Resenha - Identidade

28 junho 2024



Alan Cerqueira está na casa dos cinquenta anos, é médico e dono do hospital Boa Vista. Casado com Isabella, muitos anos mais nova do que ele e pai de Lorena que vive às turras com a madrasta, a quem acusa de ter se casado com seu pai por puro interesse. Alan tem uma vida privilegiada, mas tudo muda quando ele sofre um acidente após seu carro ser alvejado por tiros e acabar batendo, no que ele é salvo por Felipe Santana, que acabou levando uma descarga elétrica ao ir em seu socorro, deixando-o em um estado de coma profundo. O médico acorda completamente desmemoriado e não se lembra de absolutamente ninguém, para ele os rostos que vê lhe são completamente estranhos.

"-- Eu não me lembro de nada. De nenhum acidente nem de coisa nenhuma. -- Minha voz denotava todo meu desespero. -- Que acidente foi esse? E quem são vocês?"


De volta à sua casa, ele não consegue se lembrar de nada e de ninguém e muito menos de quem iria querer matá-lo, já que Lorena está convicta de que os acontecimentos que culminaram com a perda de memória do pai tem um responsável e ela fará de tudo para descobrir quem é essa pessoa, até mesmo colocar sua vida em perigo. 

"O homem forte, duro, decidido, orgulhoso e racional que Lorena admirava desapareceu. Em seu lugar estava uma pessoa emocionalmente frágil, insegura, medrosa, hesitante e depressiva." 


Alan também parte em busca da verdade sobre o que aconteceu na noite do acidente e sobre tudo o mais sobre sua vida, mas de um jeito completamente diferente do de Lorena, e eles acabam se deparando com verdades assustadoras e praticamente impossíveis de acreditar.


"Se somos a soma de nossas experiências, então quem somos se todas as lembranças de uma vida desaparecem da noite para o dia?"


Gente, ler esse livro foi uma imersão e tanto dentro do enredo, que mais parece um roteiro de filme de tão completo que é. O autor trouxe uma trama intrincada, instigante e desafiadora, pois não se trata somente de um livro de suspense e mistério de um homem em busca de seu passado, é muito mais do que isso, mas nada me preparou para as revelações que estavam por vir, o que me deixou totalmente boquiaberta.

Alan é um personagem bastante peculiar a meu ver, e eu não consegui definir até agora o meu sentimento por ele, mas é claro que torci muito para que ele descobrisse tudo sobre o acidente e recuperasse a memória e, minha gente, quantas descobertas fizemos juntos e cada uma mais impressionante que a outra. Deve ser terrivelmente assustador perder a memória e não se lembrar de absolutamente nada da sua vida de uma hora para outra, e o autor mostrou momento a momento o quanto isso afetou Alan e o fez sofrer, já que ao se olhar no espelho ele via um rosto que não reconhecia, estava casado com uma mulher que lhe era uma completa estranha e ainda por cima é pai de uma jovem que não lhe desperta nenhum sentimento paterno.

Solidariedade, empatia e um desejo profundo de que ele recuperasse a memória tomou conta de mim e eu me vi envolvida em uma história cheia de reviravoltas, ação, perigos imensos, assassinatos, traição, perdas, mas também tem romance, amizade leal e verdadeira e muita investigação por parte de Lorena, que se coloca em várias situações complicadas e perigosas em busca da verdade sobre o acidente do pai. Lorena é uma personagem muito determinada, inteligente e impetuosa que não aceita esperar a polícia resolver o caso de Alan, pois a seu ver são todos uns incompetentes, principalmente o delegado responsável por resolver a investigação.

Tom W. Kooper trouxe um universo intrigante e curioso para o seu livro ao abordar a questão da amnésia e o quanto ela afeta a pessoa que sofre desta condição, mostrando passo a passo os sentimentos de confusão, desespero e angústia que toma conta de quem se vê de uma hora para outra sem um resquício sequer de quem é. O livro é sensacional e prende muito a atenção, pois perda de memória é um assunto que me intriga bastante e além disso, a trama possui um enredo frenético e viciante que impulsiona ainda mais a leitura repleta de plots e cada um melhor que o outro. Foi uma experiência incrível e enriquecedora ler a obra e conhecer a escrita do autor e eu indico para todos aqueles que estão em busca de histórias fortes e que fogem do convencional.


Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.