É o início do quinto ano para sete alunos da Escola Snow Hill. Temos Jessica, a menina nova, esperta e perceptiva, que está tendo dificuldades para se adaptar; Alexia, a encrenqueira, sua amiga num segundo e sua inimiga no próximo; Peter, pestinha da classe e criador de confusão; Luke, o inteligente; Danielle, que nunca se garante sozinha; a tímida Anna, cuja situação familiar faz dela uma garota sem amigos; e Jeffrey, que odeia a escola.
Apenas o Sr. Terupt, o novo e energético professor, parece saber como lidar com todos eles. Ele torna a sala de aula um lugar divertido, mesmo que não deixe os alunos fazerem tudo o que querem… até um dia de neve no inverno, quando um acidente muda tudo — e todo mundo.
Num relato delicado e emocionante, Por Causa do Sr. Terupt é capaz de tocar crianças e adultos.
Livro: Por causa do Sr. Terupt
A garota nova, a tímida, o garoto que só apronta, o que odeia a escola... Esses e outros alunos chamam a atenção não só por suas atitudes na sala de aula, mas por diferentes situações familiares. Conforme os dias com o Sr. Terupt vão passando, eles percebem que as lições dele sobre respeito, compaixão, sobre saber ouvir e aceitar as diferenças são válidas para além da sala de aula. Com gestos simples, o professor vai mudando as atitudes das crianças, até que em um dia de neve um acidente acontece e as consequências dele ensinam lições ainda mais valiosas às crianças.
"Gostei disso no Sr. Terupt. Sem dúvida ele sabia ser engraçado. E eu sou um menino engraçado. Este ano, pela primeira vez na minha vida, comecei a pensar que a escola poderia ser legal."
“Por causa do Sr. Terupt” é um livro sobre um jovem professor, mas vai muito além disso, pois é uma estória sobre como as ações de um professor podem mudar a vida de seus alunos. Iniciei a leitura sem grandes pretensões, sabia pouco sobre a estória, mas isso só a tornou ainda mais especial.
A primeira coisa que chamou minha atenção foi o número de narradores, no total são sete crianças da turma do Sr. Terupt que contam a estória do ano que mudou suas vidas e a visão que tinham da escola. Sim, o livro é todo narrado em primeira pessoa pelas crianças e o autor soube trabalhar muito bem com isso, sem deixar a narrativa infantil demais. A idade deles fica clara até pela forma como se expressam, mas os problemas que cada um tem, em casa ou no colégio, são muito reais.
Mesmo com o número grande de narradores é fácil se identificar e se apegar a cada um deles. Com alguns me identifiquei logo nas primeiras páginas, como Jessica, que sempre está com um livro nas mãos. Já outros me surpreendam durante a narrativa, vendo o quanto os conselhos do professor puderam ajudar a mudar algumas atitudes deles. Situações de bullying, por exemplo, que não eram praticadas por maldade, mas simplesmente porque ninguém tinha parado e prestado atenção no que realmente estava acontecendo.
"Ela pode ser jovem, mas ainda é uma ótima mãe. Ela é minha melhor amiga e eu a amo. Se você ama alguém, não abandona a pessoa só porque ela cometeu um erro."
Ri, me emocionei e me encantei com essa estória, cada um dos personagens foi marcado pela presença do Sr. Terupt, os valores que ele ensinou foram para além da sala de aula e ler sobre isso me fez pensar na importância e na magia de ser professor. O livro é uma verdadeira homenagem para todos os que escolheram essa carreira por vezes tão pouco valorizada. De uma forma delicada, o autor trabalhou com a influência do professor sobre as atitudes e até sobre a vida familiar dos alunos.
O trabalho gráfico da Editora Pandorga é outro ponto que se destacou: A capa com uma luva colorida segurando uma bola de neve tem tudo a ver com a estória e passa a delicadeza do enredo. Já no seu interior, o livro também está lindo, com vários detalhes de flocos de neve. As páginas são amareladas, a fonte tem um tamanho bem confortável e não encontrei erros de revisão.
Com a divisão de capítulos algumas páginas ficaram em branco, mas o efeito de certa forma dramático disso (sem spoilers haha) compensou o papel desperdiçado.
Só tenho pontos positivos a ressaltar, não sei se consegui ser clara sobre tudo o que senti durante a leitura, mas foi uma das melhores que fiz até agora durante esse ano. “Por causa do Sr. Terupt” é um livro que deveria ser lido por todos, independentemente da idade ou da profissão.
"Ela olhou para o Sr. Terupt. Eu estava perto o bastante para ouvir ela dizer:- Há mágica nessa sala com o senhor aqui, Sr. Terupt. Mágica. - Ela o abraçou e saiu."
27 comentários
Oie eve, que bom saber que essa foi uma das suas melhores leituras do ano e fiquei super interessada em conhecer esse livro. Realmente professores tem o dom de mudar nossa vida e é o que parece que acontece nesse livro. Fiquei muito curiosa em relação a que acidente ocorre para mudar a vida de todos. Já quero muito conhecer esse livro porque acredito que assim como ele conquistou você isso também ocorrerá comigo.
ResponderExcluirOi Tamara!
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha, esse livro é mesmo ótimo! Espero que você consiga ler logo e também se apaixone pela história e pelos personagens!
Beijos!
Oi Eve, como eu ainda não conhecia esse livro? Fiquei encantada primeiramente pela sinopse e pela capa, e depois, é claro, por sua resenha que me motivou ainda mais. Você conseguiu ser muito clara em seus comentários sim, fato pelo qual já coloquei esse título como minha prioridade de leitura. Espero ter as mesmas sensações que você durante a leitura.
ResponderExcluirBeijos, Fer ♡♡♡
Oi!
ExcluirFico muito feliz por ter conseguido passar minha empolgação na resenha e também por você já ter colocado ele na lista de prioridades! Vou torcer para gostar da leitura tanto quanto eu!
Beijos!
Amo histórias com professores na narrativa porque na minha opinião, esta é e sempre será a profissão mais importante do mundo. Queria ter um professor como o sr. Terupt e a forma como você o descreveu, me deixou mega envolvida. Quero saber como são as narrativas sob o ponto de vista das crianças!!! Enfim, dica mais que anotada!!!
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi!
ExcluirConcordo com você, o ensino é a profissão mais importante, ate porque sem ele não teríamos nenhuma outra... Espero que goste muito da leitura :)
Beijos!
Ola Eve lindona existem professores que nos marcam para sempre mesmo, eu amei a premissa do livro, pois acredito muito que os professores podem mudar muito os alunos, ainda mais hoje em dia que o ensino perdeu muito de sua essência e os professores o entusiasmo de ensinar. Não conhecia o livro e já vou anotar para ler. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi!
ExcluirÉ verdade, muitos professores perderam mesmo o ânimo, a vontade de ensinar... Mas o bom é que sempre surgem bons exemplos, que me fazem perceber que o exemplo do professor continua tendo muita importância.
Beijos!
Oi!
ResponderExcluirCaramba, eu adorei a premissa dessa história. Além do mais, essa capa está lindíssima. A editora realmente está de parabéns! Imagina que legal 7 narradores crianças contando uma história, é para no mínimo ficar instigado né? E sim você conseguiu passar as emoções, porque eu fiquei toda toda para ler. Haha. Parabéns pela resenha!
beijo!
Oi!
ExcluirObrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha! A narração pelas crianças foi uma das coisas que mais gostei no livro.
Beijos!
Oi Eve,
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha, parece ser um livro incrível. Parece que tem ótimas lições, o que é importante nesse tempo que os professores são tão desvalorizados e a educação no Brasil é insatisfatória. Os professores são primordiais para a nossa formação e precisam ter mais destaque e serem mais valorizados. Já vou adicionar esse livro a minha lista de leitura.
Beijos
Oi!
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha! Espero que goste do livro tanto quanto eu quando ler :)
Beijos!
Olá Eve,
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas que premissa mais bacana.
É bem inovador e diferente o fato de o livro possuir 7 narradores, mas acho que isso é porque o autor quis mostrar o ponto de vista de alguns alunos, isso é bacana.
Acho que o Sr. Terupt é um cara muito legal e que irá me encantar.
Você conseguiu se expressar muito bem em sua resenha.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Oi Eve
ResponderExcluirFiquei encantada com essa história.
Confesso que nunca tinha ouvido falar, mas agora sei que preciso ler. Esse ambiente escolar é muito interessante, sem falar que você se emocionou tanto.
Adorei a dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Olá Eve!
ResponderExcluirJá tinha visto o livro por ai mas nem sabia que ele se tratada disso! Achei muito interessante! Qual a faixa de idade das crianças? E o autor conseguiu dar uma personalidade própria a cada um dos sete narradores? Muito interessante isso!
Bjus
Blog Fundo Falso
Oie!
ResponderExcluirEu já tinha visto a foto do livro quando você postou no grupo, e tinha achado a capa bem interessante, mas não fazia ideia do que se tratava o livro. E me encantei com o enredo e sua resenha que foi bem elaborada contando do livro sem soltar spoilers e deixando a gente com aquele gostinho doce de que eu preciso ler esse livro logo.
Achei encantador saber a forma como esse professor age com seus alunos.
Com certeza quero ler esse livro!
bjs
OI Eve *--*
ResponderExcluirEsse plote me lembrou de um filme que assisti a algum tempo no qual eu curto bastante. Acho que leria o livro por mostrar esses valores aos personagens. Achei essa capa também muito bonita e compraria nem que fosse por ela ahhahah Adorei a resenha Eve muito bem estruturada.
Bjos
http://rillismo.blogspot.com.br/
OIIii!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e não me lembro de ter nenhum outro do mesmo genero sabe?
Adorei a capa e o enredo parece ser muito bem desenvolvido. Acho que vários narradores dá um UP maior para a obra e uma visibilidade interessante sobre o enredo.
Sabe, todos os livro que li da Pandorga tiveram erros horriveis de português fiquei feliz em saber que não acontece com esse livro, é sempre muito importante o cuidado da editora com a obra.
Não sei se lerei no momento, mas dica anotada.
Beijinhos
Oi Eve, eu não conhecia esse livro ainda e confesso que fiquei bem curiosa agora. Pelos seus comentários parece ser muito emocionante e que trás valores de vida lindos. Acho que a profissão d professor é digno e merece muito respeito, todos sabemos que não é uma carreira fácil e que pode ser sim muito estressante, mas cada um tem um dom né? e quem nasce para ser professor, será. O livro parece lindo e quero ele já!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi, Eve! Tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar deste livro, mas confesso que já amei a premissa! Gosto muito de histórias com crianças com papéis importantes, pois elas geralmente têm uma forma tão diferente de enxergar as coisas que acaba sendo muito interessante. Pelo que você comentou na sua resenha, o Sr. Terupt parece muito ser aquele tipo de professor que conhecemos e amamos para o resto da vida. Fiquei com muita vontade de ler o livro e espero poder fazer isso logo. Beijos! ^-^
Oie! Eu já vi várias divulgações sobre esse livro, mas como a capa, infelizmente, nunca me atraiu, acabei não dando importância para o conteúdo que ele trazia - erro horrível. No entanto sua resenha despertou meu interesse de ler pelo fato de achar importante ressaltar a importância de um professor para seus alunos e a influência que este tem em suas vidas. Adorei a indicação de "Por causa do Sr. Terupt", com certeza já entrou para a minha lista e espero poder conhecer a narração das crianças em breve. *-*
ResponderExcluirBeijos,
Fernanda Goulart.
Que história, hein! Que coisa mais linda! Eu não conhecia o livro, mas já me encantei e pretendo ler ainda em 2016. Achei muito toante o modo como o professor consegue lidar com cada um do jeito que é. Para isso é necessário ter muita inteligência emocional. Gostei muito da sua resenha!
ResponderExcluirTatiana
Eu imagino que ficaria meio perdida com tantos narradores no livro, pois tem horas que fico perdida com 3! Esse plot de um professor que muda o clima da escola é bem legal, um dos meus episódios de série favoritos tem esse plot porém com um professor substituto! É legal ver que é pelo ponto de vista dos estudantes e mostrando os 'demônios' internos deles.
ResponderExcluirhttp://deiumjeito.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e gostei muito da sua resenha, me fez lembrar o professor Browne do livro "Extraordinário" que eu amo demais. Gostei muito de saber que vemos a estória através das crianças, elas são tão sinceras. Adoro esses livros e fiquei muito interessada, já estou colocando na lista de desejados!
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Olá!
ResponderExcluirAchei bem legal a premissa do livro. Gostei pois mostra que só porque o professor é jovem, não quer dizer que ele não seja um bom professor e acho que além de um ensinamento para quem é estudante, pode ser um aprendizado para quem é professor... Para ajudar a tirar a coisa séria e chata da aula, e também para que fiquem mais atentos aos seus alunos. Com certeza um livro que eu leria. Acho que você expressou muito bem a ideia do livro.
Beijinhos!
Cantinho Cult
Ooi
ResponderExcluirNão conhecia o livro, parece ótimo!
Já vi vários filmes parecidos e todos me comovem muito. Sério, sempre que passa na escola esse tipo de filme já fico feliz haha
Nome anotado!
Beijoos!
www.estantemineira.blogspot.com
Eve, que resenha mais linda!! Não conhecia esse livro e fiquei totalmente encantada!! Adoro livros assim, que tocam o leitor e envolvem crianças e métodos de ensino, mesmo sendo ficção <3 Sempre aprendo bastante! Fiquei maravilhada e já coloquei nos desejados <3
ResponderExcluirBeeeijos