Estevão cresceu em um lar, onde sua inocência foi roubada, sua mãe o entregou de bandeja ao padrasto, que tirou tudo dele desde pequeno, o fazendo ser vulnerável. Mas quando ele cresceu e atingiu uma certa idade, ele já estava pronto para se defender, dando um basta naquela situação que ele tanto desprezava. Expulsou o padrasto de casa, e proibiu sua mãe de conviver com o padrasto também. E nesse meio tempo ele conhece Maria, mulher que ele escolhe para ser sua esposa, mas o m4l que lhe afligiram deixou marcas, e ele desconta seu desc0ntentamento em Maria. Agr3ss0es gratuitas, gr1tos que dão m3do e ainda acredita que ela lhe deve obediência.
.
Já em paralelo Anselmo tem uma vida estável, uma esposa, um bom emprego como professor na universidade, mas mesmo assim não está perfeito, até que ele conhece um mendigo o qual ele acolhe, pagando uma pensão e o tomando como seu am4nte, vivendo assim um romance extraconjugal. Mas tudo muda quando sua esposa engravida, ele não aceita a gravidez, pois não queria ser pai, e acaba sempre tratando a esposa m4l, até o dia em que bebê nasce e ele se encanta por aquele ser maravilhoso, e assim ele começa a viver pleno, abandona seu amante e tenta resgatar o amor de sua esposa.
.
Mas como a vida não é um mar de rosas, as coisas saem do controle, seu amante perde a vida por conta de ir parar na rua de novo e não receber tratamento adequado, sua bebê sofre um per1g0so ac1dent3, o qual a esposa de Anselmo o culpa, e pede o divórcio. Uma vida arru1n4da.
.
E o que essas duas histórias tem em comum?
.
A autora trabalha um paralelo, onde as ações de Estevão, resultam nas ações da vida de Anselmo, cada p3rda de Anselmo, é uma decisão de não perd0ar Estevão.
.
A leitura no início é um pouco mais pes4da, pois vai entregando os fatos, que são um pouco duros, e vai nos envolvendo aos poucos, mostrando as ligações. E mais próximo do fim do livro a autora nos entrega seu ponto de vista, onde nós podemos mudar as consequências de nossos atos se decidirmos ser benevolentes e perd0ar o m4l que nos é feito, só assim poderemos seguir em frente, e viver uma vida plena.
.
Estevão cometeu muitos erros, chegando a quase ass4ss1nar uma pessoa importante de sua vida, a qual ele nunca se perdoou, e com o tempo esse pesar passa a d0m1nar sua mente e o perturb4r. Maria tem um importante papel na vida dele pois ela também o ama, mas não consegue aceitar a sua v1olênc1a, e acredita que ele precisa perdoar o seu passado para poder seguir sua vida com ela.
.
É uma leitura 1ntensa do início ao fim, confesso que é um livro que nos faz refletir muito sobre as ações que moldam as nossas vidas, e como somos afetados pelas pessoas que estão a nossa volta. Se você gosta de uma leitura que prende o leitor do início ao fim, recomendo a leitura do livro!
.
.
Escrito pela Colaboradora Joseli Medeiros
Postar um comentário