23 janeiro 2017

Resenha - Borborema



Titulo: Borborema
Autora: Letícia Godoy
Cortesia: Editora Arwen
Skoob / Goodreads
Páginas: 346
Onde comprar: Arwen Books

Annabel é uma mulher fria e calculista, que fugiu do seu passado para a cidade grande e construiu uma vida "segura" e invejada por muitos. Sua intenção era nunca mais olhar para trás, porém um telefonema muda tudo e a obriga a voltar à Borborema, a fazenda de sua família.
Lá, ela terá que enfrentar muito mais do que inicialmente havia imaginado. Conflitos familiares, medos particulares, um assassinato que de alguma forma pode estar relacionado a ela e um homem que promete abalar as estruturas nada firmes de seu ser.












Em Borborema, nossa protagonista é Annabel Magalhães, uma advogada bem sucedida que acabou de ganhar um dos casos mais importantes de sua vida. Ela é independente, viciada em trabalho, apaixonada pelo que faz, mas com um passado complicado que ela estava mais do que disposta a esquecer até receber uma ligação lhe contando que seu pai está muito doente e deseja vê-la.

Mesmo preocupada com a recepção que teria e com medo de enfrentar os fantasmas do passado, Annabel pede alguns dias de folga para seu chefe e parte de ônibus para Siqueira Campos, uma pequena cidadezinha do interior, onde cresceu na fazenda de sua família: Borborema. Para sua surpresa, ela é recebida melhor do que imaginava por sua mãe e seus irmãos (quer dizer, pela maioria deles).

Entretanto, a animação da sua família em tê-la de volta não vai impedir que novas descobertas sobre os acontecimentos que fizeram com que Annabel partisse sozinha e sem apoio para a capital tragam novos conflitos para essa família. Além de tudo, as dívidas contraídas pelo pai colocam a fazenda em risco e a família terá de se unir para salvar o patrimônio. Bel precisa lidar com muitos problemas, mas terá a chance de viver o amor e se redescobrir.

Subimos com cautela por aqueles trios estreitos, mas nossos cavalos sabiam o que fazer e em pouco tempo estávamos, novamente, juntos, no alto da Borborema a avistar toda aquela imensidão. Parei o meu cavalo e não pude evitar um sorriso que se apoderou dos meus lábios... Deus! Como eu podia desejar tanto ir embora diante de tamanha beleza?



[ - Minhas Impressões - ]

Este livro me envolveu tanto que eu não sei nem por onde começar... Ler Borborema é como estar dentro de um abraço familiar. Não é aquele livro que você quer devorar em uma tarde, mas aquele que te faz querer ler devagar e degustar cada acontecimento, e já adianto, você nunca está preparado para o que vem a seguir.

A Letícia tem uma escrita que realmente te coloca dentro de uma cidadezinha do interior e te faz sentir aquele clima gostoso de fazenda. É uma novela cheia de conflitos, intrigas e reviravoltas. Parece que estamos vivendo junto com a família e bate até aquela saudade quando não estamos lendo, me peguei várias vezes pensando no que poderia acontecer com os personagens que tanto me conquistaram.

Se tem algo que eu valorizo muito é a evolução dos personagens e, aqui, todo mundo tem a oportunidade de crescer um pouquinho. Juntos, eles aprendem o valor do perdão e a importância da união. Annabel é quem mais muda ao longo da história, resgatando a garota que cresceu no interior, redescobrindo o amor e sua verdadeira identidade, é algo muito bacana de acompanhar porque dá uma vontade de chacoalhá-la pelos ombros algumas vezes – risos.

Falando em redescobrir o amor, esta história mostra para a gente que muitas vezes só o amor não é o suficiente para resolver tudo e é preciso tomar decisões difíceis, mas que sempre vem para o bem, mesmo que a gente não perceba isso de primeira.

- Amores vêm e vão... mas família é para sempre!

Borborema não é só romance, temos muitos mistérios a serem resolvidos e vários fatos surpreendentes que intensificam ainda mais esta narrativa, a autora não deixou nenhuma ponta solta e eu fiquei muito feliz de como as coisas se resolveram. Eu poderia passar horas falando de todos os personagens para vocês, mas nada se compara a ler e conhecer essa família nada perfeita (afinal, qual família é?), mas apaixonante.


22 comentários:

  1. Nossa, que resenha linda! Muito obrigada, Luana, sua leitura da obra foi sensível e verdadeira e você conseguiu captar a essência.

    Em meio a tantos livros de romance, tratar sobre a família acaba sendo bem difícil, foi um tiro no escuro, e saber que as pessoas estão gostando é maravilhoso!

    Obrigada, de coração!

    ResponderExcluir
  2. Ola Luana somente pelo cenário do livro já leria rss, personagens que evoluem no decorrer da trama é muito envolvente para o leitor acompanhar esse crescimento através de toda dificuldade da protagonista. Não conhecia o livro,amei a capa sinopse e a resenha. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. É um gênero que chama muito a minha atenção, um dos que eu leio com frequência na verdade, e pelo que pude compreender por aqui, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luana!
    A capa foi a primeira coisa que me chamou atenção. Gostei da premissa e a história parece ser cheia de emoção. É um livro que eu leria com certeza. ^^
    Adoro quando os personagens cresce durante a narrativa, quando eles estagnam é que a leitura fica chata.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem? Nunca li nada da Le, mas ela é uma querida e todos os seus livros são muito bem acalmados, não sabia sobre o que se tratava esse, mas amei conhecer um pouco mais da trama, com certeza vou ir atrás para realizar a leitura dele!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Luana, amei a capa do livro e saber que é uma leitura envolvente e fez com que você a comparasse com um abraço familiar, me deixou pra lá de curiosa. Acho que estou precisando de um livro assim, não que eu leia rapidamente, mas que o deguste.
    Amei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Tenho acompanhado o lançamento de Borborema e confesso que estou muito intrigada com esse livro, mesmo fugindo um pouco dos gêneros literários que eu costumo ler, quero muito desvendar os segredos dessa cidadezinha, ver a personagem se redescobrindo, bem como o amadurecimento das demais figuras que permeiam o livro. Tenho certeza que como você, irei degustar esse livro com muita calma, para conseguir captar bema essência que a história pretende nos passar. Adorei ler suas impressões, me deixou ainda mais animada para comprar logo o meu exemplar.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu adoro quando um autor consegue criar um clima que nos insere no cenário do livro, e adorei saber que a autora conseguiu fazer isso. Além disso, aprecio muito quando o autor leva os personagens a crescerem, e interessante que a letíciatenha também criado isso nesse livro. Espero ter a oportunidade de ler, pois essa autora é muito bem comentada

    ResponderExcluir
  9. Oi Luana,fiquei intrigada com história e adoro livros onde o suspense se desenvolve em volta da família. Não gostei muito da capa, mas acho que mesmo assim daria uma chance, após ler seu parecer... além do mais, não julgue um livro pela capa. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Esses enredos sobre fazenda, campo e afins sempre me agradam, parece uma novela mesmo, uma novela das seis. Acho a capa bonita, mas não curto o nome do livro. É o nome da fazenda, om, mas acho estranho. Rs
    Adoro histórias com intrigas e reviravoltas, então acredito que iria aproveitar bastante a leitura.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Também sou dessas que valorizam a evolução dos personagens na história, e não é qualquer autor que consegue nos fazer perceber isso, né?
    Além disso, histórias de família sempre trazem aprendizado pros leitores né? E nos faz repensar em como estamos agindo com a nossa.
    Fico feliz que tenha gostado...
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tive a oportunidade de fazer as primeiras impressões dessa obra e fiquei simplesmente apaixonada. Não sei ainda qual o mistério que ronda Borborema, mas saber que o livro passa uma mensagem tão bonita, além de bem real, realmente me anima a comprar o livro e terminar de ler, já que adorei o que li por enquanto. Parabéns pela sua resenha, ficou linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Acho o nome e a capa desse livro tão legal. Que bom que o livro lhe envolveu tanto. Que bom que a escrita da autora coloca a gente realmente dentro da história. Realmente é bom ver a evolução dos personagens. Pela jeito a história mostra a descoberta do amor de uma forma bem marcante, realmente o amor não pode resolver tudo mais ele faz bem. Anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luana!
    É muito bom quando nos envolvemos com um livro, e com os conflitos dos personagens. Gosto quando a autora escreve uma boa história, e esse livro ainda não conhecia, mas gostei de saber que os personagens amadurecem durante a leitura, e isso é muito bom para o leitor.
    Acho que todo mundo já passou por momentos assim na vida real, igual os da protagonista. Parece ser uma história bem real!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. O enredo parece ser bem interessante e o fato da autora conseguir nos inserir nos ambientes onde a estória se passa é uma qualidade essencial para mim. O enredo parece ser um pouco clichê, mas tudo depende da forma que a trama se desenvolva. Fiquei curioso com a leitura.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    A maneira como você se envolveu com este livro, é muito linda. Adoro livros que nos levam para dentro do cenário, principalmente se este cenário é algo de interior e fazenda. Gosto de viajar junto com os personagens. Ainda mais, trazendo uma boa reflexão do amor em suas linhas.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Gostei bastante da resenha. Saber que não é somente um romance "água com açúcar" já me fez ter interesse em ler.
    Parabéns pela resenha e pela divulgação de uma autora nacional.

    ResponderExcluir
  18. Creio que os melhores livros são aqueles que te fazem querer adiar a leitura para não demorar demais. Eu amo essas coisas! Li alguns livros assim, que não eram para serem devorados e sim degustados como uma comida fina. Pretendo ler esse livro em breve e poder também ter esse abraço familiar. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Luana! ^^
    Eu li Jurada Pelas Sombras da Letícia e estou ansiosa para conferir o mais novo livro dela! <3 Pela sua resenha tenho certeza que irei ama muito a história, eu já sentia que iria amar desde que soube mais ou menos sobre o que ia ser, então agora que conferi a resenha tenho ainda mais certeza!
    A capa está muito linda e pelo jeito super combina! Feliz de ver a Arwen crescendo cada vez mais! <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Não conhecia a autora e sua obra, mas, fiquei bem curiosa para realizar a leitura, ainda mais sabendo que se trata de um daqueles livros que degustamos aos poucos, vivenciando a situação dos personagens e torcendo por eles. Li uma vez um livro chamado "Arroz de palma" que é bem assim e tenho certeza que você iria gostar também, então fica a sugestão. Quero muito conhecer essa história, ver a personagem redescobrindo o amor e o crescimento dos personagens. Ótima resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  21. Oie
    nossa, que interessante parece ser a leitura, ainda não conhecia mas tem um belo enredo e uma bela capa, muito legal mesmo, adorei sua resenha e a dica esta anotada

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gosto quando o cenário, ambientação e os personagens evoluem em uníssono. Vou até solicitar este livro para leitura. Sou apaixonada quando há o toque de realidade. Fiquei apaixonada por essa capa também.

    ResponderExcluir