Série [11] - 3% - 1ª Temporada

07 fevereiro 2017


Em um futuro pós-apocalíptico não muito distante, o planeta é um lugar devastado. O Continente é uma região do Brasil miserável, decadente e escassa de recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ascender ao Mar Alto, uma região onde tudo é abundante e as oportunidades de vida são extensas. Entretanto, somente 3% dos inscritos chegarão até lá.

Título: 3%
Lançamento: 25 de novembro de 2016
Duração: 47min
Gênero: Drama, Ficção científica
Nota: 





Uma sociedade dominada por pobreza e miséria, somente aqueles que possuem o mérito desfrutam da fartura que o mundo tem a oferecer. O mundo funciona assim desde que o casal fundador criou o Processo, onde nele, são avaliados jovens de 20 anos para verem se possuem capacidade de irem ao Maralto e viver com abundância. Tem sido assim por anos, e não demostram indícios que as coisas serão diferentes, mas aqueles menos favorecidos que não passaram no Processo, buscam uma chance de terem uma vida melhor, e com isso, se aliam a Causa, com proposito de destruir o Processo e terem um mundo onde todos possam desfrutar da abundância.

"Um mundo dividido em dois lados
um farto e  um escasso.
Entre eles, um processo de seleção"

Ano 104 do Processo, os jovens saem de suas casas em busca do sonho de uma vida melhor, o sonho de ser um dos 3%, mas dessa vez as coisas serão diferentes, a causa conseguiu infiltrar agentes entre eles, ninguém sabe quem são, mas cada um fara o que for necessário para ser selecionado, e assim, cada um mostra sua verdadeira natureza.

"Eu só fiz lá que vocês também vão fazer, e vão ter que fazer, só isso. E o mais importante, de tudo isso, se você continuarem se achando tão superiores assim, vocês vão perder, e vão perder pra mim e pra quem sabe o que está em jogo aqui de verdade."


3% é a primeira série brasileira produzida pela Netflix, nela somos apresentados ao um mundo distópico separado por dois lados, aqueles que passam fome, sede, frio, medo, e aqueles que possuem tudo. A premissa é relativamente simples, onde um grupo com mil jovens de 20 anos fazem provas no Processo para mostrar que merecem morar do outro lado. Acho que o maior problema na série é ela não apresentar nada novo.

Temos um grupo de jovens que lutam entre si para passar nas provas, um governo totalitário que oprime a população, uma causa rebelde querendo destruir esse governo, e muita tecnologia. Esses elementos já são bem conhecidos em Jogos Vorazes, Divergente, Meze Runner, etc. Não vou dizer que ela é ruim, pois não é, mas também não é uma série que nos envolve por completo, e no meu caso, os inúmeros furos no roteiro me afastaram cada vez mais.

 
Os personagens da estória foram muito bem desenvolvidos, sendo um destaque maior para Michele, Joana e Rafael.

Michele entrou no processo buscando vingança por seu irmão que foi morto no ano do Processo dele, já Joana cometeu um crime lavando-a a fugir, e ali, ela sabia que ninguém a encontraria. Rafael, por sua vez, foi um ignita por boa parte da estória. Ele chegou entre os participantes mostrando que não está ali a toa, e faz o que é necessário para passar, principalmente passar por cima dos outros.

Algo que gostei bastante foi a diversidade do elenco, vemos a completa mistura brasileira, e não se mostra nenhum preconceito. Vemos asiáticos, brancos e negros ocupando lugares de alto poder aquisitivo, reforçando ainda mais a premissa que tudo é conseguido através do mérito. Ai entramos em outro ponto forte da estória, o mérito. "Ou você possuí, ou você não possuí". Isso é reforçado por toda a estória, mas o que vemos são pessoas fazendo de tudo para passar, até mesmo, partir para trapaças e violências, além é claro, aos poucos os participante irem percebendo que o Processo é injusto.

 
Esse Processo pode muito bem ser um reflexo da nossa atual sociedade. Pessoas com muito, e outros com tão pouco. Governo corrupto que tenta oprimir a população com falsas esperanças de uma vida melhor. Pessoas chegando ao seu extremo para ter um futuro melhor, e em casos assim, até mesmo passar por cima de outros, e ainda assim, considerar-se certo, ou justo, porque são merecedores. É gritante esses aspectos, e, até mesmo chocante. É uma sociedade fictícia e distópica, mas que remete a nossa atual realidade. 

Mesmo com todas essas reflexões senti falta de muitas coisas, como o fato de sempre estar frisando que a pobreza é predominando no Continente, mas ao mesmo tempo, não é mostrado muita coisa deixando a cargo da imaginação do espectador. Também nos é apresentado muita tecnologia, com provas bem elaboradas, e até mesmo, a capacidade de fazer uma pessoas deficiente voltar a andar, mas eles não conseguem identificar pessoas com identidade falsa. Fora outros furos que vamos vendo ao decorrer da estória.

A fotografia ficou muito boa, com cenas claras e limpas nas partes fartas, e sujas e pesadas nas partes de escassez. A trilha sonora também foi muito bem posicionada deixando-nos tensos e ansiosos nas partes certas. Nesses aspectos foi tudo muito bem sucedido.


No geral 3% é um bom começo, mas tem muito a melhorar ainda. Mesmo com o final dando um gancho para a segunda temporada, que aliás, já foi confirmada, não fiquei com aquela curiosidade de ver o que vem a seguir. Espero mesmo que os erros sejam concertados, e assim, talvez, trazer algo mais inovador nos próximos episódios. Recomendo aqueles que estão curiosos, a assistirem de mente aberta e sem pré julgamentos, ela não trás nada de inovador, mas possuí uma estória que envolve a sua maneira.



21 comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Assisti o primeiro episódio mas confesso que não me chamou muito a atenção. Achei bacana a idéia, mas parado, sei lá. Vou tentar dar mais uma chance ^^
    Na comic con o stand deles tinha esse jogo dos cubos, isso que me deu uma vontade de assistir, haha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Stefani!
    Essa série está na minha lista da netfix para assistir, mas quando vi comentários negativos, fiquei desanimada. :/ Pelo que você disse, tem muitos aspectos a serem melhorados ainda.
    Uma boa crítica sobre como o nosso conhecimento nos leva longe, sem precisar ter a cor certa ou uma boa situação financeira para subir na vida. Apesar de logo depois você dizer que a subida até o topo é regado de métodos suspeitos e errados.
    Darei uma chance a série e irei sem grandes expectativas para não me decepcionar. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu comecei a assistir, acho que vi uns quatro episódios, mas não me surpreendi com o enredo e o achei um pouco simplório para uma distopia. Mesmo assim, é possível notar que o contexto é uma crítica à nossa divisão de classes atual. Uma pena reconhecer que temos mesmo 3% (senão menos) da população com acesso a tudo enquanto o restante pouco ou nada pode usufruir. Enfim, gostei de saber que há outros elementos na história que ainda não vi... mas confesso que não me animei a continuar assistindo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu curti a série. Achei bem produzida e o enredo interessante. Vou aguardar a segunda temporada pois acredito que tende a melhorar ainda mais.
    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Essa série está na minha lista de futuras séries.
    Ainda não comecei, mas fiquei curiosa para conferir. Mesmo com o começo que não foi dos melhores e ainda tem a melhorar, estou curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    Eu ainda não vi essa série justamente por ter lido muitos comentários negativos sobre ela. A sinopse é incrível, e nos deixa com muita vontade de ver, mas ainda estou com pé atrás. Como vai sair a segunda temporada, pode ser que seja melhor, vou acabar esperando sair a segunda para ver se vale mesmo a pena ver rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Sempre passo por essa série na netflix, mas nunca paro para ver, lendo sua resenha me despertou curiosidade novamente. Uma pena a série não ter te despertado curiosidade ao final da primeira temporada e vou ver se dou uma chance a ela, ainda sabendo que tem muito a melhorar.

    http://www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ste,
    Vi muita divulgação a respeito dessa série nas redes, e após acompanhar o primeiro ep, vi que a série não era para mim. Em primeiro momento não me trouxe nada de novo, ou algo que realmente me interessasse para seguir.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Assisti a série toda em 2 dias de tanto que gostei. A fotografia e o desenvolvimento dos personagens foram as coisas que mais me cativaram e é claro as referências do nosso sistema atual. Ao contrário de você quero muito saber como será a segunda temporada e conhecer como é o continente.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Faz muito tempo que não assisto alguma série, mas essa por mais de seu sucesso e de tanta critica positiva, não senti nenhuma vontade de conhecer sua história, sou meio contra a qualquer coisa que faça muito sucesso, pois sei que se eu não gostar serei massacrada, por isso passo a dica e se eu chegar assistir ela, será quando ela chegar ao fim ou se por algum acaso seja cancelada, até lá não.

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Ainda não assisti essa série, mas ouvi por aí basicamente um pouco que li em sua resenha. Me pareceu uma série com potencial, mas que ainda comete alguns erros e furos que necessitam de correção. Vamos ver a segunda temporada né? Enquanto isso eu penso se vejo a primeira para tirar minha própria opinião. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Stéfani, tudo bem?
    Assim que a Netflix lançou essa série, fui correndo conferir, haha. E terminei os episódios em pouquíssimo tempo, de tão ansiosa pelo desfecho que estava. Me identifiquei bastante com as suas impressões da primeira temporada e realmente, acredito que os maiores pontos positivos são a diversidade mostrada ali, tanto nas pessoas com alto poder quanto aqueles que vem de baixo. E é claro, pelo fato de ser uma série de distopia que mostra MUITO da nossa sociedade atual. Enfim, também senti que algumas coisas não deram certo e tô torcendo muito para a segunda temporada consertar isso..

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não assisti essa série, mas pretendo assistir em breve. Achei muito legla a Netflix investir em uma série brasileira, mas acho que o pessoal esperou demais dessa série e acabou se decepcionando. Não vou ter muitas expectativas, mas espero gostar pelo menos um pouquinho dela hahaa
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Confesso que não vi a série até o final, embora falte somente dois episódios. Fiquei bem ansiosa e tinha expectativas altas demais e por isso acho que acabei me frustrando. Esperava que a trama não girasse só em torno da seleção, mas que se desenvolvesse e nos mostrasse realmente o outro lado daquela era distópica. Ainda assim, a série tem potencial e vou terminar de assistir e rezar para ter uma segunda temporada melhor trabalhada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu vi a série dois dias depois que ela foi lançada, meu amigo estava apaixonado nela e me fez assistir. Mas confesso que apesar de ter gostado da historia, eu não colocaria ela entre as minhas favoritas, eu não consegui me conectar com os personagens, talvez seja por ser a primeira temporada. Então ficaria no aguardo da segunda, e como você espero que eles melhorem algumas coisas.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Comecei a assistir a série, mas ela realmente não conseguiu me conquistar, achei o enredo falho justamente no que você falou: a falta dessa tecnologia do futuro. Achei as atuações bem fracas, e acredito que não passo do terceiro episódio, que foi onde parei, mas quem sabe ela não consiga melhorar na segunda temporada.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Stefani!
    Eu assisti uns 4 episódios de 3%, mas não consegui me envolver com a trama, fiquei sabendo que lá nos EUA, a série foi está fazendo muito sucesso!
    Gostei das provas impostas para os protagonista no programa, mas foi só, quem sabe em uma próxima oportunidade eu assista novamente!
    Parabéns pela postagem!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, stef, ouvi falar muito nessa série assim que foi lançada mas particularmente não tenho vontade de assistir. Não gosto de distopias, e se eu resolvesse assistir para mim seria inovador, pois nunca li maze runer, jogos vorazes e etc, mas também não tenho vontade de conhecer esses mundos. Só gostei de saber que mostra um pouco pobreza, desigualdade que infelizmente não são de um mundo distópico e sim nossa atual realidade. Espero que melhorem na segunda temporada.

    ResponderExcluir
  19. Assisti 3% e no começo me senti assistindo Malhação XD

    Depois fui gostando e me envolvendo bastante com a trama, embora é claro ainda tenha claros sinais de ser uma série brasileira - e isso é bom. É o começo das séries que saem da tradição novelistica brasileira, sei que tem outras... Mas não ouvi muita coisa positiva a respeito como tenho visto sobre 3%.

    Ao contrário de você, estou ansiosa pela segunda temporada! Quero ver a Joana arrasar!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Fico feliz por poder ler sua matéria, estava mesmo querendo saber um pouco mais sobre essa série, mas não tive coragem de asssitir por medo de ser uma total perda de tempo.
    Agora que li sua matéria, não sei se seria tanta perda de tempo assim. Mas infelizmente, nada nessa série me chama tanta atenção assim. Quem sabe futuramente.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  21. Olá Stefani,

    Eu também amei 3% e também acho que é uma série que reflete bem a nossa sociedade. Super orgulho de ser uma série brasileira. Estou ansiosa pela continuação...

    Beijos e obrigada pela dica...

    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.