12 fevereiro 2018

Resenha - Infinito enquanto dure

Título: Infinito enquanto Dure
Autora: Ariane Fonseca (Cortesia)
Páginas: 269
Skoob
Onde comprar: Amazon
                                                             
Alice é uma menina sonhadora e focada, que acredita no príncipe encantado, até viver uma sucessão de decepções amorosas. Quando decide jogar tudo para o alto, um misterioso e envolvente homem entrará em seu caminho. Com um passado conturbado e um presente sem perspectiva, Murilo colocará à prova as verdades dela e as suas próprias.
Ele vai ensiná-la que a vida é para ser vivida intensamente, não milimetricamente calculada. Ela vai mostrar-lhe que não é preciso carregar o mundo nas costas sozinho.
Qual amor vale mais: o idealizado e perfeito ou aquele que nasce das dificuldades do dia a dia e é imperfeito?
                                                                 
   



Um romance nacional envolvente, dramático, sensual e avassalador! Venham ficar por dentro dessa linda estória de amor que me cativou e me deixou na lona.

Alice e Murilo são o oposto um do outro, e cada um  está tentando viver sua vida da melhor maneira possível. Mas as coisas parecem não estar caminhando muito bem para Alice no que diz respeito à relacionamentos amorosos, pois as decepções a perseguem sistematicamente neste quesito.
Desiludida e disposta a não colocar mais seu coração em risco ela começa a cogitar aceitar um encontro arranjado com um garoto de programa através de sua melhor amiga, Claudinha, que acredita que só assim ela conseguirá deixar de acreditar no amor e na existência do príncipe encantado.

"E você acha que a melhor forma de deixar de acreditar no amor é, simplesmente, transar com um garoto de programa? - berro novamente."

Após passar por inúmeras desilusões Alice chega a conclusão de que seus sonhos jamais se tornarão realidade no que se refere a encontrar o amor verdadeiro e para a vida toda. É então que, depois de muito insistir, Claudinha por fim convence-a a se encontrar com Murilo, que vem a ser o melhor amigo de seu ex namorado Max, que a largou e se mandou para outro país (mas essa já é outra estória).

Murilo é ainda muito jovem, mas já passou por poucas e boas em sua vida. Abandonado pelo pai ainda criança e tendo que se responsabilizar pela mãe doente e alcoólatra ele não têm boas lembranças de sua infância, nem do pai - de quem nunca mais soube de nada. Sua mãe acabou morrendo em virtude de uma doença e por causa disso ele se tornou o responsável pelos dois irmãos menores, Raul e Olívia.

"Não me lembro de um dia, um dia sequer de felicidade na minha infância. Ao invés de brincar, estudar e fazer amigos, passei o tempo limpando as merdas que meus pais faziam. Nenhuma criança deveria ter pais mais imaturos do que a própria criança."

Morando no morro do Alemão e sem grandes perspectivas de vida e trabalho, ele acaba se prostituindo para poder cuidar dos irmãos e não deixar que nada lhes falte na medida do possível.
Ser garoto de programa não estava em seus planos, mas devido a escassez de trabalho por conta da grave crise que assola o Rio de Janeiro, Murilo não vê outra alternativa e mergulha de cabeça nessa vida. E após reencontrar Claudinha ele acaba aceitando o trabalho, já que sua amiga está pagando pelo serviço que ele irá prestar à Alice.

" - Eu não queria cobrar para fazer isso por você, Claudinha, mas tu sabe que preciso muito de dinheiro, né?"

Mas as coisas não saem como o planejado, já que ao conhecer Alice, Murilo se vê totalmente hipnotizado por sua beleza e acaba tomando atitudes que o surpreende. Sua opinião muda radicalmente ao conhecê-la, pois ele acreditava que Alice seria uma garota chata, insossa e pegajosa, mas o que ele vê é algo totalmente diferente que o deixa desarmado.

Alice por sua vez acaba sendo preconceituosa e julga-o sem o conhecer em uma de suas conversas com Claudinha, mas ao se deparar com a perfeição encarnada em forma de gente, ela mudará rapidinho seus conceitos e o que era para ser um encontro de uma noite só transforma-se em algo muito maior e mais complexo do que eles poderiam imaginar. Só que as coisas não serão nada fáceis para eles, pois a mãe de Alice tentará interferir e uma pessoa do passado de Murilo reaparecerá, trazendo consigo lembranças tristes e sofridas de um tempo que ele pensou ter deixado para trás, mas algo infinitamente pior ainda estar por vir e isso sim será um divisor de águas em suas vidas e interferirá de forma contundente na relação deles.

O amor de Alice e Murilo será colocado à prova de várias formas e caberá aos dois encontrar uma maneira de entendimento e aceitação, já que Murilo a faz entender que a vida é para ser vivida intensamente e Alice por sua vez mostra-lhe que não é preciso carregar o peso do mundo inteiro sozinho nas costas.



[- Minhas Impressões -]

O livro Infinito enquanto dure foi encarado por mim em um primeiro momento como mais um livro recheado de muita pegação e só, mas a medida que fui me aprofundando na leitura comecei a apreciar e muito a estória. Já deixei mais do que evidente em resenhas anteriores de livros de romance o quanto curto esse gênero e mais ainda a mudança que ocorre nos personagens quando se  apaixonam.
Muitos vão dizer que a estória é clichê, repetitiva e etc, mas para mim esse livro teve algo a mais que saltou aos meus olhos assim que fui adentrando à narrativa.

Alice e Murilo foram me conquistando página por página e eu confesso que também fui meio preconceituosa quanto ao seu modo de ganhar a vida, mas depois eu entendi seus motivos e compreendi que foram as circunstâncias que o levaram a fazer o que faz para sobreviver e cuidar dos irmãos menores. Me comoveu muitíssimo o jeito carinhoso com o qual ele cuida dos irmãos. Dá para perceber claramente o quanto ele os ama e que seria capaz de fazer qualquer coisa para não perdê-los.

A Alice em muitas situações é descrita como uma garota certinha e que sempre faz tudo o que os outros esperam dela, principalmente sua mãe. Pareceu para mim em alguns momentos que isso seria um traço ruim de sua personalidade, mas eu não vejo dessa forma, muito pelo contrário. Eu acredito que ela estava certíssima em agir da forma que agia antes, e que as pessoas com as quais ela se envolveu é que não a mereciam. Porém quando ela conhece Murilo e a atração física entre eles é instantânea e explosiva confesso que ela me surpreendeu, mas eu gostei da nova Alice em que ela se transformou (risos).

Como tenho que ser o mais sincera possível sobre o que achei do livro preciso dizer que por várias vezes me incomodou o excesso de palavrões na estória, por vezes achei completamente desnecessário o uso repetitivo dos mesmos página por página, mas isso não diminuiu a minha vontade de concluir a leitura. Outra coisa que achei um tanto exagerada foi a quantidade de vezes em que rolou sexo entre os personagens. Não sou nenhuma puritana, mas confesso que já estava ficando chato ler a quantidade de vezes em que eles faziam sexo.

Eu estava ansiando mais pelo desenrolar da estória como um todo, e não somente essa parte, mas outra vez digo que isso não me impediu de continuar lendo. Foi mais uma irritação momentânea, porém, diante de tudo o que já havia lido isso não me impediu de continuar a leitura, ainda bem, pois foi lindo demais e muito especial o jeito como a autora construiu a linda história de amor de Alice e Murilo. Achei tão comovente o crescimento de ambos em meio às adversidades e o jeito que eles lidaram quando uma situação com a qual eles se encontravam totalmente impotentes surgiu para lançar escuridão em meio a felicidade de estarem juntos. Nossa! Eu fiquei extremamente comovida e fui às lágrimas com o final da estória!

E por fim deixo registrado aqui o quanto gostei de ler um livro em que a história se desenrola na minha linda cidade do Rio de Janeiro! Eu curti ainda mais por causa disso, afinal, eu sou carioca, cara! (risos)

Para mim valeu demais da conta ter lido esse romance delicioso e que comprovou de maneira expressiva que cada relacionamento é infinito enquanto dure.


Participe !! Se Inscreva !!










21 comentários:

  1. Gostei de sua resenha, você é bastante expressiva e com isso acaba por instigar o leitor a buscar a obra, a fim de ler e tirar suas próprias conclusões! Parabéns!
    g'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a resenha! A Ariane escreve muito, o Murilo é apaixonante e adoro as mudanças na Alice, que se torna uma mulher forte e decidida. Bjs

      Excluir
  2. Parabéns amei a resenha. E a Ariane é um docinho e a história maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Que dure e seja infinito. Num mundo de desencontros, onde tudo é descartável, inclusive as relações e as pessoas vivem de trocas até de sentimentos ruins ; tudo mal começa já se acaba. Nada dura, passa depressa como as postagens nas redes sociais,ou intrigas nas rodas de amigos ou no grupo de bate papo, a futilidade impera e ninguém cresce. Todo mundo quer ser melhor e mais descolado que o outro e no fim estão todos mais perdidos que cego em tiroteio.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, eu nunca li um livro onde um dos protagonistas(homem) fosse um garoto de programa ;/
    E sinceramente não sei ao certo o que pensar..rs
    Não, não é preconceito,mas sei lá, estranheza?
    Sou uma romântica incurável e acredito no amor acima de tudo.
    Então, já adorei o que li acima e se tiver oportunidade, quero muito poder conferir a estória inteira!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Opa, esse livro parece ser quente, numa mistura de sentimentos intensos. Pra quem gosta desse gênero que mistura sensualidade e cenas picantes, este deve ser um bom livro, eu passo.

    ResponderExcluir
  6. Kaline!
    Tenho lido sempre novos autores nacionais e me surpreendendo, como aconteceu aqui com você.
    Para mim, não há romance se não houver clichê, não é mesmo? Quando o amor está envolvido, tudo fica bem clichê e quanto mais melhor.
    Fiquei curiosa por saber que profissão é essa de Murilo e já gostei de saber que ele protege os irmãos, porque família é tudo.
    Um feriado de alegria e moderação e desejo uma ótima semana!
    “Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha que leio sobre este livro e apesar de tua resenha estar bastante positiva sobre a historia, confesso que achei ela um pouco clichê, mas ao mesmo tempo interessante pela proposta do homem da relação ter que se prostituir. Creio que seja uma leitura bacana de se realizar, mesmo sabendo seu desenvolvimento, o amadurecimento dos personagens é o que me instiga a curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kaline!
    Então, não vou mentir, quando comecei a ler já percebi que a história seria clichê, estou cansada de ver mocinhas desiludidas e que não querem mais se relacionar e blablabla... Apesar disso a história de vida do Murilo parece ser bem profunda, fiquei curiosa para saber mais sobre ele.
    Fico feliz que tenha se surpreendido, sempre bom ver nacionais se destacando de forma espetacular, mais um livro pra minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Kaline!
    Eu também adoro romances!
    Fiquei bem curiosa para ler este livro e ja coloquei na minha lista
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de romance com drama e acho sempre bom ler livros nacionais.
    Amo ver a mudança que ocorre nos personagens quando se apaixonam também. Parece ser uma leitura bem bacana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Kaline.
    A premissa desse livro não me interessou.
    Gosto de ler romances, mas não curto cenas de sexo em excesso e nem de palavrões. Então acho que esse livro não seria para mim.
    Uma parte positiva para mim é a interação de Murilo com seus irmãos. Adoro livros que abordam relações familiares =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei!! Realmente eu achei bem clichê (o que pra mim é bom pois amo clichês), mas você acrescentou que é muito mais que isso, tem muita coisa por detrás e por isso eu fiquei apaixonada por essa premissa! Você foi bem clara tanto nos prós como nos contras, parabéns! Gostei também do enredo, se passa no Rio né, muito legal mesmo, até porque sou paulista, entao acho que na leitura eu ia conhecer mais da cultura carioca talvez. Enfim, já está na minha lista de desejados. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente gostaria de dizer que eu adoro livros que se ambientam no Brasil, especialmente São Paulo, e Rio de Janeiro, e isto de certa forma já me fez querer ler o livro. Porém alguns pontos como o numero repetido de vezes que os personagens vão se envolver sexualmente, o que faz com que outros pontos não sejam tão bem desenvolvidos, os vários palavrões, entre outros me deixaram com um pé atrás. A premissa do livro e bacana, até por mostrar um lado na qual sempre julgamos sem conhecer o motivo da pessoa agir de certa maneira. A leitura apesar dessas questões ainda sim me pareceu ser uma leitura agradável, e que por essa razão pretendo sim ler esse livro.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. amei sua resenha fiquei bastante interessada, mas queria sabe uma coisa, tem muito hot???

    ResponderExcluir
  15. Oi Kaline!
    Adorei a resenha. Quanto a história eu fiquei realmente surpresa com tudo que acontece, confesso que também achava ser um livro hot hahaha
    Amo também quando o autor é nacional e é ambientado em alguma cidade no Brasil mesmo, e Rio de Janeiro tá muito valendo ahuashus
    Os nomes dos personagens são bem brasileiros e isso também ta valendo. A história dele e como ele foi parar nessa vida fiquei super curiosa pra ler, e como uma boa amante de romances já quero ler! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Kaline :)

    Quando comecei a ler a resenha fiquei bem interessada no livro, ainda mais por ser nacional e tratar de um dos meus gêneros favoritos, maaas depois com toda sua descrição vejo que o livro acaba exagerando em alguns aspectos que podem desanimar o leitor a continuar. Gosto de livros que mostram a realidade com detalhes, e não que constrói personagens que realmente só encontramos em livros, mas tudo deve ser medido, e esses pontos que você observou, sobre o excesso de palavrões e cenas de sexo, me desanima a ler o livro.

    Talvez algum dia dê uma chance, mas por enquanto não me sinto atraída.
    Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  17. AHHH eu tenho muito preconceito com livros que parecem ser só sobre a parte sexual da coisa, mas pela sua resenha esse livro parece fugir um pouco disso. Adoro principalmente por ser nacional e sempre gosto de apoiar nossos autores!! Continue postando mais sobre livros nacionais! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Karoline, tudo bem?
    Definitivamente este não é meu tipo de livro hehehe
    Acredito que um romance tenha muito mais em que se pautar que apenas sexo e essa ideia se intensifica quando se trata de um livro. Acho apelativo você preencher páginas e páginas com cenas de sexo, parece falta de conteúdo.
    Mas enfim, esta é apenas a minha opinião, não é um livro que eu leria.

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  19. Oi Kaline!
    Essa é a primeira vez que ouço falar nesse livro e sua resenha ficou maravilhosa, deu pra entender direitinho a premissa dele e os pontos pelos quais valem (ou não) a pena lê-lo. Acredito que deve ser um bom livro pra se ler pra curar uma ressaca literária, apesar dos pesares é um tanto quanto clichê e esse tipo de leitura sempre é bom pra dar um time. Além disso, amo livros em que os personagens conseguem evoluir durante a história, isso faz com que sintamos o mínimo de empatia e pra mim é fundamental!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kaline ;)
    Adorei a premissa do livro, e adoro esse gênero de leitura!
    Casais assim são os que mais gosto, os opostos. E que lindo que a história se passa no Rio, uma cidade tão maravilhosa *-*
    O livro parece ter um pouco de tudo que me agrada em uma leitura, e que legal saber que um romance nacional te cativou tanto assim. Estava precisando de indicação de nacionais bons haha
    Bjos

    ResponderExcluir