20 fevereiro 2017

Resenha - Só por uma noite


Titulo: Só por uma noite
Autoras: Monique e Mônica Sperandio
Cortesia: Novo Conceito
Skoob / Goodreads
Páginas: 189
Onde comprar: Amazon

Uma noite. Quatro amigas. Muitos segredos. Uma lista.
Samanta Calliari tem vivido com medo durante a sua vida toda. Por causa disso, ela tem se privado de viver intensamente. Uma prova dessas privações é a paixão secreta que Sam tem pelo seu melhor amigo, Gustavo. Só que ela não está sozinha nessa. Suas três melhores amigas, Nat, Marina e Daphne, também sentem medo. Elas irão acompanhar Samanta na noite mais reveladora de suas vidas, onde enfrentarão seus maiores medos, devido a uma lista de desafios deixada para elas cumprirem.
Então o que, possivelmente, poderia dar errado na tão esperada noite das quatro amigas? Quase tudo, é claro. Declarações de amor frustradas, verdades engasgadas e loucuras em cada item da lista as aguardam nessa noite.
Para sobreviver a lista de desafios e para revelar a verdade para suas amigas, Samanta vai precisar de toda a sua coragem. Mas como ela irá fazer isso se toda vez que é corajosa algo a sua volta desmorona?











Só por uma noite conta a história de quatro melhores amigas (Samanta, Daphne, Marina e Nat) vivendo uma noite de desafios e descobertas. Samanta é a nossa protagonista, logo no prólogo nos deparamos com uma cena dela se declarando para o melhor amigo e, com uma interrupção nada agradável para ela, voltamos um pouco no tempo para entender como ela chegou até ali.

Victoria, a quinta integrante do grupo, não está mais entre elas. Antes de partir, como uma espécie de presente de despedida, ela elaborou minuciosamente uma lista de desafios que as quatro que devem realizar em uma única noite. No entanto o, a lista contém os maiores segredos de cada uma que somente Vicky sabia e confiou a Nat para garantir que todos os itens fossem cumpridos não importa o que acontecesse.

Dentre os primeiros desafios nós temos desde mudar completamente o visual, uma visita noturna ao cemitério, até a declaração de Samanta para o Gustavo (seu melhor amigo) que não sai conforme o esperado. Mas elas não param por aí, a noite ainda reserva muitas surpresas e exige muita coragem até que não haja mais nenhum segredo entre as amigas. Vicky acreditava que o fim dos segredos as uniria, mas nem tudo vai sair como ela planejou...




[ - Minhas Impressões - ]

O livro é narrado em primeira pessoa pela Sam, vou começar confessando que ela não me conquistou muito, mas nós vamos chegar lá. Você pode ter sentido uma pegada meio Pretty Little Liars na premissa e lembra mesmo, as próprias autoras disseram que a série foi parte da inspiração, mas garanto que é uma história completamente diferente.

A trama é movida pelos segredos, isto faz com que você queira continuar lendo e descobrindo o que cada uma esconde; a escrita da Monique e da Mônica é confortável e os acontecimentos são bem dinâmicos, então leitura é rápida e flui bem. Outro ponto positivo é a ambientação, a história se passa em Curitiba e eu que já estive lá, adorei ler um livro ambientado nessa cidade linda.

Como eu disse ali em cima, a Sam não me conquistou, o que prejudicou um pouquinho a minha leitura. Achei egoísta demais ela esperando que tudo acontecesse e que as pessoas agissem como ela queria. Gostei das outras meninas, especialmente a Daphne que tem uma visão um pouco mais sensata das coisas. Talvez o livro tivesse funcionado melhor para mim se a narrativa fosse em terceira pessoa, porque eu não ficaria presa à visão da Sam e teria me identificado mais.

Outro ponto negativo que eu na verdade nem considero tão negativo assim é que é tudo bem adolescente, as emoções são 8 ou 80 e tudo de ruim que acontece parece o fim do mundo, sabe. Não considero como ponto negativo porque é mais uma questão da idade das personagens e do público alvo, a história vai funcionar bem com o público adolescente, o que é bem legal porque o livro traz várias questões pessoais, familiares, amorosas que são bem fortes nesta idade. A única coisa que eu realmente gostaria é que a história tivesse saído daquele estereótipo americanizado por se tratar um livro brasileiro.

No geral, Só por uma noite é um bom livro, divertido, que entrega boa parte daquilo que oferece. Traz uma história muito bonita sobre amizade, coragem e aproveitar o presente, deixa a gente naquela expectativa desejando que tudo dê certo no final. Apesar de não ter sido uma aventura surpreendente para mim, consegui aproveitar bastante a leitura e recomendo, tenho certeza que cada um vai tirar uma experiência diferente da história dessas cinco amigas (porque a Vicky é tão presente quanto as outras).

20 comentários:

  1. Ola
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, e parece mesmo ser uma leitura divertida, e fiquei curiosa por conta do desenvolvimento das personagens e de suas experiências. Porém, acho que não leria no momento.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luana!
    Adorei o fato das autoras terem se inspirado em PLL. <3
    Sua resenha me conquistou. Apesar do livro não ter te agradado como um todo, você soube passar os pontos negativos muito bem. Então se e vier a ler o livro, já vou com a mente aberta para esse ponto e não vir a me decepcionar. ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi LUana, é necessário estar no clima para encarar um enredo adolescente. Geralmente se os personagens não forem bem desenvolvidos, a gente perde a paciência mesmo. É uma dica que eu vou passar, acho que em função da protagonista ser egoista e tal.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Amei sua resenha... muito sincera ;)
    Apesar dos pontos negativos que você ressaltou a obra ainda desperta o meu interesse e pretendo ler para tirar minha própria opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Amei sua resenha... muito sincera ;)
    Apesar dos pontos negativos que você ressaltou a obra ainda desperta o meu interesse e pretendo ler para tirar minha própria opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem?

    Eu discordo que só na adolescência as emoções são de 8 a 80, conheço pessoas "mais velhas" que são exatamente assim, então acredito que isso seja de cada pessoa e não da idade como todos julgam! Sobre o livro, amei a capa mas não é uma história que tenha me chamado a atenção, quando fui ler a sinopse pensei que era uma coisa, mas aparentemente é outra, por isso deixo passar a dica! MAS quem sabe futuramente eu não leia!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem as autoras, mas fiquei muito curiosa para ler.
    A premissa é bem legal (apesar de um pouco clichê) e parece ser uma leitura bem leve.
    Não gosto muito de livros narrados em primeira pessoa, porque às vezes acontece exatamente isso que você falou de não gostar da protagonista. Isso é uma coisa que, apesar de não me impedir de ler, atrapalha um pouco a leitura.
    De qualquer forma, gostei da dica e vou anotar na minha lista de livros desejados.
    Adorei sua resenha, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luana!

    Tudo bem? Bom é interessante a ideia de que o livro gire em torno de quatro amigas, isso foge um pouco do comum, mas não ando na vibe de livros com personagens adolescentes porque os dramas delas pra mim parecem realmente bem bobos e superficiais pra mim, então saber que a protagonista é egoísta realmente me afasta TOTALMENTE da leitura.

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O livro realmente tem essa pegada bem adolescente, e não sei se gostei ou não dessa inspiração que elas tiveram em Pretty Little Liars, acho que não combinou muito bem com o estilo da história. Não curti muito a história, mas a sua resenha foi bem esclarecedora e nos trouxe pontos muito importantes das obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Por que será que muitos livros brasileiros, e até mesmo série, querem dar um tom mais americanizado? Por muitas vezes fica caricato e nada legal.
    Sobre não se identificar muito com a protagonista, complicado viu? Geralmente quando tenho problemas com a principal, as coisas não dão muito certo hahaha.
    O que me chamou a atenção na sua resenha foi a parte dos segredos, adoro esse clima de mistério que faz a gente continuar a ler :D



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Já vi o livro na Amazon e a premissa me lembrou mesmo Pretty Little Liars. Acho que quando a estória tem muitos personagens, é bom colocar em terceira pessoa, assim você sente mais as emoções dos personagens, por isso essa informação (saber que é na primeira pessoa) é um ponto bem negativo para mim.
    Sua resenha ficou muito boa e mesmo que eu seja adolescente, vou admitir pra você que não curto muito essa do 8 ou 80 haha dependendo da questão dá vontade de entrar no livro e sacudir os personagens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e acho uma pena que não tenhas gostado la muito, e que ele tenha tantos defeitos assim.

    Quanto a ser adolescente, não e problema para mim! ahah Mas se as mudenças de emoções são assim tao exageradas... Enfim, talvez venha a ler!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Já tinha visto o livro na Fanpage da Novo Conceito e, até então, nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. O bom é que é um livro bem pequeno e deve ser bem rápido de ler. Mesmo com os pontos negativos que você citou, ainda daria uma chance ao livro. Vou esperar diminuir minha pilha de livro para procurá-lo na Amazon.

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Estou com o ebook aqui para fazer a leitura, mas ainda não tive tempo. É uma pena que a história não tenha prendido tanto sua atenção. Mas quero ler para ver se tenho uma opinião diferente.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary

    ResponderExcluir
  15. oiee, ainda não conhecia o livro confesso que não me chamou muito a atenção, o fato de você falar que a protagonista é egoista também me desanima pois detesto esse tipo de mocinha...

    BJS jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiee Luana ^^
    Não adianta, quando o protagonista não nos agrada, não tem como nos apaixonarmos pela história, né? Essa premissa não me é estranha (tirando a pegada PLL), acho que devo ter visto algo a respeito da obra antes, mas não me lembro. Parece ser interessante, principalmente por causa dessa coisa toda de segredos... Mas eu não sei se o leria *-* principalmente por causa das "emoções adolescentes"...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. A capa não me chamou a atenção mas eu fiquei curiosa para ler e saber como essa noite termina, apesar dos segredos e tudo mais, gostaria de saber se a amizade seria forte o suficiente para resistir a isso tudo.

    ResponderExcluir
  18. Não gostei muito da capa do livro, a sinopse também não me aguçou a vontade.

    É realmente uma pena quando os personagens não são muito bons.Não seria divertido para mim, embora você diga que ele acaba por o ser e entrega o que oferta ao leitor.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Eu geralmente curto histórias com pegada teen mas concordo com você que as vezes me incomoda um pouco essa questão dos sentimentos a flor da pele. Não conhecia a história e o enredo até soa original (posso estar enganada) mas não será uma leitura que vou me esforçar pra fazer sabe? se rolar, rolou! Bjossss

    http://porredelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, luana, eu não gosto desse tipo de história muito adolescente, por isso provavelmente não leria essa obra. Uma pena a presença desses pontos negativos como a narração em primeira pessoa de uma personagem com quem você não se identificou, isso é bastante prejudicial para o envolvimento na leitura. Mas achei bacana se passar em curitiba, certamente ficou interessante.

    ResponderExcluir