últimas resenhas

RESENHA - ALMA?


Livro: Alma?
Autor: Gail Carriger
Cortesia: Editora Valentina
Nº de páginas: 308
Skoob
Onde comprar: Amazon 
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


“Em um mundo onde vampiros e lobisomens coexistem em uma sociedade organizada, novas regras surgiram. Porém, não só esses seres habitam o mundo como também uma “espécie” ainda mais rara, aqueles que nasceram sem alma e são capazes de neutralizar o poder dessas criaturas.”

Esse livro conta a história da Alexia Tarabotti, ela é uma mulher como todas as outras de sua idade, e talvez por ser solteira, ela acaba vendo o mundo de uma forma mais sucinta e muitas vezes até direta. Tudo em sua vida muda quando ela é mordida por um vampiro que não tem absolutamente nada a ver com o que ela é e com o que acredita ser. Mas isso é apenas o começo de uma grande aventura que faz várias coisas acontecerem.

Eu fiquei extremamente surpresa lendo essa obra, porque eu realmente pensei que não fosse me encaixar numa fantasia como essa, mas acabei me surpreendendo muito, principalmente por ser uma leitura leve, rápida e extremamente divertida. Todos os pontos engraçados tem exatamente a ver com a personalidade dada à protagonista. Suas cenas compartilhadas com Lorde Maccon ou a irmã mantém um tom que deveria ser sério pela situação, mas sempre acaba em algazarra. O que me surpreendeu e fez com que a leitura corresse ainda mais rápido.


O cenário da obra se passa na era vitoriana, pra quem não tem ideia de números, é mais ou menos nos anos 1800. Por esse motivo, é sempre bom lembrar que naquela época existia uma sociedade muito conservadora e que queria casar suas damas muito cedo, com bons pretendentes com alta popularidade para que a honra da família não fosse manchada.

Outro ponto que me agradou foi o fato de que mesmo como parte integrante e importante da história, a exploração ao sobrenatural ocorreu de uma forma muito natural de como são os vampiros ou lobisomens desse mundo. Pressupõe-se que sabemos como eles naturalmente agem, o que de fato sabemos, e podemos seguir em frente tirando isso do caminho sem ter tanta dúvida se eles são ‘diferentões’ ou não.

A personalidade da protagonista também é um ponto muito forte. Ela é sem sombra de dúvidas muito mais peculiar do que a gente pode perceber.

Por não ter alma, a forma como ela vê e sente as coisas é diferente. Não há tanto filtro sobre o que é aceitável ou não dizer e isso se aplica também a certas coisas do seu comportamento. Isso tudo inserido num período temporal onde qualquer gafe vira algo extremo e torna tudo mais propício à risadas.

Além é claro de ela ser muito corajosa e, como normalmente acontece em romances de época, mais a frente do seu tempo, questionando o que a sociedade impõe como certo, o que eu achei MUITO BOM!

O que eu tenho pra falar é que eu dei muita risada e foi algo completamente inesperado. Mas serviu para me aliviar nesse tempo de pandemia. E, sendo assim, até alguns aspectos que, para alguns podem parecer meio bobos ou clichês (eu incluída), pareceram tão bem encaixados que contribuíram para que esse clima divertido fizesse ainda mais sentido.


Certamente quero dar continuidade a essa série para ver o que Alexia vai aprontar daqui pra frente. Os próximos livros já lançados aqui no Brasil são: Metamorfose?, Inocência? e Coração?, e acredito que essa série vai agradar tanto quem curte romance de época, como quem é fã de romances mais sobrenaturais, já que faz um mix bem medido das duas coisas. Estou mais do que ansiosa para ler os próximos e, quando isso acontecer, certamente irei trazer a resenha aqui pra vocês! <3

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário