14 julho 2015

Resenha - Feita de Fumaça e Osso




Um romance de tirar o fôlego, sobre destino, esperança e a busca de si mesmo" The New York Times.Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

                                                                         

  Livro: Feita de Fumaça e Osso
                                      384 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || OndeComprar ||
      


- O amor é um luxo.
- Não. O amor é um elemento.






Karou aprendeu desde cedo que as pessoas só acreditam e veem aquilo que querem, que a mente humana está programada para ignorar o estranho. Simples assim. Por isso quando olham para seu caderno de desenhos repleto de páginas e páginas com monstros em ações incomuns e comuns ela não nega quando todos insistem em dizer que sua mente é criativa, ela não se dá ao trabalho de dizer que na verdade aqueles desenhos são apenas retratos de pessoas - monstros - com quem ela convive e retrata. Nem tenta convencer todos de que seus cabelos não são pintados de azul e sim que eles nascem azuis. Ou mesmo tenta explicar como sua tatuagens aparecem e somem num piscar de olhos ou o por quê de seus sumiços e machucados frequentes. Ninguém acreditaria, tentariam interná-la. Então ela vive uma vida dupla: uma como aluna do Liceu de Artes de Praga e outra como caçadora de dentes para demônios.

E Karou consegue equilibrar suas duas vidas muito bem, não que ela de fato pertença a uma ou a outra, mas como ela não sente que tenha achado seu lugar no mundo nada a impede de continuar assim, afinal Brimstone - o personagem principal de seus desenhos sobre monstros - a criou desde sempre e lhe ajuda em tudo o que ela quer, mas ele tem segredos, segredos dos quais ela não pode fazer parte, segredos que envolvem o mundo atrás da porta da sala de negociações, segredos que envolvem uma existência que não lhe pertence, ou assim ela pensava.

Pois quando mãos negras começam a aparecer em portas mundo a fora, selando todos os portais que a levam a Brimstone, Karou entra em desespero e vê seu mundo virar de pernas pro ar, as coisas não estão fáceis e nada que ela faça nem ninguém que conheça parece saber o que aconteceu.

Karou está desesperada procurando uma resposta para as mãos, e ela esperava encontrar qualquer coisa menos ele. Ela nunca foi do tipo religiosa, mesmo vivendo a vida que vive a religiosidade era algo além de sua compreensão, por isso ela se sentiu meio crédula quando aquele lindo e maravilhoso e cruel anjo se posta a sua frente e tenta matá-la, como ele pode ser real? E por que uma parte dela o reconhece?
Karou não sabe, mas ela está machucada demais para não fugir, ela está triste demais para deixar que aquilo se sobreponha ao problema com Brimstone, ela está cansada demais para impedir que sua mente vagueie novamente para ele.

E quando pouco depois ele aparece em sua vida novamente, dessa vez de mãos limpas e cheio de curiosidade, Karou não resiste por muito tempo, seu corpo e sua alma clamam por ele e ela não está nem perto de entender o que está acontecendo mas talvez isso não importe. Ou talvez importe tanto a ponto de tudo se despedaçar.


Narrado em primeira pessoa pela Karou - com algumas cenas narradas do ponto de vista do Akiva - o anjo -,o livro segue um ritmo alucinante que não lhe permite um momento para respirar.
Feita de Fumaça e Osso é uma grata surpresa que entrou para os meus favoritos e que eu sempre recomendo quando possível. Laini fez um trabalho espetacular ao criar esse universo e neste primeiro livro da trilogia somos aos poucos introduzidos nele, há muitas dúvidas e questões a serem esclarecidas mas isso pouco importa leitor, ela conduz tudo tão maravilhosamente bem, mesclando ação, drama, suspense, romance e comédia que nada se torna difícil de digerir nem irritante por ter tantas perguntas e poucas respostas ou doloroso por ter tantas perdas e poucos ganhos.
Karou e Akiva - o anjo - são um dos meus casais favoritos e assim que ele aparece eu sei que o centro da vida de Karou vai mudar... Mas eu com certeza não esperava por aquilo...

- Como mofo nos livros, os mitos crescem sobre a história. Talvez você devesse perguntar a alguém que esteve lá, tantos séculos atrás.

Entendam, a Laini consegue ser pior que a Cassandra Clare com seus personagens, ela cria umas reviravoltas enlouquecedoras, em que o leitor abre a boca, relê, ficam em choque e depois solta um sonoro "Não creio!", sim ela faz isso e eu só posso dizer que não há uma página que não seja... Viva. Sim, esse livro me passa a ideia de vivo.


As cenas de ação são incrível e eu só posso dizer que na minha cabeça elas se parecem com cenas que aparecem em jogos de alta definição como Final Fantasy, e as de comédias me fizeram rir de verdade e querer compartilhar a hilaridade daquilo com outros, mesmo eles não entendendo por conta de estarem fora do contexto. E os sentimentos são tão crus, puros e verdadeiros, é fantástico o quanto eu consigo externar esse livro.

E para finalizar, pois eu poderei decorrer por linhas e linhas, os personagens secundários... Eles não deixam em nada a desejar, quando eles aparecem você não se pega pensando "Volte logo para os dois.", muito pelo contrário, eles enriquecem a estória ainda mais, a Zuzana e o Mick são maravilhosas doses de normalidade, Brimstone dá um toque duro e misterioso ao livro e os irmãos de Akiva são intensos, todos tem algo a oferecer, ninguém está ali como figurante. Como podem ver eu amo esse livro e recomendo para todos, quem goste de um lindo romance, magia, anjos, ação, comédia, para quem esteja procurando um desafio ou uma boa leitura, para aqueles que queiram experimentar algo novo ou se arriscar em um novo gênero. 

26 comentários:

  1. Um dos meus livros favoritos da vida! Sério, é amor demais por essa trilogia <3 Ainda não li o terceiro, preciso comprar logo (mas cadê dinheiro?!).
    kkk A Laini tem dessas coisas, ela acaba com a gente fazendo o que faz com os personagens sem pena alguma. No segundo livro quem sofre mais é a Karou... mas enfim.
    E a Zuzana, fada raivosa, é demaaaais. Morro de rir com ela.
    E o que falar do Akiva, né Agatha? QUE homem.
    Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gabrielly, amo essa trilogia! Com todas as minhas forças, e menina o terceiro livro é maravilhoso demais!!! Se prepare pois não há uma única página que não te deixe encantada. Sim a Karou sofre bastante, mas nossa, ela se sai bem.
      Zuzana e Mick são divos e Akiva é maravilhoso, de fato.
      Bjos e obrigada!

      Excluir
  2. Essa capa é tão maravilhosa e parece ser um livro ótimo, com uma premissa muito boa e eu até tenho ele na minha estante, mas parei de ler pouco antes de chegar na página cinquenta, kk. Talvez um dia eu volte a dar uma chance a ele, haha. Ótima resenha!

    Gabbi <3
    dearlysandra.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Gabbi.
      Menina se você tem ele na estante não perca tempo, nem chegou na página cinquenta! Muita coisa emocionante acontece a partir daí e olha que vem filme do livro logo logo!
      Obrigada, que bom que gostou. Bjokas

      Excluir
  3. Olá!!

    Eu sou fã de livros que nos prende assim. Lembro que quando lançou esse livro eu me apaixonei pela capa e depois eu gostei muito do enredo mas não tive a oportunidade de ler :(
    Parabéns por essa resenha super apaixonada <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      A capa é mesmo linda e o enredo me chamou muita atenção desde que o vi! Obrigada e espero que possa lê-lo logo e que adore!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Agatha!
    Comprei esse livro sem expectativa nenhuma e acabei me apaixonando pela história, o universo que a autora criou é tão cheio de mistérios que não tem como parar de ler e os personagens "comuns" também foram bem escritos mesmo. Ainda não tive oportunidade de ler os outros dois livros, mas imagino que vou continuar amando a história...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Eve.
      Eu comprei com todas e mais um pouco! Adoro anjos como os que a Laini criou e eu gostei tanto tanto da estória... Kkkkkk os outros dois são ainda mais apaixonantes!!! Sem mais, ela é perfeita, sério.
      Bjokas

      Excluir
  5. Oi Agatha, primeiro que eu acho as capas desta série Lindas! Sou louca para ler, mas tenho antes que comprar os livros :)
    Que bom ver que você gostou, espero gostar também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rose.
      As capas são lindas mesmo e aproveita para comprar que em alguns lugares está mais barato, na Amazon pelo menos estava mais em conta da última vez que eu vi, fica a dica.
      Espero que goste também, bjos!

      Excluir
  6. Oi, Agatha!
    Fiquei bem envolvida com o livro por causa da sua resenha! Tá anotado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Parabéns pela resenha. Essa trilogia deve ser bastante boa para quem curte esse tipo de livro e os personagens devem ser bem envolventes e cheia de reviravoltas, mas eu não consigo adentrar no mundo criado. :/

    att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Eu sempre quis ler esse livro e espero lê-lo em breve.
    Amei sua resenha como sempre.
    Adoro quando um livro é cheio de reviravoltas deixando o leitor louco kkkkkkkkk
    Com certeza fiquei ainda mais curiosa para ler o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Gostei da premissa desse livro! É uma distopia bem interessante, até então não tinha visto nada parecido... A capa está muito linda, a Intrínseca caprichou!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Acho que eu sou a única pessoa que não gostou desse livro *-* o li duas vezes, e em nenhuma delas consegui gostar da protagonista, ou da escrita da autora. Lembro que não via a hora do livro acabar logo *-* Fico feliz que você tenha gostado :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bom?

    MELHOR, LIVRO EVER!!!!! E se achou as reviravoltas boas? Aguarde o segundo e o terceiro kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro é encantadora, esse livro tá na minha lista a um bom tempo e eu so adiando toda vez que posso, mas depois de ler sua resenha comprei que simplesmente nao posso mais fazer isso.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Agatha!
    Sempre quis ler esse livro, mas nunca tive tempo. Já o tenho por aqui e, pela sua resenha maravilhosa, acho que vou me apaixonar pelo enredo, pela Karou, pelo universo criado pela autora, cheio de monstros que ninguém mais vê… Adorei! Ja me vejo completamente envolvida na história, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Agatha! Confesso que nunca tive muita vontade de ler esse livro, mas sua resenha me deixou morta de curiosidade. Parece tão bom D: Adorei todos os pontos positivos que você destacou e gostei, principalmente, do fato da narrativa ser ágil, com muitas reviravoltas. Depois do seu texto maravilhoso, pretendo dar uma chance!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Esse livro foge da minha zona de conforto, mas quando eu li me apaixonei. Adorei a magia e toda a narrativa dinâmica criada pela autora. Concordo com você e todos os personagens são importantes à sua maneira. A autora me matou com o final, mas até hoje não consegui finalizar a série. É um livro bem bacana e que indico para quem não tem costume de ler o gênero.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee.

    Li este livro há um tempo, no entanto, não gostei muito. A obra é bem diferente e tem tudo para ser ótima, mas não gostei da fluidez da leitura que é lenta demais.
    Parabéns pela resenha

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não gosto muito desse tipo de livros, magia, coisas sobrenaturais e talz. Mudando totalmente de assunto, eu AMEI o menu do seu blog <3 <3

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Li algumas resenhas desse livro e lembro que na época fiquei até mais empolgada, mas não cheguei a compra o livro, a premissa me interessa e todos comentam sobre a narrativa e sobre essa ação.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Aghata, tudo bem??
    Há... eu li esse livro, mas já faz tanto tempo que quase não me lembro da história... mas lembro que gostei muito... eu o comprei por a caso e claro pela capa que me chamou muito atenção... pretendo reler para poder publicar no blog... não vejo a hora, porque agora que tem os três livros já publicados, não preciso mais ficar esperando.... adorei a sua resenha ficou nítido do quanto gostou... realmente Karou e Akiva são um casal diferente e delicioso.. Xero!

    ResponderExcluir
  20. Oi, do bem?

    Faz um tempão que li esse livro e assim igual a você, também curti bastante. O livro é muito bom, a história é bem amarrada. Mas até hoje não fui atrás de continuações, é tanto livro para ler que me perdi. Li ele por indicação de uma amiga.
    E, eu adoro os livros da Cassandra! hahaha. Parabéns pela resenha!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Sempre vejo resenhas sobre esse livro, mas nenhuma tinha me instigado como a sua.
    Como assim viver em dois mundos. As pessoas não repararem nas mudanças dela?
    Deve ser uma história muito emocionante e que nos prende do começo ao fim.
    Adorei a sua resenha.
    Quero muito ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir