15 dezembro 2017

Resenha - Fraude Legítima



Título: Fraude Legítima
Autora: E. lockhart
Editora: Companhia das Letras / Seguinte
Páginas: 280
Skoob
Onde Comprar:  Amazon / Submarino

Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.
                                                                 





Fraude Legítima é o mais recente livro da autora e. Lockhart, lançado pela editora seguinte. Sem dúvidas um livro bastante esperado pelos fãs de Mentirosos, que amaram a escrita e a narrativa dele. Mas, que talvez os decepcione, uma vez que tenham criado expectativas altíssimas a respeito do mesmo, assim como eu. 


Em fraude legitima somos apresentados a Jule, uma garota que tem uma incrível capacidade de se adaptar a diversas situações e assumir diversas identidades, e a Imogen, sua melhor amiga, que é uma herdeira milionária, sem mais. Ambas são órfãs e tem uma conexão muito bacana. Até que Imogen se suicida e daí vem a maior parte do mistério do livro.


"Ela acreditava que a melhor forma de evitar ter o coração partido era fingir
não ter coração."

A narrativa desse livro é um pouco desafiadora. Pois é dada na ordem decrescente, ou seja de trás para frente. Começamos a ler pelos últimos capítulos e terminamos no que seria o começo da história. Porém isso foi algo que eu gostei em geral, pois mostra um pouco da versatilidade da autora, e é um bom "gancho" para prender o leitor. Isso me lembra o livro "Onde cantam os pássaros" da autora Evie Wild. Que soube executar muito bem essa proposta.

De início a leitura não flui rapidamente, mas a partir da pagina 100 o livro vai evoluindo pro mistério e te prende a atenção. 


Entretanto, diferente de Mentirosos, Fraude Legítima não tem um plot twist. Talvez eu não seja nenhuma Sherlock Holmes mas  consegui desvendar o "mistério" bem rapidamente. Isso não prejudica a leitura, todavia, o resto da história não tira a atenção desse detalhe.

Os personagens não são muito bem construídos. Mas, talvez isso tenha sido de propósito já que a personagem principal, Jule é uma espécie de anti heroína.




Mesmo Jule sendo antagonista não conseguiu me convencer nenhum pouco, não chegou a me conquistar, já que na minha cabeça tenho uma ideia de personagens com personalidade forte como "Malévola" no quesito anti heroína.

Os diálogos são um pouco desconexos, ou talvez os personagens não sejam interessantes a ponto de você querer prestar atenção no que dizem, uma vez que foge muito da proposta da história.


Assim como em mentirosos a autora passa a ideia de como o dinheiro mexe com a cabeça das pessoas e as leva fazer coisas Inimagináveis.  Talvez tenha sido das poucas coisas que gostei. Além das cenas de ação bem descritivas.



— Acha que uma pessoa é tão ruim quanto suas piores ações?
— Está me perguntando se acho que sua amiga vai para o inferno por ter se
matado?
— Não. — Não era aquilo que Jule estava perguntando. — Quero dizer…
nossas piores ações nos definem? Ou somos melhores do que as piores coisas
que já fizemos?

No geral é um livro que vai gerar muitas controvérsias, e diferente de mim muita gente vai amar. Ou seja, tirem suas próprias conclusões. Mas, ainda recomendo muito mais "Mentirosos". A autora se mostrou muito flexível ao escrevê-lo..

Se Inscreva e Participe!!!








13 comentários:

  1. "Mentirosos" é um livro dessa autora que quero muito ler. Só escuto falarem bem dele. pela narração em ordem decrescente acho que seria uma boa leitura, é bom se desafiar as vezes.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não pude ter contato com as letras do autor, mas claro que li muitas resenha de Mentirosos e todas foram muito positivas!
    Só tinha visto a capa deste novo livro,mas ainda não havia lido nada a respeito,mas confesso que gostei muito do que que li acima.
    Acho que as relações humanas já são bem complicadas, ainda mais quando se envolve dinheiro e poder.
    Vai para a lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Brena, tudo bem?
    Este foi o primeiro contato que tive com a autora, resolvi descobrir sobre sua escrita após ler tantas críticas boas (principalmente do livro Mentirosos).
    Achei esta leitura bem simplesinha, apesar de ser mostrada de trás para frente. Achei interessante este modo de narrar, parece que somos apresentados às consequências e depois vamos descobrir quais foram as causas.
    Concordo que Jules não convence como antagonista, tive a mesma impressão.
    Vou procurar ler "Mentirosos" para ver se consigo gostar mais do que gostei desse!

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro que muita gente indicou este livro e até pensei em comprar uma vez que vi ele na promoção... mas acabei não comprando. Acredito que eu gostaria do livro, por mais que os personagens não sejam bem desenvolvidos, me chamou a atenção a a narrativa, meio que de trás pra frente rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é bem interessante o fato da narrativa ser de traz pra frente! Por via das dúvidas, leia ;)

      Excluir
  5. Brena!
    Justamente o que não a atraiu, é que me instiga a fazer a leitura.
    Já gostei de ver que o livro não é mais do mesmo e a trama é bem intrigada, nos instigando a leitura.
    Personagens com habilidades e caráter duvidosos é intrigante.
    Muito bom ver mais um livro que cria anti heroínas, deve ser cheio de ação.
    É a primeira vez que vejo um livro começar do final para o começo, e por ser diferente, deve mesmo causar estranhamento, mas no mundo literário, gosto quando há inovação.
    Que a semana seja abençoada!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Brena ;)
    Ainda não tive a chance de ler nenhum dos livros da autora, mas confesso que a escrita dela que todos elogiam me intriga haha
    Já vi outras resenhas de Fraude Legítima, e acho que o livro parece ter uma narrativa bem confusa, a começar pelo fato de ser narrado de trás para frente...
    Não gosto quando um livro tem um “mistério” assim, que fica bem evidente e fácil de descobrirmos. Adoro livros com essa temática que nos surpreendem, por isso não sei se a leitura iria me agradar.
    Adorei sua resenha, e já coloquei Mentirosos na minha lista de leitura... e se gostar com certeza lerei Fraude Legítima ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, faça isso mesmo, dê uma chance primeiro a Mentirosos!
      Beijinhos! :*

      Excluir
  7. Oi, Brena! Você foi bem sincera, gostei da sua opinião. Não é um livro que eu pretendo ler, mas acredito que para quem estava aguardando por ele deve ser decepcionante um livro tão... raso assim. Ou pelo menos foi o que me pareceu. Achei interessante a narrativa ser feita de forma decrescente, mas a falta de complexidade dos personagens me fez ficar completamente desinteressada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, é realmente isso, uma boa ideia, só que ao meu ver, mal executada.
      Bjos!

      Excluir
  8. Li o livro mentirosos da autora e adorei a Trama na qual o livro foi escrito

    ResponderExcluir