O autor deixa claro que suas poesias não são verdades absolutas, contudo, o leitor percebe e entende conforme lê que elas chegam muito perto de serem de fato verdadeiras. Longe de causar perturbação, o desejo do autor é que o leitor tire suas próprias conclusões do que leu, concordando ou não com suas palavras, rimas, sentimentos, percepções e até mesmo suas vivências.
Com um total de vinte poesias em forma de texto o autor André Silva introduz o leitor em uma leitura envolvente e imersiva que aborda situações das quais muitos de nós não fazemos a menor ideia. Como por exemplo, a mãe solo que além de trabalhar para sustentar a si e aos filhos, ainda tem que exercer o papel de pai na vida de seus filhos. Tomo a liberdade aqui de falar um pouco sobre este assunto porque minha mãe foi mãe solo.
Ela criou a mim e aos meus irmãos sozinha, e só ela sabe o que teve que passar e quantos sapos teve que engolir para criar a nós quatro e colocar comida na mesa. Então, quando li a poesia "Cria de uma Heroína" rolou uma identificação instantânea e a emoção deu as caras.
"Entretanto, quem é cria de heroína, quem ganhou aconchego e afeição, tanto por meio de palavras ou por grandiosa demonstração, como trabalhar incansavelmente, ser mãe e pai com bravura, é sem dúvida obrigado a não viver em amargura."
Em "Municia sua mente" André chama a atenção, principalmente da juventude periférica, para que se nutram de informação, pois dessa forma eles estarão protegidos da alienação e assim não serão presas fáceis nas mãos daqueles que querem ajudar sem receber nada em troca.
"Não se pode negar o poder de um excelente livro. Além de deixar entretido, mantém o leitor instruído. Com a mira afiada e direcionada nos embates. Pronta para exterminar as ideias falsas dos covardes."
Cada poesia carrega o pensamento e posicionamento do autor, bem como a seriedade com que ele aborda os temas e os questionamentos explícitos em cada linha poética, levando-nos a pensar, questionar e refletir durante e depois da leitura. Suas poesias possuem força, clamor e peso, além de impactar e cativar o leitor, pois foi justamente assim que me senti após ler as setenta páginas de Escritor das Trevas 2.0 e conhecer a escrita do autor. Gostei DEMAIS e espero que essa seja a primeira leitura de muitas que virão e torço para que seja logo. Recomendo demais a leitura, pois além de nos fazer pensar as poesias do André são instigantes e inspiradoras.
"Que dos nossos erros tiremos preciosas lições. Que os bons brotem cada vez mais e mais. E que os maus aprendam a amar e a querer paz."
Postar um comentário