28 fevereiro 2017

Resenha - Ruìdo Branco


Título: Ruído Branco
Autora: Ana Carolina
Cortesia: Editora Planeta
Skoob | Goodreads
Páginas: 144
Onde comprar: Saraiva

Ana Carolina é uma das mais populares cantoras de MPB na ativa. Em 17 anos de carreira ela já vendeu mais de 5 milhões de discos e acumulou prêmios nacionais além de duas indicações ao Grammy Latino. Seus fãs conhecem seu lado de compositora, arranjadora e pintora, mas em Ruído Branco, seu primeiro livro, eles serão apresentados a uma nova faceta que desconhecem: poeta. Neste livro de capa dura e recheado de telas e fotos exclusivas de sua intimidade, Ana Carolina apresenta mais de 50 poesias, prosas e letras inéditas escritas ao longo da sua vida.








Existe uma música da Ana Carolina com um trecho que diz: "De tantas mil maneiras que eu posso ser estou certa que uma delas vai te agradar" e acho que esse trecho define muito bem quem de fato ela é: uma artista versátil que canta, e como canta essa mulher, pinta e escreve. Eu sou super fã do seu trabalho e claro que quando vi o lançamento desse livro não pensei duas vezes antes de solicitá-lo.


Ruído Branco é um livro que tem uma mistura de poesia, prosas e crônicas contemporâneas escritas pela autora. Algumas fazem total sentido, outras sentido algum. E ainda outras são poemas escritos na sua infância, em um caderninho, e que ela resolveu compartilhar conosco.

De tudo que encontrei nessa mistura, o que mais gostei foram as crônicas escritas com uma sensibilidade tão grande que foi impossível não sentir o que ela queria nos passar através dos seus textos, escritos de forma tão forte que ainda me questiono se não foi a própria autora que passou por tudo aquilo e por isso conseguiu dar tanta vida as palavras.

Já as poesias não foram algo que tenha me encantado ou me envolvido, não que elas sejam ruins, mas acho que não funciono muito bem com esse estilo de escrita e gosto mais das clássicas e antigas.


O livro é bacana para quem gosta da Ana Carolina e quer conhecer mais um pedacinho seu. Além dos textos, você ainda encontra fotos da autora, trechos de anotações com a própria letra dela, fotos de quadros que ela pintou. Aliás esse detalhe me incomodou um pouco porque teve algumas coisas que simplesmente não consegui ler porque não entendi a letra. Embora possa ser que isso tenha sido proposital.


A diagramação do livro está impecável, desde a capa dura com uma foto da própria Ana Carolina até cada detalhe dentro das páginas. Com folhas amareladas e a lombada preta. Uma edição feita com muito capricho para agradar os fãs.

Eu recomendo esse livro principalmente para os fãs da cantora que querem conhecer um pouco mais dos seus outros diversos lados. Aliás para os fãs posso dizer que é leitura obrigatória. Para quem gosta de poesia e crônicas também é uma boa pedida.

22 comentários:

  1. Ola
    Eu não conhecia esse título e confesso que não tenho interese em ler, mais por não fazer o meu estilo mesmo. Concordo que seja uma ótima recomendação para os admiradores do trabalho da cantora, e tambem para quem deseja conhecer mais um pouco a seu respeito ne...
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, já gostei muito da cantora e fui a alguns shows dela, mas com o tempo, fui perdendo a empolgação por sua arte e nem sei definir o motivo. Acho que o livro seria uma boa leitura pra mim e talvez, me reconectasse com a época em que eu gostava tanto das musicas e das apresentações. Curti muito a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu gosto muito da Ana Carolina, mas confesso que nunca li livros assim de cantores rs acho que pose ser uma boa experiência.

    ResponderExcluir
  4. Olá amore,
    Esse livro é um que está em minha lista de desejos desde que vi Ana Carolina em um show recitando uma parte dele, que parece trazer inúmeras lições para a vida.
    As letras de música dessa linda já é sensacional, que dirá um livro dela, já quero. Dica anotada aqui!
    Adorei sua resenha!
    Beijoka!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto do trabalho da Ana e sou um apaixonado por poesia, então, acho que dificilmente eu não gostaria do livro. As poesias com a própria letra é interessante de ver, representa um momento de criação, mesmo não entendendo cercas coisas deve dar um certo charme. Fui na exposição da Bethânia no Rio e tinham muitas anotações assim também. Acho que eles pensam mais rápido do que escrevem. Adorei o livro e a resenha e quero muito ler.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Oie
    não sei se leria o livro apesar de gostar de algumas musicas da cantora e teve pontos na sua resenha que me fizeram pensar se vale mesmo a pena arriscar a leitura

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, ainda não li o livro, mas uma amiga minha super fã da cantora já leu e me falou sua impressão, que apesar de não ser tão boa, a agradou, mas como não acompanho a autora creio que não lerei.

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila, tudo bem?
    Eu admiro a Ana Carolina, mas não posso dizer que sou fã dela ou algo assim pois é muito difícil escutar algo dela. Essa obra me parece bem completa para os fãs da cantora e creio que quem goste de crônicas e poesias vai amar também, mas infelizmente esse não é o meu caso, pelo menos por enquanto. Deve ser um prato cheio para os fãs e fico feliz por você ter aproveitado a leitura.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Não sabia que a cantora tinha um livro, deve ser muito legal para os fãs dela, eu não posso falar acredito que o leria por ser de crônicas etc, mas por enquanto passo a dica, mas irei com certeza indicar para uma amiga que é fã da cantora, essa tenho certeza que irá gostar da leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Não sabia que a Ana Carolina tinha lançado um livro e como não sou fã dela e não curtir muito esse tipo de livro dessa vez vou deixar passar,mas pra quem é fã é um super presentão e não podem ficar sem!!

    https://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-ao-seu-encontro-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  11. ooi, como vai?
    A principio, achei que fosse uma daquelas "Biografias" e fico feliz por não ser.
    Gosto muito do trabalho da Ana e acho que esse é um livro que eu compraria sim.
    Gostei da sua resenha, as fotos que colocou ficaram ótimas, você colheu as informações necessárias sobre o livro e colocou link de onde podemos comprar (ponto positivo!).
    Gostei da sinceridade em relação ao que você e não gostou e sua opinião em relação a recomendação da leitura!
    Ficou perfeita, Beijinhos ღ

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu não sou fã ao ponto de querer ler um livro que irá contar um pouco de sua vida e mostrar partes que quem a escuta não conhece. No entanto, achei muito legal a forma como criaram essa obra de forma a fazer com que não fosse uma bibliografia apenas e ao mesmo tempo ser repletos com coisas que fazem parte de quem ela é, mas que não são apenas o que aconteceu com ela. Realmente para quem gosta e quer saber mais é algo incrível e uma experiência única, mas para mim não tem um grande apelo. Mas gostei do texto que pude ver na foto, dá para ver o talento que ela tem em palavras.
    Um beijo
    http://www.brookebells.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Imagina a felicidade dos fãs ao ler esse livro!
    Não sou fã da Ana Carolina, mas escuto algumas músicas dela, e além de cantar muito, as letras parecem poesias...
    Legal saber que além de cantora, é também pintora.
    Fiquei interessada nas crônicas, ao saber que você sentiu algo ao lê-las.Espero sentir isso também.

    ResponderExcluir
  14. Oiee!
    Acho a Ana Carolina uma artista sensacional, mas achei que o livro seria mais uma biografia, e não um livro de contos e poesias que ela escreveu durante sua vida.
    Ainda assim, imagino que a qualidade seja indiscutível, já que podemos confiar só através das letras de suas músicas...
    Obrigada pela dica!
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oie! Eu não sabia sobre essa obra e, na verdade, mal conheço a cantora. Mas achei muito interessante a ideia do livro, que foge um pouco da temática de biografias e presenteia o leitor com crônicas e poesias. Mesmo não sabendo nada sobre a Ana Carolina, fiquei curiosa para conhecer as crônicas depois do que você falou sobre a sensibilidade e a força de cada um. Para quem já conhece a artista, devo imaginar que o livro é um prato cheio, mas para quem não conhece, imagino que seja uma ótima forma de saber mais. A edição ficou muito linda mesmo!

    Beijos,
    Fernanda Goulart

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Apesar de adorar a sua resenha e todos os pontos que você nos trouxe, o livro não é para mim. Não curto muito a cantora e nem poesias, então acredito que seria uma leitura bem arrastada para mim, então deixo essa sua dica passar. Mas fiquei bem curiosa com as crônicas, que parecem ser o ponto forte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Pena que algumas coisa você não conseguiu ler por conta da letra. Que bom que a diagramação do livro está impecável. O livro apresenta ser realmente bacana. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Gosto bastante de ler livros escritos por famosos que eu admiro mas prefiro quando eles contam a vida deles, e quando é uma tragetória realmente interessante e inspiradora, então acho que esse perfil assim de crônicas e poesias escrito pela contora não chamaria tanto a minha atenção por eu preferir algo realmente biografico

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila,
    Não sabia que a Ana Carolina tinha escrito um livro! :o
    Eu me interessei muito pela história, a edição realmente está muito bonita através das fotos que você postou.
    Anotei a dica!! :D


    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oi, camila, eu gosto de algumas músicas da ana carolina, mas não sou super fã. Porém, fiquei bem intrigada com esse livro e com muita vontade de ler, principalmente pelas crônicas que você mencionou que são cheias de sensibilidade. Achei uma pena não dar para entender em alguns momentos a letra de algumas anotações, e creio que a editora poderia ter colocado elas mais forte e etc, mesmo se queriam manter a originalidade.

    ResponderExcluir
  21. Gosto da cantora, mas não leio muuuuito mais poesias, o que já tira esse livro dos meus interesses de leitura.

    Mas deve ser bem interessante acompanhar coisas que fizeram parte do desenvolvimento da cantora, como as fotos e os poemas infantis. É, de fato, uma edição muito bonita!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá! Ana Carolina sempre canta umas músicas que descrevem muito bem o que eu estou sentindo. Já associei tantas músicas dela com alguém quando estou apaixonada.Apesar de ter achado o livro lindo,não faz o tipo que me interessa para comprar. Claro que se me emprestassem eu leria. Por vez, passo a dica. Beijos

    ResponderExcluir