24 julho 2015

Resenha - Érica




Moscou. Dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos. Cairo. Uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel. Washington. Na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Pequim. Um filho procura o pai, há meses desaparecido. Fortaleza. Em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos... Nessa incrível trama, todas essas histórias se entrelaçam de forma impressionante. E somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir a todos.



Livro: Érica
272 páginas || Skoob || Autor Parceiro: Larissa Barros Leal ||
Editora: Novo Século || OndeComprar ||










Em Moscou, apenas dois jovens sobrevivem após um duplo atentado feito numa estação de metrô e numa boate. As lembranças são as únicas coisas que restaram, já que uma amiga muito próxima desses jovens morreu; Em Washington, Natalie e seus amigos são sequestrados pois o pai dela tem um importante cargo na Casa Branca, e é forçado para falar sobre importantes informações; Em Pequim, o pai de Chang sumiu e o filho está convencido de que o pai se matou, mas com ajuda de pessoas ele está sendo convencido do contrário; Em Cairo, a ONG Alá no Coração é forçada para se juntar à Ordem das Doze Tribos de Israel, da qual vai contra todos os seus fundamentos. A ONG recusa, e após isso Jamil, Mohammed e Iasmin discutem sobre o que é melhor para a equipe.

Érica é uma jovem menina que vive em Fortaleza e tem uma rotina monótona e normal. Esperava ansiosamente pela sua festa de 15 anos, mas após isso um desastre acontece. Os seus pais foram encontrados mortos em sua casa, e o assassinato foi feito por um grupo terrorista que acha que Érica e sua família é uma ameaça, por isso, ela é convidada pelo Derek, um menino desconhecido que estava lhe observando a dias, para entrar na Europol, uma agência que fica na Alemanha que treina espiões.

''- Eu falei demais. Como eu disse, eu vim dar um aviso: tome cuidado. O tipo de coisa que você está prestes a enfrentar... Eu não desejaria isso a ninguém.''

Derek é um espião que acaba convencendo Érica e se junta a Europol, pois ela não quer deixar que aconteça mais tragédias pelo mundo, assim como aconteceu com seus pais. Com o tempo ela vai desvendando os fatos e descobrindo o porque ela é tão importante assim.

''Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem... Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio... o melhor caminho é paz.''

A partir desse acontecimento, outras histórias vão se desenvolvendo. E quando falo "histórias", são várias mesmo, com muitos personagens diferentes.

Aparentemente parece que eles não tem ligação nenhuma, mas é muito mágico e interessante a maneira de como, no final, eles se ligam, pois no começo de Érica eu fiquei meio confusa com os fatos, pois as cenas entre os personagens mudavam constantemente, mas com o tempo eu fui me acostumando com isso, e é bom porque é algo diferente e vemos o que acontece, pois as ações de alguma forma se intercalam. Mas, em alguns momentos, eu perdi aquele "feeling" pela ação. Isso fez com que eu diminuísse uma estrela, pois teve momentos que tive que voltar as páginas para relembrar alguns fatos. Porém, posso dizer que com o tempo fui me acostumando com essa mudança contínua.


O que eu achei muito legal desse livro é a forma de como tudo se desenvolve. O livro não é grande, mas nessas 272 páginas a Larissa desenvolveu inúmeras histórias diferentes com personagens com suas características próprias e em nenhum momento ela se perdeu na narrativa.

Não dá para falar de todos os personagens, mas uma em especial chama a atenção. O livro gira em torno de Érica, e ela é uma personagem que, mesmo com 15 anos, se mostrou forte e determinada para descobrir porque mataram os seus pais e porque isso vem acontecendo no mundo.

''Em meio a duras perdas nasce a determinação.''

O que eu achei que faltou foi um pouco do romance. Na leitura inteira eu fiquei pensando com quem que Érica iria se relacionar, mas isso não aconteceu. Na verdade, meio que ficou em aberto essa questão no final. Mas nem sempre é romance, não é mesmo? Só falo isso porque amo um "amorzinho".

Érica é escrito em terceira pessoa e tem uma escrita totalmente fluída, além do livro ser curto e nos ajudando para que possamos terminar a leitura em poucos dias. As páginas são amareladas e com um espaçamento bom. E eu achei essa capa linda, amo roxo.

Érica tem uma dinâmica e temática diferente, e achei muito legal isso no livro. Mesmo que não gostem desse tema, acho legal dar uma chance. É um novo mundo com novas histórias.



*****


Larissa Barros Leal Nasceu em Fortaleza, em 1996. É estudante de Medicina, mas desde criança demonstrou grande interesse pela Literatura, e já aos dez anos surgiu sua primeira tentativa de escrever um livro. Participou de diversas coletâneas de contos. Aos quinze começou a escrever Érica, seu romance de estreia.

FACEBOOK | FANPAGE | SKOOB | 





Escrita pela colaboradora: Ana Lima  ( já não faz mais parte da Equipe )

58 comentários:

  1. Apesar de curto super me interessei pelo livro! Que sinopse cativante meu Deus! Estava mesmo em busca de uma temática diferente e envolvente.
    Esse com certeza vai pra lista de preciso comprar esse mês ainda
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a sinopse chama mesmo a atenção! Espero que possa ler em breve e, claro,espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Quando o livro tem muitos persoangens e sempre me perco por isso não eria ele.
    Achei essa capa super linda. Sempre leio livros da Novos talentos e não em decepciono
    Outro problema é ter pouco romance gente adoro um romance rsrs


    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo romance também, hahaha Mas foi legal experimentar algo novo. Esse livro é muito bom, mas os personagens acho que vai ser um probleminha nesse caso, hahaha

      Excluir
  3. Olá!
    Essa história parece daquelas que nos deixam tensos e sem fôlego.
    Me interessei bastante. Fiquei curiosa para saber qual a ligação entre todas as tramas.
    Mas, assim como você, acho que sentiria falta de algum romance.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa,
      Foi bom experimentar algo sem romance. Senti falta sim, mas o livro não deixou de ter uma trama legal :D
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    A obra me agradou muito, com certeza eu vou procurá-la para comprar! Por mais que o foco do livro não seja romance, achei interessante o desenrolar da história.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenrolar e o tema é bem cativante. Espero que goste da leitura :D

      Excluir
  5. Oi Ana, não tinha me interessado muito, e agora que eu sei que nem um romancezinho tem, fiquei mais triste.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Rose, mas não val experimentar? É um tema bem bacana!
      Beijos

      Excluir
  6. Oiii!

    Eu achei muito legal essa tematica e ao contrario de você não sentiria falta do romance, eu acho que é sempre bom um durante o livro maaaas confesso que amo um livro onde não é esse o enfoque.
    Achei que ficasse confuso esse mundo de personagens mas fico feliz que autora tenha trabalho bem e ligado todos eles durante o enredo :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Ana!
      A ideia da história foi muito bem feita, e eu fico imaginando o que passou na mente ha autora... hhaahha Mas no final ficou nota 10!
      Beijos

      Excluir
  7. Oie,

    A sinopse já deixa qualquer um curioso pra saber o que vai acontecer depois dos atentados, às vezes eu sibto falta do romance, mas também percebo que não era aquilo que pra ser o centro das atenções, ai eu aquieto o faxo e entendo que o livro não precisa de romance. Eu gosto um pouquinho de roxo, mas minha paixão é o azul.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azul e roxo são as minha cores preferidas! Amo muito!
      Realmente, nem sempre é romance na nossa vida, hahaha Mas vale a pena ler o livro e se aventurar, ainda mais que a história foi super bem escrita.
      Beijos!

      Excluir
  8. A sinopse me deixou beeem curiosa! Amo livros que mesclam realidade e ficção, melhor ainda se tiver mistério. E sendo nacional eu fico com mais vontade de ler ainda, porque eu sou uma grande defensora ao incentivo dos escritores nacionais <3
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sinopse cativa, né? Logo que li fiquei bem curiosa para saber que rumo a história iria tomar. Livros nacionais são demais, eu também super incentivo e acho que há muitos talentos. A autora desse livro tem um grande talento :D
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Ana, sua linda, tudo bem
    Você me deixou bem curiosa com essa sua resenha. Agora quero saber porque ela é importante. E você disse que é uma história diferente, o que só me instigou mais ainda. Adoro quando várias histórias acontecem simultaneamente e depois todas fazem parte de uma trama. Não vejo a hora de ler!!!!! Também adoro roxo, é minha cor preferida.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa, tudo sim e com você??
      Há váaarias reviravoltas, hahahaha Espero que leia em breve, eu sinceramente acho que vai gostar bastante, ainda mais por ser um livro nacional totalmente bem escrito :D
      Beijos!

      Excluir
  10. Gostei bastante da resenha, porém infelizmente não é o tipo de livro que curto =/

    ResponderExcluir
  11. Ola Ana lindona menina quantos personagens e confesso que a premissa me deixou até confusa, fico feliz que em poucas páginas a autora conseguiu criar várias histórias que se interligam no final sem deixar pontas soltas. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!
      A premissa é confusa de primeiro, mas depois nós acostumamos com isso, e o livro cativa, hein?? Espero que leia e que goste :D
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi,
    O fato de ter romance na verdade é um ponto super positivo para mim, já que não curto tanto. Apesar disso não sei se me arriscaria muito nesse livro, detesto essa quantidade de informações, isso para mim deixa a leitura bem chata, mas como sempre, é questão de opinião. Sucesso para autora!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o começo pode ser meio confuso, mas chata não sei se fica porque ansiamos para o próximo capítulo para desvendar o que aquelas histórias tem em comum. Mas, mesmo assim, é questão de opinião mesmo, hahaha
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi!
    A sua resenha me intrigou bastante, talvez faça a leitura, me interessou muito.
    Beijos.

    Diário de uma Bloggeira | Facebook

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ana. O final do livro é bem surpreendente, né? Fiquei bem chocada. Adorei a sua resenha o livro é muito bom, rs.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana!
      Sim, é muito bom!! Fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá, boa noite!

    Fiquei um pouco confusa com a sinopse, e ao ler a sua resenha acho que ainda que ela seja positiva com o destaque apenas do que você sentiu falta e da confusão na leitura, ainda assim, não me despertou muito o interesse. :/

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa,
      O começo pode te deixar confusa mesmo, mas o desenrolar da história é fantástica. É uma pena que não tenha te interessado :/
      Beijos

      Excluir
  16. Olá, eu li esse livro recentemente e adorei a conspiração dele, também demorei para me acostumar com os muitos personagens e histórias, o final é realmente surpreendente, ao contrário de você não senti falta de romance eu acho que se tivesse algum poderia atrapalhar o enredo, adorei a sua resenha ficou muito bem construída, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque romance é muito "mimimi", né? E as vezes tira do sério (mas eu amo isso, hehehe). Realmente a ideia é muito boa, e eu indico. O final é demais!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi Ana..
    Muito ruim quando fico meio perdida e tenho que voltar algumas partes. Mas de todo ainda quero muito ler este livro. Acho que não esperava muito romance mesmo desse livro.
    Que bom que recomenda, um dia quando tiver chance irei ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Lê. No começo é confuso mas depois você acostuma e pega o gosto pela leitura. Recomendo :)
      Beijos

      Excluir
  18. Ana-flor, QUERO MUITO LER ESSE LIVRO, mulher! Eu sempre me empolgo com a história dele quando leio resenhas a respeito e, dessa vez, não foi diferente.
    Eu gosto da história de Érica e acho que a autora foi feliz em desenvolver o enredo desse modo, tão cheio de mistérios. Ao mesmo tempo, como você, ficaria esperando um romancezinho, hahaha. Ao menos agora não irei com essa expectativa também (rs).

    Beijos!
    http://ww.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz que tenha se empolgado com a leitura. Eu super recomendo, e tire essa expectativa pois eu não achei que teve um romance. Sabe, um clima entre personagem talvez, mas esse não é o foco, hahah Bem, eu espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  19. Oiee ^^
    Já me conquistou com 'Moscou' e "Islâmica" na sinopse *-* Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa para ler. Atentados, ONG's, os personagens e tantas histórias juntos me deixou animada, e acho que eu nem preciso mencionar que os comentários positivos ali em cima me fizeram colocar "Erica" como fura fila na listinha de desejados.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito legal que a autora quis centrar a história não só num país, mas sim em outros, e achei bem legal essa mistura. Eu acho que você vai gostar bastante dessa história, depois me conta o que achou :D
      Beijos!

      Excluir
  20. Olá.. adorei a ambientação do livro... curto muito saber um pouco mais sobre Moscou.... porém o enredo ficou meio confuso pra mim... pela capa maravilhosa do livro, achei que fosse algo mais voltado para o suspense... acho que foi por isso que quebrei um pouco a vontade de querer ler... mas não está totalmente descartado, porque gosto de história com espionagem e todo esse mundo deles... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa,
      Dê uma oportunidade, porque há um certo suspense, mas não do jeito que imaginamos. O suspense, no caso, é voltado no porque que tudo aquilo maluco está acontecendo. É bem legal, uma experiencia totalmente diferente.
      Bjs

      Excluir
  21. Ah que lindo, um livro com meu nome <3 Muito amor né pena que é com "c" e não com "k" haha Não conhecia o livro, mas já me encantei não só pelo título como pela sinopse. Sua resenha ficou ótima, já adicionei na minha lista. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vale é a intenção, né? Também to cansada dos livros que é "Anna" ao invés de "Ana", hahaha Mas fico maravilhada mesmo assim. Espero que leia, acho que irá gostar.
      beijos

      Excluir
  22. Oiie
    Eu estou com o livro aqui para ler kkkk Fiquei feliz com sua resenha, pois amo personagens fortes e determinadas, e saber que a Érica é assim, me deixa muitooooo feliz.
    Fiquei curiosa para saber mais dos outros personagens, mas agora estou ainda mais confiante para ler o livro.
    Amei sua resenha, Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Eu acho que você vai gostar do livro, e não se esqueça de comentar comigo, hein??
      Beijos

      Excluir
  23. Oi Ana!

    Livros com muitos personagens e diversas histórias acontecendo ao mesmo tempo sempre me deixam confusa. Mas fiquei curiosa para ler o que vai acontecer com Érica e porque ela e sua família foram considerados uma ameaça. Vou colocar na lista para quem sabe ler futuramente.
    Bjus e parabéns pela resenha.
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju!!
      Com o tempo nós nos acostumamos com as histórias e com os personagens, e o começo pode ser confuso mesmo. Mas dê uma chance, eu espero que você goste, pois é um livro muito bom!
      Obrigada :D
      Bjs

      Excluir
  24. Oii Ana!

    Não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante. A capa é bem bonita ^^ Uma pena não ter um romance pois na minha opinião sempre tem que ter um romance na história nem que seja só um pouquinho hahaha

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa,
      A capa é linda mesmo, e por ela eu pensei que fosse romance. A capa me enganou, hahaha Bem, tem um pouco mas não é o centro... Mas não foi o foco total da história, deve ter sido a intenção da autora...
      Beijos

      Excluir
  25. Oie Ana, tudo bom?
    Ah, não conhecia o livro nem a Larissa. A primeira vista, não me encheu os olhos mas fui ler a sinopse e sua resenha e comecei a me interessar. Eu amo essas aventuras que parecem desconectas no começo e com o tempo vamos interligando-as <3 Espero um dia poder ler!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Adorei a premissa da obra, ela parece ser daquelas obras que te conquistam aos poucos e, quando você segue o embalo da leitura, acaba rapidinho. Espero ler assim que possível.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Olha fiquei super empolgada em ler esse livro, ele é curtinho mais pelo que pude notar na sua resenha são muitas reviravoltas e vários acontecimentos que chega-se até apensar que em 272 não vai caber hahaha

    Muito boa a resenha e dica anotada. :D

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  28. Oie!!!

    adorei sua resenha! não conhecia o livro ainda, a história até parece ser legal mas não me interessou muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu estou com o Erica aqui para ler e ele vai ser uma das minhas próximas leituras! Eu gostei muito da resenha e espero gostar da historia tanto quanto você.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi oi!
    Como não sou a maior fã de romances, a falta dele seria um fator positivo para mim, e não negativo.
    Mas enfim, fiquei muito curiosa pra saber como a escritora conseguiu desenvolver tantas histórias e ainda fazer com que no fim estivem ligadas.
    Deve ter sido difícil, mas pelo visto foi um trabalho muito bem feito.
    Espero poder ler em breve Érica, obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi Larissa! acho superbacana livros com histórias assim. Fico boba de como tem autores que conseguem criar estas teias. Amo demais!

    Parabéns pela resenha, está muito bacana. Adorei conhecer sobre o livro! Um abraço!
    Nunca tinha ouvido falar da série, mas me pareceu assustadora. hehehe. Fiquei curiosa pra saber o porquê destas mortes. Vou ser se consigo dar uma olhada nos capítulos!

    Beijinhos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  32. Olá, Ana! Como vai?
    Vi a autora de Érica na Bienal, mas nem falei com ela por estar tratando de assuntos de parceria. Enfim. Não conhecia muito sobre a história até agora, apesar de a capa ter me chamado bastante a atenção. Gostei bastante da premissa e me arrependi por não ter falado com ela e comprado e tudo o mais. Parece ser muito bom!!! Acho bem legal quando as histórias todas se juntam no final. E acho até bom quando deixam um pouco o romance de lado, mas um pouquinho de romance é sempre bom <3 Espero poder ler em breve.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    A história parece ter bastante aventura e suspense. Só fiquei triste em saber que não tem um romance. Eu também adoro livros que tenham romance.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oie! A capa e a premissa da história me chamou muita atenção. Parece ser um suspense que te deixa frenético para descobrir a relação entre as histórias e o que vai acontecer. Adorei a resenha.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir