempo a mesma coreografia que as Willis também dançavam, mas depois veio até a extremidade do palco e levantou os pés em meia-ponta; depois, em ponta completa, deu um pulinho e levantou voo até o grande lustre do teatro, uma metade de lua azul enfeitada de pontos de luz."

Até que encontramos um problema: Anabela percebe que somente ela consegue ver a bela bailarina dançando e por isso fica se perguntando quem é e o que está fazendo ali, até que a bailarina se aproxima, pois ela também não acredita que Anabela possa vê-la.

“A bailarina olhou para ela, olhou para trás, como se quisesse ter certeza de que aquela menina, a Anabela, estava de fato concentrada em sua coreografia. Da mesma forma, Anabela olhou para trás e, quando virou de volta, a bailarina estava bem na sua frente, assustadoramente branca, quase transparente, olhando nos olhos de Anabela e perguntando desesperada, repetidas vezes, com seu hálito gelado:

- Você me vê? Você me vê?”

Após aquela noite, Anabela fica com medo de voltar ao Theatro, mas não deixa de ir por causa de seu pai e então conta o acontecido para sua amiga, Luciana, que resolve pesquisar sobre o mistério da Bailarina. Porém, somente Anabela evolui nas investigações e descobre que há toda uma história por trás dessa aparição; claro que tudo isso tocará Anabela e ela vai querer saber muito mais.



[ - Minhas Impressões -]

Então meus caros Leitores, assim que vi esse livro sendo muito bem comentado no Skoob antes mesmo de solicitá-lo em parceria com a Editora Cia das Letras, eu fiquei bastante curiosa com a Bailarina Fantasma, pois esse enredo poderia oferecer algo diferente do que eu normalmente leio. Essa historia misteriosa somada a minha decisão de sair um pouco da minha zona de conforto fez com que a autora me conquistasse com a delicadeza de sua narrativa, que é leve e muito bem desenvolvida. A cada página você fica curioso com o que mais pode surgir em volta de todo esse mistério.

A trama no geral, em si surpreendeu, principalmente quando Anabela começa a descobrir tudo por trás da vida de Clara (A Bailarina). Eu pensei até que seria uma história Infantil, porém achei muito maduro com uma trama pra lá de especial, pois conseguiu me conquistar e me fazer ficar pensando na obra após ter finalizado a leitura.

Quanto aos personagens, achei todos muito importantes na trama e achei muito legal a autora desenvolver a narrativa do ponto de vista de cada um, pois assim conseguimos ter uma compreensão melhor de todos os acontecimentos em relação à Bailarina Fantasma, lembrando que o livro transita entre Presente e Passado, mas de modo algum isso foi um problema para mim, pois dá para compreender perfeitamente tudo que é contado.

E o mais interessante foi saber, através de uma pesquisa na internet, que a própria autora foi ao Theatro em Fortaleza para saber dos relatos de pessoas que viram realmente o Fantasma dessa Bailarina, assim ela pôde desenvolver a história para o seu livro com muito mais veemência.

Leia abaixo na imagem sobre o FATO...






Quanto à diagramação, preciso confessar que adorei cada detalhe. O livro tem ilustrações que traz o charme necessário para nos prender a trama. A capa é delicada e tem tudo haver com a história e a fonte é de um bom tamanho, o que facilita ainda mais a leitura. Simplesmente MARAVILHOSO, por isso, termino dizendo que a Editora Cia das Letras arrasou nessa edição, porque estou apaixonada!
Claro que eu super recomendo a leitura para todas as idades. Tenho certeza que esse enredo lindo encantará a todos, com esses personagens que são extremamente cativantes.



PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!




10 comentários:

  1. Nunca tinha nem ouvido falar desse livro. Mas já fiquei muito curiosa e empolgada pra ler. A história é super interessante, e o livro parece ser de uma leitura bem rápida e envolvente. Essa edição está super linda mesmo, adorei a capa!
    Faz tempo que tenho vontade de ler algo mais tocante e puro, mesmo sendo um livro infanto-juvenil quero muito ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem uma trama bem interessante. Gosto de de ver umas coisas assim, quando não é algo com terror e vai deixando a gente curioso, brinca com a fantasia e deixa a gente querendo saber o que aconteceu. Parece ter uma escrita sensível.
    Mas que louca essa história! Não sabia do caso e é meio bizarro e romântico ao mesmo tempo. Sei lá, dá um medo mas dá uma curiosidade. Qual a história desse fantasma e o que ela quer? Porque está no Teatro?...medonho, mas estranhamente achei legal xD

    ResponderExcluir
  3. Hey! !!
    Não conhecia o livro mas já quero !!
    Adorei a ideia do livro!!
    Muito legal da parte da autora usar como ambiente Central o Teatro José Alencar!! Sou fã! !
    Partiu conhecer os mistérios da Bailarina!!!

    Bjo♡

    ResponderExcluir
  4. Silvana!
    Já tive oportunidade de conhecer o Theatro José de Alencar em Fortaleza e fui interessada em saber mais sobre o tal fantasma que tinham visto, mas não vi nenhum...kkk (Uma pena!).
    Fiquei ainda mais interessada na leitura desse livro após saber que a autora se baseou em uma lenda 'real' e a ambientou no mesmo lugar da aparição.
    Desejo uma ótima semana!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvana *--*

    Já ouvi falar desse livro, e até mesmo já vi algumas resenhas dele, mas confesso que não me atraí em nada, só a capa hahahah
    É dificil não pensar que é uma estória mais infantil por conta do tema, mas fiquei surpresa em saber que é bem maduro, a trama realmente parece bem envolve, porém não é algo que eu leria no momento, foge totalmente do meu estilo literário, e diferente de você, não sou de sair da minha zona de conforto =/ Mas adorei saber suas impressões sobre a estória, e ainda mais por saber que ele te conquistou.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro mas essa aventura me deixou muito curiosa para conhecer, achei a autora muito criativa em todos os aspectos e se tivesse oportunidade de ler eu acho que iria gostar bastante.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não tinha parado para ler a resenha. Gostei muito dos seus comentários e a diagramação do livro está muito linda!
    Fiquei bem curiosa para ler, me lembrou bastante o Fantasma da Ópera (que eu amo)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    conheci esse livro no Skoob, mas não sabia que era tão maravilhoso assim! A capa me chamou muito a atenção, mas essa história conseguiu me pegar de vez. Confesso que também imaginava que era um livro infantil, mas pelo visto não é nada disso.
    Fiquei bem surpresa ao saber que a escritora é brasileira e achei a história por traz do livro bem interessante, não conhecia essa lenda e achei mais incrível ainda a Socorro ter ido no teatro tentar sentir na pele o mesmo que as pessoas que viram a bailarina.
    Também amei a diagramação, é super fofa. Com certeza vou comprar esse livro.
    Obg pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana,
    Quero muito ler esse livro tão encantador ♥
    Faz tempo que estou desejando A Bailarina Fantasma, é o tipo de história que sempre busco ler: tocante, singela e pura. Sou fã de livros que descrevem um pouco da história do local, ainda mais em um cenário brasileiro.
    A diagramação desse livro é linda *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já tem um certo tempo que tenho vontade de ler esse livro mas não sabia que tinha sido lançada uma nova edição dele. A edição em si parece linda e minha vontade em ler ele só cresceu graças a sua resenha. As suas fotos também ficaram ótimas, adorei a composição de cores *-*

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir