O pai é Joaquim, um professor universitário de meia-idade que faz de tudo para evitar conflitos e discussões, mesmo que acabe sempre prejudicado por agir assim. Adriana, sua esposa é uma mulher ambiciosa e farmacêutica de uma multinacional, capaz de tudo para alcançar seus objetivos.
Diogo, o filho mais velho, é analista financeiro em um banco e tão ambicioso quanto sua mãe. Luísa é a caçula da família e muito sensível, adora escrever e evita contato com as pessoas o máximo que pode.
O enredo vai destrinchando a jornada de cada membro conforme os anos passam e assim podemos acompanhar Joaquim dentro da sala de aula, com os colegas de trabalho e em casa com sua família. Como professor ele é totalmente ignorado pelos alunos, que fazem pouco caso de suas aulas e não lhe dão a mínima atenção, com exceção de uma aluna, que parece ser a única a prestar atenção na matéria e em suas explicações.
Os dois desenvolvem um estranho relacionamento que pode vir a se tornar um problema futuro para sua vida e mesmo assim, ele prefere ser prejudicado do que discutir e se indispor com quem quer que seja, e viver assim faz de Joaquim um homem mais velho e cansado do que realmente é.
O casamento com Adriana passa por altos e baixos durante boa parte da história, pois o que sua mulher mais deseja para todos da família é que eles tenham dinheiro e status, mas sua ambição faz com que ela tome decisões e siga por caminhos que vão contra tudo o que é certo e até mesmo ético, e isso acaba lhe custando caro.
"Sentia-se um velho devido ao modo paciente e equilibrado de encarar a vida, que se cristalizara dentro dele no passado recente e que lhe permitia, agora, tomar as coisas em sua verdadeira dimensão e dentro do contexto apropriado, sem as distorcer, para o bem ou para o mal, pelos seus traços e circunstâncias pessoais."
O casamento com Adriana passa por altos e baixos durante boa parte da história, pois o que sua mulher mais deseja para todos da família é que eles tenham dinheiro e status, mas sua ambição faz com que ela tome decisões e siga por caminhos que vão contra tudo o que é certo e até mesmo ético, e isso acaba lhe custando caro.
O relacionamento com os filhos também é abordado durante as quatro décadas e acompanhamos a infância, adolescência e vida adulta, bem como os relacionamentos e a vida profissional de Diogo e Luísa. Diogo tem um emprego promissor como analista financeiro, porém algumas escolhas feitas acabam trazendo grandes problemas para a sua profissional e amorosa.
Luísa depois de adulta se torna uma pessoa muito introspectiva e fechada em si mesma, e ela passa grande parte do tempo trancada em seu quarto escrevendo textos para o seu blog sobre questões e riscos existenciais para a humanidade, o que acaba lhe rendendo um convite para escrever uma coluna em uma revista nacional com consequências inimagináveis para ela.
[- Minhas impressões-]
"Era preciso que uma exata combinação de fatores se materializasse, para que Luísa sentisse dentro de si a medida necessária de raiva que a impelia a agir, a falar, a transformar em atos externos as emoções que experimentava intimamente."
[- Minhas impressões-]
Os Vilelas é um livro intimista que aborda com profundidade o drama familiar que envolve os quatro membros da família. A trama desenvolvida em quatro partes ou melhor dizendo, décadas, nos permite acompanhar o crescimento dos filhos, o envelhecimento dos pais e as reviravoltas na vida de cada um, e foram muitas, diga-se de passagem.
O autor Ricardo Bernhard abordou com extrema sensibilidade os pensamentos e sentimentos mais profundos de Joaquim, e nos permitiu sentir todos os anseios, conformismos e aceitações do personagem, o que pode ser considerado por muitos como fraqueza e covardia, todavia, eu como leitora consegui entender algumas situações, mesmo sem concordar e até me solidarizei por ele algumas vezes.
À medida em que as coisas foram acontecendo com os Vilelas mais curiosa eu ficava para saber o que viria a seguir e como seria a vida e o futuro deles dali em diante, e o que posso dizer é que o autor ousou e surpreendeu com desdobramentos incríveis e uma escrita envolvente, fluida e cheia de detalhes que fizeram toda a diferença na história. Gostei muito de acompanhar as várias fases de cada um ao longo das décadas e de como eles são tão diferentes um dos outros em atitudes, ações e pensamentos e o quanto os segredos foram prejudiciais para o relacionamento do casal e dos pais com os filhos.
Os acontecimentos finais foram impactantes, principalmente pelas coisas que aconteceram no epílogo, pois eu não fazia a menor ideia do que o autor tinha reservado para cada um dos Vilelas e devo dizer que o choque foi grande.
Postar um comentário