22 fevereiro 2017

Resenha - Nerve


Título: Nerve
Autora: Jeanne Ryan
Editora: Planeta
Skoob | Goodreads
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon | Saraiva

Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também.
Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo.
A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.










A história começa quando Vee, uma simples adolescente normal como muitas de hoje em dia resolve não fazer mais parte dos bastidores do teatro da escola. Mal sabe ela que é a partir daí que ela acaba tendo a chance de fazer parte de um jogo ao vivo que é transmitido para várias pessoas que inclusive até pagam para serem os Observadores dos desafios que vão sendo propostos aos participantes.

Mas para Vee, os desafios iniciais lhe parecem bem simples, porque os prêmios oferecidos acabam sendo uma tentação, porque eles oferecem o que ela mais quer, porém tudo tem um preço e mesmo assim ela acaba entrando de cabeça no jogo. Lá ela também conhece Ian, outro jogador que assim como ela também quer muito ganhar todos os prêmios, e por isso, juntos eles entram em várias tramas, muitas até complicadas, mas que terão que contornar para que dê tudo certo e assim ganharem o que tanto almejam.

Em muitas dessas situações Vee pensará em desistir, porém, com a ajuda de seu novo amigo, ela acaba entendendo que enfrentar os seus medos e anseios é a única chave para continuar jogando. E assim com o passar do tempo, um sentimento diferente é despertado entre eles e o companheirismo no jogo acaba crescendo bastante a ponto de se arriscarem para ajudar um ao outro.

"Meu telefone e o dele tocam ao mesmo tempo, a mesma voz de criança fazendo ruídos infantis, um som que me faz pensar em um filme de terror. É o toque do NERVE. E o nosso próximo desafio."

Mas os DESAFIOS simples acabam se tornando complicados, pois as brincadeiras começam a ficar bem sérias a ponto de colocar suas vidas em risco e principalmente de amigos e familiares.
E por isso, Ian e Vee terão que pensar se vale a pena PERDER todos os prêmios que conquistaram até agora ou DESISTIR para que as coisas não se compliquem ainda mais!


Confesso para vocês que não sabia do que se tratava esse enredo, porém após finalizá-lo eu digo que esperava um pouquinho mais, principalmente aprofundamento na história, pois ela mostra apenas alguns momentos que julguei eletrizantes e que nos deixa bastante curiosos para saber o que acontecerá nos capítulos seguintes. 

O personagem após algumas páginas de desenvolvimento acabam perdendo o carisma de certa forma. Até sabemos bastante sobre a vida de Vee, porém de Ian é pouco explorado. Algumas coisas de sua vida são faladas durante o livro, mas nem tudo é tão bem explicado como eu gostaria que fosse. Os personagens secundários foram realmente bem elaborados apenas aparecendo em momentos oportunos na história, mas não sei, eu esperava mais em relação ao desenvolvimento de cada um.


Não tenho muito que comentar sobre o livro, porque quando a gente gosta muito de uma obra ou até
mesmo não curte tanto é difícil de expressar, por isso eu deixo para que vocês tirem suas próprias conclusões sobre a história, porque tenho certeza que cada um vai ter um ponto de vista diferente sobre o conteúdo. Porém, tenho que ser sincera e lhes dizer  que realmente a obra não me agradou como eu achei que agradaria, mas por outro lado, a ideia da autora em relação aos assuntos abordados foi realmente muito interessante, principalmente a questão de privacidade na internet e também em como é perigoso confiar em tudo que vemos ONLINE, pois a gente nunca sabe o que pode acontecer né?

Quanto à narrativa, é em primeira pessoa no ponto de vista da personagem Vee, isso sim faz com que a gente fique preso a leitura o tempo todo e com que a história seja muito bem fluida. Não achei esse livro no geral tão interessante como eu imaginava que seria, pois houve muitas falhas que poderiam ter sido mais bem desenvolvidas como eu já havia citado acima. E também o desfecho não foi dos melhores, porque senti que ficou faltando alguma coisa sabe? Sei lá, só lendo mesmo para que vocês compreendam (risos). 

Já a diagramação, posso dizer que gostei bastante da capa do livro, pois chama muita atenção, ainda mais tendo como imagem do próprio filme NERVE que quero assistir assim que tiver oportunidade. 

Assistam o Trailer e se quiserem se aventurem...




As páginas são amareladas e a fonte é de um bom tamanho. Não encontrei qualquer tipo de erro de revisão. Nesse quesito o livro está impecável e devo os parabéns para editora Planeta !

24 comentários:

  1. Eu adorei o filme, na verdade, curti mais o filme do que o livro, mas até que é uma leitura legal. Só que eu também esperava um pouco mais do enredo, mas isso porque eu já tinha ouvido falar bastante da história, então por isso possa ter ficado com expectativas demais. De qualquer maneira, gosto muito da narrativa central, o que tornou o texto mais envolvente, sem dúvida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana,
    O livro e nem mesmo o filme me chamou muito a atenção. Acho a ideia e a critica que ele traz muito interessantes, mas acredito que acabou sendo mal desenvolvida. Imagina só que o Ian, um dos protagonistas seja pouco explorado, isso acaba até deixando o leitor com a sensação de que faltou algo na história e talvez ele seja até mais interessante que a Vee e o autor acabou pecando pela escolha em focar nela. Claro que isso pode ser também um gancho para outro livro, já que hoje o que dá dinheiro é fazer série. rsrsrs
    Talvez eu assista o filme em breve. Mas a leitura não me anima muito não.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Eu não tive a oportunidade de ler este livro ainda!mas irei dar uma oportunidade mesmo ele não sendo um dos teus livros tops rsrs!e o filme é muito bom .qro girar minhas próprias conclusões a respeito dele

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gente do céu, fiquei mega interessada nesse livro e no filme. Eu nunca tinha ouvido falar dele, mas pelo o que eu li de sua resenha eu o achei bastante intrigante. E eu concordo com você, adorei a capa do livro, principalmente por ser a capa do filme. Foi muito bem feita.
    Amei a sua resenha, o livro com certeza vai entrar na minha lista ♥
    Beijos,
    http://romanceerotic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou no escuro quanto a história, não conheço o livro e nem o filme, mas pela sua descrição pareceu interessante, mesmo você dizendo que não gostou muito, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu não acredito que tem livro!! COMO ASSIM HAHAHA
    Eu ameeeei o filme, mas nem tinha passado pela minha cabeça que foi baseado em livro!
    Pelo que vi da sua resenha, o filme está seguindo bem o roteiro! Que ótimo! haha

    Beijos
    Perdoe Meu Francês

    ResponderExcluir
  7. Oi, Silvana!
    Li o livro ano passado e gostei. Não tanto quanto gostaria, mas é um livro bem bacana.
    Justamente por não ter o desenvolvimento os outros personagens, principalmente Ian que eu fiquei decepcionada. Queria muito saber sobre a relação com a família e achei que esse ponto ia influenciar de outra forma a história.
    Já as cenas com o pessoal no quarto, achei tudo muito doido! rsrs... O modo como eles escaparam foi um pouco surreal.
    A crítica sobre o uso exacerbado da internet é o que permeia a história por inteiro e gostei disso. Confesso que depois desse livro, me bate um medo do que coloco na internet.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvana! O pessoal aqui do nosso blog teve a oportunidade de ler o livro após ver o filme. Meu marido comentou que tbem esperava mais do livro, e no ponto de vista dele o filme eh bastante interessante! Eu amei o filme, apesar de ter achado o filme clichê no fim. Não leria o livro, Mas acho que vale o alerta desse mundo online principalmente pros nossos jovens. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Quando o filme entrou ns salas de cinema, muita gente o elogiou, então, eu imaginava que o livro poderia ser ainda melhor. Que pena que sua experiencia de leitura não foi tão proveitosa, porque a premissa até que me chamou a atenção, além da capa caprichada. Fiquei curiosa em conferir a leitura para ver se eu teria uma impressão difeirente da sua, mas acho que não quer arriscar... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá ♥
    Bom quando estava para lançar o filme fizeram uma divulgação em massa em cima do livro, fiquei curiosa por que as capas são bem convidativas e a premissa nem se fale. Essa não é a primeira resenha que leio em que a pessoa não gostou muito, em outras resenhas também vi muitas pessoas falando da falta de aprofundamento no enredo e a falta de falar um pouco mais sobre um dos protagonista. Com todas as suas considerações minhas empolgações para esse livro está quase zerada. Unica coisa que me agrada é que a narrativa é feita em primeira pessoa. Amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie Sil! Tudo bem?

    Eu primeiro quero assistir ao filme, pois de todas as resenhas que li do livro todas citam a mesma coisa que você, falhas no enrendo, a história não é aprofundada etc, por isso no que eu assisti ao filme, decido se leio o livro ou não, assim pelo menos teria uma ideia melhor do que esperar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Já tinha visto algumas resenhas sobre o livro, e que não mostraram muuita animação com como o livro terminou ou a falta de um maior aprofundamento nos personagens. Não sei, talvez por isso eu não esteja lá muito animada para lê-lo, mas, apesar do filme poder ser diferente do livro, estou bem mais motivada a assisti-lo.
    Achei bem interessante, e parece ser daqueles que lhe prende a telinha até chegar ao final.
    Quanto à capa, acho tão linda!!
    Quem sabe algum dia leio o livro? Mas por agora me deterei apenas ao filme.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Não conhecia o trabalho dessa escritora, mas achei a ideia geral do livro bem pensada. É uma pena, realmente, que não foi bem desenvolvida e por isso fico com receio de ler. Eu gosto de saber mais sobre os personagens e um bom desenvolvimento deles, nesse caso, é essencial. Eu assisti ao trailer que você postou e ele me chamou a atenção, quem sabe ele não ficou melhor nesse quesito?
    Além disso, gostei bastante dessa ideia de jogo e fiquei curiosa para saber mais como funciona e quais são esses desafios. Fico, aqui, imaginando se eu desistiria ou continuaria no jogo... Enfim, mas pelo jeito o desfecho não foi tão bom, o que me desmotiva para ler.
    No mais, adorei sua resenha e também dou os parabéns para a Editora Planeta. Eu amei a capa e compraria o livro só por ela, mas fico feliz em saber que a editora manteve a sua qualidade nessa edição :)

    Obrigada pela dica, mesmo assim ;)
    Abraços.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana!

    Tudo bem? Eu já conhecia Nerve desde o lançamento e principalmente por causa do filme (que eu nunca cheguei a assisti! hahaha). A premissa é interessante e bem intensa, pelo que você descreveu, mas é um desastre que tenha achado mal desenvolvido. O livro perde totalmente o interesse para mim quando vejo pessoas falando isso (e você não é a primeira a reclamar do desenvolvimento desse livro).

    Para falar a verdade eu acho que é complicado a narrativa ser fraca e ter um tema tão interessante quanto esta questão do jogo. Já sobre a adaptação: não gosto da Emma, acho ela uma péssima atriz e sem um pingo de carisma, por isso eu quase nunca assisto os filmes/séries que ela faz.

    Bom, uma coisa que merece elogios à parte é essa capa divina da Editora Planeta que realmente me fez ficar babando, imagino que pessoalmente deve ser ainda mais bonita né?

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Achei muito bonito da parte da autora explorar assuntos como a privacidade na internet, pois, há muito o que ser discutido nos dias atuais, porém, você me desanimou bastante ao mencionar que os personagens perdem o carisma... Acho que não lerei...
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti ao filme sem esperar nada e me surpreendi positivamente, até me animei de ler mas já vi coisas negativas demais sobre a obra original. Sempre reclamam de aprofundamento no tema e nos personagens, por isso acabei desistindo. Também acho a ideia ótima, mas pelo visto a autora não soube trabalhar muito bem.



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu li esse livro e gostei bastante da história. A ideia é bem interessante, e lev ao leitor a refletir sobre algumas das atitudes do cotidiano. Quanto ao filme, ainda não assisti, mas tenho curiosidade para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que pena que você não curtiu tanto assim a obra! Eu conhecia apenas pelo filme, que ainda não assisti mas tenho vontade. Apesar dos pontos negativos que você citou, acho que me divertiria bastante lendo e prefiro arriscar e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oiee tudo bem?

    Já tinha visto o filme em cartaz, porém não sabia que tinha o livro, fiquei curiosa sobre a historia, imagino que passe uma mensagem importante.

    Bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Que pena que não te agradou tanto assim a obra. Você viu o filme?
    Me pareceu um pouco com o BBB, daquelas pessoas que fazem de tudo para ganhar dinheiro.
    Não vou te dar o meu ponto de vista dessa obra porque não me agradou o enredo. Achei a Vee uma personagem meio superficial, e isso não me agradou.

    ResponderExcluir
  21. Olá Silvana,
    Confesso pra vc que eu nao conhecia esse livro, a sua resenha, me instigou a curiosidade por conta de seu enredo e fiquei curiosa com a leitura mesmo ele nao sendo pra vc tao bom quanto imaginava.
    Anotei a dica e me senti uma ET por nao saber desse filme kkkkk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Oie Sil, já tinha lido a sua resenha antes de ser publicada. A capa é bem atraente mas o enredo é superficial, em minha opinião. Tive a oportunidade de ler o e-book essa semana, e sabe que eu vi o BBB todinho nesse livro? É tão ruim quando se tem essa subida e descida de capítulos bons e ruins. Eu prefiro que seja algo equilibrado.

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li esse livro, embor a acapa seja extremamente atrativa, a sinopse não me é tanto. É a mesma razão pela qual ainda não vi também a adaptação cinematográfica.

    Imaginei que os personagens vão perdendo o carisma, senti isso só nos trailers do filme. Sei lá, não me convenceram em momento algum dos mesmos. Talvez ainda valha a leitura, por conta do que você disse, que fica fluida por ser em primeira pessoa... Mas não sei, não me convence.

    Passo a indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livro e para ser sincero nem pretendo lê-lo, pelo menos não no momento. Primeiramente, eu quero ver o filme pois a atuação parece boa e vi umas críticas positivas, se ele me agradar, ai passo para o livro, mesmo esse tendo uma trama meio rasa e com poucas explicações.

    ResponderExcluir