29 julho 2015

Resenha - A costureira




Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia.
Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

Livro: A Costureira - Segredos, romance e morte no rastro do Titanic
374 páginas || Skoob || Cortesia: Geração Editorial || OndeComprar



"-Você sempre diz o que pensa, não é?
-Nem sempre, mas agora disse.
-Você tem muito o que falar, aposto."







Tess sonha em trabalhar com alta costura e sabe que tem talento suficiente para muito mais do em seu emprego como servente, mas na Inglaterra as regras sociais são muito rígidas e ela dificilmente conseguiria seguir carreira. Depois de decidir tentar a sorte na América, a jovem consegue uma vaga trabalhando com lady Duff Gordon, uma famosa estilista, e as duas partem para os Estados Unidos à bordo do Titanic.

A viagem, que deveria ser só para acompanhar um desfile em Nova York, acaba se transformando em um dos mais famosos desastres marítimos de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, mas se veem presas às investigações em solo americano, inclusive sobre o mistério envolvendo o bote onde estava a estilista.

A costureira é uma leitura diferente de todas as que já tinha feito. O romance está presente, assim como o drama envolvendo o naufrágio e a tensão dos julgamentos, mas o que realmente chamou minha atenção foram as personalidades das personagens, que são extremamente reais.


Tess representa a modernidade, ela não concorda com a mentalidade da nobreza inglesa do início do século XX e acredita no próprio talento. Para ela a viagem seria um passo em direção à liberdade, ainda mais se contasse com a ajuda de uma grande estilista. Lady Duff Gordon, Lucile, é extremamente egocêntrica e acha que está protegida de tudo por causa de sua posição social, mas se vê envolvida em uma rede de escândalos assim que pisa em solo norte-americano.

O enredo trabalha sobre o preconceito entre classes, a exploração dos trabalhadores e o início do movimento feminista, temas bem explorados pela autora, que conseguiu colocar as críticas de forma clara nas atitudes de cada um. A jornalista Pinky Wade se destacou nessas questões, ela acompanha as investigações e julgamentos sobre o Titanic e questiona as atitudes de todos, ações muito ousadas para uma mulher no início do século XX.

"Porque você é a repórter que mais enxerga o lado humano que conheço. E me desculpe por não precisar arriscar a vida para cobrir essa matéria. Tentarei corrigir isso da próxima vez."

Só tenho elogios sobre a evolução dos personagens na história como um todo. Kate Alcott teve sensibilidade extrema ao tratar de uma época complicada de transformações sociais e políticas. No lado romântico, Tess se envolveu em um triângulo amoroso entre o cavalheiro Jack e o revolucionário Jim, mas o que poderia ser cansativo foi tratado de uma maneira bastante realista e sem enrolação.

A narrativa é feita em terceira pessoa e foi perfeita para acompanhar o ponto de vista de vários personagens. Os capítulos são longos, mas divididos em várias partes menores, então a leitura foi rápida e fluida.

Essa capa é linda, combina muito com a história e o acabamento fosco traz um toque de elegância, sem contar que também no fundo há uma imagem do Titanic. As páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho ótimo. Infelizmente encontrei alguns errinhos de revisão, como a falta de espaçamento entre palavras, mas nada que chegasse a atrapalhar a leitura.

No final do livro há uma nota da autora explicando que ela baseou seus personagens em pessoas que realmente existiram, o que me deixou ainda mais impressionada. Não deve ter sido nada fácil romantizar as informações para criar a narrativa.
" Mas aquilo parecia ser algo que acontecia em um lugar muito distante. Sufragistas? Mulheres declarando independência? Elas eram estranhas, vindas de algum planeta privilegiado. Mulheres com tempo e energia para fazer alguma coisa além de trocar roupa de cama e limpar banheiros."

43 comentários:

  1. Oi, Evelise!
    Já li esse livro e preciso dizer que amei.
    Adoro tudo que fala do titanic e esse livro não foi exceção. Uma pena que eu não consiga lembrar das pessoas com quem Tess se envolve, de tão presa que eu fiquei na parte do titanic e do feminismo, já em Nova York.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu não sou tão ligada á história do Titanic, mas o livro é mesmo ótimo! Fico feliz que tenha gostado da resenha :)

      Excluir
  2. Oii!
    Estou louca para ler esse livro desde o primeiro momento em que ouvi falar dele, mas ainda não tive a oportunidade.
    Acho que nem preciso falar o que me chamou mais a atenção, né?! kkkk Titanic ❤

    Beijos, adorei a resenha.
    http://maisumepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acho que sou uma das poucas pessoas que li esse livro sem ser tão ligada na questão do naufrágio kkk
      A história é incrível!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Bjs

      Excluir
  3. Que legal, ter uma visão completamente diferente desse acidente!
    Gostei muito da ideia da autora.
    E olha que eu não sou a maior fã desse gênero.
    Mas realmente foi bem pensado.

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A ideia da autora foi mesmo muito boa. O livro é ótimo!
      Bjs

      Excluir
  4. Olá!!!

    Já tinha visto o livro, mas não fazia ideia dessa visão da autora para o naufrágio do Titanic e fiquei interessada em fazer essa leitura.
    Adoro o gênero e acho que vou gostar da leitura.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se você já gosta do gênero essa é uma leitura mais que indicada!
      Bjs

      Excluir
  5. Olá!
    O livro parece bastante interessante principalmente por ter como pano de fundo um desastre histórico e também por mostrar personagens tão intensas e interessantes.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! O lado histórico do livro foi muito bem trabalhado, sem contar que as personagens são mesmo muito interessantes.
      Bjs

      Excluir
  6. Se eu te contar uma coisa você vai rir, eu sou apaixonada pela história de Titanic mesmo nunca tendo visto o filme (oxi!). Eu quero ler esse livro só por você ter comentado que a história se baseia a bordo dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu também nunca consegui assistir o filme inteiro kkk
      Espero que você goste se decidir ler!
      Bjs

      Excluir
  7. Olá!
    A história parece ser bem interessante, mas não fiquei curiosa para ler a obra no momento. Quem sabe daqui a um tempo eu interesse e leia?

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Quem sabe você muda de ideia? Eu achei o livro muito bom...
      Bjs

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Histórias difíceis e com náufragos sempre me deixam curiosa, então sempre tive vontade de ler esse livro. É incrível quando os autores baseiam os personagens em pessoas reais, né? Fiquei ainda mais animada agora, parece ser um livro incrível.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Esse foi o primeiro livro que li nesse estilo, mas gostei bastante! Deve ser muito complicado se basear em pessoas reais, mas essa autora se saiu muito bem... O livro é mesmo ótimo!
      Bjs

      Excluir
  9. Oi, Eve. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e realmente fiquei bem interessada. Eu gosto da história do Titanic, e gosto de personagens que estão além do seu próprio tempo. Se esse fato for realmente forte na história com certeza vou acabar gostando do livro. Também gosto de um triangulo amoroso mas sempre fico com pé atrás sobre eles; Caso eu tenha a chance de ler espero poder gostar assim como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pelo que você comentou, imagino que iria gostar bastante da história mesmo. Eu fico com um pouco de receio quando tem triângulo amoroso, mas gostei desse por não ter mimimi demais.
      Bjs

      Excluir
  10. Oii!

    Eu não conhecia esse livro e amei saber que o romance não é o foco central.
    Gosto de um mistério e um suspense basico me atrai muuuuito em um livro.
    Acho que o que mais me motiva em um livro é saber que a personagem evolui durante o enredo. Saber que isso acontece, me atraiu muito mais.
    Ótima resenha, aaaah a capa está lindona <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Esse parece ser o livro perfeito para você! Espero que goste se decidir ler :)
      A capa é mesmo linda!
      Bjs

      Excluir
  11. Oi! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa sobre. Vou procurá-lo!
    Essa capa é linda!

    Beijos

    P.S Seu cantinho é lindo! Já estou seguindo!

    @rhadijapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A capa é ainda mais bonita pessoalmente e a história é realmente ótima!
      Bjs

      Excluir
  12. Oii Eve!

    Não conhecia o livro, mas fiquei com bastante curiosidade em conhecer a história. Nunca li nada da autora e como você só fez elogios com certeza vale a pena ler ^^
    Adorei a resenha ^^ Parabéns!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Essa foi minha primeira experiência com a autora, mas eu fiquei bem curiosa sobre os outros livros dela... Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Bjs

      Excluir
  13. Olá, boa noite!

    Achei interessante a premissa, nunca tinha visto nada sobre esse livro. E será que no fim das contas ela conseguiu sucesso como costureira? XD
    Se vier a ter a oportunidade, vou gostar de poder conhecer a história melhor.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro não é tão comentado mesmo, mas é ótimo! Leia para descobrir se ela conseguiu rsrs
      Bjs

      Excluir
  14. Que capa linda!! Adorei, não me aventurei a ler romances de época ainda mas acho que esse seria um bom para começar.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu sou suspeita, porque amo romances de época, acho que esse seria uma ótima opção para começar!
      Bjs

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu estou começando a entrar nos romances de época agora e gosto especialmente daqueles em que a protagonista é decidida e tem uma mente avançada, com certeza o livro está na minha lista de desejados.
    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro é ótimo, um pouco diferente de outros romances de época, mas espero que goste bastante quando você ler!
      Bjs

      Excluir
  16. A história parece ser muito interessante de verdade. Particularmente gosto muito de livros de época e acho muito legal quando uma história pega uma fato, algo que aconteceu realmente, e cria uma outra história a partir disso. Se o negócio é bem escrito, o fato daquela história passar por um acontecimento histórico, parece tornar aquela narrativa real, ok, não sei explicar o meu pensamento, mas é mais ou menos isso shauhsuaha
    Interessante de verdade, vou deixar esse livro anotado na minha lista!

    http://catscantwrite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi!
      Acho que entendo o que você quis dizer, eu também gosto quando o autor consegue tornar a narrativa real, principalmente quando envolve fatos históricos. Espero que goste quando ler.
      Bjs

      Excluir
  17. Oii!

    Não conhecia o livro e acho que não vou ler pois a história não me chamou a atenção. A capa é muito linda e a sua resenha ficou ótima, mas vou deixar a dica passar.

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que pena que a história não te agradou, mas entendo que algumas vezes é melhor não forçar uma leitura de um estilo que não gostamos...
      Bjs

      Excluir
  18. Oie, tudo bom?
    Nossa, quando eu olhei para a capa já ia falar que não gosto de romances, mas comecei a ler sua resenha e já quero! Amo a história do titanic e essa nova vertente, pelos olhos de personagens tão diferentes me chamou bastante atenção! A capa é feinha, mas a diagramação é ótima e super bonita! Amei!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Para quem gosta da história do Titanic é uma ótima opção! Eu gosto tanto dessa capa, é uma pena que não tenha te agradado...
      bjs

      Excluir
  19. Olá!
    A primeira coisa que penso quando abro o link é nossa que capa :o
    Adoro romances e com certeza essa vai pra lista
    Tbm gosto de livros em terceira pessoa assim fico mas por dentro qoe ue cada personagem pensa
    Adorei a resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acho linda essa capa! Eu geralmente prefiro livros em primeira pessoa, mas agora estou me acostumando com os dois jeitos rs
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Bjs

      Excluir
  20. Oiee.

    Não li este livro, pois vi algumas resenhas negativas, entretanto, agora vou tentar dar a ele uma chance e espero amar

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii,
    Eu ja´tinha visto a capa do livro, mas não imaginava que a história tinha como pano de fundo um acidente tão conhecido. Despertou minha curiosidade. Gostei muito da sua resenha. Parece ser um história bem reflexiva e emocionante.

    Beijos
    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    desde que esse livro foi lançado eu morro de vontade de lê, mas sabe aqueles casos que você quer ler mais fica enrolando? então eu faço muito isso. e ele está nessa categoria ahahah.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Eve,
    Amei sua resenha, bem explicativa, com sua opinião bem clara e objetiva, além de ter me deixado bem curiosa, já que curto muito romances de época! Mas sinto que de tudo no livro o romance é a menor parte, perdendo para as criticas sociais.

    Show de bola

    Beijokas

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir