28 fevereiro 2017

Resenha - Gelo e Fogo


Título: Gelo e Fogo (Neve e Cinzas #2)
Autora: Sara Raasch
Editora: HarperCollins Brasil
Skoob / Goodreads
Páginas: 352
Onde Comprar: Amazon | Saraiva

Faz três meses que os invernianos foram libertados e o rei de Primavera, Angra, desapareceu — graças, em grande parte, à ajuda de Cordell. Meira só quer que seu povo esteja a salvo. Quando a dívida com Cordell força os invernianos a cavar nas minas em busca de pagamento, o que eles encontram é algo poderoso e possivelmente perigoso: o abismo de magia perdido de Primoria. Para Theron, isso é motivo para alegria e esperança — com essa imensa fonte de magia, seria possível finalmente se armar contra ameaças como Angra. Mas Meira sabe que, da última vez que o mundo teve acesso a tanta magia, os resultados foram dramáticos. Então, quando o rei de Cordell manda os dois em uma missão para atravessar os reinos de Primoria e desvendar os segredos do abismo, Meira planeja usar a viagem para conseguir apoio para destruí-lo, o que faria Inverno permanecer em segurança e Theron ficar furioso. Mas ela será capaz de completar sua missão sem colocar em risco aqueles que ama? Mather só quer ser livre. Os horrores infligidos aos invernianos permanecem frescos na memória e em Jannuari, o que deixa o reino de Inverno vulnerável à opressão crescente de Cordell. Quando Meira deixa o reino em busca de aliados, Mather decide tomar a iniciativa e defender a segurança de seu povo. Será ele capaz de reconstruir seu reino e protegê-lo de novas ameaças? Conforme a teia de mentiras e a batalha pelo poder se fecha, Theron luta pela magia, Mather, pela liberdade — e Meira começa se perguntar se não deveria estar lutando não por Inverno mas sim por toda a humanidade.








Essa resenha contém spoilers.


Após vencer a batalha contra Primavera, depois de passar tantos anos escravizados agora os invernianos estão finalmente livres. Pelo menos, é o que eles pensam. A última coisa que Meira quer é depender de Cordell para reestabelecer seu reino, mas agora que ela é a Rainha de Inverno, sabe que não pode afastar os cordellianos porque é um fato inegável que eles ajudaram na batalha contra Angra, o rei de Primavera. Como pagamento, deixa que Cordell se aproprie de suas minas, já que seu reino é mais conhecido pelo condutor feminino agir a favor da mineração. Porém, Meira sabe que o objetivo principal do rei de Cordell não é obter as riquezas de seu reino e sim encontrar o famoso abismo de magia que deu origem a todos os condutores e que acabou se perdendo nos túneis há muito tempo atrás.

Príncipe Theron, assim como o pai, também deseja encontrar o abismo de magia, mas por um motivo diferente e altruísta: tornar possível a unificação de todos os reinos de Primoria. Já Meira prefere que o abismo permaneça perdido para sempre pois sabe que se todos tiverem acesso à magia, conforme forem utilizando-a para motivos egoístas e praticar a maldade, a Ruína ficará mais forte. Afinal, era por essa razão que o rei de Primavera era tão indestrutível e conseguia utilizar a magia contra todos, não importando de quais reinos pertenciam. Só que Meira é a única que sabe disso e para proteger Inverno, não revela essa informação pois isso significaria contar que ela é a própria condutora de Inverno e quanto mais vantagem conseguir de Cordell, mais rápido seu reino se tornará independente.

“Esta sou eu, quem quer que eu seja quando seguro o chakram. Tanto a rainha racional e cautelosa que me obriguei a ser quanto a garota selvagem e apaixonada que levou o reino a vacilar quando estava à beira da derrota – mas que também o puxou de volta dessa borda. Uma rainha guerreira.”

Como ela é a única que sabe que reis e rainhas podem se tornar condutores de magia, não está convencida de que Angra morreu na batalha simplesmente porque seu objeto de condutor fora destruído. Secretamente, envia pessoas para outros reinos investigarem se há vestígios da presença de Angra ali, mas a não ser que algum reino esteja o escondendo muito bem, tudo parece indicar que o rei de Primavera está morto. Enquanto Meira reflete sobre como ser rainha e soldada ao mesmo tempo e sobre o destino de Angra, algo inimaginável acaba acontecendo: o abismo de magia é encontrado em uma de suas minas!

Ao se aproximarem do abismo, Meira e Theron descobrem que não é qualquer pessoa que pode ter acesso a ele. Há uma barreira que os impedem e uma porta com três imagens que não parecem fazer sentido à primeira vista. Meira pede a Theron que não diga nada sobre o abismo ao pai, mas não demora para ela perceber que seu objetivo não está alinhado com o de Theron e acaba se surpreendendo ao ser traída dessa forma. O rei de Cordell manda os dois viajarem para outros reinos em busca das chaves que possuem algum significado relacionado com as imagens da porta da barreira. Como Meira agora está consciente de que é uma rainha que deve pensar no bem de seu povo em primeiro lugar, usa essa viagem para formar uma aliança com os outros reinos na esperança de obter alguma vantagem da opressão de Cordell.

Enquanto isso, Mather permanece em Inverno tentando lidar com a o distanciamento entre ele e Meira desde a guerra contra Primavera. Agora que a rainha fora embora, é quase como se os invernianos estivessem presos e escravizados novamente, só que por um reino diferente. Quando os soldados cordellianos proíbem os invernianos de realizarem o treinamento para aprender a lutar e se defender, Mather acaba se unindo a um grupo de jovens que ainda estão tentando esquecer o que aconteceu com todos quando ainda estavam sob o domínio de Angra. Apesar de não possuir mais o título de rei, Mather resolve agir como um líder e tenta protegê-los na ausência de Meira.

“A meta que tenho é muito diferente – magia usada com o mínimo de frequência possível. Nenhum risco de a Ruína ser criada; nenhum medo de líderes instáveis perderem o controle sobre sua magia e ferirem pessoas inocentes; nenhum medo de governantes cruéis escravizarem reinos inteiros com poder sobrenatural.”

Será que ele será capaz de fazer isso quando sabe que foi enganado a vida inteira, mesmo que tenha sido para o benefício de Inverno? Meira conseguirá convencer Theron dos perigos do abismo de magia? Quanto mais reinos ela conhece e mais injustiças testemunha contra aqueles que não têm o poder de fazer nada para se protegerem, mais começa a se perguntar se é somente por Inverno que deveria lutar.

Assim que terminei a leitura de Neve e Cinzas, fui correndo pegar o próximo volume para ler pois estava morrendo de ansiedade para descobrir o que iria acontecer após o desfecho. E devo dizer que não me decepcionou em nenhum aspecto. Aqui temos revelações surpreendentes, personagens que já conhecemos agindo de forma suspeita e é claro, o mais importante: adentramos em vários reinos de Primoria! No primeiro livro vi que haviam muitos reinos, mas poucos tinham sido de fato apresentados. Por isso gostei mais de Gelo e Fogo, pois o leitor tem a chance de conhecer quase todos eles, culturas diferentes, reis e rainhas com personalidades próprias, cada um com seus próprios problemas e é muito interessante conhecê-los.

A escrita permanece sendo em primeira pessoa através da perspectiva de Meira, mas nesse livro a autora optou por inserir alguns capítulos na visão de Mather, só que em terceira pessoa. No início não compreendi muito bem a utilidade de visualizarmos os passos desse personagem, mas garanto que é importante já que nesse segundo volume da série eles passam a maior parte do tempo separados e essa intercalação em alguns capítulos permite ao leitor saber o que acontece em Inverno enquanto Meira se preocupa em encontrar as chaves e encontrar aliados contra o rei de Cordell. Apesar de existir dois tipos de narrativa nesse livro, garanto que não atrapalhou a minha leitura em nada.

A diagramação continua incrível e acredito que essa capa seja ainda mais bela que a do primeiro livro, estou apaixonada por ela! A editora caprichou na revisão ortográfica, pois não deixaram passar nenhum erro gramatical. Quem gostou do primeiro livro, garanto que podem mergulhar fundo em Gelo e Fogo que vocês irão gostar ainda mais e se surpreender positivamente. Já não vejo a hora de conferir o próximo!

25 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro e nem o primeiro livro, então fiquei um pouco perdida em sua resenha. Mas o que pude compreender, parece ser uma leitura instigante e fiquei ainda mais curiosa por ser um estilo literário que eu gosto bastante. Os elementos inseridos na trama devem ser bem desenvolvidos, imagino, assim como a questão do desenvolvimento a respeito das culturas e afins.. Achei essa capa maravilhosa!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, fiquei imaginando você terminar de ler o primeiro livro e literalmente correr para este volume aqui. Que bom que as respostas vieram com a leitura e você conseguiu me deixar master curiosa com os dois livros. Amei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para começar a ler este Livroo!A capa realmente ficou show de bola,não li a resenha por causa dos spoilers...E eu amei o primeiro livro

    ResponderExcluir
  4. É lançamento recente né? Pois não li nada ainda sobre. Eu fiquei bem curiosa a respeito, eu gosto qdo se tem que reinventar o mundo e organizar políticas . Você falou em próximo, será uma trilogia ou uma série mais extensa?

    ResponderExcluir
  5. Olá amore,
    Confesso que a capa é muito bem feita, mas a história ainda não me atraiu não pra ler.
    Parece ter uma história bem intensa, mas não sei, o momento não é o propício pra esse tipo de leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Beijoka!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia, pelo título achei que vc fosse falar das Crônicas de Gelo e Fogo. O enredo parece ser bastante interessante e cheio de detalhes e essa alternativa na narração do segundo volume, fiquei curioso para saber como funcionou na prática. Tb fiquei curioso para saber quantos livros serão.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que entederia melhor se soubesse (lesse) o livro,mas a ideia dele parece legal,tipo magia,fantasia,elementos bem presentes na literatura ultimamente.

    ResponderExcluir
  8. Oiee, li bem por cima pra não pegar spoiller como vc falou logo que tinha, estou super curiosa para ler essa série, tenho ouvido bons elogios da mesma

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie
    eu não tenho curiosidade pelo livro ou por coisas do gênero mas vejo muita gente elogiando dizendo que vale a pena e pela sua resenha, você concorda haha espero que o resto da série seja boa

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Ainda não li esse livro mas já vi vários comentários positivos sobre ele (ainda bem),ele tá na minha listinha de leituras desde o ano passado e espero nesse ano poder ler os já lançados aqui pois fiquei beeem curiosa se Meira vi conseguir ter êxito na sua missão!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-ao-seu-encontro-abbi-glines.html#comment-form

    ResponderExcluir
  11. Oie! Eu não conheço a série, então não entendi nada da resenha, hahah. Mas uma vez li em um blog a sinopse de Neve e Cinzas e lembro que fiquei louca para ler. Nem sei o que é spoiler e o que não é na sua resenha, mas já estou muito empolgada para realizar leitura e saber mais sobre esses reinos. Achei incrível utilizar as estações do ano!

    Beijos,
    Fernanda Goulart

    ResponderExcluir
  12. OI Amanda! Primeira vez que estou tendo contato com essa saga e achei a capa do segundo livro realmente linda. Como ainda não li o primeiro livro ficou um pouco difícil entender a resenha do segundo. Mesmo assim chamou muito atenção pois gosto de livros nesse estilo, portanto dica anotada.

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Eu jurava que já tinha comentando nesse post, mas depois que li a resenha entendi que se tratava do segundo volume e por isso a minha confusão kkk Vejo que a proposta da história continua tão boa quanto no primeiro volume, e com acréscimos que aparentemente fazem a diferença, vou com certeza procurar esses livros para realizar a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi, então eu tenho que confessar que não conhecia essa série, mas entendo o porque de ter gostado mais desse segundo que parece mostrar mais detalhes das histórias e dos que pertencem ali do que o primeiro. Achei bem interessante o estilo de trama e ao mesmo tempo inovador, uma vez que nunca havia visto algo no estilo. É sempre bom saber também que a continuação continua sendo tão boa quanto o primeiro, o que muitas vezes não ocorre. Quanto a história deu para entender um pouco, mas por não estar habituada ao enredo ainda assim me perdi um pouco, mas espero que tudo dê certo e que a magia não seja usada de forma errada. Gostei muito e vou procurar saber mais sobre essa saga com capa tão lindas!
    Um beijo
    http://www.brookebells.com/

    ResponderExcluir
  15. ooi, como vai?

    Pra começar: tem link pra onde comprar, adoro!
    Fala muita coisa da história, pode ser só o começo, mas, ainda é muita coisa, dava pra dar uma resumida mais vaga.
    Gostei de falar sobre a criação de mundo, sobre a historia falar dos outros "reinos" e tal, falar sobre os capítulos em primeira pessoa e o fato de alguns serem em terceira pessoa é interessante. Mas, falar que esses capítulos são do ponto de vista de outro personagem... Podia passar batido, e ser uma surpresa pro leitor.

    Gostei sobre mencionar a capa e a diagramação e colocar trechos do livro do corpo da resenha!
    Beijinhos ღ

    ResponderExcluir
  16. Oiee!!
    Não conhecia a série, então tive um pouco de dificuldade em compreender a história, já que este é o segundo livro.
    De qualquer forma, o tem parece interessante e a capa me atraiu bastante. Vou procurar conhecer melhor esta série.
    Obrigada pela dica!

    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler histórias nesse estilo, sobre magias, batalhas, etc e por não ter lido o livro anterior não fiquei muito animada com a resenha desse. Mas lendo o post deu para perceber que foi tudo muito bem desenvolvido e é ótimo histórias com revelações surpreendentes, né? Enfim, que bom que o livro não te decepcionou e que o próximo seja tão bom quanto.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oiee... Tudo bem? Espero que sim.
    Não tinha conhecimentos dessa série, e confesso que não é muito o tipo de leitura que eu realizo. Mas, sua dissertação do livro tão completa com certeza me chamou minha atenção. Agora estou no talvez. haha
    Parabéns!!
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não conhecia esse livro, nem o primeiro.
    A estória me pareceu bem cheia de ação, o que me atraiu bastante.
    Achei os nomes dos personagens bem diferentes. Bom saber que nesse segundo livro você tem as respostas que você queria. Acho que cheguei a comentar aqui no primeiro livro dessa saga, e não tem muito tempo. Você literalmente correu para terminar logo a leitura. =p

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu estou muito curiosa para ler essa série também. Achei bem interessante nesse volume explorar mais esses reinos, e fiquei curiosa sobre essa cultura dos diferentes povos, quero conhecer um pouquinho mais de cada uma delas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Que bom que despertou sua curiosidade de ser o próximo volume e não foi decepcionante. É legal quando o livro tem vários narrador ou dois tipo de narrativa, isso pode dar uma visão maior da história. Bom que a diagramação continua incrível. Beijos'

    ResponderExcluir
  22. A sensação é otima quando acabamos um livro e ficamos extremamente empolgadas e ja começamos a devorar o proximo e ele atende a nossas expectativas, não conhecia a serie e nem o primeiro livro mas fico feliz que vc tenha gostado tanto

    ResponderExcluir
  23. Oie Amanda,
    Em que mundo que eu vivia que não conhecia esse livro?
    Gostei muito da sua resenha e das suas palavras sobre a história, parece realmente ser muito empolgante e envolvente.
    Anotei a sua dica mesmo acreditando que ele não seja muito meu estilo, mas vou passar para meus amigos que curtem muito o gênero.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. oi, amanda, que bom que o segundo livro foi ainda melhor desenvolvido, fico empolgada quando isso acontece em séries. Fiquei curiosa com quantos livros essa série trará e tomara que venha logo o terceiro, pois é péssimo esperar por séries né. Eu não sei se leria porque não gosto muito do estilo, mas parece tão bem escrito que poderia vir a dar uma chance.

    ResponderExcluir
  25. Adquiri o primeiro livro dessa série recentemente, então ainda não consegui lê-lo. Por conta disso, li meio por cima a resenha para evitar spoilers, sorry!

    Fico feliz que a história é tudo o que eu espero de fato, pois se você se empolgou e quis saber mais logo, sei que ficarei bem feliz lendo ele, haha!

    Quero muito conseguir encaixar o primeiro livro na minha lista de leitura, agora!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir