16 fevereiro 2017

Ecos - O Mar e a Nova Lua



Título: Ecos - O Mar é a Nova Lua
Autor: Béatrice T. Dupuy
Editora: Coerência
Skoob Goodreads
Páginas: 200
Onde comprar: Amazon  / Site da Editora

Alexandre volta à casa em que morou quando adolescente e revive muitas lembranças ligadas ao misterioso desaparecimento de seu pai. “Ecos - o Mar é a nova Lua” traz duas histórias vinculadas aos valiosos tesouros submarinos e à existência dos seres que vivem nas águas dos oceanos.
Interesses econômicos impedem que pesquisas importantes sejam reveladas, nem que para isso seja necessário eliminar os cientistas e pesquisadores envolvidos, que dispõem de ricos dados sobre o assunto.
Alexandre relata as peripécias de seu pai, Alfred, que durante suas investigações começa a desconfiar de perigos advindos dos sonares da marinha que estão causando a morte de baleias. O fato mais perturbador é a existência de criaturas fantásticas e cativantes, vivendo nas abissais profundezas e as buscas para poder contatar com esses seres, cuja existência é negada e escondida pelos que se consideram os donos da ciência. Tudo isso é mostrado na fascinante narração feita por Béatrice T. Dupuy, que tem como personagem principal Alfred, o pai de Alexandre. Quem lê a obra descobre que há um mundo paralelo onde Alexandre precisará fazer uma escolha que norteará toda a sua vida.












Após ter ficado completamente sozinho após ter sua casa invadida, Alexandre se vê sem opção e vai morar com os seus tios, porém a adaptação é um pouco difícil, pois sente muita falta de seu antigo lar e também de seu pai, Alfred, a pessoa que mais se apegou após a morte de sua mãe.

‘’Sem nenhuma compaixão, Alexandre foi retirado da sua casa e afastado de tudo que constituía a história da sua vida. Homens com uniformes escuros transitaram por todos os ambientes em busca de algo que ele nunca soube exatamente o que era. Seu coração batia acelerado e calafrios terríveis percorriam a sua espinha. Sentia-se desprotegido, sozinho e ameaçado. Não conseguia juntar os fatos e chegar a uma conclusão.’’

Mas depois de certo tempo, após entrar na faculdade para cursar Biologia Marinha, surge uma oportunidade e ele acaba retornando a sua antiga moradia, onde se vê revivendo muitas lembranças da sua infância com o seu amado pai, porém, ele não imaginava que viria enfrentar situações complicadas e revelações bastante improváveis. Ainda tem o pior, ele acaba ficando no alvo de pessoas muito perigosas que querem saber a qualquer custo qual é o mistério que ele vem escondendo para proteger toda uma espécie que está sendo ameaçada nas profundezas do mar. Seu segredo esconde Pandora, uma linda sereia no qual ele se vê apaixonado e completamente envolvido, porém está bastante inquieto com o que virá acontecer agora que ela também está correndo risco de vida.

Resumindo, o livro é um prato cheio de acontecimentos que te deixará curioso do começo ao fim, porque muda de uma historia para outra sem perder o sentido, por isso vou parar por aqui para não dar SPOILERS e espero que vocês curtam a leitura tanto como eu curti, pois a autora soube abordar um assunto bastante interessante.

"Não existe ainda nenhuma comprovação da existência das sereias porque, para a preservação da espécie, elas aprenderam a se esconder. Existem muitas lendas, histórias, contos, filmes, documentários, depoimentos e conversa de pescadores em torno do assunto, mas, em pleno século XXI, não há nada catalogado sobre a espécie. Porém, divididas em comunidades, elas têm uma história, uma tradição e princípios transmitidos de geração em geração, ao longo da existência de vida no Planeta. " 


Assim que abri o livro, absolutamente não sabia o que encontraria nessa história, porém confesso que fiquei bastante curiosa com os mistérios contados sobre as profundezas do oceano que até hoje o próprio ser humano desconhece e por conta disso, até esperava um pouco mais de aprofundamento em relação aos fatos que são contados no livro e principalmente um pouco mais de envolvimento entre os personagens. Em minha opinião, achei que ainda há muito a ser explorado no livro, tanto no mundo de Pandora, como também aos acontecimentos que foram surgindo na vida de Alexandre.

Apesar disso, confesso que a ideia desenvolvida sobre os mistérios das sereias é algo que nos deixa intrigados, pois já houve relatos de espécies que vivem escondidas no fundo dos oceanos, as quais desconhecemos, e por isso, lendo esse livro, acabei me lembrando bastante do documentário do Discovery Channel, o que aguçou mais ainda minha curiosidade, por isso deixarei o vídeo abaixo para quem tiver interesse em dar uma olhadinha.




A fluidez da narrativa da autora se nota a cada pagina, pois como eu disse é um enredo que te prende do começo ao fim por conta dos mistérios que vão surgindo durante a história, porém esperava um pouco mais de ação e principalmente mais ênfase no que diz respeito aos mistérios do oceano, pois o livro tem tudo para ser um SUCESSO, porém, aconselho vocês darem uma olhada nos dois vídeos acima, desses documentários que citei e depois se aventurem no livro, pois podem ter certeza que vocês vão ler com ainda mais vontade e vão ter uma visão bastante diferente assim como eu tive. O ideal nessa leitura é sentir o despertar por mais mistérios, que é a base desse livro e querer devora-lo 
Quanto à diagramação, confesso que achei lindíssima. A Editora Coerência caprichou principalmente no interior do livro, que está um charme. Cheio de ilustrações incríveis!  Já em relação a revisão do livro, está muito boa, pois não encontrei qualquer tipo de erro, sem contar também que a fonte é de um bom tamanho facilitando bastante a leitura. Simplesmente adorei toda essa arte do livro e o CAPISTA está de parabéns pela criatividade.  INCRIVELMENTE LINDO!

Recomendo a leitura, porém como eu disse teve pontos que não me agradaram e que esperava um pouco mais, porém vale muito a pena vocês darem uma chance para essa aventura recheada de mistérios. Afinal, quando vocês iniciarem a leitura, duvido não quererem saber o que acontecerá na vida de Alexandre e Pandora. Leiam e tirem suas próprias conclusões ok?

20 comentários:

  1. Meu Deus que resenha é essa Silvana!!! AMEI!!! Ficou muito feliz por você ter curtido a historia e a leitura <3 Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida eu que agradeço por ter dado a chance de conhecer sua obra e sua escrita que é maravilhosa. Espero ainda poder acompanhar seus outros trabalhos, porém ainda torço para que você faça uma continuação para esse livro, porque super vale a pena, pois é um assunto pouco abordado entre os autores e acho que seria bacana você dar mais enfase nele. =]

      Excluir
  2. Oie, tudo bom?
    AMO livros sobre sereias (Já li e resenhei A Sereia, de Kiera Cass!), então super me interessei por esse livro do qual nunca havia ouvido falar antes! Já está na minha lista da amazon!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu tenho curiosidade de ler esse da Kiera Cass, pois eu ainda não li nada dos livros dela. Tenho apenas a série A SELEÇÃO, porém como esse é ÚNICO eu acho que irei começar por ele, ainda mais porque aborda também um assunto que super adoro que é sobre SEREIAS. Espero que dê oportunidade para esse livro da autora nacional, pois é ótimo também.

      Excluir
  3. Oi, Silvana!
    Essa capa é lindíssima! Imagino que seja mais linda ainda por dentro. o/
    Adoro a princesa Ariel, mas toda vez que leio algum livro de sereia, o livro não me conquista. A premissa desse livro parece bem bacana, mas estou bem receosa. Ainda mais pelo livro não ter te agradado 100%.
    Esses detalhes que autora não abordou, seguem para um segundo livro ou vai ser apenas livro único?
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora ainda não sabe se terá um segundo livro, foi uma das perguntas que fiz assim que terminei o livro, mas quem sabe venha a ter né? porque é um livro que aborda um tema bastante interessante. E se eu fosse você pegava pra ler sim, até porque você pode gostar.

      Excluir
  4. Oi amore,
    Já tinha visto esse livro por ai, mas não lembrava. A capa é linda né amore. Dica anotada, seja pelo fato de o livro prender o leitor e deixa-lo curioso.
    Adoro coisas místicas e fantasia, então penso que vou curtir por demais a leitura.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, só de saber que tem sereia no meio já me apaixonei! Salvei os videos e passarei o domingo vendo, de fato esse é um mistério instigante demais. A capa é linda e parece ser muito condizente com a história. A editora acertou em cheio, né?

    ResponderExcluir
  6. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas a premissa é maravilhosa. Se eu não me engano assisti esse documentário, pois gosto muito da Discovery. Fiquei curiosa em fazer a leitura por você falar que é um livro que te prende, gosto de livros assim, pois acaba se tornando uma leitura rápida já que eu vou fica curiosa para saber o desfecho. A capa está maravilhosa, então dica mais que anotada.Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia ainda o livro, mas fiquei muito apaixonada por ele. Adoro o tema e também não conhecia esse documentário do Discovery que você indicou, então vou correr para assistir. Confesso que não esperava muito desse livro, mas agora preciso ler o mais rápido possível para tirar minhas conclusões.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oie Sil! Tudo bem?

    Já estou indo anotar a dica de leitura na minha lista, amo livros com sérias e todo esse mistério envolvendo elas, mas não são todas as obras que me fazem a cabeça! MAS com certeza depois da sua resenha irei dar uma chance para o livro e espero gostar da história!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oiee Sil ^^
    Lendo a sinopse e o começo da sua resenha, imaginei que haveria um aprofundamento bem grande em relação aos oceanos e tals, mas é uma pena que isso não tenha acontecido. Uma pena que o envolvimento dos personagens também tenha sido fraco, mas acontece, né? Fico feliz em saber que gostou do livro (parece ser lindo pessoalmente) :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, Silvana

    Eu amo sereias, mas nunca li nada a respeito. Até tenho o livro da Kiera Cass, mas ainda não consegui ler. Que pena que ainda faltou explorar algumas coisas, mas aparentemente houve mais bônus do que ônus. Não sabia desse documentário e vou assistir depois, agora está tarde e estou no celular.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    A sua resenha me deixou bem curiosa sobre história. Não sou muito fã de histórias sobre sereis, mas esta em especial me chamou a atenção. E não vou negar que essa belíssima capa também me chamou muito a atenção.
    Bjs e obrigada pela dica.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e, apesar de ter alguns pontos que te desagradaram, ele chamou muito minha atenção! Adoro livros que abordam mistérios marinhos, mitologias com sereias e coisas assim, cheio de acontecimentos então, é a pedida perfeita! rs Curti saber que a escrita da autora é fluida e que o enredo prende do inicio ao fim! Anotei a sugestão e claro, quando for ler vou seguir seu conselho e ver o documentário antes, para aproveitar ao máximo a leitura. Adorei a resenha!

    Beijos!!
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia a obra ainda e que não costumo ler histórias sobre seres marinhos e afins, e justamente por isso fiquei curiosa com essa obra.Pela sua resenha parece ser uma obra bem construída, embora algumas coisas pudessem ser mais aprofundadas, e fiquei curiosa para saber mais sobre o assunto que a autora aborda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a obra, mas gostei da capa. Na verdade, gosto de tudo que é relacionado ao mar, haha!

    Adoraria ler um livro que retratasse os mistérios do oceano com toda a mitologia que o envolve. Desde as sereias até os deuses, não vi nenhum livro com protagonismo de uma seria/sereio... Só as animações ou séries da Disney. Mesmo o conto original da pequena sereia é esquecido e poderia ser utilizado magistralmente.

    Acredito que eu leria esse livro esperando justamente o que você citou que faltou: explorar o mundo. Talvez ainda o leia por curiosidade, mas desanimei um pouquinho...

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem?

    Eu costumo ler romances fantasia, mas raramente saio da minha zona de conforto (vampiros). Nunca, nunquinha eu li um sobre sereias. Quando comecei a ler sua resenha lembrei logo de Atlantida. Por causa da sociedade perdida no oceano, mas essa historia parece ter muito mais aventura.

    Você falou que o livro é cheio de mistérios e ilustrações e já bateu em mim o bichinho do quero ler haha e como eu amo suspense penso que esse sera um livro que vou amar ler.

    Achei a capa e os marcadores muito lindos também

    Bjs
    www.paraisoliterario.com


    ResponderExcluir
  16. Oiee!!
    Ameeei o tema desse livro!!
    Assim que li a sinopse, me lembrei na hora dos documentários que você colocou na resenha... Adoro esses documentários, e desde que os vi pela primeira vez, fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha.
    Espero que eu tenha a oportunidade de ler esse livro, pois é um tema que super me interessa!!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, nossa, não sabia desta obra, mais fiquei muito, mais muito curioso mesmo pela narrativa. Sempre quis saber mais desses seres, existam ou não, e como você fiquei bem aguçado pelo tema tratado no livro. Adoro todo o tipo de fantasia, e até chego a crer em algumas coisas, por isso já coloquei o livro em minhas metas de leituras. Depois vou ver esse documentário também .

    ResponderExcluir