10 maio 2016

Resenha - A Loira do Banheiro





Um dos mistérios da vida é: de onde vêm as lendas urbanas?
Você não conhece ninguém que tenha inventado uma lenda urbana. Os que contam uma dessas histórias sempre a ouviram de outro, que ouviu de outro, que ouviu de outro, que não se recorda de onde a ouviu. Em geral, quem conta uma lenda jura que aconteceu com a melhor amiga do primo da irmã do namorado da vizinha. Ou seja, com um conhecido bem distante.
As histórias que o povo conta podem até mudar um pouco aqui, outro pouco ali. Suas alterações de região para região são comuns, mas o importante é que elas continuam mexendo com o nosso imaginário, causando um misto de medo e curiosidade.
Dieison Groff resgatou doze lendas urbanas que prometem atrair a atenção da galera do começo ao fim. Este livro reúne histórias arrepiantes como a do vestido de noiva, da loira do banheiro, do motorista funerário, da moça do táxi, do menino na foto, entre outras que provavelmente vão fazer você terminar a leitura com os cabelos em pé.

Livro: A Loira do Banheiro
103 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Arwen || Onde Comprar







Quando pedi para a Silvana solicitar A Loira do Banheiro para a editora Arwen foi porque o título e a capa fizeram com que eu me lembrasse da minha época de escola, pois quando eu estava lá na sexta série e dava descarga três vezes no banheiro esperando que a loira aparecesse, tinha sempre uma engraçadinha para dar um grito ou apagar as luzes para tornar o momento assustador.

A loira do banheiro e outras histórias é composta por contos com releituras de lendas urbanas. Algumas bem famosas como A Noiva na estrada, A Loira do Banheiro, A Moça do Táxi. E o bacana é que ao final de cada conto o autor colocou a origem da lenda e outras versões sobre ela que já foram contadas por aí. Ele fez toda uma pesquisa e achei isso muito bacana. Fiquei pasma ao descobrir que a origem da Loira do Banheiro foi em Osasco. Minha cidade gente!

Mas eu não vou falar nessa resenha sobre cada um dos contos, pois eu acho que todos foram ótimos, principalmente porque são histórias para serem contadas ao redor de uma fogueira e para assustar crianças e adultos também. Confesso que quando eu lia me bateu aquele medinho!! É olha que histórias de terror é comigo mesma em?!




Os contos são curtos e muito bem escritos nos fazendo entrar no clima e no cenário proposto pelo escritor. Além de nos trazer lembranças seja de histórias, filmes, séries e livros que foram baseados nessas lendas. E agora eu pergunto, quem nunca ai ouviu uma lenda urbana por aí? Elas são bem antigas passadas de geração a geração e tenho certeza que todos já se depararam com uma por aí mesmo sem saber.


A escrita está bem fluída e fácil. O livro é curto e dá para ler muito rápido. Eu concluí em menos de uma hora pois além de ser uma leitura fácil eu fiquei mergulhada nas páginas querendo conhecer mais sobre as outras lendas.

Alguns contos me deram até arrepio, pois um deles foi O Motorista Funerário. Eu nunca tinha pensado sobre essa profissão antes. Deve ser aterrorizante. (risos)




Então para quem gosta de histórias assim eu super recomendo. Tenho certeza que não vão se decepcionar.

Outra coisa pela qual vale muito a pena ter o livro é a diagramação da Arwen que como sempre está impecável e arrasando. Gente eu fico cada vez mais admirada com o trabalho da editora. A capa trás a Loira do Banheiro e ao fundo encontramos outros personagens como a Noiva da Estrada, A moça do táxi, Romãozinho, entre outros e foi a primeira coisa que chamou minha atenção para o livro. Está simplesmente MARAVILHOSA!



Quanto ao restante, eu confesso que o tamanho da fonte e o espaçamento estão excelentes tornando a leitura ainda mais agradável. E alguns contos ganharam até ilustrações que sinceramente estão muito bem colocados durante as estórias contadas.

Eu recomendo esse livro para todos que gostam de uma boa história de terror, que gostam de lendas urbanas e tem curiosidade para saber mais sobre elas. É um livro muito gostoso de ler e tenho certeza que vão gostar tanto como eu gostei dessa obra incrível!

27 comentários:

  1. Muito legal esse livro, aqui na minha cidade essa lenda não é muito conhecida, mas existe uma bem parecida que contavam na minha escola que era da menina sangrenta, que ficava no banheiro, lembro que teve uma epoca que nem no banheiro da escola eu ia.
    O que eu achei legal é saber que o autor pesquisou bem sobre as lenda e suas origens, eu pessoalmente não sei a origem de nenhuma lenda urbana.
    A maioria dos citados na sua resenha eu não conheço, mas vou ler esse livro para assim conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, tudo bem? Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e acho muito interessante a premissa. Sem contar que é um gênero que me agrada bastante. Acho essa capa super divertida, então acredito que a diagramação também deva estar bem legal. A editora vem publicando uns títulos bem promissores, não é mesmo?! Eu amo histórias assim, e ainda pretendo ler esse livro com certeza.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA que livro massa. Gente essas lendas urbanas já tiraram muito o meu sono. Achei a proposta desse livro bem interessante e também ótima para conhecer algumas outras que talvezes eu não conheça. Também adorei as inlustrações, um ótimo trabalho.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço esse livro mas nunca me senti animada ou curiosa para ler. Não gosto de lendas urbanas e acho que não conseguiria ler, morro de medo. Mas gostei de ver a sua opinião e a maneira que você falou sobre o livro, se eu tivesse coragem, com certeza o leria.

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Camila, tenho certeza que a leitura desse livro promete "altas viagens" através da imaginação! E, diga-se de passagem, faz parte de um leque literário que muito me atrai - o suspense e o terror. Confesso que essa tua resenha me deixou muito curioso pelo conteúdo que espero curti-lo brevemente, parabéns. (y)

    ResponderExcluir
  6. Oi Camilla,
    desde o instante que soube do lançamento desse livro desejei loucamente lê-lo, sempre curti lendas urbanas e apesar de nunca ter lido nada da editora tenho me surpreendido positivamente a cada publicação, a linha editorial está maravilhosa e eu estou ansiosa para conhecer a diagramação de pertinho. Espero conseguir ler ele em breve.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  7. Menina do céu!
    Adoro a lenda Da Loira no Banheiro.
    Não conhecia esse livro, mas só em ler sua resenha já sei que preciso dele para ontem. A ilustração está perfeita e a capa nem se fala. Adoro contos e lendas urbanas em geral.
    Adorei a dica. Com certeza quero!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Oi, confesso que não curto historias de terror, por isso, vou deixar a dica desse conto passar, mesmo amando contos, eu não consigo ler nada de terror, por isso, vou deixar passar a dica, mas para quem é fã, é um prato cheio.
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, tudo bem?
    Eu adoro histórias de terror e como você, na escola também fiz essa brincadeira da Loira do Banheiro e sempre morria de medo de ela aparecer, rs. Já ouvi falar de muitas lendas urbanas e tenho certeza que conheço várias que tenham nesse livro. Apesar de ter poucas páginas, pela sua resenha acredito que valha a pena ler, atiçou a minha curiosidade!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.

    Eu nunca li nada sobre lendas urbanas e também nada do gênero terror, visto que eu tenho muito medo. Aliás, nem filme de terror eu vejo kkk Eu nunca curtir, sabe? Mas fico feliz que você tenha gostado do livro, que achou a leitura agradável e que achou a diagramação do livro bem bonita. Eu nunca li nenhum livro da editora, mas vejo que ela tem um acervo bem legal.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola Camila me senti na escola agora com sua resenha, amei essas ilustrações a editora está de parabéns pela Edição, fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre essa e outras lendas urbanas. Eu morria de medo da loira do banheiro kkkk. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee Camila ^^
    O que eu mais gosto nos livros da Arwen são as capas...haha' eles capricham muuito, assim como fazem uma diagramação maravilhosa! Confesso que não tenho muita curiosidade de ler esse livro, não sou muito fã de contos, e menos ainda de histórias um tanto aterrorizantes e de lendas. Mas fico feliz que você tenha gostado, parece ser o livro certo para quem curte o gênero :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi *--*

    Sério quem um livro sobre lendas urbanas brasileiras e eu não sabia. Adoro e faz parte da nossa cultura. Lembro que eu gostava bastante de assistir no programa do ratinho as lendas que eles encenavam. Morria de medo depois principalmente da loira do banheiro hahahah Adorei e já o quero.

    Bjos
    Everton Equipe Rillismo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila
    Realmente quem nunca ouviu falar em uma lenda urbana? Na minha época de escola todos tínhamos medo dessa loira e nunca íamos sozinhas no banheiro. Hoje me acabo de rir com isso rs
    Gostei do livro ser curtinho e com narrativa que flui bem. É um livro para se ler em uma tarde mesmo. Gostei bastante da dica e gostaria de ler.
    Ótima resenha.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse livrinho está fazendo o maior sucesso, e não tem como não gostar né, com esse avanço da tecnologia essas lendas urbanas morreram, e quem é dessa época morre de saudades de ligar a TV no domingo e ver a encenação delas (eu morria de medo hahahaha)
    Pelo jeito o autor caprichou não só nas histórias como na diagramação com os desenhos, estou louca pra ler

    ResponderExcluir
  16. Oiii, tudo bem?
    Fiquei completamente louca para ler essa história, onde eu estudei meu ensino fundamental realmente falavam muito dessa loira do banheiro e até hoje as meninas possuem um medo danado kkkkkkkkkk eu realmente gosto muito dessa história e gostei de terem lançado um livro assim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila, tudo bem?

    Acabei de resenhar esse livro no meu blog, quis guardar para a Sexta-feira 13... rsrs. Concordo com a sua opinião do livro, está uma leitura fluída e bem gostosa, e mesmo a gente já sabendo o que vai acontecer, bate mesmo um medinho... em vários contos eu fiquei arrepiada... rs, e também amo terror.

    Nossa, aqui no Rio a versão mais contada de "A Loira do Banheiro" era falar "loira do banheiro" três vezes em frente ao espelho, mas eu nunca tive coragem...rsrs. Lembro de uma época que as meninas entravam no banheiro e saiam gritando.

    Gostei bastante de conhecer algumas lendas que eu não conhecia e saber a origem delas. A diagramação está maravilhosa, eu li em e-book, mas imagino que a edição física esteja maravilhosa. Adoro o trabalho da editora e cada vez me surpreendo mais. Gosto muito de como a Arwen valoriza os escritores nacionais, e os tratam tão bem.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila,
    A loira do banheiro é a versão tupiniquim da Blood Mary, hauhauhauhauha acho meio triste essa falta de originalidade nas nossas lendas urbanas.
    Olha que bom que você curtiu a leitura, eu adoro contos, mas infelizmente essa obra não despertou meu interesse. Só essa capa já me impele a não querer fazer a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro!! Achei a proposta bem original! Trazer lendas urbanas conhecidas assim em releituras! E que bom que você gostou de todos os contos! Isso é realmente muito bom. Você conseguiu me deixar curiosa com a leitura! Não gostei muito da capa, mas o conteúdo parece mesmo ótimo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oiê!
    Primeiramente, que blog lindo! Parabéns! Agora, sobre a resenha: há tempos que quero ler esse livro porque adoro, simplesmente, adoro lendas urbanas, e não sabia que se tratava de um livro de contos, pensei que fosse uma novela... Ma, saber as origens dessas lendas, já é um diferencial incrível! Bjss

    Leitora Compulsiva
    https://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie, Camila, fiquei super curiosa pra ler kkkk lembro que esta história me assombrava direto quando eu era criança. Vivia chamando a loira do banheiro na escola!

    ResponderExcluir
  22. Oiiie
    uaaaaau não conhecia o livro mas estou morrendo de curiosidade de ler, eu adoro lendas urbanas e terror e sua resenha me deioxu mega curiosa, muito legal hahaha vou anotar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/b

    ResponderExcluir
  23. Oioi! Tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro A Loira do Banheiro.
    A capa ficou com uma arte bem legal, mas a premissa nao me animou a ler.
    A resenha ta otima, mas tb nao me cativou a leitura, achei meio juvenil demais e terror nao é comigo.
    Fica para proxima.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Olá, adorei a ideia do autor abordar algumas lendas urbanas nessa obra, adoro o gênero e certamente vou ler essa obra, só estou esperando meu exemplar chegar. Parabéns pela resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Nossa, revisitei minha infância só com o título, quantas histórias eu tenho com a temida ‘Loira do banheiro’. Eu leia o livro por isso, para como você, lembrar do tempo de escola. Adoro lendas urbanas. Como eu quero ir para Bienal do livro, vou deixar para comprar por lá :)

    ResponderExcluir
  26. adorei kkkkkkk gente muito minha infância, eu morria de medo da loira do banheiro.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    O livro parece ser muito interessante. Acho que o autor conseguiu colocar algo inovador no que parecia muito batido. Adorei! Mas, por ser de terror, sei que não vou ler, não curto muito o gênero, mesmo que seja mais tranquilo.
    Beijos <3

    ResponderExcluir