Resenha - Crônicas dos Nove Reinos

16 agosto 2021


Se você é como eu que nada sabia sobre Mitologia Nórdica, esse livro é exatamente o que você precisa para ficar por dentro desse mundo fascinante.

O livro se divide muito bem em 28 lendas nórdicas e 28 capítulos que contam as crônicas dos nove reinos, divididas entre Asgard, Vaneheim, Alfeheim, Midgard, Nivadellir, Helheim, Niflheim, Muspelheim e Jotunheim. Os povos e habitantes desses reinos são os deuses, gigantes, anões, elfos e tantas outras criaturas mágicas que vivem por lá.

Cada uma das lendas relata acontecimentos como o nascimento dos seres humanos, a modificação do mundo, fenômenos da natureza, vida após a morte entre outros.

O começo do livro destaca-se pela criação de cada um dos reinos e também pela Yggdrasil, a árvore da vida que sustenta cada um dos reinos e representa o começo e o fim de tudo. E também mais sobre Thor, Loki, Odin, as Valquírias, Balder, Freya e vários outros deuses desse mundo fantástico e algumas das curiosidades que nos deixam de olhos esbugalhados, como o fato de os deuses se alimentarem com maçãs para a garantia de sua juventude.

Muito rico e cheio de aventuras, as Crônicas dos Nove Reinos explica a busca de Odin por conhecimento, o que lhe aconteceu para que ele perdesse o olho esquerdo, o nascimento de Thor, do deus menino até o Ragnarok.


"Eis que Sybila, a vidente, relata a história da criação dos Nove Reinos que formam o Universo e profetiza seu iminente final, o Ragnarok."


Uma coisa que deixará a muitos surpresos assim como aconteceu comigo, foi o fato de saber através do livro que Loki e Thor não são irmãos, como fomos levados a acreditar através do cinema. Eles são apenas amigos, mas a malícia e esperteza de Loki está bem presente no livro por conta das muitas encrencas em que se mete por sempre trapacear e querer se dar bem às custas dos outros.

Algumas festividades nórdicas como o Festival de Yule e o Festival de Ostara foram muito bem interligadas às nossas festividades mundialmente conhecidas como o Natal e a Páscoa. Sem contar a impressionante coincidência entre o nascimento do deus Baldur e de Jesus, já que ambos são considerados seres iluminados responsáveis por trazer paz e o amor aos seres. Trata-se de algo realmente incrível e chama muito a atenção do leitor, pois a mitologia nórdica causou e continua causando grande influência no mundo, até hoje, e a leitura nos traz um conhecimento muito amplo relacionado a essa rica e impressionante cultura.

Thor, o deus do trovão é completamente imbatível nas lutas junto de seu martelo e por causa de Loki, se mete em vários problemas e batalhas ao tentar livrá-lo de suas confusões.


"O martelo Mjolnir era a arma preferida de Thor. Também conhecida como "a esmagadora", era a arma mais temida dos Nove Reinos. O deus a usava com frequência e não saia de casa sem ela e sem o cinturão mágico que permitia com que o martelo voltasse sempre para o seu dono."




[- Minhas Impressões -]

Uma leitura que me fez sair totalmente da minha zona de conforto e se revelou uma grata e feliz surpresa. É uma obra com capítulos curtos, ágeis e bem movimentados que faz com que a atenção se volte completamente para os acontecimentos da página seguinte e nos transporta para um mundo mágico, envolvente e diferente de tudo aquilo com o qual já nos deparamos em leituras anteriores. Mas esteja preparado para uma quantidade significativa de personagens presentes na história que, em um primeiro momento, pode deixar você meio desorientado momentaneamente, mas que logo passa. Eu garanto!!

Os primeiros capítulos vêm com força ao contar sobre a criação do universo e a origem da humanidade, e demonstra um rico e cuidadoso trabalho de pesquisa por parte da autora, que narra com leveza e beleza as histórias e situações cativantes, responsáveis por uma leitura extremamente envolvente.

O livro traz um glossário e notas de rodapé que complementam e ajudam a compreender ainda mais a história, o que reforça ainda mais a dedicação com que a autora se doou para a criação de sua obra. Por ser esse o meu primeiro contato com a mitologia nórdica penso que não poderia ter sido de outra forma que não fosse através da leitura de as Crônicas dos Nove Reinos, pois foi um livro que me surpreendeu bastante e de forma muito positiva.

A leitura não nos permite sentir nada além de curiosidade e vontade de ler para saber como tudo aconteceu e como se deu a criação de tudo e todos que fizeram desse livro uma leitura e tanto. Fui apresentada a um universo completamente novo para mim e gostei de tudo o que li e aprendi sobre a mitologia nórdica, portanto, valeu muito a pena mesmo que no começo eu tenha sentido um pouco de estranheza por conta de não estar familiarizada com o assunto, mas conforme lia fui tirando tudo de letra.


A narração é em terceira pessoa e para quem gosta, assim como eu, esse é só mais um motivo pelo qual o livro tem que ser lido. A edição está linda e rica em detalhes, tanto capa e miolo trazem ilustrações maravilhosas que contribuem para tornar o livro ainda mais interessante e atraente aos olhos do leitor e que sem dúvida vale muito a pena a leitura.

Eu gostei demais da leitura e estou muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer o livro e a escrita primorosa e dedicada da autora L. M. Bechert e espero que essa tenha sido a primeira de muitas outras que virão.

Se depois de tudo o que você leu aqui sua vontade de ler e conhecer a história se intensificou, não perca mais tempo e comece logo a ler. Você não vai se arrepender!









 

Livro: Crônicas dos Nove Reinos
Autora: L. M. Bechert (Autora Parceira)
Número de páginas: 196

Um extraordinário mergulho na mitologia nórdica. A mitologia nórdica está na origem de outras mitologias ocidentais e remete ao ano de 4.100 a.C. Deuses sábios e poderosos como Odin e seu filho Thor, belas deusas como Erda e Freya, símbolos de amor e fertilidade, convivem com gigantes, anões, animais, heróis e se envolvem em histórias que sobreviveram aos séculos e resistiram à avassaladora influência do cristianismo no Ocidente.

A força desses mitos no Norte da Europa definiria os ritos das mais importantes festas cristãs, como o Natal e a Páscoa. E chegariam à modernidade tendo ainda muito a dizer, inspirando obras populares que vão do clássico O senhor dos anéis aos heróis da Marvel, passando por séries de qualidade como Games of Thrones e Vikings. Este livro de Lili Marli Bechert, escrito com paixão, pode interessar a um público variado. Funciona como uma fonte preciosa para pesquisadores, já que concentra algumas dezenas de histórias desses mitos nórdicos; mas também cativa aqueles interessados em compreender as origens da cultura ocidental, a partir de lendas que, por algum motivo, resistem a mais de 3 mil anos de história.




Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.