16 maio 2016

Especial - Conhecendo os Autores... [14 ]


Oi gente tudo bem? Hoje vou apresentar para vocês um escritor nacional que eu admiro muito e que foi um dos primeiros que conheci. Tenho certeza que se você como eu gosta de vampiros e da literatura fantástica já ouviu falar dele. Hoje apresento a vocês o escritor Adriano Siqueira.




Paulista, diagramador, colecionador, criador do fanzine Adorável Noite, nasceu em 1965, Adriano Siqueira colecionou livros, HQs, Filmes, Cds e tudo mais que existe sobre vampiros.
Em 1996, começou a escrever contos de terror e vampiros e por este motivo conheceu muitas
pessoas que apreciavam este universo. Enviava os contos por e-mail, mas com o sucesso criou um site só para colocá-los. Os comentários sobre eles foram tão positivos que, no ano 2000, o autor criou um site exclusivo sobre vampiros, para poder divulgar não só seus contos, mas também, as obras dos escritores nacionais, que cediam seus livros para serem entregues como prêmio nos Concursos de Contos, e eventos.






O site “Adorável Noite” www.contonoturno.hpg.com.br (que atualmente é só está no blog http://adoravelnoite.blogspot.com/ ) deixou a sua marca no pescoço desta nova fase da cultura nacional, através da divulgação de peças teatrais e curtas metragens. Paralelamente a criação do site, Siqueira idealizou o grupo de novos escritores “Tinta Rubra”, primeiro grupo de escritores de vampiros da internet.

Em 2001, lançou seu primeiro zine de contos de vampiros e terror do Brasil.

Denominado “Adorável Noite”, o zine passou a divulgar a arte dos novos escritores que era distribuída nas vampergrounds paulistas e eventos de ficção científica.



Antologias literárias

Amor Vampiro - 2008, Draculea - o livro secreto dos vampiros - 2009,

Metamorfose - A fúria dos lobisomens - 2009, Tratado Secreto de Magia - 2010,

Draculea volume 2 - 2010, Extraneus Volume 2 - 2011, Espectra - 2011,

E-Book - Psyvamp - 2011, Sociedade das Sombras - 2012, Livro 2013 ano um - 2012,

S.O.S. A maldição do Titanic - 2012 e Caçadores de Vampiros - 2012







Amor! Por ele o homem foi levado a realização de grandes feitos. Mas também sob sua influência cometeu grandes atrocidades! O que aconteceria se tal sentimento dominasse um ser maléfico que perambula pelas sombras buscando saciar seu desejo? Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon, ícones da literatura fantástica nacional, se reuniram para responder a questão e desvendar o Amor Vampiro!










Vampiros tradicionais retornam sedentos! Castelos, metamorfoses, hipnotismo, força de mais de 10 homens, sua eternidade e as suas fraquezas voltam com a força de como eram as lendárias criaturas da Noite. O vampiro que conquista para obter o sangue direto da fonte e os caçadores que temem e lutam até morrer. Agora tem a sua própria morada, o livro Adorável Noite. Vai tirar das cinzas o vampiro que todos temiam. O poder de apenas levantar uma mão e a vítima se entrega com paixão e devoção. A alma aprisionada dos seus servos. A luta pela sua existência. Tenha uma Adorável Noite na companhia dos vampiros e descubra que o medo também é uma fonte de prazer.






“Esse é o primeiro livro a ser publicado da Coleção Fantasia de Bolso do Selo Fantas, editora Estronho.
“Romance Juvenil de Adriano Siqueira. O personagem Cavaleiro Valente foi criado em março de 2001, era um dos cavaleiros que protegia nosso mundo dos poucos dragões e bruxas que restavam, nessa aventura acompanharemos a história de quando Valente matou o dragão Vladragun e, sem saber que não era para fazê-lo, recebeu uma maldição da bruxa Calépsia, ele deveria passar por diversos mundos e épocas, e em todos acabaria morrendo. Viveria eternamente assim! Mas sua amiga Jade sempre estaria por perto para ajudá-lo – ou não! Até uma facção foi criada para exterminá-lo através dos mundos e épocas. O Cavaleiro sofrerá bastante! Agora ele lutará muito para tentar voltar ao seu mundo e derrotar a mulher que o expulsou, mas no caminho enfrentará diversos obstáculos, será que ele conseguirá a vitória? Acompanhe esta aventura!”


*****


ENTREVISTANDO * ADRIANO SIQUEIRA *



1- Nos conte um pouco sobre quem é o Adriano Siqueira?

Sou uma pessoa que vive atento as formas de comunicação. Em geral no ramo artistico e entretenimento. Esta minha atenção fez com que eu acabasse criando muitas maneiras de relação e divulgação com o pessoal que aprecia artes em geral. Curtas, Contos, histórias, livros, Fanzines, Grupos, Sites, Blogs, Palestras, Bate Papos e tudo mais relacionado as pesquisas e entretenimentos com o público em geral. Sempre que tenho a possibilidade de fazer algo em alguma área específica e, tendo ferramentas para isso, eu começo a criar e divulgar. Acho que isso tudo que faço tem muito de mim e faz com que as pessoas que curtem o que faço, me conheçam um pouco mais.



2- Como surgiu sua paixão pela escrita?

As histórias, os contos, os poemas, as matérias, as pesquisas e tudo mais, vieram aos poucos. Vieram com as descobertas sobre os temas que faziam parte do meu cotidiano. Portáis que iam se abrindo conforme o aprofundamento e as descobertas que eu reunia e acabavam se transformando e se tornava-se algo sólido que deveria ser lido e divulgado por muitos. Minha paixão pela escrita surgiu quando lia muito sobre vampiros e horror e queria escrever a minha própria história e quando comprei meu primeiro computador e vi que na época existiam pessoas que poderiam ler e fazer amizades atravéz da BBS (sistema na época que eram como e-mails offlines) vi a possibilidade de poder passar para todos minhas histórias e assim nasceu minha vontade de escrever. Em 1996 comecei a escrever minhas histórias.



3- Quais seus autores e livros preferidos?

Gosto de fantasia, espionagem, horror e vampiros. Gosto de muitos escritores: Ira Levin, Ian

Fleming, Bram Stoker, Umberto Eco, Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle

Os livro que aprecio muito são:

A profecia

O bebê de Rosemary

Mulheres Possuídas

Drácula

O Iluminado

A hora do Vampiro

entre outros muitos



4- Quais as maiores dificuldades hoje em ser um autor nacional?

A Falta de divulgação seria o ponto maior de todas as dificuldades.



5- Você tem contos publicados em uma antologia chamada ''Amor Vampiro'' com diversos outros autores nacionais. Gostaria de saber como se sentiu ao fazer parte desse trabalho?

Amor Vampiro foi o meu primeiro livro e é uma antologia que é lembrada até hoje.Foi lançada em 2008. Foi uma experiência muito gratificante pois foi a primeira vez que senti como era a vida de um escritor de livros. Mas o livro não me deixou vaidoso pois eu já escrevia e tinha os meus trabalhos na internet e fora dela como os meus fanzines. A experiência toda só acrescentou mais no meu trabalho e isso foi bom. Foi bom por e u ter sido convidado a participar. Foi tudo um resultado muito positivo.



6- Nos conte um pouco sobre o livro Adorável Noite?

O livro Adorável Noite foi lançado em 2011 e neste livro escolhi as melhores históriasque escrevi desde 1996 e alguma inéditas.Foi o meu primeiro livro solo e que me deu a oportunidade de mostrar aos meus leitores mais sobre o que eu escrevia, mais sobre o meu trabalho e o que eu fazia neste anos. AFoi uma alegria poder mostrar em livro tudo mais como eu queria e eu gostei muito do resultado.



7- Adriano sei que você tem um blog a bastante tempo onde coloca seus textos. Para quem quiser ler seus contos nos passe seu blog:

Meu blog de Contos http://contosdevampiroseterror.blogspot.com.br/ tem matérias, pesquisas, poemas, notícias, Contos, Curta metragens, Contos para ouvir como radionovelas, fanzines, comentários, fotos e tudo mais que um bom blog deve ter. Eu tenho orgulho dele. Já escrevi muito por lá, e hoje estou com quase 700 mil visitas. Espero em breve alcançar um milhão de visitas. É um dos raros blogs literários a ter contos e histórias para ler gratuitamente.



8- Você criou um personagem instigante e ao mesmo tempo cativante que é o vampiro Neculai. E também já vi diversos contos com esse vampiro, inclusive alguns em parceria com outras pessoas. E me bateu uma curiosidade, você pretende lançar algum livro sobre o Neculai?

O vampiro Neculai foi criado em 20 de dezembro de 2014. Eu queria apenas escrever três pequenas histórias sobre ele. Mas o pessoal apreciou tanto que as histórias foram crescendo e hoje existem 69 histórias sobre ele. E existem também os amigos escritores que escreveram suas histórias sobre ele. Neculai é um vampiro megalomaníaco que ataca pelo celular. Suas histórias fazem sucesso por tratar de assuntos da atualidade. Ele é Sedutor e se alimenta de Sangue e Desespero. Cria armadilhas para deixar as suas vítimas desesperadas para depois sugar o seu sangue.Ele é jurado de morte pelo céu e inferno e, em suas histórias, ele ensina, com eficiência, a técnica de manipulação de massa, forçando a população a aceitar os seus métodos "salvadores" através das mídias e manifestações, deixando as autoridades sem poder para impedi-lo. Elabora muitas estratégias para conquistar novos aliados para que eles possam ajudá-lo a concluir seus malignos planos com eficiência.Tudo isso vocês podem conferir neste link - http://contosdevampiroseterror.blogspot.com.br/2015/01/as-historias-do-vampiro-neculai-em.html Sei que será produzida uma série de TV sobre ele e já tem até música feita para o personagem produzido pela banda Vertigem Cósmica e que faz muito sucesso em seus shows. Porém, não sei ao certo se eu faria um livro para o Neculai. Tudo vai depender mesmo dos leitores e do apoio do pessoal para a produção de um livro do vampiro Neculai.

Link com o video da música https://www.youtube.com/watch?v=OqERtIleT_E



9- Quais seus projetos futuros como escritor?

No momento estou focado em minha vida e algumas prioridades que tenho que resolver. Tudo deve ter o seu tempo certo para que as engrenagens funcionem perfeitamente. Por isso, meu futuro como escritor ainda é uma incógnita até que eu possa conquistar outras prioridades que a vida me cobra.



10- Qual conselho daria para quem está começando agora na escrita?

Para o escritor eu digo. Deixe que o seu personagem voe por todo o universo. O escritor deve permanecer com os pés firmes no chão e garantir que o personagem seja eterno. Assim o personagem continuará a ser um sucesso para os seus leitores. Escritor também deve lembrar que escrever uma obra é trabalho de muitos e as vezes deve-se ouvir os conselhos do editor e da equipe pois eles só querem que o livro faça muito sucesso.



11- Qual qualidade essencial você acha que um escritor deve ter?

A criatividade é algo que todo o escritor deve ter. Saber ouvir seus leitores também.



12- Você tem algum ritual ou até mesmo horário para escrever?

Não tenho um horário específico para escrever. Quando tenho uma ideia sobre alguma história eu escrevo o mais rápido possível. Algo que eu posso dizer que uso como um ritual é ouvir músicas. Isso me ajuda muito a escrever as partes de ação e de romance em uma história.



13- Nos indique três autores nacionais que você acha que vale a pena conhecer:

Eu conheço muitos autores para indicar apenas três. Seria injusto mesmo. Mas eu admiro muito os autores que escrevem sobre Vampiros, Horror e ficção científica.



14- Outra coisa que admiro em você são as suas coleções. Fale mais um pouco delas para gente.

Eu tenho uma coleção invejável sobre vampiros e horror mas também gosto muito de super heróis e hqs por isso posso dizer que gosto de colecionar desde cedo e isso só aumenta mais a minha coleção. Já participei de muitos eventos expondo as minhas coleções e o pessoal apreciou bastante.



15- De onde surgiu seu amor por vampiros e qual foi seu primeiro contato com esse universo?

Conheci os vampiros nos filmes e nas Hqs e mais tarde no RPG tudo isso me fez conhecer e me aprofundar mais no tema e assim pude conhecer mais até escrever a minha primeira história de vampiros e logo criei um site com meus contos e depois eu fui o idealizador do grupo Tinta Rubra sobre contos de vampiros e também do primeiro fanzine específico para contos de vampiros que tinha o nome de Adorável Noite e ai comecei ser convidado para falar mais sobre vampiros em palestras e bate papos e comecei a ter contatos com editoras nacionais e comecei ai a ser escritor de livros. Hoje tenho dois livros solos e umas 13 participações em livros de antologias. Tudo isso me levou também a ser prefaciador em alguns livros e paticipação em algumas revistas jornais e programas de TV.



16- Qual sua primeira lembrança de infância com os livros?

Lembro bem da minha mãe lendo os livros da Disney e ouvindo os disquinhos que viam junto com os livros para ouvir enquanto a minha mãe lia. Era bons momentos.



17- Para finalizar deixe um recado para o seus leitores.

Se sou escritor, sou grato aos leitores, pois são eles que me ajudam a divulgar minhas obras e o que escrevo. São eles que me incentivam a escrever mais e mais. E eu só tenho a agradecer cada comentário e incentivo que fazem sobre minhas histórias. Obrigado todos e agradeço a entrevista.




CONTATOS

21 comentários:

  1. Oi Camila, adorei a entrevista. Eu não conhecia o autor e nem suas obras, mas já me interessei pelo fato de ser retratado um gênero que eu acho que merece bastante destaque na literatura. Desejo muito sucesso ao escritor.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi CAmila, eu ainda não conheci ao autor mas é sempre muito bom ver entrevistas e conhecer nossos talentos. Assim como ele, minha primeira lembrança com livros é com os livros da Disney e com as fitas (na minha época vinham fitas e não disquinhos kkk), eu cantava junto com os personagens, eu tinha cinco anos. Gostei bastante da entrevista e das respostas do autor.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhoso reencontrar o Adriano aqui!!!! Já li alguns dos seus contos e adorei. Concordo quando ele diz que a divulgação é a grande dificuldade de um autor brasileiro hoje e curti ele dizer que um bom escritor, sabe ouvir seus leitores!!!
    Maravilhoso!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Amei a entrevista!!!
    Muito bacana o apoio que você dá para os escritores nacionais.
    Confesso que não conhecia ele, apesar de já ter ouvido falar do livro Amor Vampiro. Eu conheci um dos autores em um evento em São Paulo.
    O post ficou muito bem estruturado e deu pra ter uma ideia muito bacana da produção artística do escritor.
    Adorei o blog e já estou seguindo!
    Um abraço!!

    https://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adriano como sempre... Humildade em pessoa! Esse merece muito sucesso e Respeito. Avante LORD DRI!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, tudo bem?
    Adoro terror e histórias sobre vampiros, mas ainda não conhecia o autor, então fico feliz de conhecer um pouco sobre ele e suas obras através de seu post.
    Adorei conhecer as inspirações literárias do autor e como sou amante do gênero até anotei os livros favoritos dele para adquirir e ler futuramente.
    Enfim, desejo ao autor muita força, sorte e sucesso na sua carreira de escritor! Que ele possa continuar conquistando os leitores com suas histórias...


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    E olha que não conhecia o autor, e ainda sei mais dele através dessa entrevista \o/ Que simpático! Realmente, a divulgação é um dos maiores problema s dos autores, pois ainda existe aquela ideia de que autor nacional não é bom :(
    Mas com certeza, isso vai ter um fim! VOu acreditar que logo, a divulgação será melhorada para todos \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Já gostei muito desse estilo literário,
    mas atualmente ando bem desligada do gênero, talvez por isso nunca tenha ouvido falar do autor, nem de suas obras. E pelo que pude perceber na postagem não é o tipo de livro que leria nesse momento, mesmo assim amei conhecer mais um escritor nacional, desejo a ele muito sucesso e que todos os seus objetivos possam ser alcançados.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Adoreeeeeei esse post!
    Não conhecia, mas adorei saber um pouquinho sobre ele e suas obras.
    Faz tempo que não leio livro com temática de vampiros e fiquei com saudades, então assim que possível, lerei Amor Vampiro, que me chamou mais minha atenção!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Não conhecia o autor, mas adorei a entrevista.
    Me pareceu bem simpático e deu para perceber e conhecer mais detalhes do seu estilo. Gosto muito de ver entrevistas com nacionais, poia acho uma excelente janela.
    Realmente é difícil ser uma autor nacional, mas vamos lutar para mudar isso!
    Parabéns pelo espaço.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    O Adriano também foi um dos primeiros autores nacionais que eu conheci!! Lá na Bienal de SP em 2010 se não me engano!
    Já li alguns contos dele, o Amor Vampiro eu tenho até hoje com muito carinho, cheio de autores lindos que conheci na época!
    Gostei da entrevista e fiquei sentido por faltar divulgação para os autores, incluindo ele. Um autor de grande potencial que eu tenho em grande estima. Gostaria mesmo de ver mais sobre ele por ai!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  12. oiii!

    Eu não conhecia esse autor, mas eu acho esse estilo de post maravilhoso! Eu gostei de conhecer um pouco mais do autor e suas obras. Achei ele extremamente simpatico. Espero ler em breve alguma obra dele.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Parabéns pela entrevista com o autor.
    Adorei saber que ele escreve sobre vampiros, eu adoro esse tema e com certeza vou procurar saber mais dos livros dele, principalmente por abordar um gênero diferente.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila! Sua entrevista ficou muito legal! Deu pra conhecer bem o autor e um pouco de seus hábitos literários. Adorei saber que ele tem um blog em que disponibiliza histórias e contos para ler gratuitamente. Também fiquei curiosa para ler as obras dele. Não leio muitas histórias de vampiro, então acho que será uma experiência bem legal. Você arrasou nas perguntas, parabéns!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro o Lord Dri, já li algumas coisas dele, mas ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo. Eu amei a entrevista, dei pra conhecer um pouquinho mais dele. Ele tem um coleção bem bacaninha de bonecos vampirescos, acho muito massa. Agora quero resenha de algum livro dele.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Ooi

    Não conhecia o autor, a entrevista esta ótima, tanto as perguntas como as respostas.
    Infelizmente eu não curto nenhum pouco horror, e vampiros só se forem com romance ou uma fantasia leve, más para o publico do gênero deve ser uma maravilha.
    Sucesso ao autor!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor e confesso que não sou muito fã de vampiros, mas fiquei impressionada com tudo o que li. O autor é muito atencioso e simpático, e parece ser realmente talentoso, fiquei bem curiosa para conhecer Neculai e suas historias.
    Enfim, parabéns pela incrível entrevista, ficou ótima Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o autor e confesso que não sou muito fã de vampiros, mas fiquei impressionada com tudo o que li. O autor é muito atencioso e simpático, e parece ser realmente talentoso, fiquei bem curiosa para conhecer Neculai e suas historias.
    Enfim, parabens pela incrível entrevista e sucesso ao autor o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu já conhecia o autor, apesar de ainda não ter lido nenhum dos trabalhos dele... Fiquei curiosa sobre as aventuras de Neculai, que parece ser um personagem bem interessante, além de ser uma visão de vampiro diferente das minhas últimas leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila, eu não conhecia o autor e nem as obras dele ainda e fiquei muito feliz com a entrevista, assim pode conhecê-lo e me interessar nas obras. Gostei muito de tudo e espero ler os livros. Parabéns pela entrevista :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Camilaaa

    Adoro as entrevistas que você faz, as perguntas são bem diretas e sobre coisas que realemnte queremos saber. Não conhecia o autor e infelizmente não gosto do genero que ele escreve, mas creio que pra quem curte deve ser um prato cheio. Desejo todo sucesso do mundo para ele e que continue sendo tão prestativo assim.
    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oieeee
    Tudo bom?
    Não conhecia o autor, mas antes mesmo de ler sua entrevista já fiquei super interessada em suas histórias pelas capas e sinopses apresentadas, pois adoro a temática que ele aborda. Achei ele bem pé no chão com relação a seu modo de escrever e deixar marcado um personagem e tenho que concordar com ele que o autor nacional não tem lá muita divulgação.
    Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir