19 janeiro 2017

Resenha - O Presente do Meu Grande Amor




Título: O Presente do Meu Grande Amor
Autora: 
Stephanie Perkins e outros autores
Editora: Intrínseca
Skoob Goodreads
Páginas: 352
Onde Comprar: Saraiva / Submarino

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.










A maioria das pessoas ama a época do fim de ano, especialmente o Natal. Afinal de contas, nesse período não há espaço para preocupações, estresse, conflitos ou grandes responsabilidades; todos querem apenas estar com a família, se divertir e ganhar presentes. Essa época pode ser propícia até mesmo para dar espaço às pessoas novas que entrarem em nossas vidas ou, quem sabe, aproveitar o clima natalino e se declarar para a pessoa amada. É isso que encontramos em O presente do meu grande amor, que possui 12 contos escritos por autores diferentes e que retratam o Natal e o Ano-Novo da forma que devem ser: felizes, mágicos e amorosos.

Preciso destacar que amei a presença da diversidade em alguns contos, mostrando outras etnias, um casal gay e até religiões diferenciadas. Todos os contos envolvem um casal, mas as histórias vão muito além do romance: falam sobre a família, as tradições, magia, amizade e empatia. Não importa a forma que todos aproveitam essa época, pois com certeza qualquer pessoa irá encontrar aqui alguma que se encaixe aos seus próprios hábitos e que fará ao menos sentir as coisas boas que esse clima representa.

“Sei que ele me queria aqui, mas por que tinha que ser dessa maneira? Quero que ele me apresente como seu namorado. Quero me sentar à mesa de jantar, fazer piadas com Riley que vão fazer Lana rir, mesmo ela não querendo. Quero que eles me vejam de mãos dadas com ele. Quero ficar de mãos dadas com ele. Quero que ele me ame quando eu for mau e quando for bom. Quero. Quero. Quero.”

Todos os contos são maravilhosos e especiais à sua maneira, mas, obviamente, alguns me impactaram muito mais que os outros. Anjos na Neve me encantou profundamente e me fez desejar um livro inteiro somente para aquela história. O autor a construiu de forma magnífica, nos apresentando as dificuldades do personagem e ressaltando suas características, em especial, a sua teimosia. E o romance que se desenvolve é muito gostoso, já que a mocinha estabelece um diálogo íntimo entre eles a cada encontro, o que permite ao leitor conhecê-los melhor e ansiar mais pela próxima conversa que teriam. É muito fofo!



O conto É um milagre de Yule, Charlie Brown é o mais fofo, com toda a certeza. Aqui conhecemos uma mocinha que precisa de ajuda para um projeto, mas que tem vergonha de fazer um pedido assim de forma tão direta, e então, na tentativa de consertar as coisas, ela vai bagunçando ainda mais. Creio que é por esse motivo que fica bem mais divertido. Simplesmente adorei! Nunca tinha lido nada da Stephanie Perkins, mas depois desse conto vou procurar ler suas obras.

“North poderia tê-la beijado. Poderia ter feito isso, poderia ter se aproximado, mas estava sendo respeitoso. Isso fez com que ela tivesse vontade de devorá-lo inteiro. Ou ser devorada inteira.”

Krampuslauf, de todos, é o conto mais surpreendente por conter cenas que envolvem magia, e o que acontece no desfecho é uma surpresa positiva. A protagonista era aquela criança que acreditava no Papai Noel, só que realizava pedidos impossíveis, como por exemplo, voar. E o mocinho que entra em sua vida, de alguma forma, desperta aquele sentimento bom que ela tinha quando desejava essas coisas. Apesar da magia estar presente, o que mais se destaca é a amizade. Todo mundo tem ou já teve aquela amiga que era completamente apaixonada por um cara que não lhe dava valor, e é isso que presenciamos no conto, duas amigas tentando ajudar outra a superar alguém que não lhe faz bem e a forma que a magia se relaciona com isso tudo é simplesmente brilhante.

Bem-vindo a Christmas, Califórnia é uma história extremamente fofa, apaixonante e representa tudo aquilo de bom que o Natal proporciona às pessoas. Todos sabem que nessa época a comida é muito mais saborosa, e nessa história, agradar o paladar realmente muda a vida de muitas pessoas: todos ficam mais simpáticos, mais alegres e deixam de lado suas frustrações. E a protagonista, apesar de brava por morar em uma cidade tão pequena, é uma pessoa que todos deveriam ser: solidária. Ela sacrifica o que for necessário para ajudar as pessoas, mesmo não recebendo nada em troca, pelo menos não em objetos materiais. Além disso, como se passa em um restaurante, todas aquelas comidas gostosas e típicas fazem um excelente trabalho de acender o espírito natalino ao leitor.

“Ela o beijou, sem saber se o beijo duraria um minuto, uma hora ou a noite inteira. Ela o beijou sem saber o que iria acontecer no semestre seguinte, no ano seguinte. Mas, naquele momento, nada disso parecia ter importância. O beijo era o que importava.”

Estrela de Belém fala bastante sobre a família e demonstra que ela não precisa necessariamente ser do seu sangue. No início do conto, eu esperava uma coisa completamente diferente e ao terminá-lo, me senti feliz por estar enganada em relação às minhas expectativas. No começo, o conto dá a ideia de que irá falar sobre duas pessoas se conhecendo por conveniência e que irão se apaixonar, mas é mais do que isso. É sobre se sentir perdida, sozinha e encontrar a família no lugar mais inimaginável possível, especialmente quando você se sente convencida de que não existe uma casa para onde ir. Não pude deixar de me emocionar com o desfecho dessa história, eu adorei!

A diagramação está incrível, não encontrei erros de revisão e as páginas são amareladas. A capa é encantadora e durante todo o processo de leitura eu não conseguia parar de olhar para ela e tentar descobrir qual era o casalzinho da história que estava lendo naquele momento. Sim, todos os 12 casais estão presentes na capa do livro! Os contos são bem escritos e agradáveis, contendo vários autores que a maioria das pessoas já conhecem e gostam, como: Stephanie Perkins, Jenny Han, David Levithan, Rainbow Rowell e Gayle Forman. Eu recomendo a leitura para todos aqueles que amam o clima do fim de ano e tudo aquilo que ele simboliza, com certeza vocês não irão se decepcionar.

22 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que não sou uma grande fã de livros de contos, mas não é porque não gosto, mas sim porque as vezes gosto tanto da historia que queria um livro só para ela rsrs. Eu sempre vi muitas pessoas falando bem desse livro e dos contos, e na Saraiva eu já o encontrei por R$5,00, e me arrependo profundamente de não o ter comprado agora rsrs. Mas fico muito feliz de você ter gostado da leitura, os contos que mais me chamaram a atenção foi o Krampuslauf e o É um milagre.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, eu quase comprei esse livro para ler no Natal, mas a grana tava meio curta e acabei optando por ler o conto de Natal do Dickens. Gostei muito da resenha do segundo conto me identifiquei um pouco com ele, e lembrei muito daquela música que fala que achava que todo mundo era filho de papai noel, mais um livro para minha TBR

    ResponderExcluir
  3. Oi, Giovana!
    Amei os contos. Li "O Presente do Meu Grande Amor" no natal de 2014 e posso dizer que me apaixonei pelos contos. Um dos contos que mais gostei foi o de Marigold e North. <3 Stephanie Perkins escreve com uma sensibilidade ímpar.
    O conto do Matt me doeu o coração. Fui lendo e sentindo toda a sensação de Shy. O romance que é construído me deixou encantada!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Não curto muito contos, mas tem tantos autores bons que me deixou curiosa.
    Eu também ficaria imaginando qual casal na capa porque sou dessas, haha.
    Mas até que a premissa dos contos me chamaram atenção, então quando eu quiser ler algo leve, já sei qual vou ler.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oie! Estou de olho nesse livro desde que lançou, e eu não sabia que os casais da capa, faziam parte dos contos, ele é um livro composto por autores maravilhosos! Tenho certeza que quando eu o ler, irei amar!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Vi a indicação deste livro no ano final do ano passado como dica de leitura para o natal, mas não consegui comprar, agora, lendo a sua resenha e o resumo que fez dos contos, sinto que lerei o livor, mesmo não combinando com a época. Acho que o conto É um Milagre de Yule, Charlie Brown, também acharei fofo, amei a descrição que fez dele.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Li esse livro no fim do ano passado e fiquei encantada por ser um livro delicado e que trata dessa época de fim de ano em várias etnias, culturas, crenças e fórmulas, como você mesma citou em sua resenha. Outra coisa que gostei muito foi a delicadeza com a qual cada história foi escrita, nos passando aquele sentimento bom que esperamos ter na época de fim de ano, aquele sentimento de esperança por um ano melhor e de um natal abençoado. Desses que você citou, Anjos na neve e Bem vindo a Christimas, Califórnia, também tiveram destaque em minha leitura. Adorei a resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Eu também certamente ficaria olhando a capa pra saber sobre qual casal é a história haha achei muito bacana você explicar alguns contos em especial, isso dá trabalho mas aprofunda mais a resenha de maneira positiva. Amo o clima natalino, dá uma certa nostalgia e ler sobre deve ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que não encontro um bom livro de contos! Particularmente amo os do Alan Poe, que são de um gênero BEM diferente do que você postou. Mas vi tantos nomes conhecidos que me deu curiosidade, e ao que parece são vários contos que apesar de terem em comum o Natal, são histórias diferentes e parecem ser emocionantes. O que envolve magia já me deu um gás pra comprar. Adicionado na minha listinha ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, mas recordo-me de ver a capa algures na nternet ou numa livraria... :) ahah Que bom que gostaste!! :)

    Eu confesso que não gosto la muito de livros de contos, mas acho ótimo que tenhas gostado da capa e diagramação..! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Eu, assim como muitas pessoas, definitivamente adoro o fim de ano e o clima que se desenvolve em Dezembro. Adorei poder conferir sua resenha e conhecer essa obra cheia de contos de autores famosos da atualidade, prometi ler mais contos esse ano e vou anotar a dica com certeza. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Amanda

    Final de ano é uma explosão de resenhas desse livro, né? Hahaha
    Eu não sou muito de ler coletâneas de se passam em épocas específicas, mas todo mundo fala tão bem desse livro que até dá vontade de ler.
    Pelo pouco que você falou sobre alguns contos, o que mais chamou minha atenção foi Estrela de Belém. Acho qur também iria me emocionar com ele.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu comprei esse livro depois de ler uma resenha sobre ele e ficar curiosa sobre uma delas que agora não me lembro qual é... Mas até agora eu não li a obra, queria ler no Natal, mas tive umas complicações na família e não pude fazer isso. Mas gostei de saber que você também gostou da obra e adorei saber que a capa tem haver com a história mostrando os doze casais. Espero conseguir ler logo, mas não sei se lerei antes ou apenas no Natal desse ano. Já amei saber que é bem diversificado e tratam de vários assuntos diferentes. Com certeza lerei!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Esse livro realmente é lindo, me senti em clima de natal ao ler, quase senti a neve KKKKK confesso que alguns contos foram extremamente sem noção mas pelo visto nós gostamos quase dos mesmos contos
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem por aí?

    Este livro já está na minha lista do projeto Natal Literário de 2017 do meu blog... Pois é, ainda falta muito, mas ele já está na lista haha. Eu ia colocá-lo no projeto do ano passado, mas resolvi deixá-lo para este ano. Os elogios sempre superam as críticas negativas sobre esse livro e eu quero muito lê-lo, também pelo fato de eu adorar contos. Adorei a sua resenha, ficou ótima... Parabéns!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Um livro de natal sem ser no Natal. Que tudo que você resolveu reviver essa época mágica!

    Gostei que você explicou alguns contos separadamente. Ficou bem legal.

    Que pena que houve erros de revisão. Sou muito chata com.isso e iria ficar mega chateada, mas com uma diagramação bonita eu perdoaria haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tinha visto algumas resenhas desse livro na época de Natal, mas você conseguiu nos apresentar os contos de uma maneira bem especial, e até nos mostra que é uma leitura que pode ser feita em qualquer época.
    O conto que mais me interessou foi Anjo da Neve, acho que se pegar o livro, será o primeiro que vou ler.

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Tenho que dizer que nunca fui muito apegada à essa data comemorativa devido meus pais não comemorarem rsrs
    Mas acho interessante todos os sentimentos que são aflorados nessa época do ano e gostei de saber suas impressões sobre a obra.
    Os contos parecem ser cativantes e realmente especiais cada um à sua maneira como você mesma disse.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  19. Sempre achei a capa desse livro encantadora, mas não sou acostumada a ler coisas assim, tipo "Dez histórias de natal", "dez histórias de verão", etc. etc.

    Muitos autores bons estão reunidos nesse livro, no entanto, o que me anima a lê-lo.

    E muitas pessoas se estressam com o natal, moça! xD para deixá-lo perfeito (aqueles que o comemoram, claro!).


    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Amanda, tudo bem?
    Curti muito a sua resenha, o livro parece ser bem interessante, mas sabe que ele não faz o meu estilo? Não sou muito fã de livros de contos, sabe? Por conta disso, vou deixar a sua dica passar hoje, tá?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Tudo bom?
    Já tive a oportunidade de comprar esse livro, mas o que me desanimou é que são contos, para ler um eu tenho que gostar demais dá escrita do autor, mas achei interessante a ideia de ser contos de natal.
    Gostei dá sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Amanda,
    Nunca tinha lido livro que mantenham essa linha mais natalina e familiar. Sinto falta desse tipo de leitura, pois tenho lido mais triller psicológico. E ainda mais assim uma reunião de contos é sempre bem vinda, espero quem saber ler ao final desse ano.

    ResponderExcluir