11 maio 2016

Resenha - As Gêmeas do Gelo





Um thriller psicológico aterrorizante perfeito para os fãs de A Garota no Trem
Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?



Livro: As Gêmeas do Gelo
362 páginas || Skoob || Editora: Bertrand Brasil || Onde Comprar








"Na verdade, só pensei que era Lydia lá embaixo, morta, porque a gêmea que sobreviveu me disse isso.
- Mamãe, mamãe, venha depressa. Lydie-lo caiu.
E, naturalmente, quando ela disse isso, eu tomei como verdade. Porque não havia outra maneira imediata de distingui-las. Porque as meninas estavam tão lindamente vestidas, ainda mais de forma idêntica, naquele dia. Com vestidos brancos. Sem azul ou amarelo."

O casal Sarah e Angus Moorcroft, junto com suas filhas gêmeas idênticas formavam uma família perfeita, até o dia em que uma tragédia recai sob todos eles e a tranquilidade de outrora dá lugar a um cenário de acusações e dúvidas. Quando passeavam na casa dos avós maternos junto com a mãe, as gêmeas, Lydia e Kirstie que chamavam a atenção por onde passavam e eram tão idênticas que confundiam até mesmo os pais, brincavam na varanda em um dos andares superiores da casa, até que um grito cortante penetrou o silêncio e Sarah, desesperada, descobre que uma de suas meninas havia caído da varanda e que morrera. Na hora, a irmã sobrevivente declarou que a menina que caíra teria sido Lydia e que ela, Kirstie estava viva. Porém, quando a família resolve se mudar de Londres para uma ilha distante deixada pela avó de Angus para tentar refazer a vida, a mãe é surpreendida quando a menina declara que estão confundindo sua identidade e que ela, a filha viva é na verdade Lydia.

"- Mamãe, por que você continua me chamando de Kirstie?
Não respondi. O silêncio impera. Então falo:
- O quê? Não entendi, querida.
- Por que você continua me chamando de Kirstie, mamãe? Kirstie está morta. Quem morreu foi a Kirstie. Eu sou Lydia."

Chegando na ilha, Sarah tenta dar um tom de normalidade de volta a sua vida, porém encontra diversos obstáculos como o marido que parece ter raiva dela por tudo o que aconteceu e uma filha que encontra-se totalmente atormentada pela vida anterior e pela falta da gêmea, e que continua afirmando ser Lydia. Mas a mulher é assaltada pelas dúvidas quando percebe que até mesmo o cachorro da família trata a menina de maneira diferente, como se fosse a gêmea que morreu, e também Sarah tem de lidar com a culpa, a dor e muitos segredos vindo a tona, sempre com a dúvida de quem realmente seria sua menina.

"E foi então que ouvi o grito de uma das minhas filhas.
Aquele grito que nunca irá desaparecer. Nunca irá me deixar.
Nunca."

Nesse cenário sombrio, carregado de terror e incerteza, acompanhamos uma família se desintegrando e uma criança sendo exposta a muitos fatos dolorosos e a uma realidade aterradora. As gêmeas do gelo é um Thriller que faz com que o leitor prenda o fôlego até descobrir os segredos no virar da última página e faz com que nos sintamos arrepiados com as descrições, sentindo as angústias dos personagens e tendo sérias dúvidas a respeito de quem é a menina sobrevivente e quem morreu.

"- Por favor, me chame de Lydia. Por que você não consegue me chamar de Lydia, mamãe, se eu sou a Lydia? Por favor?
 - choraminga minha filha, muito calmamente, com seus olhos azuis marejados de lágrimas. - Só vou para a sala se você me chamar de Lydia, por favor. Mamãe?
Fico paralisada. Sua súplica soa dolorosamente sincera. Eu não tenho escolha."



[ - Minhas Impressões - ] 

Esse é um livro que me causou algumas expectativas e também receios quando vi o seu lançamento. Expectativas, porque eu não resisto a um bom Thriller psicológico, mas receios porque ele por várias vezes é comparado a "um livro para os fãs de A Garota noTrem", um livro que não gostei. Porém quando iniciei a leitura percebi que não poderia ser comparado com A garota no trem e que era uma obra muito melhor. Além disso tive uma grande surpresa que foi descobrir que as gêmeas do gelo eram duas menininhas de sete anos, e pela sinopse eu tinha a impressão de que seriam adolescentes, e claro que o fato de ter crianças no enredo me empolgou ainda mais.

Os pontos positivos da obra foram vários. Até o final não consegui descobrir o que realmente tinha acontecido, e creio que a intenção da autora era manter nós leitores em dúvida da identidade da gêmea viva, o que conseguiu. Por vezes eu me convencia de que a menina viva era Lydia e por vezes me convencia que era Kirstie. Outro ponto muito positivo é o cenário. A ilha solitária deixou tudo mais sombrio e assustador, e em algumas cenas eu me arrepiei com as descrições, embora em nenhuma parte tenha sentido um forte medo. Há ainda as emoções dos personagens que ficaram muito vívidas e enquanto eu as lia conseguia senti-las, principalmente as da menininha. Mas houveram também alguns pontos que me perturbaram, como a falta de explicação para alguns fenômenos e o final, que não achei tão satisfatório, além de um certo erro na estrutura literária, onde vemos uma narração mas ela não condiz com o final do livro, porém não tenho como discorrer a respeito dela para não deixar spoilers.

Os personagens Sarah e Angus não conseguiram me despertar sentimentos tão bons, eles eram muito movidos a raiva, a rancor e isso acabou os afastando de mim. Já a menininha sobrevivente me cativou de um modo muito intenso, e durante todo o tempo eu ficava querendo conhecê-la mais e tendo um sentimento de proteção sobre ela que tão novinha estava passando por tudo aquilo. Os personagens secundários na minha opinião não acrescentaram tanto a obra e me sinto neutra em relação a eles, nenhum teve uma personalidade que me chamou atenção.

O livro é dividido em 28 capítulos e abrange uma época que começa 14 meses depois da morte de uma das gêmeas e segue por alguns meses acompanhando a vida da família. A narração é em primeira pessoa quando encontramos o ponto de vista de Sarah e em terceira pessoa, quando estamos conhecendo mais sobre as ações e pensamentos de Angus. Minha leitura foi em ebook e encontrei alguns erros que não atrapalharam na leitura.

Recomendo As gêmeas do Gelo para aqueles que desejam um livro cheio de mistérios que nos deixa curiosos a cada parte, um livro que cativa e perturba, uma história sobre a qual passamos dias após a leitura pensando e refletindo sobre as nuances psicológicas por traz das ações de cada um de nós.

43 comentários:

  1. Oi Tamara, esse thriller psicológico é incrível né?! Eu também não resisto a esse gênero. Também fiquei com várias expectativas e receios sobre essa leitura, mas no final das contas, adorei como tudo foi desenvolvido. Sobre suas impressões, concordo plenamente com elas, especialmente sobre os personagens, eles despertaram em mim as mesmas sensações. Impossível não se sentir dessa forma diante de tanto rancor né?!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamara! Tenho que admitir que thrillers psicológicos sempre são aqueles livros que eu tenho muita vontade de ler mas me falta coragem, sabe? Mas eu tenho tentado mudar isso e me recomendaram A Garota No Trem, na verdade. Fiquei até surpresa de ver que você não gostou muito do livro, por que isso? haha
    Mas achei essa história das gêmeas muito interessante também, gosto quando adicionam criancinhas e colocam esse tom de macabro em uma história, parece um bom livro para começar nesse gênero! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie, acho que a graça d eum bom thriller é quando o autor consegue manter o suspense e deixar a dúvida entre os leitores.
    Esse livro tem algo que me prenderia com certeza, envolve família e deixa tudo meio que macabro hehehehehe, espero ler ainda
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. OI Tamara, este livro está sendo tão falado e elogiado que fica difícil não ficar curiosa quanto a ele. Estou aqui imaginando o quanto este enredo não te deixou aflita por não descobrir até o final, o que o livro propunha e isso, óbvio, é um mega ponto positivo mesmo. Um suspense só se desvendar nas ultima páginas. Acredita que já estou aqui pensando em quem é a garota que sobreviveu???
    Amei sua resenha e espero poder conferir em breve!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tamara! Tudo bem?
    Sendo bem sincera, acho a capa deste livro meio feia. Mas como dizem que não devemos julgar o livro pela capa, seria capaz de ignorar isso no caso desta história. Adoro histórias que envolvem mistério e esta questão dos pais não saberem a identidade da filha sobrevivente deve deixar o leitor agoniado! Adoro isso! Fiquei aqui me perguntando se a própria garota sobrevivente saberia sua verdadeira identidade e estaria brincando ser a outra menina ou se ela realmente estaria confusa demais para saber. Quero ler e descobrir! Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Oiii.
    Confesso que não curto o gênero. Já li um uma única vez que foi garota exemplar mas depois disto vi que não é mesmo pra mim isso. Quem sabe na próxima.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Tamara eu amo mistérios, mas tenho problemas em ler tramas psicologicas e tive a impressão - pela sua resenha - que é um livro bem pesado, eu acho que eu teria pesadelos hahaha. Cara, uma menininha de 7 anos deve ter o cerebro pifado por presenciar a morte da própria irmã, fiquei bastante curiosa pra saber se ela mente ou se ficou confusa mesmo sobre quem ela é, vou tentar criar coragem e ler haha.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro. Também amo um bom thriller psicológico.
    Fico feliz que ele tenha ultrapassado seus receios e te mostrado tudo a que veio. Espero poder lê-lo um dia.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Adorei ler sua resenha, pois, estava com uma certa curiosidade a respeito desse livro e agora o desejo mais do que tudo! Também estava meio receosa por essas intermináveis comparações com "A Garota do Trem", mas, agora vejo que não preciso me preocupar rsrs...
    AMO livros repletos de mistério, logo, esse foi parar no topo dos meus desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Tamara.
    Não sei porque ficam comparando um livro a outro. Isso só prejudica a leitura. Vou querer ler esse livro sim. Amo um bom thriller psicológico e esse me pareceu ser incrível ainda mais porque envolve crianças. E já estou aqui na curiosidade para saber qual gêmea ficou viva hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Tamara,
    Essa coisa de fãs de "x" vão gostar porque ás vezes o livro não tem nada haver com o outro mas como estão sob o mesmo "gênero" acabam sendo indicados.
    Eu não conhecia esse livro até uma participante do desafio do meu blog lê-lo, mas ela não fez uma resenha completa e não tinha me chamado a atenção.
    Agora, com sua resenha, estou louca por ele.
    Adoro thriller psicológico e acho que esse me encantará.
    Obrigada pela dica,
    bjs
    Luana Lima
    http://goo.gl/G226HQ

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Confesso que não sou muito fã de thriller psicológico, mas as vezes leio. A garota no trem li junto com uma amiga e essa mesma amiga me convidou a ler esse das gêmeas. quando li a sinopse, desisti. Confesso que fiquei com medo de ler, mas lendo sua resenha, que ficou muito boa, percebi que não é tão assustador quanto imaginei que seria, mas mesmo assim não sei se tenho coragem de ler!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Tamara!
    Li esse livro e amei! Mas em nada se parece com A garota do trem.
    Gostei das personagens e do jogo que a autora criou para o leitor. A todo momento me perguntava qual era a gêmea morta.
    Concordo com a sua recomendação: É um livro misterioso e para quem tem curiosidade latente.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Ai Ai, eu não resisto a um bom thriller psicológico! Só fiquei meio desanimada porque acabei de comprar A garota no trem ¬¬ kkkkk espero que eu goste mais que vc, tava cheia de expectativas. Mas esse livro das gêmeas me deixou intrigada já na sinopse. Não tenho como não querer conferir <3

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    Eu estou louca por esse livro, com certeza será minha próxima compra.
    Minha nossa, como assim eles deram como morta uma e na verdade era a outra? Ainnn que mistério é esse, preciso ler esse livro logo. Soube que o livro tem algumas imagens e eu gosto quando o livro tem imagens, não me importo em perder uns minutos estudando os detalhes das fotos.
    Realmente essa capa já deixa o suspense no ar e atrai os leitores.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu tive visto várias resenhas positivas sobre esse livro, então to bem ansiosa para lê-lo. Eu adoro mistérios, suspense aquelas histórias que nos deixam com muitas expectativas e ansiedade!Eu espero que esses erros na edição não me incomodem, sério haha vou torcer; Parabéns pela resenha! <3

    ResponderExcluir
  17. Oiii Tamara, tudo bem?
    É a primeira resenha completa que leio deste livro e me encantei profundamente, não sabia que era desde gênero, que abordaria esse tema em si na obra e isso despertou meu interesse. Com toda certeeza irei comprá-lo quando sobrar uma graninha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada por suspense e terror, mas não gosto desses blurbs. Eu não li ainda a Garota do trem, então não é uma boa referência pra mim. Mas adorei o plot, me chamou a atenção. Só não gostei por você dizer que o final é satisfatória, gosto de finais impactantes, principalmente nesse tipo de leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Também tive a impressão de que as gêmeas seriam mais velhas, mas também gostaria da surpresa de ter crianças no enredo! Mesmo que você não tenha sentido um forte medo, só a parte de ter se arrepiado com as descrições já me deixa um tanto insegura pra ler, não curto nada que me assuste nem de leve... rs... Além disso, ainda tem a falta de explicação para alguns fenômenos e o final que não foi completamente satisfatório. Não acho que eu vá ler.

    beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Eu li esse livro e fui surpreendida pela trama! Imaginava até que seria algo sobrenatural, mas conforme os mistérios eram revelados, notei a complexidade da trama. A história foi conduzida com maestria, e eu não imaginava aquele final.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Não me chamou a atenção essa premissa, mesmo com esse desfecho. Eu precisaria ler mais algumas resenhas para ter certeza da minha opinião sobre a obra. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  22. Oi Tamara,
    entendo seu receio, estou lendo a garota no trem e também não estou curtindo muito, estou louca pra ler esse, inclusive já tenho meu exemplar, mas estava pensando em dar um tempo após ler a garota no trem, para poder desintoxicar, então foi muito positivo estar lendo sua resenha aqui hoje, estou muito feliz em saber que este livro é melhor e já vou inciar a leitura assim que terminar esse que estou lendo.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  23. Oiii!!!

    Eu não li ainda nenhum dos dois Livros citados aqui. Fiquei feliz em saber que o livro foi muito melhor que o imaginado. Acho que obras onde os autores conseguem te prender e encher de medos e dúvidas, são as melhores.
    A dica está anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Agora mesmo eu estava comentando por ai que tenho curiosidade com esse livro, apesar de não ser do gênero que costumo ler, eu acredito que gostaria bastante. Eu acho a premissa desse livro incrível, fico me perguntando como é acompanhar tudo isso, realmente deve ser de prender o fôlego. Enfim, acredito que seria cativada facilmente pela garotinha sobrevivente e que iria gostar bastante de sua história, por isso marquei a dica e espero ler em breve o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Acho que nunca li um livro de thriller psicológico mas tenho uns na listinha por conta de elogios. Esse livro não está me deixando tão curiosa por parecer pesar para o macabro com crianças, mas são tantos os elogios que bate aquela vontade de ao menos ler os comentários da obra, que bom que a menina te cativou muito, pelo o que vi da premissa acho isso essencial.


    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Esse livro tem despertado meu interesse já a algum tempo... A história abordada me deixa intrigada. Quando se trata de gêmeas em difícil não confundi. Esse ar de mistério chama minha atenção de uma forma inexplicável! Esse livro está na minha lista de leitura, espero que consiga apreciar as leitura e me surpreender como você.

    ResponderExcluir
  27. Oi, flor!
    Essa é a segunda resenha que leio sobre essa obra e estou realmente curiosa! Parece o tipo de mistério que nos deixa tensos, porque envolve uma família inteira e traz enorme sofrimento a todos. Ao mesmo tempo, fiquei receosa com seu comentário sobre uma certa fragilidade na estrutura do enredo... Hmmm, isso pesa demais para mim. Saber que houve lacunas aparentemente não respondidas também me deixa com um pé atrás. Será que vou curtir?

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Tamara, eu estou quase louca querendo comprar esse livro e sem dinheiro para ler. Imagino que deve ser o tipo de leitura que faz você roer as unhas, o dedo e a mão. E gente eu fixo muito curiosa para saber qual das irmãs está viva!
    Preciso ler esse livro o mais rápido que eu puder!
    Bj

    ResponderExcluir
  29. Oi..
    Eu nem conhecia o livro ainda..
    Mas já pirei aqui. ai ai meu bolso.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Tamara, eu li esse livro recentemente e gostei muito dele. Eu também me senti totalmente perdida na identidade das gêmeas e a autora consegue despertar essa curiosidade e a tensão no leitor. Fico feliz em ver que você curtiu a obra, eu também amei e sempre que posso estarei recomendando!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  31. Harlan Coben que tem me levado a gosta dessa coisa de mistérios, de tentar descobrir o que acontece na história. Por isso eu tenho vontade de ler "A Garota do Trem", pena que vc não gostou. "As gêmeas do gelo" parece beeeem interessante e instigante, fiquei bem curiosa, apesar de ser medrosa hahahah. Vou coloca-lo na minha lista.
    Bj

    ResponderExcluir
  32. Olá! Adorei a sua resenha e tirei minhas dúvidas sobre a leitura desse livro. Também não gostei de "A garota no trem", mas desse acho que vou gostar bastante, pois gosto bastante de histórias com dramas familiares tão pesados, ainda com uma tragédia no meio e revelação de segredos. Parece que a história realmente prende o leitor até o final, ainda mais quando a gêmea sobrevivente tem dúvidas de sua própria identidade.
    Vou passar na frente na lista de leituras.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Tamaraaaaaa

    Sabe que eu estou doidinha pra ler esse livro. Não curto muito o genero mas esse ano prometi pra mim mesmo que iria ler livros que normalmente não leria e esse desperta muito minha curiosidade por todo esse misterio que envolve a trama e saber que você adorou esse livro me faz quer lê-lo ainda mais.

    Bjos lindona. Resenha maravilhoso como sempre.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/series-04-scream.html

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Eu recebi esse livro e estou com expectativas imensas sobre ele! Amo o gênero, e não li A Garota no Trem ainda, mas com sua comparação, eu me animei ainda mais! A atmosfera sombria é algo que amo e acho que casado com o suspense tem tudo pra ser incrível!! Tomara que nada me decepcione! rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  35. Oi Tamara!
    Recebi esse livro faz pouco tempo e estou super ansiosa para ler. O que mais me chamou atenção foi justamente o fato dos personagens principais serem crianças (eu também achava que eram adolescentes), acho que isso deve ter deixado a história muito mais interessante.
    Não li A Garota no Trem. Fiquei curiosa quando vi, mas quando começaram a sair as primeiras resenhas acabei desistindo. Bom saber que esse é bem superior a ele e que o suspense persiste até as últimas páginas. Já sinto que vou curtir bastante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Olá, tenho acompanhado muitos blogs falando sobre esse livro e quero muito conferir também. A história é bem intrigante e sua resenha me deixou bastante interessada. Abraços

    ResponderExcluir
  37. Oiiiii

    olha, eu adoro o gênero, mas confesso que morro de medo de ler algo com criança! acho meio pesado sabe...

    mas eu fiquei muito curiosa pra saber o que aconteceu...quem morreu afinal?
    não li A Garota no trem, mas se tu diz que é melhor ainda....acho que vou dar uma chance!

    linda resenha...amei!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  38. Oi Tamara, para um livro do estilo me chamar atenção ele precisa ser muito bem escrito e desenvolvido, sem brechas ou falhas de enredo, o que parece ter acontecido com esse livro, apesar de você ter gostado da história. Sei lá, senti como se a autora tivesse se perdido em algum momento deixando o final um pouco incoerente, mas só lendo para avaliar isso. No mais eu até me senti tentada a ler, exceto pelos pais das meninas e os personagens secundários que parecem não acrescentar nada. Bom, quem sabe um dia

    ResponderExcluir
  39. Oie
    uau que bom que curtiu a leitura, vi algumas pessoas que não gostaram então fiquei divida se lia ou não hahaha a capa não está tão atraente, já o enredo está muito legal, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Olá Tamara!!!
    Eu não sou muito fã de Thrillers, porém desde do lançamento de As Gêmeas do Gelo a sinopse me chamou atenção.
    Parece que a história é de arrepiar e que dói lá na alma ao ler.
    Fiquei curiosa em saber qual das gêmeas é que realmente sobreviveu?? o.O
    Parabéns pela resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Tamara!
    Tenho gostado cada vez mais desse gênero e só de ler a sinopse e sua resenha tenho quase certeza que irei gostar desse livro.
    É bom quando a historia deixa o mistério presente até bem no final, quando se tem a grande revelação e ainda sendo numa ilha, o fator psicológico deve aumentar mais ainda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  42. Estou doida para ler este livro desde a primeira resenha que li dele. A premissa é fantástica. A capa do livro é simplesmente magnífica. Eu gosto muito de thriller psicológico, então a expectativa está muito grande. Espero não me decepcionar.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  43. Olá Tamara, tudo bem?

    Livros de suspense, com essa pegada psicológica sempre me chamam a atenção. Com “As Gêmeas do Gelo” não fora diferente. A premissa deste livro de uma das gêmeas falando que não é a que está morta, e trazendo todo este tormento para os pais... Nossa! Só isso eu já quero lê-lo todo de uma vez! Com certeza é mais um que vai para a minha lista!

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir