20 fevereiro 2017

Resenha - As Cordas Mágicas


Título: As Cordas Mágicas
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/618298ED618908
Páginas: 352
Onde comprar: Saraiva

Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe. Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas. Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards. No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada. No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.












Acho que desde que comecei a escrever resenhas no I Love nunca me deparei com a sensação inexplicável de achar que não existiria palavra no mundo para descrever a beleza e sensibilidade desse livro. Vou tentar fazer jus a história que encontrei mas confesso que estou com medo de não conseguir mostrar ou expressar para vocês o quanto ela me encantou do início ao fim.

Frank Presto nasceu em uma época na Espanha bem complicada onde as pessoas não podiam se expressar livremente seja na música, religião ou até mesmo falar outros idiomas. Mas assim que nasceu e abriu seus olhos pela primeira vez ao mundo foi tocado por um talento que o acompanharia pelo restante da vida: a música.

E quem narra a história dele para gente é justamente ela a música. Através dela vamos conhecer toda a infância de Frank que passou por muitas dificuldades e tristezas. Mas também vamos conhecer todas as coisas boas e belas que encontro no caminho selando o seu destino.


"Sou a Música. E a Música está conectada à alma humana, falando uma linguagem que não necessita de palavras. Todo mundo entra numa banda nesta vida. E a forma como você toca sempre afeta alguém. Às vezes, afeta o mundo."

Frank ainda bebê foi jogado no rio para morrer mas um cachorro o encontrou a tempo e salvou sua vida não só naquele instante mas o levando a Baffa Rúbio um homem que adotou o garotinho e sempre o tratou como filho. Quando percebeu que o menino tinha o dom da música logo persistiu até encontrar um professor que tivesse disposto a ensina-lo a tocar. É então que conhecemos El Maestro um homem marcado pela tragédia mas que nunca perdeu a essência da música da sua alma. Ele não vai ensinar Frank apenas a tocar violão. Ensina toda uma doutrina linda e comovente. Ao longo do livro é impossível os olhos não ficarem marejados com a relação dos dois pois El Maestro se torna um segundo pai para o garoto e tudo faz um sentido tão grande e bonito que nos faz crer que na vida tudo tem sentindo e nada é por acaso.

"Vocês humanos estão sempre trancafiando uns aos outros. Celas. Calabouços. (...) Nenhuma outra criatura tem essa arrogância - confinar os seus. (...) Sendo eu uma forma de expressão livre, jamais entenderei. Posso apenas dizer que alguns de meus sons mais tristes foram ouvidos em lugares como esses. Uma canção dentro de uma gaiola nunca é uma canção. É um apelo."

Aos poucos vamos conhecendo toda a história de Frank, deixando sus infância de lado e o acompanhando na adolescência, na vida adulta. Acompanhando seu primeiro e único amor, suas perdas, sua dor, suas lágrimas e claro sua evolução na música e o auge da sua carreira.

Para nos ajudar a contar essa história junto com nossa peculiar narradora que é a Música temos o depoimento de várias pessoas que o conheceram ao longo de sua vida. E é muito incrível como Frank Presto selou o destino de tanta gente através do seu dom. E de como ele teve que se reinventar e recomeçar tantas vezes. E como cada recomeço ele foi amadurecendo e mostrando todo um aprendizado.

"Isso é a vida. Tem coisas que são levadas embora. Você vai aprender a recomeçar muitas vezes - ou será um inútil."

Gente é impossível falar desse livro e não se emocionar. Durante a leitura diversas vezes me peguei rindo, chorando e sentindo uma imensa vontade de abraçar e cuidar de Frank Presto. Foi uma sensação tão boa conhecer esse personagem que tenho certeza que vai ser aquele tipo de história que a gente guarda para vida toda. Aquele livro que a gente vai sentir uma saudade tão grande no peito e que vamos querer reler e reler muitas vezes.


Algo realmente mágico se rompeu dentro de mim durante essa leitura e só posso dizer que se tornou um dos meus livros preferidos. A história é intensa, sensível, doce, com uma escrita super fluída e envolvente. É impossível ler e não se apaixonar. Impossível mesmo. Vocês tem que ler. Esse livro desperta o que há de melhor em nós. Desperta nossa alma para a vida.

Quanto a diagramação está tão linda quanto todo o resto começando por essa capa incrível. O livro é dividido em cinco partes e cada uma delas tem o início com o desenho de um violão. As páginas são amareladas e a fonte é espaçamento estão super confortáveis para a leitura.

Em suma posso dizer que é um livro encantador, com personagens bem construídos e que a editora Arqueiro arrasou no trabalho de todo o livro.

Eu recomendo esse livro para todos aqueles de alma sensível, que amam histórias lindas, que amém música. Tenho certeza que a leitura dele despertará o melhor em cada um de vocês como foi comigo.

19 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, desde que soube do seu lançamento, e depois porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Achei linda a sua emoção! Parece ser um livro que toca o nosso coração, mas confesso que não me chamou atenção. Já vi várias resenhas positivas, mas o livro nunca me encanta nelas. Talvez um dia eu dê uma chance.
    Obrigada pela dica! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Preciso deste livro!!!
    Li 3 livros deste autor e adorei os tres e nem sabia deste lançamento, até ver as resenhas pipocarem por aí. A questão da música ser a voz narrativa já nos mostra o quão sensível o Mitch é e por isso e por nada, quero ler o livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Preciso urgentemente desse livro!!!!
    Você falou com tanta paixão e convicção a respeito da obra que não me deixa outra alternativa a não ser comprá-lo nesse exato momento haha...
    Me cativei totalmente pela obra e já quero ler!
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Recebi esse livro hoje e estou contando os minutos para realizar a leitura dele, parece ser uma história muito linda e tocante espero gostar tanto quanto você! E não sabia que a narradora era a Música, agora fiquei mais curiosa ainda!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila!

    Tudo bem? Eu nunca li nada do autor, mas adorei conhecer mais sobre o livro. A premissa de a música ser a narradora da história é tão inovadora e tão interessante que deu vontade de pegar o livro para ler neste momento.

    Eu sou apaixonada por música, do tipo que não vive sem escutar nem por um dia que seja então acho que esse livro poder ser meu "perfect match"! E que bom que a narrativa te envolveu tanto a ponto de se tornar um dos seus livros favoritos!

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camila! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e nem o autor, mas fiquei muito curiosa depois de ler sua resenha. Parece ser uma história muito bonita e sensível, dessas que emocionam a gente mesmo. Achei super legal o livro ser narrado pela Música, e me lembrei um pouco "A Menina que Roubava Livros", que também tem uma narradora bem peculiar.
    Adorei sua resenha e a dica está mais do que anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Pela sua resenha, pude perceber que o livro realmente te trouxe um turbilhão de emoções e foi isso o que mais me chamou a atenção para realizar essa leitura. Fiquei com muita curiosidade em ler a obra e espero sentir tudo isso quando ler também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e sempre me vejo intrigada com o narrador: a música. Bem peculiar né? Não consigo nem imaginar como funciona, acho que só lendo mesmo para ver. Fico feliz que a leitura tenha te tocado, beijos!


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Me arrepiei só com a sinopse.
    Pode acreditar: sua resenha fez sim jus ao livro, ficou linda.
    A obra parece ser encantadora e ler algo narrado pela música é novo e muito diferente.
    Fiquei bem curiosa quanto a obra e espero me emocionar e viver toda essa intensidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que apreciaste fazer a leitura!! :) Fico contente que seja tao magico mesmo!! ahah

    Bem, o tema não me agrada mutio, mas acho ótimo que flua tao beme eate se tenha tornado um dos teus livros favoritos!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee...

    Já tinha lido uma resenha desse livro e me interessei muito por ele. Adoro os livros da Arqueiro e com este não seria diferente. Parece ter uma narrativa encantadora e sua resenha só ajudou a aumentar minha vontade de conhecer mais a obra.

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Parece ser uma história muito boa, adoro musica e livros que remetem a música sempre acabam me conquistando. Espero ter a oportunidade de ler essa obra.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary

    ResponderExcluir
  14. Oiee, já vi tantas resenhas desse livro que quero ler logo para saber se é tão bom assim, sem falar que tem a ver com música e sempre gosto de livros assim!

    BJS jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee Camila ^^
    Primeiramente: adorei as fotos!
    Eu tô doida para ler este livro! Quando ele foi lançado, até tinha sentido curiosidade de ler, mas não tanta. Mas eu tenho visto tanta coisa boa (e todas as resenhas que eu leio parecem estar favoritando o livro!) que não me aguento de curiosidade. Ver que a história é tão sensível, marcante e emocionante, e que você gostou tanto, me deixou ainda mais animada!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu esperava resenha do blog sobre esse livro já, ele me parece encantador e queria conferir suas impressões sobre ele, está definitivamente na minha lista de próximas leituras e sei que vou me emocionar demaaaais.

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Como fã de qualquer tipo de *boa* música eu devo te dizer que só a sinopse já ganhou meu coração. Eu sei exatamente como é quando cÊ fala que acha que não vai conseguir transmitir a mensgaem do livro pq já li alguns (poucos) assim. Você fica tão envolvida, tão emocionada que acaba sendo dificil mesmo passar tudo que sentiu mas você consegiu sim, moça. Uma bela resenha, que consegue despertar a curiosidade dos próximos leitores. A história parece mesmo ser fantástica! Bjossss

    http://porredelivos.com

    ResponderExcluir
  18. Li algumas resenhas desse livro, sempre muito positivas e a sua não fo diferente. Admito que quando o vi pela primeira vez, não me atraiu muito por conta da capa e a sinopse que não faz jus à história que está dentro dele.

    O livro em si parece uma música narrada, pelo que noto em sua resenha.Que toca e marca o leitor profundamente, assim como você se sentiu. Gostei muito de sua resenha, foi emocionante!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, camila, adorei saber que você gostou da obra e que também ela foi mágica para você. a história do protagonista parece bem linda e emocionante, e eu gostei muito do fato de ter essa trilha sonora para tornar tudo ainda mais real. Espero ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir