21 julho 2015

Resenha - A Princesinha



 A princesinha conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua nobreza, e assim consegue manter seu orgulho e sua generosidade.

Livro: A Princesinha
208 páginas || Skoob || Editora: 34 || OndeComprar ||



Em ‘’A Princesinha’’ conhecemos a história de Sara Crewe, uma menina de bom coração que ama muito seu pai e é de uma família extremamente rica, pois sempre teve de tudo em sua casa na Índia e adorava o lugar onde vivia.

Só que algo vinha lhe preocupando, pois estava chegando o dia em que ela teria que ir embora com o seu pai para Londres, pois ficara sabendo que todas as crianças eram mandadas para longe depois que chegasse a uma certa idade. 


‘’Naquele momento, ela estava se lembrando da viagem que acabara de fazer de Bombaim com o pai, o capitão Crewe. Estava pensando no grande navio, nos marinheiros indianos que passavam silenciosamente de um lado para o outro, nas crianças brincando no convés quente, e em algumas jovens esposas de oficiais que costumavam tentar puxar conversa com ela e riam das coisas que ela dizia’’






Seu pai, o capitão Crewe garantiu a Sara que iria ficar tudo bem e que iria conhecer outras crianças
de sua idade, mas principalmente avisando que no tempo que ficasse ali nada lhe faltaria, pois faria o possível para que ela tivesse a mesma boa vida que sempre teve. Mas para Sara, apesar de ter tudo do bom e do melhor, o que mais importava mesmo em sua vida era a presença de seu pai e principalmente o amor e o carinho no qual ela sentiria falta.

Então, assim que chegam à escola ‘’Educatorio Seleto para Jovens Damas’’, Sara e seu pai logo conhecem a Srta Minchin que logo de cara não agrada em nada a pequena, mas de alguma forma, sabia que não tinha muita escolha, a não ser conviver com as pessoas daquele lugar que lhe dava muito medo.

‘’-Eu não gosto daqui papai - ela disse. Mas suponho que os soldados, mesmo os mais corajosos, na verdade não gostam de ir para a batalha.’’

Então depois de alguns dias, após seu pai ter ido embora, ela começou a conhecer melhor as outras internas e a fazer amizade com algumas delas, mas tinha outras que tiravam sarro por conta das roupas e dos brinquedos que ela tinha, mas com o tempo elas começaram a notar que ela se considerava uma princesa.Tanto que algumas das meninas começaram a lhe chamar de Princesa Sara apenas por gozação. Outras já tinham inveja de tudo que Sara possuía principalmente Jessie e Lavínia, duas garotas que eram extremamente metidas e muito invejosas.

‘’As meninas que tinham ciúmes dela passaram a chama-la de ‘’Princesa Sara’’ sempre que queriam ser particularmente desdenhosas, e aquelas que gostavam dela usavam entre si essa forma de tratamento como uma expressão de afeto. Ninguém a chamava de ‘’princesa’’ em vez de Sara, mas suas adoradoras gostavam muito do pitoresco e da grandeza do título’’

Apesar da inveja, Sara acabou se tornando a aluna e a pessoa favorita entre todos por conta de sua educação e principalmente por ser extremamente inteligente. Então, além de fazer seus próprios deveres da escola, ainda ajudava as outras meninas que tinham dificuldade em algumas matérias.

Assim ela acaba sendo a querida de todos, menos lógico da Srta Minchin que demonstrava sua inveja por conta da inteligência de uma criança tão pequena e que tinha tudo a hora que quisesse. Sara imaginava por si mesma que uma verdadeira princesa tinha um coração puro e bondoso que procurava sempre ajudar as pessoas que precisavam e necessitavam. E por isso cumpria com a obrigação a sua maneira.

O tempo foi passando e o aniversário de Sara chegou, mas infelizmente não foi tão feliz assim, pois ficara sabendo de um triste acontecimento com seu pai que a deixara completamente na miséria. Isso definitivamente irritou em todos os sentidos a Senhorita Minchin, pois além de dar TUDO do melhor para a filha, ela também de alguma forma tirava um pouco de proveito desse dinheiro. Só que agora não teria mais escolha a não ser manter a menina na sua escola e coloca-la para trabalhar como uma criada junto com a menina Becky que acaba sendo sua grande companheira nos momentos mais difíceis.


‘’- Por que esta me olhando assim? – inquiriu a Srta. Minchin, asperamente. – Você é tão burra que não consegue entender? Eu acabei de lhe dizer que você está inteiramente sozinha no mundo, e não tem ninguém para fazer nada por você, a não ser que eu decida mantê-la aqui por caridade’’
‘’Você não é mais uma princesa. Sua charrete e seu pônei serão mandados embora, e a sua criada será despedida. Você vai usar as suas roupas mais velhas e mais simples;as extravagantes não são mais apropriadas à sua posição. Você agora é igual à Becky; tem de trabalhar para se sustentar’’



Sara tinha apenas uma certeza...

Que nunca deixaria de acreditar que era realmente uma Princesa e que sempre tentaria ver o lado bom das coisas para poder pelo menos tentar ter uma vida mais confortável no sótão no qual ela agora passava seus dias.

E com o passar das páginas acompanhamos a pequena menina sendo maltratada de todas as formas, pois muitas coisas acontecem e vamos notando como é importante se preocupar com o próximo sem se preocupar em ser recompensado, pois esse sim é o maior dos ensinamentos.



[- Minhas Impressões -]

Eu já assisti ao filme diversas vezes e confesso que ele é simplesmente maravilhoso, mas até então eu não sabia que havia um livro sobre a história de Sara até começar a pesquisar por alguns clássicos.
Fiquei absolutamente curiosa e feliz assim que iniciei a minha leitura, pois no livro nos é passado com mais detalhes como é realmente a vida da nossa pequena Sara, pois é uma menina que notamos ser bem madura ao enfrentar as dificuldades e também muito atenciosa e carinhosa com as pessoas, independente de sua situação quando começou a enfrentar a pobreza e entender a vida como ela realmente é.

No livro tudo é contado exatamente como no filme, mas as situações passadas na escola e principalmente com o pai de Sara são bem diferentes, até porque na adaptação muita coisa foi acrescentada para colocar um pouco de fantasia, mas no livro não é bem assim.


Ao terminar a leitura percebi que o desfecho pelo menos para mim não foi muito satisfatório, pois queria saber o rumo de alguns personagens e por conta disso o filme acaba ganhando pontos comigo.

Tenho essa coisa de querer saber de tudo e de todos, apesar que a história do livro não deixa de forma a desejar de forma alguma, pois gostei muito. Acho que todos deveriam ter, pois se tratando de um clássico vale muito a pena.

A leitura do livro para mim foi bastante rápida, pois a narrativa flui muito bem durante as páginas. Os personagens são muito bem retratados no livro, mas achei que eles foram um pouco superficiais em minha opinião, pois a história ficou mais focada na personagem Sara e acho que por causa disso, acabei não me envolvendo tanto com os outros personagens como eu gostaria.

Se eu tivesse lido o livro antes mesmo de assistir o filme, acho que provavelmente eu não iria curtir tanto, mas como eu vi o filme várias vezes deu para ter uma ideia sobre a história e mesmo assim o filme continua sendo o meu preferido.




Eu dou 4 estrelas para o livro, porque eu gostei da maneira como a história foi desenvolvida, mas principalmente por conta de não ter gostado tanto do seu desfecho e também por querer ter mais envolvimento com os personagens secundários do livro.

Mas eu RECOMENDO SIM essa leitura, porque vale a pena!
Para quem ainda não leu dê uma chance ok?

38 comentários:

  1. Oi flor.Tudo bem?

    Achei a história muito fofa e cheia de significados, gostei muito de conhecer mais um clássico e quem sabe eu consiga lê-lo mais pra frente.Quanto ao filme também não sabia da existência, quero procurar para assistir com a minha pequena depois.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga você jura que nunca viu o filme?
      Meu Deus do céu, tu tem que ver, principalmente com a sua filha.
      A história é muito lindinha. Vale a pena viu? Eu já assisti tantas vezes que nunca me canso. E o livro também é muito bom, mas é bem diferente do que é contado no filme. Pois no filme tem um pouco de fantasia rs. Eu amo esse filme !! Assiste !!!! hehehehehe

      Excluir
  2. Eu assisti ontem o filme, não sabia que existia livro, gostei muito do filme, achei a história interessante, envolvente e inspiradora. Pelo que você falou do livro realmente deveria ter um pouco mais de detalhes sobre a vida dos outros personagens.

    www.elaecrista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu vi por esses dias também o filme passando na SKY
      Até assisti após ter lido o livro. E é bem diferente mesmo.
      Eu gosto muito dele. O filme é realmente fofo e mágico.
      Só que o livro também tem seus porém porque é bem diferente do que acontece com a Sara no filme. Mas muitas coisas são parecidas no filme tbm

      Excluir
  3. Oiii a primeira vez que vejo a resenha desse livro, ele está na minha listinha de desejos do skoob, quero ler, tb já vi o filme :D

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha lido a resenha e espero que goste da leitura
      quando tiver oportunidade, porque o filme é lindo né? Mas o livro também é, apenas tem algumas diferenças interessantes. Vale a pena. Sem contar que as ilustrações são fofas =D

      Excluir
  4. Me parece um livro rápido. Daqueles que a leitura flui, entende? Gosto de livros assim. Eu não sabia que tinha filme da história, o livro eu já tinha visto em algum lugar assim rápido.
    Quero ler antes de ver o filme
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha veja o filme, porque você vai amar assim como eu.
      Acho que o filme é até mais fofo do que o livro viu?
      Ele é bastante tocante e vale a pena conhecer.

      Excluir
  5. Olá!!!
    Já havia lido o livro a anos atrás na época gostei muio! agora vendo sua resenha me deu muita vontade de relê-lo. não conhecia o filme, mas vou procurar para assistir com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Thais antes de ler o livro assista o filme.
      Acho que você vai gostar bastante, até porque você já leu né? Conhece a história mais o menos, mas você vai ver as diferenças no filme que são maravilhosos. É uma magia de encher os olhos. Eu adoro !

      Excluir
  6. Assim como você eu também já assisti o filme diversas vezes, esse livro está faz um tempão na minha lista, mas ainda não tive oportunidade de ler. Fiquei ainda mais curiosa.

    Outro livro do mesma escritora é o famoso o Jardim Secreto, amei ambos, filme e livro. Li a maravilhosa edição de 2014 da editora Salamandra, muito bem ilustrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não li O JARDIM SECRETO, mas tenho bastante curiosidade.
      Espero gostar bastante, porque eu também tenho o filme que aliás é desse DVD duplo que tá na foto. Mas assim que tiver oportunidade assista A PRINCESINHA, porque é lindo o filme. Eu fico deslumbrada pela maneira como o filme foi feito, porque é de uma simplicidade viu?! Enfim...VEJA...só isso que posso te dizer.

      Excluir
  7. Olá! Não sabia da existência do livro, nem do filme (não me lembro, pelo menos). Gostei bastante da premissa, que em alguns pontos me lembrou Poliana. Acredito que a lição transmitida seja semelhante. Enfim, fiquei bem curiosa e com vontade de ler, pois parece ser uma história linda, emocionante, com ensinamentos valiosos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila olha o livro é realmente muito fofo, mas te aconselho antes a assistir ao filme primeiro para você ter uma ideia. Porque depois você consegue ver tudo no livro de uma maneira diferente. Apesar que alguns acontecimentos da história do livro são bastante diferentes no filme. Mas mesmo assim vale a pena. Eu amo esse filme.

      Excluir
  8. Oi, Silvana!
    Que livro todo lindinho! Sua resenha me deixou com tanta vontade de ler ele, adorei mesmo!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico feliz que tenha gostado
      da resenha. Espero que tenha a oportunidade de ler assim que puder

      Excluir
  9. É sempre meio complicado quando a gente lê o livro depois do filme ou vice versa.
    Eu também já vi o filme e me apaixonei por ele. Também não sabia que havia um livro que pelo visto original o longa. Fiquei curiosa, mesmo com os pontos negativos.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Andreza é um livro que vale a pena ser lido viu?
      Eu gostei bastante até porque a narrativa é boa e de fácil entendimento também. Mas eu prefiro ainda o filme, porque ele é maravilhoso e vale a pena todos assistirem por conta da simplicidade no qual ele foi feito.

      Excluir
  10. Olá, boa noite!

    Fui lendo a sua resenha e me lembrando do filme, eu também adoro aquele filme! E igual a você, também não sabia que tinha um livro sobre ele. Adorei saber e adorei a sua resenha, gosto dos livros exatamente por conta dos detalhes, de mais intensidade, enfim. Adorei saber!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da minha resenha
      espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura, mas você irá perceber que é bem diferente do filme. Alguns acontecimentos. Mas vale a pena!

      Excluir
  11. Oie,

    Ah eu não gosto de assistir ao filme primeiro, acaba com a graça do livro, mas as vezes ele é quem te incentiva a continuar a leitura do livro bom eu não conhecia essa história e gostei bastante dela, por enquando eu vou assistir ao filme heheh, olha eu indo contra os meus princípios depois irei atrás do livro acho que vou gostar muito da história.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu também sou que nem você.
      Gosto de ler para depois assistir, mas sério, assista o filme, porque eu tenho certeza que você irá se encantar com a história. Depois se você curtir leia o livro, porque você vai ver os fatos mais realistas sabe? É que assim, tem muita coisa que acontece no filme que é diferente no livro. VEJA e depois me diz o que achou

      Excluir
  12. Oi, Silvana. Tudo bom?

    É engraçado como às vezes a gente sabe da existência de um livro e depois já esquecemos, né? Sempre esqueço que um dos meus filmes favoritos é, na verdade, uma adaptação que, obviamente, tenho muita vontade de ler!
    Amo esse filme e já vou acrescentar o livro na minha lista para dessa vez não esquecer de ler! rs

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda eu quando vi esse filme pela primeira vez eu fiquei absolutamente encantada e ainda prometi pra mim mesma que quando eu tivesse uma filha eu ia chama-la de Sara para vc ter uma ideia hahahaah

      Mas quando tiver chance leia o livro sim, porque você vai gostar
      e vai ver como é bem diferente do que é passado no filme pra gente. Acho até que eles colocaram mais magia para poder chamar atenção do publico e acabou alcançando o que desejaram!

      Excluir
  13. Não sabia que era um livro, mas agora vou procurar para ler!! Pela sua resenha vi que gostou mais do filme, isso raramente acontece comigo, e essa informação meio que me desanimou, mas como sempre digo, melhor ler e tirar as minhas conclusões tb. Adorei a resenha, muito bem escrita, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Aline eu acho que gostei mais do filme por conta da magia que é colocada sabe? Eu acho que me chamou mais minha atenção por conta disso. Mas como a história é uma realidade, lógico que tem alguém sempre por trás dos acontecimentos. Eu não sei te explicar. VEJA O FILME e depois leia o livro que você vai entender exatamente o que estou dizendo.

      Excluir
  14. Eu já assisti o filme e ele é de uma fofura sem tamanho, sabia da existência do livro apesar de ainda nao ter lido, vou coloca-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline fico feliz que já tenha assistido o filme, porque realmente ele é muito fofo mesmo. Eu adoro. Não me canso de ver quando passa. Mas leia o livro sim assim que puder, porque você irá gostar

      Excluir
  15. Olá!
    Me sentindo uma et agora por não fazer ideia nem do livro nem do filme
    Gosto de ler antes do filme mas nesse caso o filme me parece bem melhor
    Desanima não focar tantos em outros personagens e um final não muito satisfatório
    Adorei sua resenha
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha assista o filme mesmo. Eu mais do que recomendo, porque ele tem uma magia que você vai ficar ENCANTADA. Eu já assisti várias e várias vezes e até hoje não me cansei. É lindo demais. Vale a pena. E depois que ver leia o livro, mas você vai perceber que tem muitas coisas que são diferentes. Enfim...

      Excluir
  16. Ola Sil lindona que linda história menina, me comovi e quanta coisa para uma menina tão nova passar, gostei de ver que mesmo com toda situação ela nunca perdeu o carisma e a simpatia de uma princesa. Vou assistir o filme, gostei muito da premissa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus eu AMO esse filme! Assisti mil vezes, mas nunca mais encontrei para ver. Onde você achou para comprar o DVD?! Queria muito assistir novamente... Recordar os tempos de menina que ficava imaginando ser a princesinha. :P Tem outro filme da mesma época, que se eu não me engano chama-se Bosque das Fadas, que também era mesmo incrível, ou o Jardim Secreto, outro maravilhoso... Enfim, filmes de menininhas, cheios de magia, que amava quando era menor. Amei relembrar a história e descobrir que tenho mais um clássico para ler!

    Beijos!
    www.diadealice.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Confesso que não vi o filme ainda, mas fiquei interessada e já joguei no Google para assistir! Adoro livros cujos personagens são fortes e complexos, dá um toque a mais para a história. Com certeza vou ler assim que possível?

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Não conhecia nem o filme nem o livro acredita? Adoro livros de superação e uma história contada por uma menina então é melhor ainda. Acho legal quando o livro deixa algumas pontas selecionadas abertas dando asas a nossa imaginação!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Waaaaa, Silvana-flor, eu também adoro o filme A Princesinha. Já o vi várias vezes, inclusive tentei vê-lo com a minha afilhada, mas prefiro pensar que ela não estava no clima do que perceber que talvez as gerações tenham mudado tanto que, infelizmente, o que antes amávamos agora é desprezado.
    Deixando meu desabafo de lado, também não sabia que havia um livro!!!! E adorei saber que há coisas diferentes em relação ao filme. Apesar de você achar que o filme é melhor, fiquei curiosa para conhecer esses elementos que divergem. Vou anotar a dica!!!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Acredita que nunca ouvi falar sobre o livro e nem mesmo o filme?
    Apesar do livro não ser do gênero que costumo muito ler, esse livro parece ter um toque de realidade tremendo, principalmente por ser contado por uma menininha. Já anotei a dica e fiquei bem animado para descobrir mais sobre. Amei a resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Já tinha assistido o filme, mas não sabia que tinha um livro sobre essa história.
    Adorei a sua resenha e como gostei do filme acho que também vou gostar do livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Sil,

    Não conhecia o livro e nem o filme e parece leve e cheio de aprendizado, vou investir nele. Sou parecida contigo, às vezes o desfecho me desagrada por frustrar o meu desejo de ter outro mais feliz, etc. Ainda sou a pessoa que insiste em acreditar em finais felizes, contos de fada, princesas e coisas do gênero. hahahaha

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir