19 junho 2017

Observatório Literário #8 - Metas de leitura


Há quem diga que ter metas de páginas por dia ou mesmo de livros por ano tira o prazer da leitura porque você se vê lendo por obrigação, será? Hoje eu vim mostrar para vocês como a organização por metas me ajuda a ter mais disciplina para me dedicar mais ao que eu gosto e não perder tempo com outras distrações. Lembrando que é algo que funciona para mim e não tem problema nenhum ser de outro jeito, cada leitor tem seu jeito de lidar com as pilhas de leituras. Ok? Então vamos lá!

Sou apaixonada por livros desde que eu aprendi a ler, por educação ou genética, herdei o amor pela leitura dos meus pais e sempre fui uma ativa frequentadora de bibliotecas e livrarias. Nunca liguei muito para o tanto que eu lia; se era pouco ou muito, eu nem tinha noção. Durante o ensino médio, eu tinha muito tempo livre, pegar um livro atrás do outro acabou se tornando parte da rotina. Até que chegou a tão sonhada faculdade e eu fiquei surpresa de chegar ao final do primeiro ano sem ter lido nem dez livros quando eu tinha mais de cem livros não lidos na estante, então eu comecei a me preocupar e fazer contas...






Supondo que eu conseguisse ler cerca de 70 livros por ano durante os próximos 50 anos, eu leria um total de 3500 no final. Este número é muito pouco para quem tinha colocado mais de 600 livros nos desejados do Skoob em dois anos. Como eu ia ler tudo o que eu queria lendo menos de dez livros por ano?! Foi então que eu resolvi que precisava valorizar mais meu tempo e, principalmente, aquilo que eu lia (mas esta é uma discussão para um próximo Observatório Literário).

Mantive a meta de 70 livros por ano porque eu sabia que era uma meta atingível para mim, passei a separar todo início de mês o que eu leria e anotar quantas páginas eu li no dia para saber a média no fim do mês. E pronto, só fazer o planejamento na minha agenda fez toda a diferença. Isso porque eu sei que se eu chegar à metade do mês sem ter lido nada do que eu até então queria, é porque eu estou deixando a leitura de lado sem perceber.


Raramente leio exatamente aquilo que eu planejei, um ou dois livros ficam para trás, troco os livros, é normal. A média de páginas, por exemplo, não é algo que eu sigo à risca, até porque tem dias que a gente lê muito mais e dias que a gente simplesmente não está a fim. O negócio é que às vezes dá aquela preguiça de pegar o livro, o fantasma da procrastinação vai atrás de você, mas quando você finalmente pega para ler, não quer mais largar. Às vezes você só precisa de um empurrãozinho.


Dessa forma, eu não leio nada que eu não quero (a não ser quando é para a faculdade, porque aí não tem jeito ¯\_(ツ)_/¯), não me obrigo a ler quando não estou disposta, não deixo de fazer minhas coisas e não surto com a quantidade de coisa que eu tenho para ler (não sei vocês, mas bate uma ansiedade desanimadora quando eu penso nisso). Assim, eu sei que cada livro vai ter seu devido tempo e vai dar tudo certo se eu tentar seguir aquilo que planejei, sem ter que me preocupar.

Citei um monte de números para vocês, mas não é uma questão de quantidade. Se você gosta de fazer uma coisa, não deixe que a rotina tire isso de você. Encontre um tempo, organize-se. Hobbies também precisam de certa disciplina, especialmente para começar. Ficar uma hora no sofá olhando para o nada ou atualizando o feed das redes sociais a cada dois minutos é uma delícia, eu sei, mas a vida é muito curta para não aproveitar. E vocês, tem algum segredo para não deixar de ler? Ou para não procrastinar? Não deixem de me contar!






PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!






11 comentários:

  1. Luana eu também não surto quando lembro dos livros que estão parados porque se for lembrar eu nem concentro nos livros que estou lendo, o que eu faço é ler com calma e se der para ler bem se não der fica para o próximo mês o que torna minhas leituras super agradáveis, teve uma época que estava lendo dois livros por dia mas ai não deu certo então eu leio apenas um de cada, mas é isso ou vc lê o livro rápido e não aproveita a leitura ou lê devagar e curte a leitura que faz com que te prenda só por um momento bom.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. De uns tempos pra cá meu ritmo de leitura caiu absurdamente. Parei com esse negócio de colocar uma porrada de livro pra ler, estou tentando priorizar as coisas. Mas nunca estabeleci uma meta. Lia mais de 100 livros no ano e nesse ultimo mal cheguei aos 70. Ahh, essas coisas acontecem né. A gente muda os hábitos, o tempo pra ler fica curto e mais um monte de coisas atrapalham...
    Mas sinceramente acho que colocar uma meta atrapalha ainda mais porque você fica com aquela neura de bater o numero e a leitura mais começa a parece obrigação que diversão. Ao menos pra mim é assim.
    Minha estante está arroiada de livros que não li ainda, mas sempre coloco mais, sempre quero mais e vou tentando ler o que dá. Leitor pra atrasar as leituras é um caso!
    O negócio é tentar aproveitar o que pode ler viu...

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a favor das metas. Eu tenho a meta inicial anual de ler ao menos um livro por mês. Acontece que estou conseguindo ler um livro por semana. Isso me deixa super feliz. Já tem dois dias que não peguei meu livro atual pra ler, mas li uns capítulos da minha leitura atual do Wattpapd e até umas páginas de um e-book. Sempre busco ler algo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi, luh. Amei a coluna. Não tenho metas específicas, pois sou muito volátil nas minhas escolhas, e hoje estou desesperada para ler x livro, amanhã já passou, mas gosto de estabelecer certo número, esse ano ta sendo mais ou menos dez livros por mês, no ano passado eram uns treze e bati 150 livros lidos, esse anos serão menos. mas gosto sempre de fazer comparativos entre o número de livros e de páginas de um mês para o outro, pra ver onde eu me perdi. Isso das rede sociais é algo muito verdadeiro. Comecei a pensar no tempo que eu perdia no whats e que poderia estar lendo. e as vezes nem é questão de ler o dia inteiro, e sim de se dedicar uma única hora do dia para ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei muito do seu post. É sempre desanimador quando tento fazer as contas de quantos livros quero ler no ano e quantos livros lerei na vida caso mantenha essa frequência de leitura, por isso não penso muito nisso. Não leio tanto quanto gostaria de ler, mas ultimamente estou lendo muito mais do que lia antes. Não estipulo metas porque quando não consigo cumprir fico triste sahuhusaas
    Mas o importante é ler e se aventuras em boas histórias <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei muito legal o post. Eu tenho como meta ler 100 páginas por dia, mas não fico levando isso tão a risca, tem dias que leio mais e tem dias que não leio quase nada, mas eu sempre tento ler pelo menos um pouco todo dia. Quando eu estava na faculdade eu também lia bem menos. Esse ano que eu terminei a faculdade, já li mais que o ano passado todo hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luana *---*

    Ja desistir de atingir minha metas de leitura kkkk Sempre coloco lá no skoob os livros que quero ler ao longo do ano, e quando o ano termina pelo menos 50 titulos foram adicionada li quase nenhum mudando todo o cronograma. Prefiro assim, leio o que me da vontade no momento, as vezes quero um romance bem amorzinho, ou um new mais quente, ou um terror. Acho que varia muito.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Luana!
    Acho bem bacana quem consegue se organizar, escolher os livros que vai ler durante o mês, fazer um cronograma e seguir a risca, mesmo algumas coisas fiquem para traz, mas comigo, nada disso dá certo, infelizmente:(
    Primeiro porque gosto de ler por prazer e não por obrigação e daí, não sei quais livros vão me agradar durante aquele determinado mês, tem meses que gosto de ler mais romances, outros mais nacionais, outros ficção, policial e por aí vai...
    Nem faço metas de leitura, vou simplesmente lendo, resenhando quando posso e apreciando ou não a leitura, simples assim para mim.
    Parabéns por ser tão organizada.
    Boas festas juninas!!!!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá !!
    O ano passado (último ano de ensino médio ) Eu li 150 livros 😱!!! Era um atrás do outro ou dois ao mesmo tempo
    Esse ano que comencei a faculdade só 48 até agora 😅 !!
    Está sendo uma correria que mal tenho tempo de ler mas as vezes paro o que estou fazendo para continuar a leitura !!!
    Agora de férias vou a biblioteca duas vezes por mês e estou lendo uns 8 livros por mês !!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não tenho estabeleço metas de leitura, vou adicionando livros na minha lista e lendo de acordo, as vezes acabo passando alguns livros na frente, principalmente quando há lançamentos que chamam muito a minha atenção, não costumo ler livros que eu saiba que terão continuação porque não curto ficar ansiosa até o próximo, normalmente quando estiver no penúltimo, eu inicio a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Oi Luana,
    O tal do skoob facilitou muito a minha vida, como sou uma pessoa metódica e que gosta de tudo planejado (nada tão exagerado) a meta literária veio para disciplinar as minhas leituras.
    Ano passada tinha como meta ler 100 livros, mas consegui ler apenas 64, fiquei bem chateada já que tinha muito tempo livre disponível e não estava aproveitando muito bem. Estamos na metade de 2017 e já sei que não vou conseguir atingir a meta novamente, mas nem estou ligando, uma vez que estou bem feliz com as minhas leituras ♥
    Nossa, nem dá pra pensar muito nos livros que quero tanto ler, se não eu surto, pois é bem desanimador ao pensar na lista absurdamente grande, que por sinal não para de crescer, de livros a serem lidos.
    Beijos

    ResponderExcluir