Resenha - Deusa de Sangue

28 junho 2024


Deusa de Sangue é um livro de romance e fantasia nacional escrito pela autora FML Pepper e conta a história de Nailah, uma protagonista forte e muito à frente de seu tempo.

"-- Quero apenas que grave isso: guarde sua honra, ela é sua única fortuna neste mundo. Seja correta, mas, se não houver condições... -- Seu olhar voltou a me queimar. -- Use as armas que julgar necessárias, mas nunca deixe que eles a façam se curvar, nunca deixe de lutar."


Nailah vive em um mundo no qual as mulheres não são reconhecidas por seu valor, na verdade, elas só servem para um único propósito: procriar. Separadas por cores, aquelas que não menstruam são consideradas inférteis e são condenadas a algo terrível e aterrorizante.

"De repente estou correndo como um raio, fugindo da minha sina macabra, das verdades assustadoras e do futuro que desponta como uma tormenta ainda maior. Quero mergulhar no vento, sufocar dentro de suas rajadas, atropelar os ponteiros cruéis do tempo, desaparecer para sempre."


Prestes a completar dezoito anos, a jovem luta para cumprir uma promessa feita à sua mãe ainda na infância quando esta dava os últimos suspiros nos braços da filha, anos após o ocorrido ela enfrenta um mundo que consegue ser pior do que aquele que conhecera tempos atrás.

"Não faça essa loucura, Nailah! Será um caminho sem volta, sentença de morte até mesmo para uma Branca!, implorava a voz da razão num clamor desesperado."


Ron Blankenhein um nobre cínico, libertino e totalmente diferente das convenções da época cruza seu caminho e acaba se revelando alguém que a conhece como ninguém, só que tem um problema muito grande entre eles: os dois discutem toda vez que se encontram, pois o nobre parece se divertir às suas custas e sempre debocha dela, todavia, ele demonstra compreendê-la muito bem e ambos vivem um relacionamento tipo gato e rato, no qual ele sempre a faz rir.

"-- V-você?!? Ah, que maravilha. Era o sujeito que trombou comigo hoje cedo! O que, talvez, tenha me visto fazer papel de idiota! -- Não acha cedo demais para se ver metida em outra enrascada? -- indaga ele, sentado descontraidamente no banco de pedra onde escutou a conversa com Samir."


Nailah vive em uma sociedade que acredita e vive das crenças em divindades na qual as mulheres devem gerar filhos, obedecer e respeitar cegamente aos homens, mas ela nunca aceitou essa imposição, rebelando-se contra o sistema e sofrendo as consequências dos seus atos em prol de sua liberdade.

"-- A mulher tem que nascer bonita e sangrar na "hora certa" para conseguir um bom partido. O homem, por sua vez, deve ter porte avantajado e aptidão com cavalos. É isso que definirá o que temos, quem somos ou que seremos? Que mundo genial!"


[- Minhas impressões -]

Assim que coloquei os olhos no livro deparei-me com uma história muito bem escrita e com um enredo arrebatador. A saga de Nailah e toda sua coragem de não ser apenas mais uma seguindo o rebanho conquistou meu coração e eu torci fervorosamente por ela, seu protagonismo é indiscutível e o tanto que ela sofreu e suportou é realmente admirável.

FML Pepper misturou romance e fantasia em dosagens perfeitas não permitindo que um se sobressaísse mais que o outro e como a leitora apaixonada por romances que sou, simplesmente amei cada um desses momentos, bem como todos os de fantasia, mesmo não sendo muito adepta do gênero, por isso eu a parabenizo muito por fazer eu me envolver e vibrar com cada um deles.

O enredo é de uma riqueza sem tamanho e remonta situações de séculos atrás que ainda hoje existe em muitos lugares do mundo, mas por tratar-se a liberdade de criação é infinita e super bem-vinda a trama e a autora deu um show de imaginação e criatividade, criando uma obra ágil, atrativa, envolvente, intrigante e surpreendente.

Nailah é uma personagem encantadora, cativante e de um carisma absurdo, e eu gostei dela logo de cara, além de me divertir à beça com as discussões envolvendo Ron Blankenhein, um personagem tão carismático quanto ela e que roubou a cena em várias ocasiões em minha opinião, pois os encontros entre eles garantem diálogos divertidos, engraçados, implicâncias, brigas por divergências de opiniões, sem contar uma insinuante atração que surge aos poucos pegando-os completamente desprevenidos e sem saber como lidar com a situação.

Há um acontecimento horrível e extremamente revoltante que acontece com Nailah em um determinado momento da história que fez com que eu titubeasse em relação a leitura, tamanha perplexidade e angústia que senti, porém segui em frente e cheguei ao final ansiando pela continuação e espero ter a oportunidade de ler muito em breve o segundo volume. Convido a todos a conhecerem a força, coragem e determinação de Nailah, uma protagonista admirável, adorável e deslumbrante.

Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.