06 janeiro 2017

Reflexão - Parte 8 - Aprendendo com os ERROS...


Eu já cansei de falar aqui, mas eu realmente posto só de vez em quando nessa coluna de Reflexão, e hoje, estou trazendo essa porque é algo realmente para se REFLETIR e principalmente porque no dia-a-dia acontece muito disso com TODOS NÓS.

Quem nunca foi apontado por alguém falando de seus ERROS e ACERTOS?
Mas principalmente dos ERROS? Pois bem, eu já ouvi muito de outras pessoas em diversos momentos da minha vida, mas principalmente dos ERROS!

Porém, eu penso que as vezes é muito BOM  para o nosso crescimento pessoal para que possamos aprender, até porque ninguém é perfeito certo? Mas tem horas que as pessoas apontam os nossos ERROS que acabam OFENDENDO ou até mesmo nos rebaixando e tirando o nosso estimulo para fazer as coisas.


Acho que SE TODOS NÓS pararmos para pensar, as pessoas APONTAM muito mais os DEFEITOS do que as suas QUALIDADES né? Pior que eu não tinha pensado nisso até uma pessoa muito sábia ter comentado isso comigo, por isso ao invés de ficar só falando dos defeitos dos outros, pensa também no que uma pessoa pode te trazer de BOM e quais as coisas BOAS que ela trás e faz ao próximo, porque tenho certeza que nisso na hora ninguém pensa!






É algo bem complicado, mas eu acho que todas as pessoas no geral tem que pensar antes de agir e falar alguma coisa, porque não é algo SIMPLES de comentar e temos que ter muito cuidado para não magoar os sentimentos da pessoa e nem que faça com que ela interprete tudo de uma outra maneira.

Se você cometeu um erro e tem consciência disso, seja HUMILDE e peça desculpas, mas se não for esse o caso, não retruque, apenas escute e depois analise tudo que escutou e converse da melhor maneira possível, por mais que seu coração esteja apertado e que você esteja engolindo o choro na hora, o mais importante é se CONTROLAR!


===> Estou comentando sobre isso com vocês, porque já passei por isso algumas vezes e sinceramente tem algumas coisas que às vezes preciso estar relevando e outras muito boas que acrescentam muito em minha vida e faz com que eu aprenda a melhorar a cada dia, pois a vida é um aprendizado né? Porém, eu percebo quando as pessoas não estão agindo de boa fé ou até mesmo quando está apenas falando tudo por impulso e não percebendo que está nos machucando por dentro... Por isso, tenham muito CUIDADO na hora de falar com alguém sobre certos asuntos, porque isso ACABA com o nosso ESTIMULO e também faz com que a gente não tenha mais a mesma vontade de antes para fazer as coisas, Ou seja, você acaba perdendo UM DIA, ou até mesmo semanas que você estava bem por conta de algo que poderia ser pensado antes de ser feito. <====

Enfim....

Agora, gostaria de pedir para que vocês, após ler a REFLEXÃO abaixo me digam o que vocês acham disso? Como vocês lidam com isso? E qual é o conselho que vocês me dão para tantas outras pessoas que passam por isso na vida pessoal e profissional principalmente!


Na vida não precisamos acertar sempre, mas a cada dia errar menos. E é necessário que a cada erro, aprendamos o máximo possível para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis, das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmo erros.

Mesmo sabendo que muitas dessas experiências machucam, nos trazem lembranças que fazem sofrer e que preferimos esquecer. Ainda assim, temos que ter consciência que devemos aproveitá-las para a cada dia errarmos menos e acertarmos mais. Porque a vida é assim, cheia de surpresa e precisamos aprender a conviver com ela, caso contrário, não conseguiremos ser alguém.

E certamente não estamos aqui por acaso, sem razão, à toa, sem um objetivo a conquistar. Estamos em busca de um espaço para deixarmos de ser mais um neste mundo. Por isso temos obrigação de aprender a viver e conviver com a realidade, tendo consciência de que em nossas mãos está o nosso futuro. Dependendo principalmente do que somos no presente, o que seremos neste futuro bem próximo.

Precisamos ter em mente algo muito importante: devemos ser sempre nós mesmos, respeitando ao nosso próximo como a si próprio.


Quando enxergarmos que isto está acontecendo, então sentiremos que nossos erros tornaram-se experiências. E que isso, é como um sinal de nosso amadurecimento. Ou seja, que deixamos de ser crianças e passamos a ser adultos, não no físico e sim no mental.


Fonte: Belas Mensagens


26 comentários:

  1. Oi Silvana,
    essa coisa de ser lembrado pelos erros e ser julgado por não sermos perfeitos, é tão comum que achamos até normal. tenho aprendido a me policiar mais em relação a isso e tenho evitado me incomodar com as falhas alheias, uma vez que tenho tantas em mim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É muito comum estarmos dos dois lados da situação, tanto fazendo as tais críticas, como sendo criticados. Um bom conselho é estar mais atento a nossas atitudes que possam interferir na vida dos outros e sempre respeitar o próximo. Aprendi uma coisa com uma pessoa especial que me disse uma vez: Todos os dias faça um elogio a alguém, seja o que for, é tão mais gratificante ser generoso.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Adorei ler esta reflexão!! Concordo com quase tudo! :) Acho muito importante que erremos e aprenda os a fazer mais e melhor com eles! :)

    E, acima de tudo, que lutemos pelos nossos objetivos, ate porque realmente o futuro esta nas nossas mãos e não devemos desistir! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pra ser bem sincera eu não passei por muitas situações assim, na verdade sempre tiverem uma alta expectativa em cima de mim, por causa dos meus resultados e conquistas ao longo da vida, mas eu vejo isso acontecer com minha irmã. Ela é muito diferente de mim, totalmente o contrário, por isso sempre comparam os meus resultados, com os dela e eu acho isso muito injusto. Ela já conquistou muita coisa na vida, coisas que nem eu consegui, mas ainda sim, quando erra, todos a criticam, quando acertam, ninguém fala nada. Isso é muito foda, mas muitas vezes foge do nosso controle. Julgar as pessoas pelos seus erros, muito mais do que pelos acertos, é algo que acaba com a alto estima da pessoa. Lógico que já fui julgada por alguns erros, não vou ser hipócrita, mas eu sempre soube lhe dar com as criticas, algumas delas sem proposito algum, então só entra por um ouvido e sai pelo outro, outras eu topo como uma experiência para refletir e não repetir. No final, criticas com propósitos, são boas.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Esse é realmente um texto para se refletir.
    As pessoas vão realmente melhorar como pessoas quando pararem de se importar com os outros e ligarem para eles mesmos. Quando fazemos uma coisa boa, ninguém liga, ninguém vê. Mas basta cometer um errinho para que todos venham julgar e apontar nossas falhas. É triste e infelizmente é uma situação que dificilmente mudará.
    Mas os erros estão aí para nos ensinar, para nos tornar melhores quando decidimos aprender com eles em vez de nos lamentarmos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sil,
    Vivo falando para as pessoas que não devemos apontar o erro dos outros, pois não apontamos os acertos, como você bem disse. Mas, infelizmente, as pessoas lembram dos outros pelos erros deles, o que é uma pena.
    Gostei muito da reflexão e acho que errar menos é algo que tentamos praticar dia após dias, mas que não é tão fácil como parece.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi silvana,

    Apesar de ter 22 anos ainda, eu tenho bastante opinião sobre "erro e acertos". A primeira coisa que aprendi é que somos todos humanos e consequentemente lidamos com emoções e com várias coisas que nem nos dizem respeito as vezes. É normal errar, é normal acertar, perdoar e viver.. É a vida. Acho que a melhor coisa é realmente ter noção das próprias ações. Mas um erro não define quem você é, nem te faz uma pessoa pior, só te faz um ser humano mesmo. As pessoas vão julgar, - sempre -, mas o que importa é o que você sente. :)

    Parabéns pela reflexão.
    Tudo de bom.

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Erros e acertos estão presentes o tempo todo, mas sempre é mais fácil apontar o dedo e julgar, falar q está errado; isso deveria ser ao contrário, pois todos erram o que é normal da nossa natureza humana. Cabe a nós mudarmos isso e ver os pontos positivos das outras pessoas, claro que críticas construtivas sempre são bem vindas, mas as criticas maldosas devem ser esquecidas e ignoradas, pois não agregam em nada no crescimento.
    Adorei essa reflexão, é bem complexa e profunda.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ótima reflexão! Todo mundo erra mais quando já estamos triste pelos nossos erro é mais fácil das pessoas no atacarem e nos sentimos para baixo. Porém devemos aprender com os erros e não sair jugando os outros pelos erros deles. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Concordo plenamente de que não devemos apontar os erros das pessoas. As vezes ela pode estar tentando esquecer, e sempre tem um que quer apontar, não deixar ser esquecido.
    O problema é que muitas pessoas não aprendem isso. Querem ser melhores do que outras, e só sabem julgar.
    Ótima reflexão.

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Todos nós temos qualidades e defeitos, ninguém é totalmente bom e nem totalmente ruim em tudo.
    Normalmente apontamos os erros das outras pessoas porque somos bons naquilo e isso nos faz sentir superiores. Mas é lógico que isso não é bom e que temos que evitar o máximo possível.
    Nós nunca evoluiríamos se não errássemos; precisamos dos erros para aprender e crescer.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Realmamte é incrível como tem pessoas que só apontam nossos erros, mas é ai que tá, no momento em que você aponta o dedo para uma pessoa você esquece que tem quatro apontados para você.Meu vó sempre me disse pra mim tomar todos os meu erros como aprendizado, e é isso que eu faço.Muitas pessoas se incomodam com as nossas vitórias, e querem sempre nos desanimar apontando erros, cabe a nós não abaixarmos a cabeça perante a isso.

    ResponderExcluir
  13. Preciso começar dizendo que todos erram e que isso é natural do ser humano, no entanto, nossa sociedade insiste em gostar de humilhar e colocar para baixo aquilo que não se encaixa como em uma forma de exercer controle para que todos sejam o que ela quer. Acho que também é algo perceptível que enquanto estamos acertando nada e nem ninguém comenta sobre, mas se erramos caem matando. Acho que é importante que foquemos em ser quem somos e nos sentir bem com isso, saber ver quando errou e ir atrás para melhorar e abstrair das pessoas que só querem nos puxar para baixo. Se você está tranquila com você mesma é o que importa, afinal não somos perfeitos para sempre acertar. Até porque nem sempre sabemos o que é realmente o certo!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee Sil ^^
    Você tocou num ponto importante. Também acho que os erros são necessários, pois, sem eles, como alguém vai aprender a nunca mais fazer aquilo novamente? E também acho que, quando você erra, as pessoas ao seu redor não devem ficar contra você, apontando o erro, e sim apoiando, pois todos sabemos que ninguém é perfeito, e não existe um ser humano na face da Terra que nunca tenha errado.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olha, que texto forte, dedo na ferida! Erros são necessários, fazem parte da nossa construção como pessoas, e reconhece-los também! Lidarmos com isso, e a maneira como os outros vão lidar exige maturidade, coisa que nem sempre temos, não é mesmo? Gostei da sua escrita e da maneira direta que falou, são de coisas assim que precisamos quando estamos naquela fase que ninguém nos dá um sacode.

    ResponderExcluir
  16. Oieee
    Tudo bom?
    Nossa entendo perfeitamente seu post.
    É horrível quando as pessoas só apontam nossos erros já passei por isso é na maioria das vezes não foi legal, pois usaram de violência verbal para expor o que acha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto. Eu acho que todos erram e errar é humano. Também acho que por errar temos que estar abertas a críticas que podem ser construtivas. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, nossos erros são um carro chefe para amadurecermos, não é esquecendo-os que podemos amadurecer. Devemos usá-los para crescer na vida e buscando não repeti-los. Adorei seu texto, ver como você tratou dos erros e quando tendem a nos apontar somente eles, esquecendo que também acertamos e que errar é humano.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem por aí?

    Uma hora ou outra, a gente acaba errando e isso realmente serva para o nosso aprendizado, apesar das consequências. Eu sou uma pessoa que tem muito medo de errar e busco sempre fazer a coisa certa e quando erro me decepciono bastante. Mas é exatamente como o ditado diz: "errar é humano". Parabéns pelo lindo texto!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  20. É tão comum apontarmos as falhas dos outros que ás vezes nem nos damos contas disso. Mas é preciso se atentar à esse detalhe porque, querendo ou não, você está mudando a forma como uma pessoa se ver. Eu já estive em ambos os lados.
    Já apontei muito o dedo e já fui apontada. E é algo bem chato e difícil, para mim em ambos os lados.
    Erros são fundamentais para o nosso crescimento. São eles que nos impulsam a continuar crescendo. Mas é bastante chato quando nos deparamos com alguém que só faz nos julgar, sem nem ao menos reparar nos nossos acertos.
    Enfim, esse é um tema que devemos refletir todos os dias. Será que eu ofendi alguém ao apontar um erro? Será que aquela crítica foi construtiva e eu posso crescer a partir disso?
    Gostei bastante do seu tema e do jeito que você o abordou.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. É tão mais comum apontar os erros, falar as coisas que a pessoa faz errado do que dizer o que curte. E isso é algo tão intrínseco no ser humano em geral que, dependendo do caso a pessoa se fecha em uma bolha de que não faz nada certo... e é daí que dá o início de muitas doenças.
    Eu já cheguei a pedir a conta de um trabalho pois minha chefe nunca estava contente. Por mais que eu fazia e fazia e fazia sempre parecia que tinha algo errado, ou algo faltando ou que não fazia direito. Isso porque as partes em que eu me corrigia ou que acertava eram apenas a minha obrigação, a minha função. Eu converso muito com a minha mãe e tenho um suporte, mas imagina em alguém que não está preparado pra isso como ficaria ferido, se sentindo inferior e essas coisas...
    Adorei ler o texto e pensar um pouco a respeito sobre o assunto :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi Sil, tudo bem? Realmente as pessoas costumam apontar somente seus erros e seus acertos ficam esquecidos como se nem existissem. Algumas pessoas podem pensar que essas críticas constantes servem para que as pessoas melhorem e em até certo ponto acredito que seja verdade. Porem ter só sempre algo de negativo para se dizer alguém pode sim trazer uma baixa auto estima além de outros problemas.
    Sua reflexão está bem coerente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Achei bem interessante a reflexão que nos trouxe. Sempre que alguém nos avalia são os erros que se sobressaem e não sei porque disso. Claro que cometemos vários erros, mas precisamos de uma crítica construtiva, que nos digam que estamos errados de forma ética e não que simplesmente apontem e xinguem.
    E devemos também saber ouvir que estamos errados e tentar tirar alguma lição disso para não cometermos o mesmo deslize.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Ver a última foto do seu post me lembrou algo que minha avó sempre falava para mim e para os meus primos "cuidado quando aponta o dedo pra falar de alguém, pois, se você perceber, tem três dedos virados para você nesse momento" e é a mais pura verdade né?
    Sobre o que você falou, temos mesmo que tomar muito cuidado para não valorizarmos mais os erros que os acertos de uma pessoa. Temos essa tendencia mesmo de ressaltar aquilo que foi errado, que fez mal, nos esquecendo de tudo de bom que veio antes daquela situação. Outro ponto que concordei muito foi o de saber ouvir quando se está errado, com humildade e, não sendo este o caso, saber tratar com serenidade.
    Gostei muito do post!



    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Achei muito interessante você trazer o tema à tona. Principalmente hoje, com a internet ainda mais presente na vida das pessoas, elas se sentem protegidas atrás do seu PC ou do seu Smartphone e falam tudo que não há necessidade de ser falado. Destacam nossos error como se errar fosse a coisa mais esquisita do mundo. Mas será que esta pessoa atrás de uma máscara é a figura própria da perfeição? Será que ela foi incapaz de cometer qualquer erro na vida dela? Muuuuuuuuito provavelmente que NÃO!
    E infelizmente destaco esse modo de agira na internet (claro que no dia a dia nos deparamos com isso o tempo todo), pois o número de pessoas, principalmente de adolescente, com depressão tem aumentado e se você for buscar por respostar verá que por trás de tudo aquela pessoa sofre com a loucura alheia disfarçada de "sinceridade".
    Parabéns pelo post e pela coluna.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Parabéns pelo texto, o achei muito bacana mesmo e me fez refletir bastante. Bom, realmente as pessoas apontam muito mais os nossos erros dos que os acertos e isso acaba nos desmotivando em alguns momentos, até mesmo nos colocando em uma situação meio depressiva, né? Os erros são importantes para a gente aprender, mas quando são jogados na nossa cara não ajudam muito. Enfim, creio que todos devemos pensar muito antes de falar algo mesmo e sempre tentar falar sobre as qualidades e acertos das outras pessoas e não só apontar seus erros.

    Beijos :*

    ResponderExcluir