últimas resenhas

- Entrevista com a Autora Ariane Fonseca -


Olá Amigos Leitores, tudo certo ? Hoje voltamos com uma ENTREVISTA muito bacana, onde eu, Silvana e a colaboradora Larissa pegamos algumas perguntas tanto sobre a autora e seu trabalho para que vocês possam conhecê-la um pouco mais e quem sabe assim dar uma CHANCE de conhecer suas outras obras já publicadas, mas em especial ''Antes da Última Respiração'' ! 



1. Nos conte um pouco de quem é Ariane Fonseca?
.
Ariane: Sou geminiana, nascida em 20 de junho de 1989. Casada, com dois filhos e moro em Taubaté, no interior de São Paulo. Sou formada em jornalismo e pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Sempre amei ler, mas a paixão veio mesmo aos 15 anos quando conheci "O diário de Anne Frank". Amo música, doces em geral e tudo que tiver relacionado a viagem no tempo.
.
.
2. Como e quando você começou a escrever? Em que momento soube que queria se dedicar 
intensamente à carreira de escritora?
.
Ariane: Eu comecei a escrever em abril de 2017 por pura brincadeira. Tinha lido um conto e fiquei com a história na cabeça. Falei tanto para uma amiga que ela me incentivou a criar a minha própria história. A sementinha estava plantada! Depois disso, veio o primeiro enredo e eu decidi publicar no Wattpad. Soube que era minha vocação quando consegui escrever "fim" em Infinito enquanto dure (primogênito).

.

.

3. Quais seus projetos e sonhos como escritora?

.
Ariane: Meu principal projeto no momento é me dedicar exclusivamente à escrita. Atualmente, eu divido o tempo com o trabalho em uma agência de comunicação. Espero que a partir de 2021 seja possível me desvincular completamente e focar na literatura, que descobri ser minha paixão. Gostaria muito de ter um livro publicado por uma grande editora e também ver um dos filhotes na telinha.

.

.

4. Quais são seus objetivos ao escrever uma história? O que deseja despertar nos leitores?

.

Ariane: Sempre gosto de fazer os leitores refletirem. Gosto que sintam as emoções dos personagens e mergulhem como se fossem eles próprios ali, vivenciando cada cena.

.

.

5. O que te inspirou a escrever 'Antes da última Respiração'? 

.

Ariane: Eu tive ideia para esse enredo em 2017, foi um dos primeiros. Queria escrever personagens quebrados que enfrentassem a dor de modo diferente. Zoe é toda cheia de luz e Fabrício não consegue sair da escuridão. O enredo ficou guardadinho até que veio a oportunidade de colocar no papel ano passado. Ameiiiii dar vida a esse casal, me ensinaram muito.

.

.

6. Quanto tempo você levou para construir a história? Você precisou fazer muitas pesquisas para ela? Nos conte um pouquinho sobre esse processo de criação.

.

Ariane: Esse livro eu escrevi relativamente rápido, perto da minha média. Foram cerca de três meses para concluir. Fiz muitas pesquisas, principalmente, sobre fibrose cística. Conversei com pacientes, tentei me envolver o máximo com o tema. Meu tio advogado também auxiliou bastante nas cenas com Fabrício.

.

.

7. A representatividade dentro do livro aparece de diferentes formas. Qual a importância disso para você e o que deseja que o leitor leve para si?

.

Ariane: A principal mensagem que tento passar com Antes da última respiração é sobre nossas escolhas. Elas definem nossa vida. Zoe sofreu tanto quanto Fabrício, mas viveu uma vida completamente diferente por não se ater apenas ao sofrimento. Ela arriscou, errou, acertou... a vida é curta demais para ficar preso no passado ou apreensivo com o futuro.

.

.

8. Você costuma se basear em pessoas reais para criar a personalidade de seus personagens?

.
Ariane: Não, geralmente elas nascem da minha cabeça mesmo. Claro que alguma coisa ou outra acabamos pegando de pessoas próximas, mas no geral a personalidade do personagem vem com o enredo.

.

.

9. Qual personalidade surgiu primeiro, a fofa de Zoe ou a complicada de Fabrício? Como foi trabalhar esse contraste entre os dois sem cair no clichê? 

.
Ariane: A Zoe veio primeiro, eu visualizei perfeitamente ela com seus bilhetinhos enchendo as pessoas de esperança. A única diferença é que no início eu iria fazê-la ser cadeirante, resolvi abordar a fibrose cística depois que assisti "A cinco passos de você".

.

.

10. Como foi o processo de estudo para abordar a fibrose cística de forma simples e, ao mesmo tempo, completa?

.
Ariane: Conversei com mais de 20 pacientes, ou pais de pacientes, que enfrentam a doença dia a dia. Encontrei um Instituto maravilhoso que contém um site muito rico em informações, isso me ajudou demais.

.

.

11. Notei que você já escreveu vários livros, por isso queria saber se você fosse um personagem do seu livro qual seria e porque?

.

Ariane: Eita que difícil rs Se eu fosse um dos meus personagens, acho que eu queria ser a Zoe com todo seu altruísmo e amor pela vida. Ela é um exemplo!

.

.
12. Que mensagem você gostaria de deixar para os nossos leitores do ILMB que sonham em seguir o sonho de ser reconhecido como escritor(escritora) ? E qual é o conselho que você pode deixar para eles aqui.
.
Ariane: Meu conselho é sempre escrever por amor, porque você gosta daquilo. O resto vem como consequência do seu trabalho e empenho em alcançar os leitores. Não tenha pressa nem desanime nos primeiros obstáculos. No começo é difícil galgar um espaço neste universo enorme da literatura nacional. Faça sua parte escrevendo e divulgando que os frutos virão!
.
.
Por último, nós da Equipe do ILMB gostaríamos de agradecer a Autora Ariane por ter confiado em nosso trabalho e ter nos dado a chance de divulgar esse livro com uma história tão tocante e emocionante. Sucesso para você nessa sua caminhada!


----ll----



E para finalizar, já aproveitando o espaço, quero informar que a autora estará vendendo o seu livro em FÍSICO, tanto em Capa Mole como em Capa Dura que aliás, está BELÍSSIMO, por isso não deixem de APROVEITAR ok ? - Abaixo clique na imagem que outra aba abrirá para que você possa fazer a compra  =)



Espero que vocês possam conhecer esse trabalho lindo da autora e se apaixonem pela a história assim como a nossa colaboradora Larissa e que vocês tenham uma Boa Leitura!! Até a Próxima Amigos Leitores!!
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Oi, Silvana!
    Amei a entrevista!
    Conheço a escrita da Ariane Fonseca, li Veja - que eu amei 😍 - e outros dois contos dela e gostei bastante da sua escrita!
    Tenho os e-books Inspire e Ouça mas ainda não li. Não conhecia Antes da Última Respiração, vou dá uma olhada na resenha aqui no blog assim que possível... Bjos!

    ResponderExcluir