11 abril 2016

Resenha - O Plano é o Amor





Giovana acabara de realizar um grande sonho: casar com Rick, o amor de sua vida, ela não poderia estar mais feliz. Mas essa nova etapa que tanto fantasiou começou a se tornar um grande pesadelo. Constantemente testada, ela vivia sem forças, sentia-se sugada e prestes a se entregar, a ponto de desistir de seu plano de felicidade. E, muitas vezes, sentindo-se abandonada, ela chegou ao ponto-limite de suas forças quando viu o caos se instalar em sua vida. Então, uma habilidade especial, algo que ela nunca deu muita atenção sobre si mesma, reapareceu, o sinal, algo que ela desejou, imediatamente aconteceu.
Pensou que tudo iria melhorar...
Mas há um plano para ela. E Giovana sabe que ainda tem muito a aprender.
Venha se emocionar com uma história sobre o perdão, reconciliação e, sobretudo, a Fé.

Livro:
O Plano é o Amor
192 páginas || Skoob || Autora Parceira: Neiva Meriele || Editora: Giz Editorial  ||
    OndeComprar







O livro começa com a estória do casal Giovana e Ricardo, que tentam ser felizes na medida do possível, porém desde que se casaram, a tão esperada vida de casal virou um completo inferno desde que foram morar junto a tia Neli (tia/mãe). Ela faz questão de perseguir Giovana e com o passar do tempo começa a criar muitos problemas entre eles, principalmente jogando um contra o outro; ela não suporta Giovana e faz de tudo para perturbá-la. Tenta até mesmo fazer a cabeça do sobrinho na intenção dele deixá-la, pois segundo ela, ele merece coisa melhor. O cúmulo da perseguição é quando ela insiste em dizer que Giovana é incapaz de lhe dar um filho. Só que apesar disso e da imensa tristeza de ambos, ele ignora as asneiras da tia e Giovana, apesar de sempre se sentir mal com tudo aquilo continuava aguentando todas as humilhações possíveis devido ao amor que sente, mas de certa forma tenta ter uma boa convivência, apesar de as vezes ser simplesmente impossível, pois Neli não sabia valorizar as coisas boas da vida e a criticava em tudo o tempo todo.

‘’Ricardo fazia de tudo para que eu não ficasse desesperada. Cada vez que me via chorando me abraçava e tentava me consolar dizendo que, no tempo certo de Deus, nosso filho chegaria, mas eu sabia que no fundo ele também começava a perder as esperanças.’’
"Fui dormir angustiada, achando que talvez eu nunca teria um filho. Minha vontade era de tirar os espíritos de Neli abaixo de puxão de cabelo, mas a raiva não era boa conselheira." 

Quando Ricardo saía para resolver as coisas de trabalho, Giovana já se sentia completamente desanimada de ficar no mesmo ambiente que Neli, pois sentia um clima muito pesado dentro da casa e não gostava disso. Até que descobriu que Neli poderia estar sendo atormentada por espíritos ruins que ela própria invocava com diversos palavrões sempre algumas coisas davam errado. 

Já Giovana tinha muita fé e sempre que tinha algum problema, rezava e pedia a Deus para que iluminasse sua vida e espantasse todas as ciladas e espíritos ruins de sua vida. Ela queria forças para suportar tudo que teria ainda de enfrentar pela frente, principalmente para que pudesse um dia realizar o seu sonho de ter um filho.

Mas só que ela sabia que Deus sempre reservava coisas boas na vida de uma pessoa e ela tinha esperanças que um dia seria muito feliz ao lado de Ricardo, mas até lá teria que ter muita paciência.



As coisas começam realmente a mudar quando Neli consegue separá-los, pois Rick acaba decidindo ir embora ignorando Giovana sem dar qualquer explicação do que havia acontecido. Arrasada e muito triste, acaba sendo culpada pela megera, mas apesar de tudo não perdia a sua fé e acreditava que um dia reencontraria seu amor novamente para que pudessem ser felizes finalmente. 

‘’Comecei a chorar copiosamente ao me dar conta de que o homem da minha vida estava escapando por entre meus dedos, acreditando em uma suposta traição e cego de rancor. Todo meu corpo tremia antecipando como seria minha vida sem Rick ao meu lado.’’

Só que com o passar do tempo, Giovana começa a perder as esperanças, pois Rick não dava mais noticias e mesmo que ele tenha saído de casa, ela continuava morando sobre o mesmo teto que a mulher que infernizava sua vida. Certo dia, tudo começa a dar uma reviravolta que mexerá com a vida de todos, principalmente de Giovana e Neli.

‘’Meu coração continuava entristecido com a falta de Rick, e eu já pensava seriamente na possibilidade de nunca mais vê-lo. Começava a replanejar minha própria vida. Recomeçar''

A vida dá tantas voltas que quando a gente menos espera são aquelas pessoas que nos fizeram mal que vão precisar um dia de nossa ajuda ou até mesmo do nosso perdão por todas as maldades que nos foram causados. Eu acredito na justiça de Deus e vocês? 


Quando iniciei a leitura desse livro, eu sinceramente não sabia que tipo de enredo encontraria, mas fiquei muito feliz de ter a oportunidade de recebê-lo em parceria com a autora. Na verdade, foi o meu primeiro contato com sua escrita, que, aliás, é muito fluída e bem desenvolvida. É um livro simples que contém poucas páginas nos passando várias lições sobre o amor e também sobre a nossa fé. Uma estória realmente tocante de acompanhar, pois nos passa muita realidade do que acontece até mesmo nos dias de hoje com outras pessoas.

Então enquanto eu ia lendo tudo que Giovana ia passando durante as páginas, acabei realmente me identificando muito, pois também passei por algo realmente parecido e já fui bastante humilhada por uma pessoa que fez de tudo para que eu me separasse da pessoa que eu amava. Os sentimentos também foram os mesmos, pois foi bastante doloroso para mim durante muito tempo. Mas, depois de ter passado por tudo e ter guardando um pouco de mágoa no coração, com o tempo eu aprendi a perdoar, pois só assim podemos ter paz em nossas vidas, porque guardando tudo dentro de mim não me fazia bem, mas ao contrário da pessoa que me fez coisas inexplicáveis, ainda ouvi que eu não tinha nada que perdoá-la e isso sinceramente me deixou surpresa. Apesar de tudo, acredito que ela não tinha DEUS o suficiente no coração para agir da maneira que agiu e com certeza espíritos ruins estavam próximos, assim como citado no livro, porque eu confesso que me sentia mal por estar no mesmo lugar que ela e acredito que fiz muito bem em ter me afastado. E claro, tenho total consciência que essas pessoas com esse comportamento precisam de muita ajuda, oração e luz para terem uma vida melhor e afastar tudo de ruim tudo que pode vir a prejudicar também pessoas próximas a ela.

Acho que a estória do livro mexeu comigo por conta disso, porque embora eu não tenha resolvido as coisas da mesma maneira que a nossa protagonista, eu acho que não havia mais nada a ser feito, porque quem tem que enxergar os próprios erros somos nós e nem sempre as pessoas que realmente erram tem consciência do que fazem.

Tratar uma pessoa mal sem ter qualquer tipo de motivo não tem nem o que pensar. A inveja cega essas pessoas e o que nos resta mesmo é sentir muita pena e torcer para que mudem com o tempo. Eu sempre tive na minha mente durante muito tempo que Deus é justo e acredito que assim como a personagem, eu também serei muito feliz após ter passado por tantos sofrimentos e derramado tantas lágrimas como eu derrubei.'


O livro passa uma estória maravilhosa que vocês com certeza não devem deixar de ler e refletir, porque praticamente conta sobre as pessoas que invejam outras e que infernizam a felicidade do próximo sem ter qualquer motivo aparente, apenas por fazer mal mesmo. Acho que primeiramente nunca devemos JULGAR e nem mesmo atrapalhar a felicidade de outras pessoas que se amam, pois tudo que se faz aqui pode voltar em dobro e o pagamento pelas maldades pode ser realmente doloroso!

Após ter terminado a leitura, fiquei refletindo bastante, pois acredito que o AMOR é o sentimento mais valioso que tem na vida de uma pessoa e que nada pode deter isso quando se é profundamente verdadeiro. E por mais difícil que possa parecer, Deus está ao nosso lado nos protegendo e nos guiando para que possamos encontrar o caminho do bem.

Eu sei que minhas impressões aqui estão bem diferentes do que deveriam ser, mas eu achei melhor contar o quanto me identifiquei para vocês terem uma ideia do quanto o livro é rico em relação a mensagem que nos trás e também por compreender as dificuldades que passamos em nossas vidas. 

Quanto aos personagens principais e secundários, não tenho nem o que falar, pois achei que todos foram muito bem desenvolvidos durante a estória e muito bem explorados. Tudo foi acontecendo na hora e no momento certo do enredo e na cronologia correta também. É um livro que simplesmente você tem que ler mais de uma vez porque realmente parece que nos traz paz ao coração!

Já a diagramação, eu tenho que dizer que é de uma simplicidade maravilhosa; a capa tem cores leves e sua arte tem tudo a ver com o conteúdo. As páginas são amareladas, o espaçamento é muito bom e a fonte é de um ótimo tamanho. A edição está realmente perfeita! Não encontrei erro durante a leitura e se teve, me passou despercebido. A Editora Giz Editorial está de parabéns e acho que deve continuar investindo na autora Neiva por conta de sua bela escrita que com certeza agora vou dar uma atenção mais especial.

Um Conselho: TENHA SEMPRE DEUS NO CORAÇÃO E SEJA FELIZ !



*****



Neiva Meriele tem vinte e cinco anos, nasceu na pequena cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. É filha do meio de um casal de missionários. Passou sua infância e adolescência mudando com frequência de escolas e cidades, chegando a morar dois anos e meio no exterior. Essas constantes mudanças fizeram com que extraísse o melhor de tudo o que via, e dessa forma alimentava o grande sonho de se tornar escritora. De natureza apaixonada, começou a escrever desde muito nova e não parou mais... Atualmente mora no interior da cidade onde nasceu, com o marido John Lennon, e é mãe do pequeno Juan Pablo. Tem como cenário inspirador, as maravilhas da Serra, de um lado os Cânions de Cambará do Sul, do outro, as cidades encantadoras de Gramado e Canela, e às vezes, como benção da natureza, a neve.
Sua primeira publicação foi A Hora da Verdade, romance Y.A lançado pela Modo Editora em 2013.



22 comentários:

  1. Oi Silvana, eu já li esse livro e gostei bastante da escrita da Neiva, sem contar que ela é super simpática com seus leitores. Foi uma leitura rápida e ao mesmo tempo envolvente, sem contar que já indiquei o romance para todas as minhas amigas que curtem o gênero. Melhor ainda é que traz reflexões maravilhosas durante a história e essa é sem dúvida a melhor parte. É um livro para se ler em qualquer momento de nossas vidas.
    Beijos, Fer ♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. Achei a arte gráfica do livro maravilhosa e amo quando a editora investe a valorizar as páginas com gravuras assim, em marca d'água. Fiquei um pouco impressionada com o modo que você falou que se identificou com os personagens e isso me deixou curiosa para ler o livro rapidamente.
    Dica anotada!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Sil eu ainda não li esse livro, e acredito que muitas pessoas passam por situações como essas que você vivenciou e a protagonista do livro também, infelizmente existem pessoas má que não medem esforços para prejudicar as pessoas, mas sou da seguinte opinião o mundo da voltas, e ninguém vive sozinho. Por isso nada como um dia atrás do outro. Gostei muito da premissa do livro e estou na torcida para essa casal se acertar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas adorei conhecer, ele parece ser incrível. Fiquei bem curiosa para lê-lo agora, hahaha. Maravilhosa sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Silvana, essa sem dúvida é uma das resenhas mais lindas e impactantes que já tive o privilégio de ler desde o lançamento do livro.
    Eu fiquei aqui com um sorriso congelado nos lábios enquanto lia. Eu posso dizer, sem medo de estar falando bobagem, que uma das coisas mais importantes para o escritor é quando o leitor se identifica com a história. Por isso estou tão feliz. Obrigada por imprimir originalidade a sua resenha e também por abrir seu coração.
    Vida longa à nossa parceria!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, eu já ouvi falarem muito desse livro e até agora todos adoraram ele, ver que você gostou e que apontou tantos pontos positivos da obra, me anima mais ainda para ir atrás dele o quanto antes. Parece sim o tipo de leitura que estou precisando no momento, ter fé e amor dentro de si sempre, adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana, tudo bem?
    A premissa do livro não me é muito atrativa, pois só de ler a sinopse já estou com raiva da tia do Rick.
    Não sei se tenho paciência para a leitura pois já imagino o quanto a coitada da Giovana vai sofrer nessa história.
    Gostei muito da sua resenha! Acho que o fato de você ter vivido algo parecido tornou a história bem especial pra você, o que é muito bacana.
    Infelizmente tem pessoas que só querem nos ver mal amiga, e que invejam a felicidade alheia.
    Com certeza falta Deus no coração dessas pessoas! Mas ainda bem que você já superou essa fase.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvana,
    Achei esse livro bastante diferente do que costumo ler. É muito comum parentes de casais que vão morar com eles começar a tratar o cônjuge mal, já passei por situação similar, e é bastante complicado você manter a fé em Deus. Chega um momento que tudo parece tão errado, tão ruim que é como se Deus não estive ao nosso lado.
    Gostei muito da premissa do livro, da sua resenha e de saber que a Giovana não desistiu (ela pode até ter cansado, mas tinha Deus sempre com ela). Espero ter a oportunidade de ler esse livro, pois a mensagem deve ser linda.
    Ter Deus no coração é uma dádiva e torna a pessoa muito mais feliz.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi silvana!
    ESse livro me chamou a atenção pela sua resenha, já que a capa não me conquistou muito. Eu não sou uma pessoa religiosa, na verdade, sou ateia. No entanto, dependendo da premissa do livro, estou sempre aberta a lê-lo e agregar alguma coisa na minha vida. Seja a mensagem que foi transmitida e tals. É legal e triste ao mesmo tempo quando a gente se identifica com alguns personagens e situações. E acho que para crentes em algum deus, o livro agrega pra caramba. Fico feliz que a leitura tenha sido tão boa para ti. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Achei bem interessante a temática desse livro, principalmente por ser um tema forte e diferente, já que mesmo tendo ali várias mocinhas que sofrem com alguém tentando separar, nunca é o foco ou é muito trabalhado em cima.
    Espero ler para saber o que a mocinha passa, pois parece muito triste mesmo e bem tocante.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Sil, eu não conhecia esse livro é confesso que nunca tive muito interesse para ler algo do gênero.
    Uma vez estava conversando com um amigo e ele me disse que uma leitura só é boa quando nos envolvemos demais com ela e nos identificamos de alguma forma.
    Adorei saber que o livro mexeu com você e te fez se identificar com ele. Isso é lindo!
    A resenha está bem escrita e detalhada parabéns! As fotos estão ótimas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Puxa vida que livro lindo , com uma história realmente para refletir sobre o amor é um perdão. Acredito que um não possa andar sobre o outro.
    Na sua resenha fica nítido o quanto o livro toca a alma de quem está lendo. E com certeza vou querer ler!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Oie.
    Eu li esse livro ano passado, tem resenha dele no blog. Também gostei muuuuuito do livro. Realmente é lindo e passa uma baita lição para o leitor.
    Não sabia que você tinha passado por algo assim, deve ser horrivel ter alguém tentando te afastar de quem vc ama, eu passei por algo parecido, mas um pouco mais leve e já era dolorido.
    E acho que somos beeem parecidas, pois eu também não teria resolvido as coisas da mesma maneira, infelizmente não consigo ser como a Gi kkkkkkkk
    Fico feliz que tenha gostado do livro, eu sempre recomendo ele.
    Amei a resenha, ficou linda.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser lindo!!
    Quero muito ler esse livro desde que vi uma resenha há algum tempo :3
    Amei a resenha <3

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  15. oi Sil *--*


    Você não faz ideia do quanto tenho vontade de ler esse livro, sou cristã e desde que o vi adorei tudo que vi sobre ele. A estória deve ser bem difícil pelo fato da moça sofrer e maioria das resenha que eu vi falam que o final vale tudo vale a pena e que Deus trabalha ao favor da jovem. É lindo ver autores se mobilizando em falar do amor de Deus através das suas obras e me sinto que é uma leitura obrigatória pra mim.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amiga, amei sua resenha. Olha, uma resenha nunca me cativou tanto quanto essa sua!!! Eu não conhecia a autora, mas o livro parece ser realmente muito bom, tocante e reflexivo. Realmente, o amor é o sentimento mais valioso que existe e ele nos motiva a fazer muitas coisas boas para o nosso próximo. Fico bastante feliz em saber que você crê em Deus e isso é muito bom.
    Espero ler o livro em breve.
    Amei d + sua resenha ♥

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor!
    Que bela resenha... Fico triste por saber que você enfrentou uma situação semelhante à da personagem, pois definitivamente não merecia tamanho sofrimento. Ao mesmo tempo, fico feliz em saber que a autora conseguiu dar voz a pessoas como você, que enfrentaram uma adversidade tão grande. Isso significa que ela conseguiu escrever de um modo bastante real e esse romance cativou minha atenção por isso. Espero sinceramente lê-lo em breve, porque acredito que o amor tem as características que ela procurou trazer na obra. O amor verdadeiro sempre vale a pena, mesmo que o processo para construí-lo e vivê-lo seja doloroso.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiê
    Confesso que a capa não é a das melhores. Mas achei a história bem bacana (olha o ditado acertando de novo rsrs) gosto de romances assim. Eu já havia visto uma resenha desse livro a algum tempo atras, e já não me lembrava bem do que se tratava. Adorei a sua opinião e espero ter a chance de ler também. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Nossa, fiquei chocada com o que a tia do rapaz faz para tentar separá-los. Só pela sua resenha consegui ficar no lugar da personagem e imagino o quão ruim deve ser se encontrar numa situação dessas. Nunca aconteceu comigo e não sei como reagiria caso passasse por algo parecido, mas tenho certeza que a Giovana tomou a melhor escolha, realmente não temos o poder de mudar as pessoas, elas só mudam por si próprio. O livro deve ser ótimo, daqueles que mexem mesmo com a gente e já vi que vou me simpatizar bastante com a protagonista pela sua simplicidade e sua fé. Adorei a resenha. <3
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu já conhecia o livro, apesar de ainda não ter lido e ver como o leitor pode se identificar com a história me deixou com mais vontade de ler. O romance parece ser muito tocante e já estou torcendo para que tudo dê certo na vida dos protagonistas. A diagramação parece ser muito linda mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil,

    Eu já conhecia o livro pela blogosfera a fora, mas não é o tipo de leitura que desperte o meu desejo. Não curto o tipo de premissa, mas gostei muito da tua resenha e de como você descreveu a sua identificação com essa leitura é ótimo quando um livro nos faz sentir assim. E melhor ainda é ver que no final as coisas se acertam tanto na ficção quanto na vida real.
    beijooo

    ResponderExcluir
  22. Dramas familiares são sempre uma ótima pedida, pois são questões reais, que podem acontecer com qualquer um de nós. Talvez por isso nos toquem tanto. Fiquei comovida com o drama do casal. É sempre muito triste quando tanto amor enfrenta barreiras dessa ordem. Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada, pois adoro histórias de amor. Adorei a capa!

    Tatiana

    ResponderExcluir