16 fevereiro 2018

Observatório Literário #17 - Ano Novo Literário

Oi pessoal! Já estamos na metade de fevereiro, eu sei, mas este é o primeiro Observatório Literário do ano e hoje é o primeiro dia do ano segundo o calendário chinês, então ninguém pode dizer que eu estou atrasada, não é mesmo? (risos)


Início de ano é tempo de reorganizar as estantes, separar alguns livros para troca, surtar com a quantidade de livros não lidos, rever a lista de desejados, prometer ler mais e procrastinar menos, colocar uma meta de leitura inalcançável e, é claro, entrar em infinitos desafios de leitura separados em listas individuais já organizadas para o ano inteiro. Nossas forças literárias estão renovadas, olhando de longe nem parece que vamos falhar 80% das nossas metas e desafios, mantendo sempre uma atitude positiva!


Tudo bem, eu exagerei um pouquinho... Mas é sempre bom aproveitar a virada de ciclo para reorganizar um pouco nossa vida. E como eu sei que os desafios de leitura são mesmo tentadores, hoje eu vim dar algumas dicas de sobrevivência para terminar o ano com todos os desafios cumpridos, sem se perder pelo caminho e buscando curtir ao máximo. Vamos lá?


Escolha os desafios com sabedoria de um mago


Nada de se inscrever em todos os desafios de blogs e canais que você vê pela frente (mentira, se inscreve em tudo sim), procure priorizar aqueles que se encaixam no seu ritmo de leitura e tenham categorias interessantes, quem sabe até realmente desafiadoras, você não precisa de um desafio para ler as coisas de sempre, não é?


Não esqueça a lista de suprimentos


Toda aventura que se preze precisa de um Plano A. Então não tenha medo de fazer a tradicional lista de livros para cada categoria, afinal, uma das partes mais legais de se inscrever é separar os livros que serão lidos, mover um pouco a estante. E é sempre bom saber por onde começar. Escreva no bullet journal, no verso de um recibo, cole na parede... Lembre-se: Rory Gilmore considera justa todas formas de listas.


Não se apegue ao Plano A


Em meados de abril, você vai descobrir que não estava tão afim assim de ler aquele livro que separou em janeiro. Esta é a hora de desapegar do plano inicial e começar a substituir os livros. Aproveite aqueles que você está morrendo de vontade de ler há semanas, sempre tem algum que encaixa nas categorias para manter o desafio rolando.


Não entre em pânico


Tenha um plano de emergência. Se você já tem abandonos de desafios no seu histórico de leitor, planeje uma reviravolta para devolver sua energia vital. Talvez um prêmio pessoal a cada categoria cumprida, algo que você goste muito, seja um chocolate, uma ida ao cinema, ou até aquele livro que você está enrolando para comprar. Não precisa ser nada grandioso, só uma forma de incentivo para cada missão cumprida.


Alegria compartilhada é alegria redobrada


Arranje um parceiro que te coloque para frente (esta é uma dica para qualquer coisa na vida), ou mesmo um grupo inteiro. Sempre tem mais pessoas fazendo o desafio com você, é a oportunidade perfeita para fazer amigos leitores, vai ser muito mais legal se você tiver alguém para discutir os livros, as categorias e te incentivar a continuar.


Explore os sete mares


Aproveite o desafio para sair da zona de conforto e descobrir novos gostos, ou mesmo só para sair de casa. Se há uma categoria como "um livro de capa verde", por exemplo, não vá direto para sua estante ou os livros que você já conhece, explore uma livraria, biblioteca, ou mesmo um sebo em busca do tal livro. Escolha um ponto de leitura na sua cidade para cada categoria, você não precisa ler o livro todo lá, o importante é se manter em movimento e as possibilidades são infinitas. Bebei, amigos, yo-ho!

Espero que as dicas possam ser úteis e nenhum de vocês precise (se isolar do mundo) entrar em quarentena em dezembro para correr e terminar os desafios. Desejo um ano maravilhoso, com muitos momentos e leituras incríveis. Vocês também tem alguma dica para compartilhar? Não deixem de me contar, até o próximo OL!


Se Inscreva e Participe!!!!


17 comentários:

  1. Oi Luana!
    Ano novo chinês então ta valendo hahaha
    Eu ja estabeleci minhas metas infinitas mas nunca faço a lista dos livros exatas, separei os que realmente quero ler em 2018 e alguns deixei em aberto porque todo mês tem lançamento novo das editoras e eu começo a pirar hahaha
    Quanto aos livros, concordo com você em sair da zona de conforto. Esse ano defini alguns clássicos como meta e espero cumprir tudo (to querendo me iludir mas okay hahaha). Também estou compartilhando mais as minhas leituras e realmente é muito mais prazeroso. Enfim a principal meta mesmo é só conhecer novos autores, me apaixonar vários mundos e histórias diferentes e conseguir aproveitar todas as leituras de 2018!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaa Show de post!!!!
    Adorei rs
    Bem, o ano já está voando(como sempre) e mesmo tendo me organizado melhor lá pelos finais de Dezembro, ainda estou meio perdida nas leituras. Mas esta semana, consegui melhorar isso e ando dando sequência ao meu plano de ler mais.
    Pelo menos que seja mais do que o ano passado.rs
    Não sou de entrar em desafios, pois luto contra o tempo diariamente,mas ando desafiando a mim mesma e vencendo meu cansaço noturno(única hora que consigo ler um pouco)
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ao meu ver o mais legal dos desafios e aproveitar com alegria e diversão e não para ser uma coisa chata na qual você vai que fazer querendo ou não, por isto resolvi participar de apenas um desafio em que vou conseguir conciliar com a minha rotina do dia a dia, sem ficar algo cansativo. Gostei muito das dicas, principalmente a de não entrar em pânico, e sempre pensar nos desafios aceitos. Espero consegui alcançar a meta de leitura de forma divertida e agradável.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Luana!
    Já estou falhando em minhas metas, fiz a listinha de leituras e tô bem atrasado com ela, rsrs, ainda bem que nem piro mais com isso!! Uma das coisas que quero fazer é fugir um pouco dos romances, vai ser quase impossível, mas normalmente eu só leio esse gênero e deixo os outros de lado, como você disse, quero navegar em outros mares.
    Não estou nem me escrevendo nos desafios para não ter que falhar (o que é óbvio que vai acontecer kkk).
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu amo fazer metas e, antes, eu era bem obcecada por cumprir essas metas a risca. Eu continuo fazendo metas, mas deixo elas mais flexíveis e não ligo se as cosias saírem um pouco de controle.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Luana!
    Começou o ano do cachorro e com toda certeza o fortalecimento das amizades e novos projetos estarão em alta, portanto, temos de aproveitar e fazer todas as listas possíveis, aproveitarmos para realizar todas as nossas vontades, sem esquecer as boas amizades. Se não der certo, paciência, porém se der certo, seremos ainda mais felizes e realizados.
    Adorei o primeiro observatório.
    Bom final de semana!
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Eu lendo o post e me identificando com a quantidade de livros não lidos, mas estou recuperando o tempo de ressaca e me organizando melhor, estou conseguindo bater a meta que coloquei...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ahh as promessas e metas de inicio de ano... Este ano aproveitei bastante minhas férias e tinha traçado uma meta própria, pois creio que desafios são interessantes mas tenho meu ritmo próprio de leitura e participar para mim não é interessante.Mas dei altas risadas com tua postagem e adorei demais todas as dicas ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Luana.
    Adorei o post!
    Nunca participei de um desafio ou maratona literária. Não tenho a disciplina para fazer as leituras dentro dos prazos.
    Mas esse ano comecei um desafio que vale durante o ano todo e estou fazendo as leituras aos poucos. Acho que o importante é aproveitar a leitura e não ler só pela quantidade.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Luana!

    Nunca tentei fazer uma lista como forma de me desafiar, mas sei que estou precisando rsrs tenho costume de comprar muitos livros pela internet após o natal, ou quando algum site lança umas promoções bacanas, e aí compro um monte de livros bem baratinhos. O problema é que eles vão acumulando na estante, porque com a minha rotina de estudo e trabalho não dou conta, somente nas férias que é mais tranquilo pra eu me atualizar na leitura. E mesmo assim, às vezes novos livros são lançados que tenho mais vontade de ler do que aqueles que já estão faz tempo na estante, e aí acabo acumulando muitos livros. Fico agoniada quando olho pro meu cantinho que deixo separado os livros que ainda preciso ler, pq ela nunca diminui! kkkkkk vou fazer uma listinha pra esse ano, de livros que tenho que ler pra só depois me permitir comprar novos livros!

    Ahh, não sabia desses desafios que fazem nos blogs, isso é novidade pra mim, vou dar uma procurada :)

    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Hahahahahahaha que post divertido, sem contar com os gif completamente representantes dos tuas "resoluções de fim de ano", ops ano novo... O mundo literário é bem assim, cheio de promessas não cumpridas, decepções e revelações. Entao um feliz ano novo e que venham as novidades...

    ResponderExcluir
  12. Oii! Eu lendo o post e olhando pros meus livros aqui na estante... ou melhor, eles me olhando. De forma acusadora. Kkkkk
    Mas apesar da montanha de coisas para ler e fazer eu tento deixar uma meta aberta pra não me sufocar demais, rs. Acho que "não se apegue ao plano A" é meu lema de vida kkkkk.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Luana ;)
    Adorei o post e as dicas que você deu!
    Realmente quase tudo que você disse acontece comigo kkk é a coisa mais comum do mundo eu achar que vou ler tal livro antes do semestre acabar e quando vejo já está no fim do ano, e nem comecei a ler!
    Esse ano estou tentando me organizar melhor, em todos os aspectos da minha vida. Com relação as leituras, estou me acostumando a fazer listas de TBR, que me ajudam a escolher o que vou ler durante o mês.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. AMEI ESSE POST!! KKKKK Ultimamente me inscrevi em várias leituras compartilhadas, pra tentar manter minhas metas em dia! É muito dificil se manter no foco mas com ajuda dos parceiros em grupos do whatsapp e pessoas pra comentar a gente consegue dar um gás, não e mesmo? Dificl mesmo é o fato de todo mês ter mil lancamentos que queremos MUITO e a gente ainda nem leu os que estao na estante kkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Oi Luana, tudo bem?
    Só li verdades kkkkk
    Eu sou dessas que adoro desafios e quando chega na metade desanimo. Gostei da dica de um Buddychallenge hahahaha só assim para um manter o outro na linha e animar um pouco .
    As editoras não colaboram muito também né, aumentando a lista dos desejados e fazendo aquele livro tão amado do mês passado não ser mais tão atraente quanto esse novo lançamento kkkkk

    Beijos e força na peruca
    Chrys

    ResponderExcluir
  16. Oi Luana! Que post maravilhoso!!
    Se me identifiquei? Só um pouquinho rsrs
    Estamos em final de fevereiro e já abandonei um desafio porque a vida não anda me deixando ler, dá vontade de chorar né? E o pior que não é nem falta de planejamento, mas infelizmente nem tudo sai como a gente planeja né? :/
    Porém sigo firme no outro desafio e essas dicas são valiosas, uma das piores coisas é ver que a tbr perfeita que você montou está sendo desfeita porque você não está com ânimo pra ler aqueles livros e sim outros, mas pior ainda é ler livros incríveis sem vontade e acabar se decepcionando porque não estava na vibe do momento!
    Beijos e segue o baile haha

    ResponderExcluir
  17. Hahaha adorei, sou dessas que vejo tudo e quero particpar e quando vejo nao ou conta mas tudo bem. To bem devagar nas leituras mas vamos ver se isso muda. Bjs

    ResponderExcluir