últimas resenhas

Luz, Câmera e Ação - Parasite


Resultado de imagem para parasite

Título: Parasita
Data de lançamento mundial: 21/05/2019
Direção: Boon Joon-ho
Gênero: Thriller, Humor Negro, Drama
Duração: 2h12min


Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.






Que delícia voltar ao blog depois de tanto tempo! Foi ótimo meu período sabático, mas voltar sempre é incrível. A Sil foi muito atenciosa comigo, e para marcar de vez esse retorno, decidi fazer nada mais nada menos que a resenha do Vencedor do Oscar 2020: Parasite. Preparem o coração, porque o filme é indicado pra quem tem estômago, viu?




Logo no começo, somos apresentados aos Kim, uma família sul-coreana que mora no que se pode chamar de "favela coreana": as casas ficam no subsolo onde funcionava uma antiga linha de metrô, tendo que sempre subir várias e várias escadas para chegar à cidade. E é bem interessante a gente parar pra pensar que, embora a história não tenha nem se destrinchado, vemos um cenário totalmente diferente do padrão estadunidense, hollywoodiano de ser: os personagens são pobres, e vemos logo que nenhum ali são mocinhos perfeitos.

Resultado de imagem para parasite

A partir disso, Kim Ki-woo, o filho mais velho, é convidado por um amigo a dar aulas particulares à Park Da-hye, uma menina rica que tem problemas de aprendizagem no Ensino Médio, e precisa de um tutor. E, logo que Ki-woo vai, ele percebe que a família Park tem uma deficiência afetiva muito presente em famílias ricas: o pai ausente, a mãe influenciável pelos outros a fim de dar o melhor aos filhos; a filha problemática; o filho mais novo com desvios de conduta. Típico, né? Agora parou com o estereótipo! Famílias ricas assim são reais, mas o que interessa foi como o diretor conseguiu brincar com a cultura sul coreana a partir disso. E é simplesmente genial.

Enfim, só pra resumir a história, Ki-woo e Da-hye começam a se envolver, e ele começa a infiltrar sua família em trabalhos dentro da mansão dos Park, e é aí que fica muito louco, porque seus métodos são totalmente ilegais, depravados e cruéis. Quando a última funcionária é dispensada - a governanta que está há mais de 30 anos na casa, antes mesmo dos inquilinos ricos chegarem -, o enredo começa a tomar outro rumo, e o plot twist do meio pro final do filme é simplesmente inesperado e muito diferente do que estamos acostumados a ver.


Resultado de imagem para parasite scene

O filme tem diversas críticas sociais muito pertinentes, sobretudo a diferença de classes e como o poder sobe à cabeça. Em uma cena, Mr Park, o pai rico, fala sobre o cheiro de Kim Ki-taek, o pai de Ki-woo e personagem extremamente importante em Parasite; enfim, a partir disso, se começa a falar do cheiro, como se aquilo remetesse à pobreza, à ralé. 

Gente, eu contando, talvez não fique tão impactante, então recomendo muito que vejam e prestem atenção às cenas que se referem ao cheiro fétido, porque será muito importante para um entendimento maior do que o diretor quis passar.


Resultado de imagem para parasite scenes

E como se não bastasse isso, o pano de fundo sul-coreano foi o ponto alto pra mim. É muito difícil vermos um filme asiático ter tanta força assim nos cinemas mundiais, que dirá ganhar tantos prêmios no Oscar, além do mais esperado da noite. Fiquei emocionada vendo como o Boon Joon-ho não esperava tudo aquilo, e é gratificante ver outras culturas tão ricas ganhando força no cinema contemporâneo.

Resultado de imagem para parasite scenes

"Ah Cássia, mas por que você deu 4 estrelas então?" Bom pessoal, o final não me agradou tanto. Achei que poderia ser algo mais crível, pé no chão sabe? A resolução não me agradou tanto, apesar de fazer sentido, dado o contexto de todo o filme. Mas isso não tira nem um pouco a genialidade da equipe de direção, e muito menos dos atores, que foram simplesmente incríveis e muito bem treinados; não tenho críticas quanto à atuação ou ao enredo, só o final que não foi pra mim mesmo.


Resultado de imagem para parasite wallpaper

Portanto, espero de verdade que vocês consigam ver Parasite, e que gostem tanto quanto eu! Torço pra que tenham gostado da resenha tanto quanto eu curti fazer! Beijinhos, e até a próxima - Assistam ao trailer abaixo!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário