09 maio 2016

Resenha - O Quarto Dia






Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis...
Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro.
As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis.
Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

Título: O Quarto Dia
352 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Arqueiro || Onde Comprar






“Parabéns por escolher um Cruzeiro Foveros,
 sua passagem somente de ida para o Relaxamento
 e a Diversão! Diversão! Diversão!”

Quando embarcaram no cruzeiro O belo sonhador, da foveros, uma empresa de cruzeiros famosa por ter problemas mecânicos e não ser tão luxuosa, mas uma empresa bastante conhecida, os diversos passageiros presentes naquela virada de ano não imaginavam o que lhes aguardava. Alguns estavam lá para diversão, outros para descansar, alguns ainda para tentar fazer algo inesperado na sua vida. Eram todos pessoas muito diferentes umas das outras,  mas todos acabaram envolvidos na mesma situação estranha e aterrorizante.

“- Bom dia, senhoras e senhores. Aqui é Damien, o diretor do seu cruzeiro. Só quero avisar que estamos com um problema elétrico. Não há motivo para pânico. Para sua segurança, por favor retornem às cabines e esperem outras instruções. Obrigado. Como eu disse, não há motivo para pânico. Em breve traremos mais detalhes.”

Tudo ocorria muito bem até a noite de ano novo, que era para ser o quarto dia e o último daquele cruzeiro, mas aos poucos os passageiros começaram a perceber que o navio estava parando seus motores e logo também perceberam que a eletricidade não estava mais presente. A princípio, imaginando que tudo seria resolvido em pouco tempo, os passageiros continuaram aproveitando sua virada de ano de 2016 para 2017, até que se deram conta de que aquilo não seria passageiro e que aparentemente estavam perdidos no imenso oceano. Além disso, os passageiros aos poucos começaram a ser assolados por um vírus estranho, e logo o caos se instalou no cruzeiro, com o racionamento da comida, a sujeira, as panes mecânicas e todo o desespero.

“- Estejam certos... - continuou Celine assim que o anúncio terminou. - Quando todos voltarmos para casa, descansados, bronzeados e talvez com uns quilinhos a mais... - ela esperou que os risos cessassem -... vocês não estarão sozinhos. Amigos, depois de todos os anos que passei ajudando pessoas a entrar em contato com os que fizeram a passagem, há duas coisas de que tenho certeza: a primeira é que a morte não existe; a segunda é que as almas dos que deixaram o mundo físico estão sempre conosco...”

Em uma história intrigante, onde cada personagem tem uma atitude diferente e por vezes irracional diante do acontecido e onde nada é o que parece, acompanhamos um cenário caótico e por vezes cheio de terrores, pois nos sentimos arrepiados com as descrições vividas de cada cenário dessa história perturbadora.

"Um passageiro psicótico, uma mulher morta, o norovírus e um engenheiro quase catatônico. Quanta merda a mais podemos colocar na pilha?"

Esse é um livro que me causava certas expectativas, até mesmo pelo fato de se tratar do gênero terror, e sempre torço para encontrar um bom livro que me cause arrepios. Porém acabou não suprindo aquilo que eu esperava, e acabei achando uma narrativa cansativa, e confesso que não via a hora de terminar. Eu não conhecia ainda a escrita de Sarah Lotz, e admito que ela sabe conduzir o leitor para uma sensação de confusão, o  que provavelmente é sua intenção e cria cenas que deveriam ser arrepiantes, mas não consegui sentir tanto esse terror e fiquei bastante confusa, sem conseguir entender o fim. Por outro lado, a autora soube criar muito bem seus cenários e eu consegui me sentir dentro daquele navio cheio de caos, vendo as cabines bagunçadas, os passageiros amontoados nos convés, me senti perfeitamente dentro daquele lugar ao lado dos personagens. Também gostei dos personagens, que foram muito bem criados.

A personagem que mais me chamou atenção foi Celine, a médium que estava no navio e que inspirava vários seguidores. Também achei Gary, um personagem bastante frio e calculista bem criado e com uma personalidade intrigante. Outro que me chamou certa atenção foi Xavier, o blogueiro que estava a bordo para perseguir e cobrir a estada de Celine no cruzeiro. Outros personagens também me soaram bastante interessantes e a maioria tinha seu lado bom e mal, o que sempre me confundia bastante.

O livro é todo narrado em terceira pessoa e a cada capítulo vemos a ação de alguns personagens como Celine, sua assistente, o blogueiro, uma camareira do navio, duas senhoras idosas, dentre muitos outros, cada um sendo diferente e estando em um lugar diferente do navio, nos dando um panorama de toda a embarcação. Minha leitura foi em ebook e a revisão da Editora Arqueiro está impecável, sem trazer qualquer erro.

Recomendo para todos os leitores que já conhecem e gostam da escrita da autora, e também para aqueles que ainda não conhecem e que gostam de uma história cheia de detalhes e segredos.

26 comentários:

  1. Oi Tamara, tudo bem?
    Eu já conheço a escrita da autora, mas não sei se leio ou não esse título. Tenho algumas expectativas sobre a trama e agora estou com medo de me decepcionar. Já ouvi vários comentários, tanto positivos e negativos, por isso tenho meus receios ainda. Seus comentários me deixaram mais intrigada pelo fato de o enredo conter segredos e vários detalhes. Gosto bastante quando há a inserção desses elementos.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, Linda!
    Adorei a resenha, com história de terror e mais conspiração na virada de ano. Fiquei muita mais curiosa para desvendar os mistérios que cercam no navio!
    Amei o seu blog.Parabéns!

    Muitos Livros e Beijos,

    https://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OI!!

    Tamara, pena que a sua expectativa não correspondeu ao livro pq o mesmo parece bem atraente. Também não conheço a escrita da autora, entretanto quando o livro é arrastado dessa forma o desânimo é presente e infelizmente acabamos por generalizar as obras desse escritor. Mesmo com sua perspectiva contrária eu gostaria de ler esse livro, ainda tem a questão da mediunidade que gosto bastante. Enfim, vou procurar saber mais e me deseje sorte! beijos..

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamara, tudo bem?
    Esse livro é uma de minhas próximas leituras, então tô bem animada pra ler.
    Li o livro Os Três da mesma autora e gostei muito, por isso estou com boas expectativas para ele.
    Que pena que o livro não conseguiu te envolver tanto e tenha acabado te decepcionando um pouco, espero que o mesmo não aconteça comigo.
    Já estou esperando um final meio confuso e que não deixe as coisas muito claras, pois isso foi o mesmo que aconteceu em Os Três!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamara, me interessei por este livro, mas depois de ler algumas criticas negativas, o desinteresse desapareceu. Lendo a sua resenha, acredito que a leitura não me deixaria satisfeita. Que pena que suas expectativas também não se confirmaram com este livro aqui!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vi bastante falar desse lançamento e criei expectativas pra ele, apesar de não ter lido ainda, não sei se quero ler mais pelo que você disse. Também procuro livros de terror que me causarão arrepio, mas não quero ficar confusa e não entender o final como você. Quem sabe dou uma chance a ele? Mas acho pouco provável!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!

    Tamara, você pode não ter entendido porque pelo o que eu soube esse livro é parte de uma série. Os Três esse e mais um que a autora ainda vai escrever. Na realidade, eu não sei ao certo se são totalmente ligados, mas sei que eles tem uma relação. Gostei muito da sua resenha da sinceridade ao escreve-la. Não vou ler no momento, pois estou fugindo do genero e quero ler Os Três primeiro :D mas logo depois vou dar uma chance!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu to louca para ler algum livro dessa mulher! Mas confesso que a sua resenha me deixou um pouquinho receosa, só porque você disse que não se sentiu tão apavorada assim. Eu já li Stephen King para ler alguma coisa que me desse medo e, apesar de ter achado a escrita do King maravilhosa, a parte do medo deixou a desejar. Mas ainda tenho fé que vou encontrar um livro que me deixe sem dormir hahaha

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  9. Que pena que o livro não supriu todas as tuas expectativas! Mas ainda assim foi uma boa leitura, não é? Gostei bastante da tua resenha!! Quero muito ler esse livro e espero ter a oportunidade de adquiri-lo ainda esse ano...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Pelo jeito essa autora gosta mesmo de criar livros com finais confusos... não tenho vontade de ler os livros dela, principalmente por isso, mas também pelo que você disse sobre ela escrever cenas que deveriam ser arrepiantes. Você não conseguiu sentir o terror, mas provavelmente eu conseguiria, sou medrosa demais. O fato da autora conseguir criar bem seus cenários seria positivo, se eu não tivesse receio de me sentir realmente dentro desse navio... rs... Não é meu tipo de livro e não vou querer conhecer a história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oiee Tamara ^^
    Como eu não sou fã de thrillers, esse livro não me conquistou de primeira. Mas eu tenho visto o pessoal falando tão bem dele que está ficando impossível resistir...haha' Eu ainda não conheço a escrita da autora, mas parece ser algo incomparável e extraordinário para ganhar tantos elogios por aí. Poxa, é uma pena que o livro não tenha te conquistado 100% :/ Você já leu o outro livro da autora? Acho que o nome é "Três" ou "Os três" *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Tamara,
    Eu tinha muita vontade de fazer a leitura do outro livro da autora, mas acabou que com o passar do tempo eu fui desanimando e acabei deixando pra lá, esse eu já havia visto a divulgação, mas não fiquei muito empolgada em fazer a leitura, depois de ler a tua resenha e ver os pontos negativos que você destacou, fiquei com o pé atrás. Não sei se leria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Confesso que o gênero terror não me atrai tanto, mas acho que eu nunca tive coragem de pegar um livro do gênero para ler hahaha. A estória parece bem construída e quando disse que o navio parou de funcionar eu já sabia que ia dar merda. Fiquei curiosa para saber como essa estória se desenrola e tem sua conclusão. Uma pena a leitura ficar arrastada em alguns momentos, mas quem sabe não foi a autora querendo deixar o leitor agoniado também né? Adorei sua resenha!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Oi Tamara,
    Assim como você, eu super quero ler esse livro justamente pela premissa, pelo terror e tals. Acho essa capa assombrante! Mas você dizendo (eu já li várias resenhas tua, confio no teu gosto e na tua opinião) que o livro não cumpriu com as expectativas e a narrativa acabou sendo maçante, acho que já vou lê-lo com menos expectativas e mais tranquila. Parabéns pela resenha sincera!

    beijo!

    ResponderExcluir
  15. Olá Tamara,

    Esse livro em comparação ao anterior (Os Três) está bem melhor. Se você achou a narrativa desse cansativa, não aconselho você ler o anterior, pois nesse achei que a autora tinha melhorado bastante a narrativa. Os acontecimentos me deixaram presas ao livro, realmente, não é algo que traga arrepios nem nada, mas como você disse os cenários foram bem construida o que, na minha opinião, deixou o livro muito bom. Confesso que o final me surpreendeu.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu sempre morri de curiosidade para conhecer o enredo de Os Três, outro livro da autora, mas depois de saber que a narrativa acabou se tornando cansativa perdi bastante o entusiasmo e, depois de ler um comentário aqui sobre o livro anterior ser bem pior, vou até tirar dos desejados... é realmente triste quando uma obra se torna tão decepcionante a ponto de chegarmos a torcer para que ela termine, mas fico feliz em saber que O Quarto Dia teve seus pontos positivos. Se um dia aparecer uma boa chance de ler as obras, talvez eu reconsidere e crie uma opinião melhor. ><

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  17. Olá Tamara,
    Ler sua resenha foi um pouco decepcionante pra mim, pois tinha altas expectativas em relação a esse livro. Até hoje nenhum livro me aterrorizou e sempre achei que esse faria isso, mas vi que estou enganada.
    Não estou em um bom momento para ler um livro com uma narrativa cansativa e preciso abaixar as expectativas antes de mergulhar nessa leitura.
    Sua resenha está impecável, como sempre.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tamara! Tive as mesmas impressões que você. Esperava muito mistério, muito suspense, muitas teorias conspiratórias, mas me deparei com uma história confusa e poucas respostas. A narrativa foi mesmo meio cansativa em alguns momentos, acho que a autora poderia ter encurtado a parte do navio e explorado mais os acontecimentos do final.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  19. Oi Tamara, sabe que desde que esse livro lançou eu senti vontade de ler ele, mas confesso que as suas impressões me desanimaram com ele, eu gosto de uma história com segredos e mistérios, mas se a escrita da autora não é fluida, para mim não adianta, eu não consigo continuar com a leitura. Talvez um dia eu dê uma chance para ele, vamos ver.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Tamara *---*

    Sabe que estou doidinha pra ler esse livro mulher. Já ouvi maravilhas sobre os livros da autora e me surpreendeu você ter achado o livro bem arrastado e querer que acabasse logo. Vi uma outra resenha essa semana que adorou o livro e acho super legal ver opiniões diferente dá pra pesar os prós e contras.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora e gostei muito dessa capa, e confesso que não costumo ler esse gênero literário, mas eu estava animada com a premissa até começar a ler os pontos negativos e desanimei ao ver que a narrativa é cansativa e alguns pontos são confusos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Que pena que você não curtiu tanto a leitura. Muito chato quando não vemos a hora de terminar um livro. Eu já tinha muito interesse no livro, agora muito menos. Esse livro sempre me deixa um pouco dividida, pois pela premissa, até poderia ser uma obra interessante, mas já li algumas resenhas bem negativas dele, o que desanima, embora também tenha lido algumas favoráveis. Quanto a mim, não pretendo arriscar a leitura, ao menos não no momento atual. Muito boa a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem ?
    Não conhecia o livro nem a autora, e confesso que o genero do livro não faz muito o meu estilo. É uma pena que o livro não tenha te agradado, e que tenha sido um tanto cansativo. Detesto quando isso acontece. Enfim, o livro não entra na lista, mas espero que outros leitores adoradores do gênero possam gostar.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  24. Oi Tamara!
    Eu não sou muito fã de livros com esse estilo e sabendo que esse te decepcionou um pouco não me animo para ler... A proposta do enredo parecia ser boa, mas se o livro é para ser e terror a intenção é que assuste o leitor mesmo, não que acabe ficando cansativo haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Sabe que eu fiquei super curiosa com os três, mas fiquei com medo de ler. Agora, no lançamento desse, pensei e, dar uma chance, estava com a sensação de que ele não teria tanto terror e parece que é isso mesmo. Pode ter sido ruim pra vc, mas acho que será legal para mim. Depois da sua resenha vou dar uma arriscada na leitura... vai que o livro me ganhe e me faça arriscar outras coisas do genero :)
    Parabens pela resenha!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  26. Esse realmente não é o estilo de livro que costumo ler, na verdade nunca li nenhum livro de terror, então não tinha me interessado por esse livro e após ler sua resenha eu decidi não ler mesmo! Embora eu não leia terror eu gosto dos filmes, e curiosamente vi um com o mesmo enredo, como não vi referencia na sua resenha eu fiquei na duvida, mas pela data o filme saiu bem antes! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir